*Destaque Cupês Esportivos Europa Volkswagen

Volkswagen Scirocco se despede do mercado mundial

vw-scirocco-r-black-style Volkswagen Scirocco se despede do mercado mundial

Há 43 anos, surgia na Alemanha um cupê com a missão de ser uma proposta mais esportiva em relação ao Golf, o Volkswagen Scirocco. Agora, o belo carro da marca se despede do mercado mundial e sem sucessor anunciado, embora a VW diga que o nome é forte e que deve ressurgir algum dia como um carro elétrico. Mas, o modelo foi retirado da produção sem ao mesmo receber uma edição especial, digna de sua história e proposta.



volkswagen-scirocco-gts-2016-4 Volkswagen Scirocco se despede do mercado mundial

Feito na Auto Europa, em Palmela, Portugal, o Volkswagen Scirocco atual utilizava a plataforma PQ35 do Golf V, medindo assim 4,25 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,40 m e 2,57 m de entre-eixos. Lançado em 2008, o modelo que sai de cena atravessou quase uma década com atualizações visuais que reforçaram sua esportividade, ganhando ainda mais visibilidade com as versões GTS e R, esta última com 280 cv.

volkswagen-scirocco-2014-16 Volkswagen Scirocco se despede do mercado mundial

A atual geração surgiu como conceito IROC em 2006 e após o lançamento, ganhou outros destinos fora da Europa, inclusive a nossa vizinha Argentina. O Brasil nunca recebeu o Scirocco em seus 43 anos de história, muito menos seu substituto temporário de meia vida, o Corrado. Na Europa, a última geração recebeu motores 1.4 TSI de 125 cv, 1.4 TSI de 150 cv e 2.0 TSI de 220, bem como o 2.0 TSI de 280 cv no R. Também teve versões diesel 2.0 TDI com 140 cv ou 170 cv. Custava pouco mais de 24 mil euros na Alemanha.

volkswagen-scirocco-1 Volkswagen Scirocco se despede do mercado mundial

Vento desértico do Mediterrâneo

O Volkswagen Scirocco recebeu esse nome por conta de um vento desértico do Mediterrâneo, numa época em que a VW batizou parte de seus carros com denominações relacionadas ao mesmo tema. Apesar do capô longo, o que o fazia parecer um derivado do Passat, o cupê alemão tinha motor transversal, já que compartilhava a plataforma do Golf. O modelo surgiu não só como uma proposta mais esportiva em comparação com o Golf, mas como sucessor do clássico Karmann-Ghia Coupé (Typ 34). Ele foi desenhado por Giorgetto Giugiaro.

volkswagen-scirocco-2 Volkswagen Scirocco se despede do mercado mundial

Apesar da proposta, o Volkswagen Scirocco surgiu com motores bem fracos, partindo de 50 cv num 1.1 litro. Chegou a ganhar motor 1.7 para o mercado americano e injeção eletrônica em 1977. Com aparência de um Passat misturado com Gol, o cupê chegou a ter câmbio automático de três marchas.

volkswagen-scirocco-3 Volkswagen Scirocco se despede do mercado mundial

Na segunda geração, nascida em 1981, o Volkswagen Scirocco durou 11 anos no mercado, ganhando a plataforma de segunda geração de Golf e Jetta. Assim como a primeira geração, o modelo continuou a ser feito pela Karmann em Ösnabruck. Seus motores começaram num 1.3 de 60 cv, mas rapidamente alcançaram 139 cv no 1.8 16V. Essa geração fez tanto sucesso que conviveu com seus sucessor, o Corrado por quatro anos, quando foi finalmente substituído por este último, que estranhamente era menor. Este, porém, só durou mais três anos, antes de sair de cena.

 

  • Evandro

    um dos únicos carros “um pouco” diferente dos demais da VW…….

    • Rodrigo

      Corrida para eletrificação, está começando a fazer suas vitimas.

      • ale123

        Acho que não, esses carros eram os famosos “carros de imagem ” e provavelmente vendiam pouco em relação aos outros carros da VW e ,na hora do aperto $$ , infelizmente, são os primeiros a serem sacrificados.

        • catucadão

          uma pena mesmo

      • DinhoRoxxx

        Acho que esse foi vitima do Dieselgate que deve ter cortado a grana para o novo projeto

    • foraTemerGloboTrumpBrexit

      parece Gol

  • Hernan Carlos Granda

    este carro e The Beetle sao os unicos carros da Vw que acho bonitos

    • thi

      Serio ? Eu acho o Tiguan, golf r , Passat variante

      • Os outros não são feios, bonitos, normais, mas concordo com o colega anterior, lindos, esses 2 mesmo

        • thi

          Pior q nas outras marcas nao acho gra,ca ,na gm so acho fora do comum o Camaro , Ford o mustang , hunday nao tem ,fiat nao tem , etc

          • Samuel Justus

            Tbm não acho graça nas outras…podem meter o pau mas ainda prefiro a vw.

      • Hernan Carlos Granda

        nao gosto das suv, golf da sonho, e passat variant é um carro mais

    • Robinho

      ia escrever isso…que pena!

  • Lorenzo Frigerio

    Pior de tudo: os “hermanos” puderam comprá-lo.

    • tumbling dice

      Dor de cotovelo não é Lorenzo???

      • Lorenzo Frigerio

        Anormal seria não ter.

  • Jurandir Filho

    Que bela máquina, desenho moderno até hoje

  • Celso

    Que pena, muito mais interessante que o Golf. É triste o atual rumo da indústria automobilística, carros com características esportivas (cupês, 2 portas, câmbio manual) estão sumindo, e os opostos disso, SUVs, estão crescendo.

    • Danilo

      Acho que é um momento, uma moda, talvez daqui alguns anos o cenário seja outro (ou não).

    • FearWRX

      Por isso que vou parar em 2008, nenhum carro além desse ano, top de linha vai ter mais câmbio manual, ao menos das marcas que gosto, Subaru, Volvo, BMW e afins. Daí pra frente não teve mais quase nenhum manual até mesmo nas versões básicas.

      Eu, infelizmente, parei no tempo. Já tive carro automático e troquei justamente porque senti saudades do câmbio manual. Meu negócio é ter algo agradável de dirigir e não eletrodomésticos como tem aos montes por aí…

  • thi

    A Moda Agora sao os SUVs , nao tenho nada contra mas estou pegando uma cisma cisma com essa cat ,que qd vejo uma SW eu paro e babo( antiga ou moderna ,tanto faz)

    • ViniciusVS

      Fazer o que se o povo não compra? montadora não vive de caridade.

      Tem o Golf Variant disponível que todo mundo acha lindo mas ninguém coloca na garagem… Deve ter uns 500 Compass para cada Golf Variant, ai se a Volkswagen tira o carro de linha começa o choro ” que absurdo”, “Save the Wagons”, “mimimi peruas”, ” SUV pato”…

      É uma situação complicada né?

      • ale123

        Exato , da mesma forma que aconteceu com os carros de quatro portas e está acontecendo como o câmbio manual(praticamente não se encontra mais nenhum sedã médio- grande nessa configuração).Se quase ninguém compra, pra que oferecer ?

      • anonbr666

        Bom, tem que levar em conta que além do “modismo”, tem também a PÉSSIMA condição viária brasileira, que acaba incentivando o interesse por SUVS e carros mais altos de forma geral.

    • Raimundo A.

      Penso idem. No UK pude ver vários Scirocco e é um baita carro. SW, várias e lindas. O problema do Sci pra mim é a concorrência asiática com preços melhores e quando se pensa nas versões mais caras, as marcas premium tem melhores. Ainda por cima, de certa forma tinha o Golf na concorrência interna.
      Uma hora ou o Golf ou o Scirocco iriam penar e sobrou para o segundo. É o rumo do Fox aqui com a volta do Polo. O mais conceituado tende a permanecer.

  • Vitor C

    Apesar do scirocco ter um visual mais esportivo do que o golf a sua proposta é muito próxima de um golf de 2 portas. Além disso ele é mais caro, antigo e menos eficiente. O golf gti da um banho no scirocco R, que dirá o Golf R.
    Creio que morreu mais pela concorrência interna mesmo, o beetle é outro com uma proposta parecida.

  • edgar__rj

    Um dos carros mais belos que vi, e continuo sonhando em ter um… Queria eu ter dinheiro pra importar um e manter longe… #ripscirocco

  • Maycon Farias

    Uma pena, um belo carro com uma bela história. Vai partir e deixar um legado com muitos fans.

  • Eduardo

    LENDA … LENDA … LENDA!!!!!!
    Uma lástima nunca ter vindo pro Brazil…zil…zil…

  • Mr. Pug

    O VW mais bonito já feito. Agora no seu lugar fica somente o Golf água de chuchu.

    • thi

      Tem o sp2 tb .

      • Mr. Pug

        Nossa, o SP2 é lindão demais. Pena que poucos ainda sobrevivem inteiros.

  • R1 o comentário no1

    Feio desde a primeira geração, credo!

  • Louis

    Esse carro espanca o Feloster.

  • thi

    Volte um dia siroco ! LENDA!!

  • ####Carlao GTS

    SILOCCO… viwa o brasééééé´l

  • Ricardo Blume

    Outro que a VW enterra juntamente com o Beetle justamente pelas baixas vendas. Ao menos tivemos o Fusca rodando por aqui.

  • Giuseppe

    Provavelmente, o Volkswagen de maior personalidade da atualidade. Só lamento não ter um na minha garagem.

  • mjprio

    Tai um carro bonito da VW. Antes tivessem lancado ele ao invés do Pointer

  • PEDAORM

    Grande fã do modelo, uma pena nao ter um sucessor MQB. Corrado também me encanta, compraria fácil um VR6 ainda hoje.

  • Ramon Oliveira

    Vi um desse em Edinburgo, o carro é lindo para caramba

  • rafael morozini

    Junto com o cc e o fusca , esses três modelos formavam um oásis de design dentro da vw …

  • Lorenzo Frigerio

    Queria eu ter numa garagem… um Audi Quattro, um Scirocco II, um Corrado VR6, e esse aí.

    • Marcelo Henrique

      Então comece comprando uma garagem que comporte os 4 carros.

      A vida é curta.

  • From Rivia

    nunca chegará aqui…ainda bem, porque se chegasse em terras brasileiras viria com calotas, ar quente e maçanetas da cor do carro como opcionais…brasil sil sil….

  • Filipe Augustus

    Não sabia que o Corrado não tinha sido vendido aqui, eu sempre vi alguns por aí!!!!!!

  • Adriano Lius II

    Eu andei nesse carro em Portugal, posso garantir que ele é 1000x mais top que o Golf. Lindo demais ao vivo. Poderiam ter lançado aqui que seria sucesso de vendas.

  • Pete Alves

    Scirocco 1a. geração. O verdadeiro pai do Gol em estilo

  • Ricardo

    É uma pena! O carro não-superesportivo mais lindo já produzido.

  • alfredo oliveira

    Um dos mais belos carros esportivos que já vi. Simplesmente apaixonante.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend