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Volkswagen Robust já começa à ser despida próximo do lançamento

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A nova picape da Volkswagen já começa a ser despida com a proximidade de seu lançamento. Antes totalmente oculta, agora já dá mostra de seu perfil final.

A Robust, já tem quatro unidades pré-série montadas na Argentina e outras unidades estão em testes na Europa, como o flagra deste modelo na Suécia.

Seu desenho final deve ser um pouco diferente, obviamente, ao do conceito SAR. Podemos pensar que unidades voltadas para o trabalho possam ser também criadas, assim como existe a opção na Toyota Hi-Lux, por exemplo.

A produção começa no fim do ano na fábrica de Pacheco na Argentina, onde sairão 90 mil unidades por ano. A última notícia sobre o modelo é o anúncio do motor 2.0TDI de 170cv dos modelos Audi TT e Golf GTD.

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Um detalhe que chama a atenção é o fato deste motor diesel ser uma versão de carro de passeio. Para o mercado de picapes, chega à ser estranho.

Porquê? Embora tenha um bom torque, talvez não tenha a mesma resistência de um motor diesel de maior cilindrada, como os que são feitos no Brasil pela MWM ou Cummins, por exemplo.

Praticamente todas as picapes vendidas aqui e em outros mercados, possuem motores maiores e voltados para uma maior resistência e força.

A estratégia da VW confunde o conceito básico desta picape. Ela será uma picape ou um carro? Mesmo que o 2.0TDI seja muito resistente e forte, ele passaria essa impressão ao consumidor de picapes?

Fonte: Argentina Autoblog.

  • fernando

    ela ta parecida com a hilux

  • pablorocha

    Picape média, pelo menos aqui no Brasil, tem que ter motor de bom torque e durabilidade, colocar motor de geladeira é maldade da Volks…

  • Giovane

    Duro vai ser trocar um mwm da s10 por um sei lah oque TD da volkswagen….pra quem usa a picape no trabalho e precisa de durabilidade e força…um international ou cummins ou mwm falam alto.

  • Filipe Augustus

    Não acho que o 2.0TDI do Audi TT de 170Cv seja ruim…
    Tem apenas uma cilindrada menor….oq pode resultar em maior economia

    • oi

      maior economia e mais esforço do motor pra levar uma picape carregada, por exemplo!

      não senti firmeza nesse motor aí não!
      e o publico de pick-up é do tipo que leva isso em conta!

      • MTS

        é claro q o motor vai receber algumas alterações para ser mais resistente…
        e os 170 cv são melhores q os 144 cv da Frontier 2.0, q os 163 cv da Hilux 3.0 e os 140 cv da S-10 2.8…

    • dudumarinheiro2008

      eu tenho certeza que é isso que a volks quer… economia, com um motor potente, perdendo apenas 2 cv para a frontier, e tendo a cilindrada 20% menor… é aquele tal de donwsing (acho que é assim que chama)

  • Menezes

    Curtos, porém ótimos comentários do pablorocha e do giovane!

    Finalmente uma picape (ou pick-up) média da VW! Já não era sem tempo!

    A respeito dos comentários citados, se a VW seguir a receita da VW caminhões, terá um próspero futuro pela frente! Manutenção barata e confiabilidade derrubaram todos os concorrentes.

    Caminhão VW hoje briga somente com Mercedes, ainda assim, vende bem mais.

    • MM

      Vendedor detected. :teeth2: :bate:

  • Marceloups

    Mico….

    • schip

      tem gente que nao entende ************************************ nenhuma de carro neh nao?
      :bate:

  • Diguinho

    Tomara que venha pro Brasil :cool:

  • Paulo Eduardo T.L.

    O motor da nova Frontier é um 2.5 e rende 172cv. 500cc a menos que os motores da Ranger e Hilux e com 9 cv a mais e nem por isso é sinônimo de falta de resitência. A impressão que eu tenho é que a maioria dos brasileiros são muito conservadores com relação tecnologia, principalmente nos carros. Detalhe que eu penso que a VW já tem muita experiência com motores a diesel adquirida com sua linha de caminhões e se decidiu colocar na sua caminhonete média o seu motor 2.0 16v turbo diesel de 170cv é porque ele dará conta do recado. Além do que, a grandeeeee maioria dos compradores desse tipo de automóvel hoje em dia dificilmente usam o veículo pra trabalho pesado ou até mesmo pegam alguma trecho sem asfalto, mesmo no final de semana e se assim o fizerem, acredito que o carro da VW não irá decepcionar no quesito motor.

    Abraço!

    • dafo

      Paulo, os motores a diesel utilizados nos caminhoes VW, são da MWM
      ou Cummins e não da própria VW.

  • Raimundo

    Ficou interessante a picape. A frente vai ser parecida com a do conceito sim, so q alguns elementos estarao em posicoes diferente. O faro acima eh o mesmo do conceito so q com maior superficie refletora. As lanternas traseiras devem adotar o novo design e materias mostrados no Gol V, Polo europeu e Golf q refletem mais.

    Com relacao a durabilidade do motor, percebo q as pessoas estao fazendo uma analogia um pouco errada. Motor mais resistente nao precisa ter cilindrada maior. Cilindrada maior eh sinonimo de volume maior. Resistencia vai depender dos materias empregados. Se fosse possivel fazer um motor de fibra de carbono, esta seria mais leve, possivelmente menor, e com maior resistencia q um de aluminio ou ferro. Nao se deve esquecer tambem q o volume do motor eh dado pela parte interna e nao como um todo. A resistencia ja dependera da espessura das paredes deste e do material usado. 1 cm de espessura de fibra de carbono eh mais resistente q 2cm de aluminio. O motor do Audi pode ser bastante resistente, pois aguenta um potencia elevada, e o principal numa picape, torque idem.

    • Giovanni

      Fora que cilindradas maiores levam a maiores perdas, mais dificuldade de giro (se for um 4 cilindros), menos eficiência no todo. Não sou fanático pela VW, mas creio que as pessoas estejam sendo conservadoras demais ao achar que motor bom é motor grande e tradicional. Um bom 2.0 pode substituir até mesmo um 3.0 V6, quer as pessoas acreditem ou não. Tecnologia pra isso existe: injeção direta, turbo, comando variável, etc.

  • Osprey

    Esse motor vai surpreender muita gente….

  • Luis.J.R.

    Bom pelo menos a vw tá vai equipar essa picape com um motor moderno e ecologico!Acho que pode dar certo.

  • Giovanni

    Cópia descarada da Hilux heim… Mas pelo menos copiaram uma pick-up bonita.

  • ALVARO AUGUSTO

    O pior, pra quem falou dos caminhões da VW, é que surgiu um boato que a VW vendeu toda a fábrica de Resende para a Mann alemã, grande fabricante de caminhões e lá sua concorrente. Pergunto à NA: isso é verdade ?????????????????

    • Raimundo

      Ao Alvaro Augusto,

      sim, eh verdade. A divisoes de caminhoes foi vendido para a MAN e foi ate publicado aqui e em outras midias. Espera-se uma cooperacao das duas marcas, mas ja li que a MAN pretende usar a fabrica da VW pra fabricar alguns produtos aqui e ja especulam ate em mudar o nome da VW para a MAN, pois ha outros fatores sobre isto. O grupo VW tem participacao na Scania, q aqui e na Europa, meio q atuam em conjunto. A MAN eh concorrente da Scania la, logo nao faz sentido manter o nome VW nos caminhoes daqui se estes serao concorrentes da Scania e nao mais cooperadores desta. Uma coisa eh certa: o padrao de qualidade da MAN eh muito alta e eles tem bastante bagagem.

  • number431

    Ninguém notaria o fato de a pick-up usar motor de carro,acho até uma vantagem pois ali tem um motor moderno e eficiente que equipa audis e vws seguindo as normas de poluição da europa.

    Para ser resistente basta não derreter os pistões como acontece com alguns utilitários turbodiesel de uma marca famosa pela “resistência”.

    Até a Mercedes coloca os mesmos motores diesel na sprinter e nos seus carros. (sim tem classe-e com motor de sprinter)

  • The_mal_voltou

    Esse motor 2.0 TDI é muito bom,ele roda na rússia sem pestanejar, imagine aqui no Brasil?!
    e de mais a mais, se der merd4 eles podem colocar motor MWM mesmo…
    ————————————-
    Bom, pelo menos será mais moderna que todas as concorrentes.

  • Anderson Puff

    :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: Com a rede de lojas que a volks tem no Brasil, com a marca muito forte que a volks tem no Brasil, e com um motor totalmente novo e moderno igual ao da Europa, não tenho dúvidas que a Volks vem pra passar Toyota, Mitsubishi, GM e Ford neste mercado

  • hillsantos

    Legal. Vamos esperar pra ver como esse motor vai rodar. Qualquer coisa, como o pessoal aí disse, tem um MWM e um Cummins pra resolver o problema.

    Pior é que ela tá com uma mistura de Hilux com L200 Triton. Pelo menos a divisão da carroceria com a cabine tá parecendo com a Triton. E as curvas parecendo um pouco com a Hilux.

  • Fred

    ta a cara da frontier do modelo antigo ,anterior ao vendido aqui.

  • dafo

    Os unicos problemas que esse motor talvez traria, seria o custo de manutençao
    devido ser um AUDI e uma possivel demora ou até falta de reposiçao de peças.
    No mais, tem tudo para dar certo.

  • luan

    interessante esse lançamento da VW apesar desse motor ser meio duvidoso tomara q de certo :cool:

  • Miro

    Pelo visto 90% dos comentários são de quem nunca nem pegou carona em pick-up. Eu tive uma L200 2001 com motor 2.5 87cv extremamente macio e forte o suficiente para o carro. Hoje tenho uma Hilux 3.0 163cv e percebo que a teoria é a mesma, o motor é exatamente suficiente para o carro. Tem pessoas que não conhecem de pick up e acham que todas tem motor MWM ou Cummins. Esses motores só estão na Ranger e S10 as demais usam motor do próprio fabricante da pick up.
    Motor de baixa cilindrada não significa motor fraco ou de baixa resistência. A Mitsubishi usou o mesmo motor desde a L200 1987 até a Savana 2009, um 2.5 com baixa vibração. Esse mesmo motorzinho 2.5 rende 180cv na RS.
    Para quem critica VW, saiba que é uma das poucas montadoras que estuda um modelo por mais de 10 anos antes do lançamento. O primeiro esboço da Robust ou RPU apareceu na Motor Show em 1998 e de lá pra cá a VW vem desenvolvendo o modelo.
    A Touareg passou pelo mesmo processo da Robust e hoje é lider mundial, sendo considerada uma das melhores SUV’s equiparando-se a Cayenne e X5. A VW conhece o mercado, conhece o concorrente e está nivelando seu produto e tenho certeza que vai oferecer algo a mais, pois para os desinformados, os motores VW a diesel são os mais avançados e eficientes do mundo.
    Se a VW desenvolveu o chassi para receber o motor citado 2.0 Turbo do TT, dificilmente ela vai substituí-lo por um MWM para o mercado brasileiro pois uma para uma pick up ser “dirigível” o casamento chassi-motor tem de ser afinado, coisa que não vemos em Ranger, S10 e possívelmente não veremos na futura pick up Fiat, que será uma Dakota com motor Iveco.

    Abraços.

    • Billi

      Ainda bem que estuda por 10 anos… Senão a tal de válvula VVT que equipa os 1.0 T da VW poderiam durar menos que alguns meses ainda… Q mico da VW esta VVT. Ainda bem que estudam e lançam carros duráveis!!!

      • Miro

        Você já teve um Gol 1.0 16V Turbo ou foi o amigo, do vizinho, do primo, do rapaz que vende cachorro quente na sua faculdade que teve um?
        Se você teve, você fez as manutenções de acordo com o manual e em autorizada? Você o dirigia como um Gol 1.0 Turbo com 112cv ou como um carro super-esportivo?
        Você sabe o que é VVT?
        Se não, clica aqui e conheça mais a fundo o motor EA111 http://www.volkspage.net/artigos/05/, depois você comenta sobre VW novamente.

  • GUTINHO

    tai gostei …força VW!!!! :cool: :cool:

  • gabriel

    Como proprietario de 4 picapes, picapes mesmo (2 Rangers, 1 dodge ram e 1 ford f250), nao carro cortado, tenho a seguinte opiniao, este motor vai ser muito bom, pra quem usar a camioente pra passear, p vai ser rapido, silencioso, elastico e economico, sinceramente, 80% das pessoas q compram picapes hj fazem isso, mas no momento q colocar para o servico, nao sera um powerstroke dah vida, porque precisamos de torque a baixo giro, hj infelizmente ainda nao ha tecnologia suficiente que mude isso em um motor voltado ao trabalho, se fosse assim caminhoes usariam motores HSD, coisa q nem de longe usam, a estrutura do motor pode ser muito boa, mas apesar de toda a tecnologia, ele precisara de muita pressao para ter torque, algo nao muito saudavel para um motor q esperamos uma vida de pelo menos 500k ou 1kk de km. E o pior eh a manutencao, ainda temos muitos “mexanicos” e temos de ver q o uso severo destas picapes sera feita no interior, onde os mecanicos nsao tao atualizados, lembramos de uns anos atras quando as picapes medias vinham com fantasticos motores 2.5 de alta rotacao, prometendo o torque e potencia de um motor grande, qual foi o resultado :down: :pao:, o amigo citou sua l200 2.5 de 87cvs, gracas a Deus ele teve a de 87cvs, a de 121cvs ateh vai, agora as hpe :trowup:, muita potencia pra um motor de baixa tecnologia, acabava estorando em uso severo, tivemos uma aki em casa, achamos q era problema soh na nossa por ser lancamento, apos 2 anos compramos outra, tb estorou :down:, agora voltando ao td 2.0, sensacional motor…. para um carro… veloz e com seus 1200kg, nao para um picape com TORQUE a rotacoes baixas(sem exagerar na pressao do turbo) seus 1800kg + 1000kg de carga, usam pneus de grande diametro… abracos

    • Miro

      Cara, descordo com você em alguns pontos:
      1° – Ranger não é pick up de verdade, só a Ford que acredita nisso.
      2° – O motor 2.5 da L200 não é de baixa tecnologia, tanto que é considerado até hoje como o motor de mais baixa vibração e melhor rendimento da categoria.
      3° – Acredito que se você conseguiu estourar 2 motores de L200 o problema é com você mesmo, sem querer ofender. Pq faço parte do clube da L200, meu pai é fazendeiro em GO e tem duas HPE 2006, e todos tem a mesma opinião quanto a durabilidade do motor. A única reclamação que ouço, mas por quem já se arriscou a ir à cordilheira com uma L200 foi o aquecimento elevado.
      4° – F250 e Ram 2500 não são pick up, é um caminhão com carroceria de pick up e você sabe disto.

      Acrescentando o comentário:

      Motor VW (Audi TT) – 1,968 litros, 170cv a 4200rpm, 35,7kgf.m a 1750rpm
      Motor Nissan (Frontier) – 2,488 litros, 172cv a 4000rpm, 41,1kgf.m a 2000rpm
      Motor Toyota (Hilux) – 3,000 litros, 163cv a 3400rpm, 35,0kgf.m a 1400rpm
      Motor Mitsubishi (Triton) – 3,200 litros, 165cv a 3800rpm, 38,1kgf.m a 2000rpm
      Motor Mitsubishi (Outdoor) – 2,477 litros, 141cv a 4000rpm, 30,6kgf.m a 2000rpm
      Motor Ford (Ranger) – 3,000 litros, 163cv a 3800rpm, 38,7kgf.m a 1800rpm

      Aparentemente a VW poderá ser mais vantajoso no consumo, vamos aguardar.

      Abraços

  • tiojones

    ja ta praticamente pronta…olhem que ja esta com o parachoque traseiro e tudo, até o painel deve estar pronto :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:vw rumo a liderança mundial

  • Adenilson

    Apesar de ser um motor moderno,o povo de picape quer ou Cummins ou MWM

    Seria bom se visse com o motor MWM

  • Henrique Petrópolis

    O que dá pra perceber sobre o mercado brasileiro é a relutância à novas tecnologias. Todos vivem reclamando (e neste site já li várias vesses isso) que os carros brasileiroa são equipados com motores ultrapassados em tecnologia, consumo, emissão de gases, etc. Quando uma empresa decide lançar um modelo com um motor realmente moderno, aversão é o primeiro sentimento geral. Não pode ser assim!! Se a VW aposta num modelo de motor novo, podem ter certeza que não está querendo perder briga. Acho que a Robust tem tudo para ser um sucesso!! E que venha um Robust SUV!!

  • alcantara

    A VW nao tem tradição em caminhonetes de porte, eu daria preferencia as marcas já consagradas nesse mercado.

  • sidney

    È tomara que fique bom , se não alguém da um geitinho no visual dela com umas rodas maior , uma rebaixada, aquela encrementado aissim fica bonita e potente ,rs , mas valeu pela novidade …..

  • FAOSTINO C ARAUJO

    Tem gente que não entende mesmo de caminhonete, inclusive a volkswagen, motor 2.0 em pick-up não é ruim, é péssimo. não tem força, e se pisar agride as turbinas, não economisa e não anda, é como se fosse um carro 1.000 a diesel. lembam do gol 1.000 turbo? kd eles? não valeu nada. o motor 2.5 turbo da raça de L – 200, é uma carniça. ´só serve para o mato se andar até 100 km/hs. se passar disso não demora arrebentar a trubina e queimar o cabeçote. se falar em motor, fale no motor da hilux 3.0 163 cv. esse sim, é motor de verdade, indo e voltando, moderno,potente,silencioso,e durável.esse sim aguenta o tranco.

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