Manutenção Matérias NA Pickups Volkswagen

Volkswagen Saveiro – defeitos e problemas

Volkswagen Saveiro - defeitos e problemas

Introduzida no mercado brasileiro no ano de 1983, a Volkswagen Saveiro se posiciona como um dos modelos de maior sucesso da fabricante alemã no País. Atualmente, a picape compacta está em sua quinta geração (esta com duas reestilizações em pouco mais de oito anos) e é a segunda mais vendida do segmento, ficando atrás da veterana Fiat Strada e acima da Chevrolet Montana.


E como acontece com praticamente todos os automóveis à venda no mercado, a Saveiro costuma apresentar alguns problemas relatados pelos seus proprietários. Com base em relatos de proprietários registrados em fóruns e sites especializados na internet, a picape de porte compacto da Volkswagen pode apresentar alguns defeitos que vão desde falhas no acabamento à dores de cabeça com problemas na motorização.

Confira alguns deles:

Motor 1.6 MSI com consumo excessivo de óleo

Desde meados de março de 2014, a Volkswagen Saveiro passou a ser equipada com o novo motor 1.6 16V MSI na versão topo de linha Cross, que foi usado ainda no Gol e hoje está presente também em modelos como o Polo em sua configuração intermediária. Todavia, embora seja um propulsor de concepção mais moderna que o antigo 1.6 8V (usado nas outras versões da picape) e também mais potente e “torcudo”, ele costuma apresentar um problema em várias de suas unidades.

Seguindo os relatos de alguns proprietários da Saveiro Cross registrados na internet, o motor 1.6 16V MSI que equipa a picape compacta da Volkswagen costuma apresentar constantes baixas no nível de óleo. Em diversos casos, a concessionária realizou a substituição completa do óleo, colocando a quantidade necessária conforme recomendado pelo fabricante, e após rodar cerca de 2 mil quilômetros, o nível de óleo baixou para menos do mínimo.

Para piorar a situação, a Volkswagen vê isso como algo “normal” – de fato, o nível de óleo baixar é algo normal, devido a evaporação e queima na câmara de combustão, por exemplo, mas após bons quilômetros rodados. Segundo um boletim interno da marca, o consumo excessivo de óleo nos motores 1.6 16V MSI é devido à montagem incorreta ou desgaste prematuro dos anéis ou de outro componente interno do motor ou ainda uma falha nos vedadores das hastes das válvulas.

Volkswagen Saveiro - defeitos e problemas

Falha na bobina de ignição

Um dos problemas que costumam ser relatados por alguns dos proprietários da Volkswagen Saveiro de atual geração é a bobina de ignição um tanto quanto ineficiente, que acaba deixando o condutor na mão antes mesmo do previsto, por volta de 50 mil quilômetros rodados (o equipamento foi projetado para durar mais de 200 mil km, dependendo das condições de uso e manutenção). Em um dos casos, o problema apareceu após somente 17 mil km.

Num veículo, a bobina tem como função transformar a tensão da bateria em alta tensão para as velas de ignição, que produz as faíscas necessárias para que a combustão seja realizada e o motor funcione conforme previsto. Com o defeito na bobina, a tensão é transferida de maneira irregular às velas, provocando problemas na combustão, além de aumento no consumo de combustível e nos níveis de emissões de poluentes, perda de potência e barulho de batida de pino do motor.

Má vedação dos vidros e portas

Parece que as borrachas de vedação utilizadas pela Volkswagen nas portas e vidros da Saveiro não são tão eficientes assim. Conforme os relatos de diversos proprietários em sites especializados na internet, a picape compacta pode apresentar infiltração de água através da porta do motorista e do passageiro, sendo que em alguns casos foi relatado até a presença de goteira na cabine do veículo.

Além disso, a má vedação das portas e dos vidros da Volkswagen Saveiro pode permitir a invasão de poeira no interior da picape. Algo considerado bastante crítico, tendo em vista que em muitas vezes o utilitário é usado como um veículo para trabalho e que pode ser utilizado em trechos mais acidentados – inclusive nos exemplares da versão Cross, que sai de fábrica com suspensão mais alta e pneus de uso misto prontos para essas condições.

Volkswagen Saveiro - defeitos e problemas

Freios traseiros com chiado

Outra reclamação bastante frequente entre os proprietários da atual geração da Volkswagen Saveiro (lançada há quase nove anos) é um barulho bastante expressivo emitido pelos freios traseiros. Segundo alguns relatos, os freios traseiros ficam extremamente sensíveis e barulhentos nos primeiros instantes de funcionamento no dia. Esse chiado costuma ser tão alto que muitos proprietários o comparam com o barulho dos freios de um ônibus.

Ao que tudo indica, tal problema afeta somente os exemplares equipados com freios traseiros a tambor. Vale lembrar que a Volkswagen Saveiro é equipada com freios traseiros a disco de fábrica em sua última reestilização, lançada em março de 2016. Tanto é que um dos proprietários relatou que parte do problema foi solucionado pela concessionária ao substituir os tambores traseiros em garantia, mas após alguns quilômetros o ruído voltou a aparecer.

Ruídos internos e externos

Como é algo praticamente característico entre os carros compactos, a Volkswagen Saveiro também não escapa quando o assunto são ruídos causados por parte do acabamento interno, em especial no painel e nas portas. Os proprietários também relatam ruídos constantes na tampa da caçamba, que costuma “bater muito” e emitir “um barulho horrível na hora de fechar”.

Além disso, outro tipo de barulho que pode ser frequente em parte dos exemplares da Saveiro é na suspensão, sobretudo ao entrar na cabine do veículo. Além disso, alguns clientes reclamaram do fato de a suspensão ser dura demais quando sem carga – ao ser carregada, o conforto melhora consideravelmente.

Outra reclamação de ruído é quanto aos pneus de uso misto da Volkswagen Saveiro. Um barulho excessivo vindo desses pneus é algo bastante frequente entre veículos equipados com eles. Porém, ainda conforme os relatos de proprietários, no caso da picape compacta da marca alemã o barulho é bastante excessivo, sobretudo em estradas de chão batido ou asfalto com trepidação.

Volkswagen Saveiro – defeitos e problemas
Nota média 4.5 de 8 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email