Mercado Sedãs SUVs Volkswagen

Volkswagen reorganiza linha de modelos mais caros

vw-premium-1

Durante a apresentação do Passat 2018, que passou a custar R$ 164.620 e ganhou multimídia com tela de 9,2 polegadas com sensor de gestos e voz, a Volkswagen anuncia uma reorganização em seu portfólio de modelos mais caros, que passa a ser simplificada no mercado nacional.


Para a marca alemã, os modelos que compunham essa linha em 2017 eram Jetta, Fusca, Passat, CC, Tiguan e Touareg. Agora, com a simplificação, restaram apenas Jetta, Passat, Tiguan e Touareg, resultando também em diminuição das combinações de conteúdo de 55 para 34 opções, uma redução geral de 76%.

Com isso, a ênfase no momento será no quarteto, que teve mudanças na linha 2018. O Jetta – ainda da geração antiga – perde duas combinações de itens e soma 14 no total em duas versões. O Passat passa a ter somente uma versão com duas combinações (com e sem teto solar panorâmico).

volkswagen-jetta-highline-2016


 

No caso do Tiguan – ainda da geração antiga e importado da Alemanha – o modelo perdeu 15 opcionais, tendo agora somente quatro. Apenas o Touareg manteve as mesmas opções do ano/modelo 2017, totalizando 14 em duas versões (V6 e V8). O Jetta parte atualmente de R$ 94.190 na versão Comfortline 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, tendo ainda a versão Highline 2.0 TSI de 211 cv e 28,5 kgfm, que sai por R$ 108.600.

O Tiguan só está disponível com o mesmo motor 1.4 TSI e apenas com tração dianteira, mas com câmbio DSG de seis marchas, custando a partir de R$ 128.270. Já o Touareg V6 tem motor VR6 3.6 de 280 cv e custa R$ 337.630 ante os R$ 402.744 da versão V8 R-Line, que tem motor V8 4.2 de 360 cv e câmbio automático Tiptronic de oito marchas. Ambos têm tração nas quatro rodas.

volkswagen-tiguan-14-tsi-impressões-NA-1

E como fica o futuro? O Jetta atual está se despedindo, já que a nova geração está em produção no México para atender diversos mercados, em especial o americano. Maior e mais eficiente, o sedã médio chega com MQB e o mesmo 1.4 TSI, mas com câmbio Tiptronic de oito marchas (transversal da Aisin). O novo carro já roda em testes e deve ser lançado nos próximos meses.

No caso do Tiguan, a nova geração chega do México e deve ser lançada ainda neste semestre, trazendo um tamanho maior e possibilidade de sete lugares, feito igualmente sobre a MQB. Na motorização, o motor 1.4 TSI deve dar lugar ao novo 2.0 TSI Gen3 de ciclo Miller, mais eficiente e com 184 cv.

novo-touareg-V8-rline-2015-NA-10

No caso do Touareg, ainda não se sabe exatamente até quando a atual geração será oferecida. Por ora, como o novo ainda não foi lançado oficialmente, embora já amplamente divulgado pela marca, a oferta deve continuar por um bom tempo, visto que os planos da Volkswagen consideram o Atlas como seu novo SUV topo de linha, que tem sete lugares.

Nesse caso, espera-se que o preço do modelo importado dos EUA seja menor que o do Touareg. O que deve permanecer é o motor VR6 3.6 de 280 cv, que terá o mesmo câmbio Tiptronic de 8 marchas do Novo Jetta. Já sem o Fusca, que morrerá definitivamente nessa geração, a expectativa é da vinda do Arteon, embora este não esteja oficialmente nos planos da marca para substituição do antigo CC.

Evento a convite da Volkswagen. 

COMPARTILHAR:
  • Ygor Soares

    Amigos,

    Ainda está valendo comprar uma Tiguan 1.4 zero por 93 mil?

    Estou de olho em uma porém como vou blindar o carro não sei se ficará bom.

    Um amigo meu tem uma, porém é a 2.0 blindada ha uns 3 anos e não tem nenhuma reclamação.

    Atualmente tenho um 308 THP 2016 e adoro o até cimento da Peugeot e fico preocupado em voltar para VW, pois já fui cliente e tinha um péssimo atendimento.

    Porém o Tiguan é o melhor custo benefício que vejo de blindado no mercado.

    Abs

    • Wellington Myph13

      Eu acho que da conta… Não vai ficar tão bom quanto uma 2.0T blindada, mas acho que estilo SUV assim mais próximo do tamanho dos médios novos, é a mais barata. Problema é ser importada da Alemanha, peças caras, mas não é um carro com defeitos crônicos, é pegar zero e andar 3-5 anos sem problemas se não tiver nenhum imprevisto de batidas…
      Se o tamanho do porta-malas não for problema, talvez um Renegade Diesel seja um bom negócio também… Vai sair um pouco mais caro, mas menor desvalorização e peças locais…

      • Ygor Soares

        Obrigado, não cogitei o Renegade Diesel, estava de olho no Compass 2.0 gasolina e acredito que beba muito. Vou considerar essa opção!

        • Wellington Myph13

          Cara, o Compass 2.0 já bebe demais e anda apenas a contento, imagina blindado… Deve dar agonia…

        • Bruno Alessandri

          Eu tenho o Compass 2.0, ótimo carro, mas não dá pra blindar, ficaria muito lento e beberrão.

        • ALVIN_1982

          Acho que com um pouquinho a mais de “investimento”, eu particularmente, iria de Compass Diesel. O modelo é bem superior ao Renegade e acho que até em tamanho se equipara ao Tiguan.

        • Eduardo

          Compass 2.0 bebe horrores e anda nada. É manco manco! Ahhh, faz 6,5 na cidade. Sem blindar…

        • F30FLORIPA

          Também acho o Renegade Diesel a melhor opção.
          Ótimo torque e tem melhor revenda que o Tiguan.

      • Will

        Cara tá preocupado se o motor 1.4T é suficiente pra carregar Tiguan Blindada. Imagina Renegade que já é lerdo sem blindagem…

        • Wellington Myph13

          Por isso eu sugeri a diesel

          • Will

            Mas a Diesel é manca também.

            • Wellington Myph13

              Não tem desempenho de esportivo, mas anda muito bem sim. E diesel mesmo com peso não perde desempenho significativo. Veja o vídeo no Acelerados da Toro diesel com e sem peso de carga.

              • Wilson Junior

                Eu também iria de Renegade Diesel…..

    • Rodrigo

      Não conheço o atendimento da Peugeot, mas o da VW continua ruim. Não tão péssimo quanto o da Ford, mas pior que o da Chevrolet e Honda (aos quais já utilizei também e não tenho o que reclamar).

      • Ricardo Blume

        Acredito ser meio regional o negócio. Aqui na minha cidade, VW até tem um atendimento de qualidade. Há outras marcas piores que ela.

        • Ygor Soares

          Sem dúvidas alguma! Aqui no RJ fechou a Recreio Veículos na Tijuca ficando apenas com 2 lojas (Maracanã e Barra) e a DISTAC acho que acabou, pq a maior deles que era na Barra fechou e o terreno está abandonado!

          Toyota eu nem cogito por ter um atendimento péssimo, pois todas as vezes que fui nunca me atenderam bem, eles pensam que seu produto vende bem sozinho. Fui ver um Lexus CT200h e o vendedor não sabia nem explicar o diferencial entre ele e o Prius, não sabia nem se a motorização de ambos era a mesma!

          Honda cobra caro pelos seus produtos, oferecem pouco pelo que custa. Cheguei a digital o HR-V porem achei caro pelo que oferece!

          Se o 2008 THP tivesse câmbio auto eu iria nele sem pensar 2x! Blindado no final ele fica na faixa dos 120 mil!

          • Baetatrip

            Distac ainda opera!
            Tive a minha TIG 10/11 TSI 2.0 0km e amiga minha pegou o dela e blindou (Que esta com ela ate hoje)
            Não curto blindado, diferença muito grande em TUDO!
            Se for usar na cidade e mal pegar estrada, vai numa boa se pegar mais estrada ae complica!
            Comprei a minha na Disbarra Barra em out/10 e me arrependi profundamente (pois peguei ma unidade que so deu pau atrás de pau após de 70 mkm, fiquei com ela ate 117mkm e “joguei fora”)
            Quando eu comprei naquela época, fui apaixonando cegamente, se estivesse pouco mais inteligente e pensar no futuro, eu ia de Tiguan ate SZK e sairia com a GV3 3.2 V6 que era quase mesmo preço!
            em set de 15 eu “larguei” a TIG e voltei para SZK, pegando o GV3 2.0 16v 4×4 12-12 (Claro que perdi alguns mimos….. Mas a confiança/ robustez nem se discute com a VW)
            So p/ ter ideia: durante 5a com a TIG somei tudo coma revisões+ pecas (fora da garantia) fiquei assustado: Quase 27 k reais! Eu era religioso com as revisões 10mkm em 10 mkm!
            Hoje estou extremo feliz com o meu GV3 4×4 que não da manutenção pesada!
            VW gastei 27 k reais e SZK gastei….. Nem 10 k

            Eu tenho pagina no FB de tiguan, que criei na época que ninguém tinha, quando eu larguei o meu e a pagina bombou…. vai entender…!

            • Ygor Soares

              Desculpa, eu queria dizer a Disbarra, que era próxima a churrascaria Rio Brasa!

              Eu também tive um carro de lá que só meu deu dor de cabeça e o atendimento deles era péssimo!

              Abs

              • Baetatrip

                So comprei o carro la e fiz 2 revisões na Disbarra Botafogo e resto em petropolis…… Cobrava 1/2 do que o do RJ!

      • Ygor Soares

        Cara, aqui no RJ eu prometi que nunca mais compraria um VW por conta do atendimento. Muitas concessionárias fecharam com a crise e o seu péssimo atendimento foi um fator decisivo nisso.

        A Peugeot restruturou melhor sua rede de CSS apenas a SHC que continua com valores absurdos como já é padrão do Sérgio Habid até com a JAC!

        Aqui um 3008 sai pela faixa de 180 mil blindado e um Tiguan na faixa de 150 mil

        Abs

        • TT 230

          Eu acho que o 3008 blindado fique por volta dos 190 mil.

          Você não cita suas necessidades em relação ao espaço, equipamentos e porta-malas, mas vou deixar algumas opções:

          Chevrolet Tracker 2018 1.4 entre 135 e 150 mil;
          Hyundai Creta 2.0 Prestive 2018 150 mil;
          Jeep Renegade Diesel 2018 160 mil;
          Kia Sportage 2018 160 mil.

          Acredito que o Tracker entregue a melhor relação entre desempenho, equipamentos e preço.

          Aí no RJ você pode encontrar Tracker LT 2018 por 82 mil ou o Premier 2018 por 93 mil.

          Apesar de ser 2017 e antigo, o Tiguan tem bom desempenho, consumo, espaço interno e 6 airbags.

          • Ygor Soares

            3008 consegui por 140 mil + 43 mil na blindagem com AGP 18mm em SP como uma promoção para PSA.

            Porém acho o motor do 3008 fraco para o carro, isso quando olhamos o valor do carro e vemos que a GM tem modelo com mais de 230cv!

            • TT 230

              Cara, eu penso o mesmo do 3008. Muito caro pro desempenho que entrega.

              Se desempenho é mais o foco, já pensou no New Tucson? O Equinox já seria melhor, mas é maiorzão.

              Agora achei muito bom o preço da promo da blindagem do 3008. Ainda mais por ter teto panorâmico, o que encarece mais a blindagem.

              Você vai ter que encaixar as suas necessidades com o preço total. Boa sorte.

            • Guilherme Batista

              Dando meu pitaco na discussão, o 3008 tem um motor relativamente fraco mas da conta demais se o uso for mais urbano e a quantidade de itens de tecnologia, conforto e segurança talvez compensam.
              Particularmente achei esse valor que ofereceram com a blindagem um bom negócio.
              Tudo bem que a GM lançou o Equinox com motor de 262 cv, é um grande salto mas se reparar é uma exceção nessa faixa de valor pq até SW4 que custa mais de 250 mil reais tem motor de 177 cv, bem próximo ao do 3008.
              Tem nessa faixa o New Tucson tbm, mas acredito que seja o mesmo caso do Compass, consumo alto e menos itens de tecnologia.

              • Ernesto

                Hilux tem 177 cv mas 42,7 de torque. Até estranho alguém que sempre comenta aqui falar somente de cavalos e não falar em torque, ainda mais para veículos tão pesados.

        • Rodrigo

          Aqui em São Paulo tem algumas que o pessoal elogia muito, acho que a Sorana e Caraigá, mas ficam muito longe de casa. Essas tem atendimento Audi também, talvez seja por isso. Um dia que estiver com tempo vou levar meu carro para revisão lá e vejo se é tudo isso mesmo.

      • thi

        é regional.aqui a vw é boa ..Sergipe

    • Mario

      Vw nunca vale a pena!

      • thi

        tenho e já tive..polo,golf ..vw VALE MUITO ..otimos carros

    • V12 for life

      É um carro que já tem nova geração que está confirmada para o Brasil, isso é um grande trunfo e você deve usar para reduzir o preço ao máximo, já sobre blindar o carro, independente do aumento de peso, é um motor dowsizing, com muita força pouco acima do ponto morto, não vai andar igual a um não blondado, mas também não terá o desempenho ruim, será como andar como andar com 3 pessoas o tempo todo, a diferença que em vez dos bancos o peso extra estará na carroceria o que muda um pouco o comportamento do carro, nesse caso vc pode ver como é dirigindo o do
      o seu amigo.

    • FocusMan

      Por esse preço eu abraçaria sem problemas!

  • Arnon Coelho Junior

    aqui e 120 sem choro a concessionaria daqui e horrivel – cuiaba mt

  • Arnon Coelho Junior

    vi ofertas em algumas capitais de 99000 e condições de financiamento

    • Arnon Coelho Junior

      qual concessionaria tem a oferta de 93 lulinhas e a cidade

      • Ygor Soares

        Unidades 17/17 no RJ, porém em outros estados já vi por 95/96 mil!

  • Wellington Myph13

    Vou chutar aqui a estratégia da VW de lançamentos:
    Março – Golf 2019 (200TSI AT6, 1.4T de volta a Comfortline e ajuste de preços/opcionais)
    Abril – Jetta 1.4T AT8 2019 ou Gol/Voyage AT6
    Maio – Polo e Virtus GTS (Conforme série feita para o Polo as datas eram 01.09(2017) e 01.05(2018))
    Junho – Polo e Virtus 1.6 AT6 (e 1.6 MT Comfortline?)
    Julho – Gol/Voyage AT6 ou Jetta 1.4T AT8 2019
    Agosto – Saveiro 2019 (possível 1.6 16V em toda linha e AT6?)
    Outubro – Jetta 2.0T (AT8?)
    Novembro – T-Cross (1.6, 1.0T e 1.4T – Com pré venda inciada no Salão do Automóvel)
    2019
    Janeiro – T-Cross Picape
    Março – Tharu

    Posso não acertar os meses, mas que “tudo isso” vai acontecer vai… Claro que tem umas especulações minhas ali, rs…

    Agora, falar que reduziram opções com 2 versões do Jetta gerar 14 combinações é de k-gar né VW? Se continuar na nova geração, vai continuar vendendo pouco e a GM ri da VW com o Cruze e suas 3 combinações (LT, LTZ, LTZ2)…
    Tinha que ser:
    Jetta 1.4TSI AT8 – 98mil – apenas 1 Pacote Conforto
    Jetta Comfortline 1.4TSI AT8 – 106mil – Opcionais Teto Solar + 1 Pacote Tecnológico
    Jetta Highline 2.0TSI AT8 (ou AT6) – 120mil – Teto solar de série – apenas 1 Pacote Tecnológico

    Assim como a Tiguan devia ter 2 versões e as 4 combinações, assim 1 versão elimina opcionais da outra, fazendo valer seu preço de tabela mais alto por versão…

    • thi

      faltou o atlas

  • Ricardo Blume

    Essa reorganização de linha significa extinção de versões e acréscimo ou extinção de opcionais, mas sempre com alteração de preços para cima.

  • Eduardo T. Küll

    E sobre o Golf, nada foi dito?

    • Fanjos

      Flopou

  • Cleidson

    Espero que a linda Golf Variant sobreviva

    • Luciano RC

      Espero que pelo menos o Golf sobreviva.

  • William Lazarini

    “Já sem o Fusca, que morrerá definitivamente nessa geração” …. me deu um aperto no coração lendo essa frase :(

  • Isaac Ferreira Santo

    Um erro trazer o TIGUAN de sete lugares. Bastava apenas trazer a versão de 5 lugares e ja estava otimo. Tenho um TIGUAN 2011 com TODOS os opcionais. Quando vejo essa tiguan 2017 1.4 que nem banco de couro e farol de xenon tem não animo a trocar de jeito nenhum. Resumo, os carros ficam mais pelados e mais caros

  • Hoffmann

    Faltou o Golf nos planos da VW sobre modelos mais caros, afinal ele praticamente parte de 110k com motor 1.4 e câmbio AT já que o 1.0 TSI manual fracassou miseravelmente e ninguém quer.
    Depois ninguém sabe o motivo de vender menos a cada dia que passa.

    • BillyTheKid

      Na verdade, a ausência do Golf nessa nova estratégia da VW já mostra exatamente quais são os planos dela em relação a ele… Uma morte lenta e dolorosa, cada vez vendendo menos e custando mais.

      • Hoffmann

        É bem isso mesmo, você tem razão. Depois da chegada do suv derivado do Polo e da nova geração do Jetta o Golf vai zerar as vendas de vez. Em fevereiro ele já atingiu o fim do poço, não vendia tão pouco desde janeiro de 2007…

  • Mario

    Vw?!!!! Não obrigado!

    • Supernescau

      Digo e mesmo: nada da VW me interessa no momento.

      • thi

        temos um polo 2006, meu irmão um golf limited e eu um fox 1.6..CARROS SHOW DE BOLA!!

  • Natán Barreto

    O Golf foi tirado de linha?

    • zekinha71

      Se vender menos que QQ e Jimny é sair de linha, então o fim está bem próximo, só devem estar vendendo o estoque.

  • No_Name

    O Golf Highline precisa passar a vir de série com com um pacote de opcionais condizente pelo preço inicial do mesmo.
    Tem que vir com a multimídia mais completa, rodas 17″, assistente de estacionamento, banco elétrico e faróis de xenônio de série para se equiparar ao Focus mais completo.

    • Luciano RC

      E também ficar bem mais barato, caso contrário já era.

  • pedro

    Lamentável para o mercado brasileiro. As empresas querem cada vez mais reduzir as opções dos clientes, assim o cliente chega na css e leva aquele que tem, pois não adianta querer pedir algo específico para a fábrica. O mais lamentável é o Fusca.
    Aliás, o Golf não entra nos premium?

  • thi

    a vw ta demorando muito em trazer o atlas…o touareg é mais refinado ,mas o atlas pelo porte vai chmar mais atenção ,e sendo mais barato..vendera bem mais.

  • thi

    FUSCA TEM Q SER ETERNO MESMO. SER LEMBRADO PARA SEMPRE..MAS TUDO É O MOMENTO..A VW PODE UM DIA TRAZER -LO DE VOLTA ;)

  • Offline Mode ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Se vier o Arteon vai ser sensacional.

  • Pedro Batista Corrêa Gomes

    Arteon não está nos planos oficiais divulgados da marca, mas um dos sketches de divulgação do Virtus mostra 3 sedans que serviram de “inspiração” para o desenho do 3 volumes: O novo Passat, já a venda aqui, o Jetta da geração atual e o Arteon. Em se tratando de inspiração, por que mostrar o Jetta atual se o novo já foi apresentado ao público? Penso que o desenho representa modelos disponíveis no país, ou seja…

  • Isaac Ferreira Santo

    Engraçado é que não se fala nada sobre o GOLF 2018 no Brasil. Ja estamos no fim de março. Alguém sabe alguma coisa? Bem que poderiam trazer o GOLF R. Quanto ao TIGUAN acho um erro não vir a versão de 5 lugares tambem.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email