*Destaque Argentina Brasil Lançamentos Mercado Volkswagen

Volkswagen revela futuros lançamentos do Brasil na Argentina

volkswagen-polo-2018-NA-55 Volkswagen revela futuros lançamentos do Brasil na Argentina

A Volkswagen revelou os próximos lançamentos da marca para o mercado brasileiro em evento na Argentina. Lá também foram confirmados os lançamentos locais, totalizando 18 novidades até 2020. Numa convenção para 400 diretores, fornecedores e concessionários, a montadora alemã revelou o nome de futuros modelos e o posicionamento de alguns deles.



Para o Brasil, na imagem da convenção (confira ela aqui), foram indicados os Fox Connect e Fox Xtreme, versões do compacto da VW que já foram divulgados. Ambos partem com motorização 1.6 e resumem o portfólio do produto, que se encaminha para um fim certo. Na imagem também aparecem referências aos modelos Polo e Virtus em versão GTS, o que pode indicar o uso de motor 1.4 TSI de 150 cv, mas o câmbio pode ser manual ou Tiptronic nesse caso.

A Saveiro NF aparece como referência em produto feito no Brasil. Isso significa que a sucessora da atual geração será a nova picape feita sobre a plataforma modular MQB-A0, já confirmada pela Volkswagen junto com o crossover T-Cross, que também é apresentado na imagem. Com isso, o quarteto MQB-A0 terá dois de seus modelos rebatizados, se de fato isso ocorrer. Ela vai crescer e ganhar cabine dupla para brigar com Fiat Toro e Hyundai Creta STC.

volkswagen-virtus-2018-NA-1 Volkswagen revela futuros lançamentos do Brasil na Argentina

O Golf PA também é mencionado. Como se sabe, o modelo receberá um facelift já visto na Europa. Era para ter ocorrido esse ano, mas ficou para 2018. A imagem do produto associada com a bandeira do Brasil reforça a ideia de que o hatch médio continuará a ser feito no país, visto que o mexicano deixará a linha de montagem em Puebla para ser centrado na Alemanha.

A emblemática dupla Gol e Voyage estão com as letras AQ na apresentação. Atualmente, os dois possuem um lineup enxuto e se preparam para uma despedida, mas a única referência à sigla é o câmbio automático Tiptronic AQ-200. No entanto, os argentinos falam que será uma versão especial para o fim de linha. Parece coerente, visto que estarão perto do fim e adotar uma caixa automática implicará em custos que não terão retorno no tempo adequado. O motivo principal dessa suspeita é o que vem logo abaixo…

Na ordem das imagens apresentadas, há um A0 CUV e um A00. Neste último, há uma informação adicional na imagem: Gol Sucessor. Isso já diz tudo sobre o projeto, será um novo produto para manter o clássico da VW na linha de frente. A própria marca através de seu CEO Herbert Diess, disse que a marca não desistirá do modelo. O indicativo A00 pode significar a esperada versão simplificada da MQB-AO, que está sendo desenvolvida pela Skoda para o mercado indiano, onde os custos precisam ser ainda mais baixos que aqui.

vw-t-cross-breeze-5 Volkswagen revela futuros lançamentos do Brasil na Argentina

Não se sabe exatamente se teremos um sucessor do Voyage após 2020, mas a posição do Virtus é tão clara quanto à do Polo, ele quer ser o primeiro. Assim, provavelmente a próxima década deve se iniciar apenas com este novo Gol, que provavelmente será feito em Taubaté-SP. O motivo seria o futuro do up! Na apresentação, aparece um A0 CUV ou um crossover compacto. Com o T-Cross e seus 4,15 m mais ou menos, abaixo desse porte surgirá um modelo que está sendo chamado de T-Track, derivado direto do up!.

Na Europa, o T-Track já está sendo considerado o sucessor do subcompacto atual, visto que ele não está correspondendo em termos de retorno financeiro para a Volkswagen. Em forma de crossover, as coisas poderão mudar sensivelmente. Assim, esta mudança de direção deve ser seguida aqui.

Mas aí vem uma questão importante. Segue a base PQ12? O certo seria sim. Mas, como este utilitário esportivo deverá ser menor que 4,00 m, ele é indicado exatamente não só para o Brasil, mas também para a Índia, por conta dos benefícios fiscais até esse tamanho. Nesse caso, a MQB A00 “by Skoda” poderia simplesmente ser adotada também pelo T-Track, que assim como o WR-V, poderia ser vendido nos dois países e até na Europa, com a devida atenção da engenharia.

Volkswagen-Gol-2017-1 Volkswagen revela futuros lançamentos do Brasil na Argentina

Aqui, junto com o Gol A00, seria formada uma nova dupla no Vale do Paraíba. Já na Anchieta, Polo e Virtus poderão continuar com a presença da Saveiro em sua fábrica quase exclusiva, mas compartilhando a mesma base. Em São José dos Pinhais-PR, os últimos exemplares do Fox seriam acompanhados pelo T-Cross e o Golf. Por fim, os argentinos ficarão com uma nova geração da Amarok e com o Tarek, que surge como nome definitivo para o Tharu (que já era tido como nome do projeto apenas), um SUV compacto baseado no Skoda Karoq.

Com este, a Volkswagen teria apenas no Mercosul, os utilitários esportivos T-Track, T-Cross e Tarek, isso sem contar o Tiguan Allspace vindo do México e do Atlas, este vindo direto do Tennessee para as terras do ouro e da prata. Fora eles, a Golf Variant atualizada de Puebla e do mesmo local, o Jetta de nova geração, que já sendo promovido pela Volkswagen no Canadá. Por fim, o Passat atualizado e importado da Alemanha.

Elétricos e híbridos? Na Argentina, o painel de lançamentos não faz referências ao Golf GTE e ao e-Golf, mas ambos já foram confirmados para o Brasil, pelo menos.

[Com informações do site Argentina Autoblog]

 

 

  • Rodrigo

    Na lista do mês passado o FOX não estava nem entre os 20 mais vendidos, estranho isso.

    1º Chevrolet Onix – 18.611 unidades;
    2º Ford Ka – 9.067 unidades;
    3º Hyundai HB20 – 8.527 unidades;
    4º Volkswagen Gol – 6.290 unidades;
    5º Chevrolet Prisma – 6.014 unidades;
    6º Toyota Corolla – 5.537 unidades;
    7º Fiat Strada – 5.295 unidades;
    8º Fiat Mobi – 5.167 unidades;
    9º Fiat Argo – 5.015 unidades;
    10º Jeep Compass – 4.582 unidades;
    11º Hyundai Creta – 4.164 unidades;
    12º Honda HR-V – 4.095 unidades;
    13º Volkswagen Voyage – 4.089 unidades;
    14º Nissan Kicks – 4.041 unidades;
    Fiat Toro Freedom 2.4 (Foto: Divulgação)
    15º Fiat Toro – 3.950 unidades;
    16º Volkswagen Polo – 3.833 unidades;
    17º Renault Sandero – 3.794 unidades;
    18º Nissan Versa – 3.661 unidades;
    19º Volkswagen Saveiro – 3.614 unidades;
    20º Jeep Renegade – 3.423 unidades.

    • carroair30

      Quando um carro de entrada deixa de ter a versao 1.0 é pq seus dias estao contados

    • Airplane

      Mas o Gol aparece em 4º e o Voyage em 13º, atrás apenas dos sedans Prisma (5º) e Corolla (6º) !

    • REDDINGTON

      Estranho??? O carro vai sair de linha, estranho se vendesse muito…

    • thi

      A VW ESTÁ FAZENDO UNS CORTES (FOX,SAPACE,VERSOES DE GOL, E FUTURAMENTE ACHO Q O UP! APESAR DE AMAR O CARRO)

  • Victor Hugo

    Eu gostava do crossfox, faltava um câmbio automático de verdade e apesar da idade era um carro bacana. Uma pena sair de linha

  • Jesse James

    Bem que disseram que o Novo Polo era o marco da Nova Volkswagen, desde 2014 amargando no mercado nacional sem novidades, vem ai com uma artilharia forte para disputar a liderança ja no ano que vem !!!!!

  • carroair30

    Resumo da “opera” O FOX ja era,O GOL E O UP sao os PROXIMOS a encararem a APOSENTADORIA

    • G.Alonso

      Seu resumo está com parte errada, o Gol não terá aposentadoria tão cedo, vem nova geração por aí.

      • carroair30

        Vira com nome diferente,assim como fez a FIAT com o antigo UNO que antes de terminar com o modelo o chama-va de MILLE

        • Rodrigo

          Duvido a VW abandonar o nome Gol.

        • Rodrigo

          Por essas e por outras que a Fiat é uma marca sem identidade. A cada novo modelo um nome diferente, nem mesmo a logomarca da empresa é algo perene.
          Isso não apenas tira de circulação nomes consagrados que fazem parte da sua história como também abala a confiança de seus consumidores na marca, pois certamente um dia seu modelo sairá de linha sem uma nova geração.

          • Filipe Augustus

            Ninguém me tira da cabeça que o Argo e o Cronos deveriam ser New Palio e Siena!

          • carroair30

            certos nomes ja estao “cansados” ou remetem a carro popular (no sentido mais pobre mesmo) se a FIAT tivese colocado o nome de PANDA no seu “novo UNO” talvez a percepçao doconsumidor fosse outra

            • Rodrigo

              Cada marca tem a independência de fazer o que quer com os nomes de seus carros; a Fiat erra em mudar demais. Palio, Siena, Uno,… são nomes consagrados, qualquer analfabeto ou criança de 4 anos sabe o que é um Palio, que é da marca Fiat, etc. remove-los de linha elimina essa memoria. Ela pode chamar do que quiser que vai continuas sendo uma marca de carro popular. Por mais que tente não haverá prestígio algum em ter um Fiat.
              O Mobi até entendo pois é um carro novo no line up da linha (abaixo do que seria o modelo de entrada).

        • Ernesto

          No texto diz que a VW não irá abandonar o Gol. Não faz sentido algum vir com nome diferente.

      • Airplane

        O Gol está em 4º, na frente do Mobi e do Argo.

      • Fabio Thasmo

        A imagem deixa claro “Gol Successor” sera um sucesor não uma nova geração, se não seria identificado por “Gol NF” ou coisa parceria.

        • daneloi

          Não está exatamente claro. Nem pela imagem e nem pra própria VW talvez. Não creio que ela já bateu o martelo sobre não usar mais o nome Gol. Mesmo quando a tropicalização do novo polo começou a VW ainda não sabia se chamaria o carro de Gol ou Polo. Vamos ver qual será o desfecho…

    • thi

      o up! acho mesmo q saia de cena

      • Filipe Augustus

        Ainda acho que os últimos dias do Up, sejam apenas na versão TSI como um carrinho refinado no estilo do 500 da Fiat!

  • André

    Virtus e Polo GTS podem ser muito interessantes…

    • Fabio Marquez

      Prometem mas no fim nunca existirão além de carros conceito em Salão Automóvel…

    • vicegag

      Realmente um Polo com motor TSI 1.4 e cambio manual ou DSG aprimorado, seria da hora.

      • ricmoriah

        por conta do custo, o tiptronic deve reinar.

        • PEDAORM

          Não é do todo mal, hoje em dia em um carro de baixo custo como o Polo, acho preferível o tiptronic do que conviver com os problemas de confiabilidade do dsg7, se fosse o dsg6 DQ250, aí sim valeria a pena.

          • João Martini

            Fora que o câmbio ficou bem calibrado. Eu gostei bastante.

      • PEDAORM

        Até com o tipronic deve andar muito bem, fiz o test drive no 200tsi essa semana e me surpreendi positivamente. Bem disposto.

    • Pedro Cunha

      Só se vir com orbital gomão e volante supersurfe.
      HU3

      • Flight_Falcon

        KKKKKKKKKKKKKKKK

  • Bruno Leite

    Como ficaria o Lineup da VW? qual a ordem do mais barato ao mais caro?

    • Fabio Marquez

      Tirando Fox, Up!, Voyage e Gol atuais, ficaria com Gol “Sucessor”, Polo, Virtus, Saveiro (que certamente terá modelo de entrada), T-Track, T-Cross, Tarek, Tiguan AS, Passat e Atlas.

      • ricmoriah

        eu apostaria em Gol A00, Polo, Virtus, T-Track, Golf, T-Cross, Jetta, Saveiro, Golf Variant, Tarek, Tiguan, Passat e Atlas.

        • Fabio Marquez

          Me esqueci da linha Golf… Ela ficará certamente entre o suv subcompacto e o suv baseado no Polo (concorrente do HR-V, Creta e afins)…

  • Ricardo

    Ainda sonho com um Gol 1.0T manual por uns R$ 45.000.

    • Fanjos

      Esse sonho recebeu uma prosperidade veicular de 17 mil HuEais e agora já esta na casa de 72 mil HuEais (desculpe não sabemos somar, então chutamos para cima o valor do sonho)

  • Filipo

    Se a versão GTS vier com o motor EA-211 1,4L de 150 cv e 25,5 kgfm, será excelente. Mas se for uma versão esportivada da Comfortline, com câmbio manual, não fará sentido. É muita sigla para pouca coisa. A sigla GTS representa muito para apenas ser uma versão comum, com câmbio manual e rodinhas maiores. Por isso que acredito que deverá vir com motor de 1,4L. Se não, se chamaria apenas GT, como o Polo GT antigo. Versão manual da Comfortline tem que ter, mas não chamá-la de esportiva.

    • Fanjos

      Expectativa = versão GTS com o motor EA-211 1,4L de 150 cv e 25,5 kgfm
      Realidade = Adesivos, saias, aerofólio esportivo TG Poli e Super Calotas!

      • Pedro Cunha

        Nem volante supersurfe, nem orbital gomão.
        Não pode esquecer das afuderosas calhas-de-chuva na cor-do-veículo e tapetes integrais.

      • Rodrigo

        hahahahaha…. TG Poli isso me lembra esportivos FIAT.

    • Ringow

      Exatamente e tem o Pepper para a função de fake

  • Felipe Gonçalves

    Vw fazendo o que a GM fez anos atrás, agora só falta enxugar seu line-up tirando FOX e UP e deixando sua gama de entrada com Gol e Polo. Apesar da moda ser Suvs creio que a VW possa está desde agora canibalizando seus lançamentos, demoraram sim para lançar suvs, mas também não precisa vir com muita sede ao pote, já que o mercado brasileiro quando gosta de um carro vai somente nele, vide Corolla, ou seja, em minha concepção o brasileiro vai continuar indo de Compass e HR-V.

    • Luis Fernando Pozas

      Compass e HR-V não existiam até pouco tempo atrás. Honda e jeep souberam ouvir o que o consumidor deseja. A questão é: a VW saberá ouvir, durante a elaboração de seu novo produto, para que depois o consumidor “ir somente nele” como você disse? Eu suspeito que não…

      • Felipe Gonçalves

        Eu também suspeito que não, a questão preço, que é um fator importante, na VW de um tempo para cá não está sendo um atrativo, podem até falar do Polo, mas aguardo os aumentos sucessivos em breve.

  • Mario

    Os fanboys hoje não dormirão!

    • Ernesto

      Os haters então…KKKKK!

  • Lukoh

    Novo Jetta só em 2020, então…..

    • thi

      o carro já vai ser lançado em janeiro man nos eua

  • zekinha71

    Daí o povo fica com a maior expectativa vendo essa tabela, e depois acontece igual a FCA, soltaram uma tabela com um monte de projetos futuros e virava e mexia eram publicadas em vários site.
    E metade do que estava naquela tabela não virou realidade, um monte de coisa foi esquecida ou engavetada pra sempre.
    Falam que o Gol continua, mas se o Polo começar vender bem e o Gol despencar é morte na certa.

    • thi

      pode até ser , o mercado tb dita as regras..mas arrisco q gol saira o nome ..quem sai de cena é fox,space,up esse ultimo por mais q desmitam ,nao tem projeto futuro nenhum só na europa e mesmo assim ainda em analise

    • Rafael Pereira da Silva

      capaz do Polo vender mais de 7000 unidades para tirar o Gol de linha, tenha dó de tanta inocência

  • Jesse James

    Preço da Nova Amarok V6 R$ 187.900, Pre Venda parece que abre hoje no site da Volkswagen!!!!!

    • marjan

      onde?

  • thi

    a vw só acordou?sim, mas agora ver um mercado super compatitivo , não vai ser facil..todas TODAS !! querem fatia no bolo.

  • thi

    por incrivel q pareça quero ver esse Atlas nas ruas. deve ser um mostro

  • marjan

    Cadê a AMAROK V6?

  • Pedro Cunha

    Se o catálogo da VW hoje já faz chorar, em 2020 vai ser tipo esquete do zorra.

  • Pedro Evandro Montini

    Qual a diferença entre saírem quatro carros ao mesmo tempo ou um de cada vez sendo que cada consumidor tem um carro diferente e não os quatro??

    • Ricardo

      Pessoas têm gostos diferentes e merecem ter várias opções de escolha.

      • Pedro Evandro Montini

        Ah! Entendi errado a sua primeira afirmação. Pensei que estivesse falando sobre a saída de linha de quatro carros ao mesmo tempo e que isso prejudicasse os consumidores, o que não teria sentido. Mas, com relação a um número maior de opções parecidas, isso, economicamente, costuma ser dispendioso para o fabricante, pois diminui-se a economia que se teria com o aumento de escala, o que faz aumentar os custos de produção.

        • Ricardo

          É que no Brasil as montadoras só pensam em si e fodam-se os consumidores, olha as várias opções de carros e marcas que têm em outros países.

  • Junior

    Poderia trazer o Polo GTI pelo menos na versão manual ou uma versão com o novo motor 1.5TSI…

  • Isaac Ferreira Santo

    Fico imaginando o preço de um GOLF GTE no Brasil. Certamente bem mais caro que o GTI que ja é caro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend