Argentina Montadoras/Fábricas SUVs Volkswagen

Volkswagen revela planos de produção do Tarek na Argentina

Volkswagen revela planos de produção do Tarek na Argentina

A Volkswagen revelou os planos de produção do SUV médio Tarek para a planta argentina de General Pacheco, onde atualmente é feita somente a picape média Amarok. A instalação está passando por um processo de modernização onde será construída uma linha de montagem para a plataforma modular MQB-A1.


Essa é a base do Tarek, que é vendido na China como Tharu. A MQB-A1 é a mesma que serve aos modelos Golf, Jetta e Audi A3 Sedan, por exemplo. Ela permitirá uma importante redução nos custos de produção na unidade portenha, que atualmente opera com até 90 mil carros por ano de capacidade instalada.

Volkswagen revela planos de produção do Tarek na Argentina

Atualmente, a cadência é de 24 carros por dia com 30% de automação, mas após a aplicação do investimento de US$ 650 milhões, a fábrica de Pacheco fará 32 carros por dia e terá 65% de automação, operando em dois turnos. Assim, serão feitos 120.000 unidades por ano.


A VW revelou que os atuais 3.920 funcionários serão mantidos e que a automação não envolverá um aumento no quadro funcional. Com a nova linha de montagem, a montadora poderá até mesmo ter um segundo produto MQB feito localmente. Por ora, suspeita-se que a Tarok possa ser feita também na região, o que elevaria para três os produtos da marca localizados.

Volkswagen revela planos de produção do Tarek na Argentina

Como se sabe, a próxima Amarok terá as partes de engenharia e produção feitas pela Ford, segundo o acordo divulgado. Assim, se a linha da picape atual mudar para o outro lado, onde fica a instalação da marca americana, a unidade VW poderia manter empregos e ritmo de produção com a picape compacta feita sobre a MQB.

O Tarek chegará ao mercado argentino e brasileiro em 2021, sendo um rival direto do Jeep Compass e devendo trazer consigo os motores 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm, assim como provavelmente o 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm numa eventual versão R-Line.

[Fonte: Autoblog]

Volkswagen revela planos de produção do Tarek na Argentina
Nota média 4.7 de 3 votos

  • Natán Barreto

    A estratégia da VW tá funcionando. Colocou Tiguan a preço competitivo pra esquentar a cama de T Cross e Tarek. Após inúmeros descontos no Tiguan, o Tarek vai chegar pra ocupar essa faixa é o Tiguan ir pro preço da Touareg anterior. Acima ainda encaixarão o Atlas/Teramont pra ficar aonde deveria ficar o atual Touareg. Esperamos Tiguan a 250 mil reais e Atlas a 350.

    Ainda vai ter um SUV do Polo pra ocupar o lugar do T cross atual

    • Raimundo A.

      Pelo seu raciocínio, a estratégia vai ser afundar, pois Tarek no lugar do Tiguam em preço, só que há o old e Tiguan Allspace. O mais sensato seria tirar versão mais em conta deste para alocar o Tarek que pode vir a ter motor a diesel por conta do Tarok, e neste caso, sim, o preço de Tarek diesel concorreria com Tiguan a gasolina a depender do pacote.
      Tiguan ter preço do Touareg descontinuado aqui para o SUV grande ocupar a faixa desse, genial. Um produto inferior a preço do mais sofisticado novo Touareg.
      E para piorar, o segundo crossover do Polo, que pode se chamar T-Sport, provavelmente um hatch bombado, ter preço do T-Cross porque este vai subir de preço.
      Tá excelente, mas não perde de toda a razão vendo os preços a longo prazo com os constantes aumentos durante o ano. Até o Tarek ser lançado, o T-Cross pode ter preço inicial acima de R$ 90k e como o salário do trabalhador não tem expressivos aumentos, só se subir de cargo ou acumular trabalhos, o T-Sport poderá ter preço inicial do atual T-Cross.

    • Feliphe Santos

      O mais provavel é que o Tarek ocupe o lugar do Tiguan 5 lugares, deixando esta com versões de apenas 7 lugares, e o Teramont/atlas vira acima dos 200k. Só quero ver como VW fará pro SUV do polo não matar o próprio Polo

      • Domenico Monteleone

        Acho que mata as duas versões 1.4, ainda mais do jeito que a vw tá pesando a mão no preço.

  • Lukoh

    Tem que vir o 2.0 TSi 220cv!!!!

    • cepereira2006

      O único jeito de ter de novo um VW na minha garagem é aparecer um SUV com esse motor a preço razoável. Mas acho que é pedir muito dessa montadora.

      • Lucas de Lucca

        VW e preço razoável não combinam na mesma frase. Mas fica tranquilo, depois de 6 meses encalhado no pátio vem o desconto que nada mais é do que deixar com o preço que deveria ter sempre para ser competitivo. Foi assim com o novo Jetta e pelas parciais que vi a T-Cross está caminhando a passos largos pro mesmo futuro. Nos 10 primeiros dias do mês tomou pau em vendas até da defasada Ecosport. Veremos, veremos.

  • Domenico Monteleone

    Não engulo que esse carro vai substituir as versões mais simples do Tiguan

    • Dennes S.

      Penso a mesma coisa

  • Rodrigo

    Ainda bem que já estou garantindo minha Tiguan Comfortline, pois esse Tharu / Tarek, pelas fotos, vai ser do nível do Jetta: acabamento bem fraquinho e várias perdas no conjunto mecânico.

  • Baetatrip

    … Ta complicado quem ocupa a linha…..!
    -T Cross
    -Tiguan
    Esse Tarek entra por onde?

    • Mr. Pereba

      A Tiguan atuará numa faixa entre 150 e 200 mil, se limitando às versões Comfortline e R-Line. Assim sobra uma faixa que vai de R$ 110 mil (preço do T-Cross Highline) a R$ 150 mil (Tiguan Comfortline), onde entrará esse Tarek. Mas se chegar em 2021 com esse mesmo visual já cansado para enfrentar Compass reestilizado e com motor turbo, não vejo nenhuma chance de sucesso para esse carro.

      • Baetatrip

        Hmmmmm!
        Os carros tipo Tiguan há quse 10 anos custava 99.990 reais e hoje em dia num carro pouco diferente “moderno empobrecido” ficará quase o dobro de preço como era em 2010…..
        Fico pensando…… Carros nais pobres estão ficando muito caros, já vem com acabamento descartável…. Uma porradinha bobinha dá PT……
        Quando essa “moda” de SUV vai acabar?
        Pois tá ficando porre já….. Com tempo os carros baixos vão sumindo pois o SUV ocupou lugar (por causa nossos asfalto maravilhoso lunático ) e tração dianteira…….. Onde vamos parar com isso? Deveria oferecer opcional o AWD para dar segurança e pode enfrentar estrada de terra x quando!

  • Piston head

    Nossa, Tiguan e T-cross chegaram um dia desses e já se fala em elitiza-los ainda mais. Bizarro

    • Rafael Pereira da Silva

      onde vc leu este papo de elitizá-los??

      • Piston head

        Me refiro à vários comentários neste post sugestionando que haverá reposicionamento dos modelos que citei.

  • Djalma

    A julgar pelos preços do T-Cross quanto vai custar isso aí? 130 mi; 140 mil?

  • Ricardo Blume

    Me corrijam se eu estiver errado, mas será esta a sequência de SUVs da VW?
    T-Cross T-Roc, Tiguan, Tarek e Atlas. Não haverá um canibalismo ferrenho nisso ai tudo?

    • th!nk.t4nk

      Acho muito carro pra pouco mercado. Mas enfim, o povo ama SUVs no Brasil, então talvez estejam mesmo no caminho certo.

      • Ricardo Blume

        Acho que o povo não ama tanto assim as SUVs; é algo imposto, assim como o branco, prata e preto de nossos veículos. É mais lucrativo vender March ou Kicks, que tem a mesma plataforma e motor? Coloque alguns penduricalhos em uma plataforma qualquer e cobre uma fortuna. É pura jogada deles, amigo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email