Carros Conceito Esportivos Europa Eventos Hatches Peruas Volkswagen

Volkswagen revela dois conceitos do Golf GTI com 380 e 400 cavalos

Volkswagen revela dois conceitos do Golf GTI com 380 e 400 cavalos

No 38th GTI, a Volkswagen exercita o poder da engenharia alemã com dois conceitos do Golf GTI para ninguém botar defeito. Com duas carrocerias, os produtos mostram como o clássico esportivo da marca pode simplesmente catapultar em termos de potência e performance. Eles são o Golf GTI Aurora e Golf GTI Variant FighteR.


No primeiro caso, o Golf GTI Aurora aparece no evento alemão com pintura Nardo Grey com faixas decorativas em branco e cinza escuro, tendo ainda suspensão rebaixada e rodas de competição com parafuso único. Além disso, o hot hatch conceitual, que tem tração dianteira, traz também uma configuração interna com apenas dois assentos e espaço traseiro dedicado a duas coisas.

Volkswagen revela dois conceitos do Golf GTI com 380 e 400 cavalos

Uma delas em um conjunto de alto-falantes de elevada potência, totalizando 3.500 watts. O segundo é que sobre os módulos de som, um enorme projetor holográfico com o logotipo GTI tridimensional e outros ícones virtuais, surgindo para quem abre o porta-malas. No Golf GTI Aurora, segundo a VW, a apresentação visual varia de acordo com a música tocada e são intuitivos.


Equipado com câmbio de dupla embreagem DSG de sete marchas, o Golf GTI Aurora tem motor EA888 2.0 TSI preparado para 380 cavalos, algo bem superior aos 230 cavalos atuais do GTI “básico”. Porém, isso ainda não é tudo que um GTI pode entregar. No caso da perua germânica, a cavalaria vai um pouco além.

Volkswagen revela dois conceitos do Golf GTI com 380 e 400 cavalos

A Golf GTI Variant FighteR vem ainda mais anabolizada, reproduzindo a pintura cinza escura, mas com faixas vermelhas e pretas. De acordo com a Volkswagen, essas duas pinturas foram feitas à mão. A familiar conceitual ainda teve os para-malas abaulados, aumentando a largura em 3 cm.

Na frente, a grade possui luzes estroboscópicas e no teto, iluminação diferenciada. Por dentro, a Golf GTI Variant FighteR tem bancos esportivos em Alcantara e couro, além de um sistema de som potente. Também possui um sistema de câmeras de 360 graus, visto que será usada para gravar volta rápida em Sachsenring, onde os visitantes do estande da VW poderão acompanhar via realidade virtual.

Volkswagen revela dois conceitos do Golf GTI com 380 e 400 cavalos

Sob o capô, a Golf GTI Variant FighteR vem com o mesmo propulsor 2.0 TSI do GTI Aurora, mas com nada menos que os 400 cavalos desejados por muita gente. Não se sabe se os conceitos são vislumbres de um futuro Golf de alta potência, mas rumores dizem que a ideia deve se materializar na próxima geração.

Volkswagen Golf GTI Aurora e Golf GTI Variant FighteR – Galeria de fotos

 

Volkswagen revela dois conceitos do Golf GTI com 380 e 400 cavalos
Nota média 3 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mr. Pereba

    O potencial desse motor 2.0 é realmente impressionante, com muitos casos no Brasil de Golf GTI com Stage 3 ultrapassando facilmente essa marca de 400 cavalos.

    • Gabriel

      Um mero aspirante comparando aos APzão “3kilemei” +700cv na roda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Ric_Minas

      Ainda não é possível afirmar muita coisa.
      Esses 400 cv são de um motor preparado e não uma unidade de produção.
      Nada se sabe das taxas de emissões de gases e tampouco sobre garantia.
      A tomar o exemplo do 2.0L da MB com potência na casa de 420 cv num modelo de produção e custo elevadíssimo pode ter certeza de que não é qualquer preparaçãozinha de um motor comum que chegaria numa produtividade em série.

  • Gabriel

    Seria bacana fazer um coupe genuinamente esportivo com toda essa potencia ao invés de apenas um hatch médio 4 portas

    • th!nk.t4nk

      Verdade, mas pra isso a VW tem a Audi. O problema é que os RS custam muito caro, mas usadinho até vai (fora do BR).

      • 4lex5andro

        Mas há pouco tempo tinha o Scirocco, com versões GTI e R, um belíssimo esportivo por sinal.

        • Ricardo

          Scirocco é animal demais. Mas é um coupe ou um hatch?

      • Gabriel

        Um coupe da VW comparado aos Audi, creio eu, que seria na pratica como o Camaro e um CTS-V, um bem mais simples e barato, porem com esportividade semelhante.

        Um Passat CC 2 portas com esse motor ai seria aproximadamente o resultado dessa ideia.

        • th!nk.t4nk

          Entao, só que ninguém iria comprar. A VW já tem um coupê relativamente barato (o Arteon, que parte de 40 mil) e o carro vende a conta-gotas. Antes dele era o Passat CC, que vendia quase nada também. O problema é que por esse valor dá pra pegar Audi A5, Mercedes C220, etc. Dá pra pegar também o próprio TT. Acima de certo valor as pessoas só vão nos premiuns.

    • Ricardo

      Tipo um TT da VW mais barato. Iria ser massa!

  • Dherik

    E eu aqui só querendo o Golf 1.0 TSI de volta ao mercado brasileiro :(

    • Domenico Monteleone

      Tamo junto.

    • Saulo Bezerra

      Acho que o 1.0 continua. O 1.4 que foi descontinuado, lamentavelmente…

      Aí vc fica entre o 1.0 para meros normaise o gti

      • Dherik

        Eu adoraria estar enganado, mas a VW já oficializou o fim do 1.0 e 1.4. Tem notícia e tudo, dá uma procurada.

        • Edson Fernandes

          Pra mim deveria ser sempre o 1.4… que gostaria que continuasse suas vendas.

          • Dherik

            Sim, mas o 1.4 é um sonho mais distante para mim rs. Gosto do Golf pelas qualidades do carro como um todo, então se pagar menos, melhor ainda. Tanto que estou cogitando até comprar o 1.6 automático usado

  • Domenico Monteleone

    Motor fantástico, tanto que é usado pela Porsche no Cayman e no Maccan.

  • G. de F.

    Alguém avisa o pessoal da VW que a época em que o “Xuning” era, digamos, aceitável, já acabou tem uns 20 anos, no mínimo…

    • leomix leo

      A galera lá ainda deve jogar Undergound 2, por isso esses visuais espalhafatosos…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email