Mercado

T-Cross entra na disputa da liderança de mercado nas parciais de junho

T-Cross entra na disputa da liderança de mercado nas parciais de junho

Com pandemia de coronavírus, o mercado nacional está vivendo um momento irreal em comparação com seu histórico. As restrições ao comércio de veículos novos, assim como o impacto econômico e psicológico nos compradores, por conta da Covid-19, produzem coisas estranhas no país.


Nas parciais de vendas em junho, o Onix continua como líder, mas não como antigamente, tendo pouco menos de 500 unidades de diferença para o HB20. Os números da dupla estão muito abaixo do “antigo normal”.

Logo depois, surpreende um SUV compacto, sendo este o T-Cross com 4.708 unidades. O número até que não está ruim, mas é preciso observar que os licenciamentos não eram feitos em boa parte do país, durante a quarentena mais dura.

T-Cross entra na disputa da liderança de mercado nas parciais de junho

Entrando na disputa, ainda que tenha poucas chances, pela liderança, o T-Cross lidera um grupo de SUVs que invadiu o Top 10, com Renegade, Tracker, Creta e Compass. Ou seja, metade dos 10 mais vendidos nas parciais do mês.

Gol, Ka e Kwid se espremem entre os grandinhos. No segundo pelotão, Onix Plus, Argo, Polo e Mobi perderam seus lugares, com HR-V em seguida. Kicks, Corolla e Virtus vêm logo atrás. O recém-lançado Novo Duster, está perto da lanterna, ocupada pelo EcoSport.

Nos comerciais leves, a dupla da Fiat se mantém, com a Ranger mostra sua força na terceira posição, vencendo há algum tempo Hilux e S10, com Saveiro no meio. Destaque mesmo é a Frontier, que parte para cima da Amarok e deixa a rival L200 fora do Top 10.

T-Cross entra na disputa da liderança de mercado nas parciais de junho

Falando em picapes, duas coisas chamam a atenção. A RAM 2500, com 221 unidades, não sabe o que é quarentena e nem pandemia. Olha aí Ford, o que você está perdendo…

Na outra ponta, a Oroch quase sumiu com 107 unidades. E a Montana, está bem posicionada, após ensaiar um adeus com volumes muito baixos antes da pandemia.

Confira abaixo os 20 automóveis e 20 comerciais leves mais vendidos nas parciais de junho de 2020:

Automóveis

  1. Onix – 5.450 unidades
  2. HB20 – 4.951
  3. T-Cross – 4.708
  4. Renegade – 3.640
  5. Tracker – 3.623
  6. Gol – 3.363
  7. Ka – 3.036
  8. Creta – 2.962
  9. Kwid – 2.909
  10. Compass – 2.767
  11. Onix Plus – 2.684
  12. Argo – 2.593
  13. Polo – 2.519
  14. Mobi – 2.250
  15. HR-V – 2.210
  16. Kicks – 2.098
  17. Corolla – 1.956
  18. Virtus – 1.901
  19. Duster – 1.667
  20. EcoSport – 1.556

Comerciais leves

  1. Strada – 3.351 unidades
  2. Toro – 2.692
  3. Ranger – 1.522
  4. Hilux – 1.516
  5. Saveiro – 1.438
  6. S10 – 1.281
  7. Montana – 818
  8. Amarok – 775
  9. Frontier – 640
  10. Fiorino – 600
  11. L200 – 524
  12. Master – 406
  13. Express – 373
  14. HR – 332
  15. Ducato – 240
  16. RAM 2500 – 221
  17. K2500 – 160
  18. Expert – 135
  19. Oroch – 107
  20. Daily 35150 – 105

[Fonte: Fenabrave]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Rick Wakeman

    Olha o que eu venho falando há meses!!! Claro que pode voltar ao que era, mas vejo grandes chances do HB20 reduzir bastante a diferença pro Onix. E eu já dei os motivos: o novo HB20 resolveu os problemas da versão anterior, manteve praticamente o preço do anterior… Enquanto isso, o Onix Joy aumentou de preço, ficando próximo do novo Onix. COm isso, o HB20 hoje, pra mim, é o melhor carro em custo x beneficio desses modelos hatch de entrada.

    O pessoal aqui diz que é estoque, etc…eu não vejo assim. Vejo como uma oportunidade que o HB20 está aproveitando, de se mostrar uma melhor opção que o Onix Jiy, custando menos. E o consumidor em algum momento acaba percebendo isso.

    • O Joy subiu vertiginosamente pq a Chevrolet quer o tirar de linha, mas o carro ainda vende bem para PJ, então inflam a tabela e com os descontos aplicados ao CNPJ, acabam chegando ao preço que queriam.

      • Rick Wakeman

        Mas pelo que eu saiba, o Joy vendia muito. Se a GM está aumentando de preço pra o tirar de linha, o Onix vai perder terreno no ranking. Pode não perder a primeira colocação, mas vai perder muita da vantagem que tinha.

        • Eles estão trabalhando é justamente nisto. O público do varejo já aderiu ao novo Onix, e recentemente as locadoras. O próximo passo é convencer os frotistas a abandonar o Joy pelo novo Onix, e aí sim poderão tirar o antigo de vez. Por hora, eles estão vendo muitos frotistas optarem pelo novo HB20, vide a Ouro Verde ter aderido ao compacto da Hyundai, trocando seus antigos Onix LT.

          • Rick Wakeman

            Frotistas não vão trocar um carro de 42 mil por outro de mais de 50. Vão pro gol, que é mais barato. Os frotistas não estão indo pro hb20. As vendas do hb20 nesses meses estão quase que totalmente pra PF.

            • A questão é que o Joy já não é R$ 42.000 faz mais de um ano. Atualmente ele custa R$ 52.150 e com os descontos para frotista, fica em R$ 48.000. O Novo Onix LS começa em R$ 53.050, e com os descontos para frotista fica em R$ 48.500. Eis o motivo do novo HB20 Sense estar conquistando o frotista, pois para eles, o carro custa R$ 42.990.

              • Rick Wakeman

                As vendas do HB20 nesses meses são quase que exclusivamente pra PF. Como que ele está conquistando frotistas????

                • Emplacamentos atualmente não traduzem todas as vendas. Só a Ouro Verde Frotas tem 480 HB20 por emplacar. Serão 650 nessa primeira leva.

                  Veja que, no acumulado do ano até maio, o HB20 já era o décimo em vendas diretas, com 6.941 carros emplacados.

                  • Rick Wakeman

                    HB20 era o décimo em vendas diretas nos meses iniciais. Logo, ele é menos dependente de vendas diretas do que Ka, gol, Onix…esses modelos estão entre os 9. Em maio, o HB20 foi o 38 em vendas diretas. Ou seja, mesmo computando os emplacamentos, o hb20 continuara sendo menos dependente de vendas diretas do que Onix . Se a GM não comercializar mais o Joy, o HB20 pode reduzir significativamente a diferença pro Onix. Isso tudo que vc escreveu só corrobora o que eu disse

                    • Isso eu concordo contigo, e como disse, além de ter público cativo no varejo, o HB20 irá ampliar mais suas vendas, uma vez que está aumentando sua participação em vendas diretas frequentemente, mas não duvido a Chevrolet conseguir emplacar o Novo Onix no lugar do Joy, uma vez que os preços já estão parecidos.

                    • Rick Wakeman

                      Acho difícil a GM emplacar o novo Onix, pois o preço está bem acima do hb20. E ainda tem o Gol que, com descontos, pode TB receber compradores do Onix Joy.

                    • Sim, de fato HB20 e Gol vão aumentar sua participação em vendas diretas, pelos preços, embora o Gol agora tenha subido muito na tabela delas também.

                    • Rick Wakeman

                      Me refiro a vendas diretas. .

                    • Falando de vendas diretas, creio que o Novo Onix conseguirá substituir o Joy, pois hoje o preço de ambos é semelhante na venda direta.

                    • Rick Wakeman

                      Como assim? A GM subiu o preço do Joy, ficando próximo do novo Onix. Logo, quem comprava o Joy vai migrar pra outro carro, como HB20, gol, Ka …ou seja, o novo Onix não vai conseguir substituir o Joy. Pode substituir aqueles que ainda irão comprar o Joy, pois a diferença reduziu, mas não os que compravam o Joy antes, quando o preço era mais convidativo.

            • Frotista que adquire Sandero, Argo, Onix e HB20, raramente compra o Gol, pq o Gol além de não ser barato (tabela de R$ 51.850), não tem mais os generosos descontos de outrora, ficando R$ 45.000 para o frotista. Sandero idem, hoje batendo R$ 44.900 para o frotista. Aí que o HB20 tem levado, pois está custando R$ 1.000 a menos que os demais, além de estar barato no varejo (R$ 46.190 e R$ 48.190 a depender da praça).

              • Rick Wakeman

                Cara, vi num mataria em outro site que as vendas do HB20 são mais de 90% pra PF, nesses últimos meses! Por que vc diz que frotistas tem levado HB20 ao invés de Onix????? Enquanto isso, o gol.ta vendendo muito bem! Explica isso aí.

                • Eric PB

                  independente de ser pra PF ou PJ o importante é q a Hyundai adequou o preço do carro. E olha, estes dias andei de uber um modelo 2018 sedan. O motorista, um senhor de idade, disse q o carro dele tbm é de uso particular(…) resumindo, achei o carro bem silencioso e com suspensao macia. Melhor do que versa e onix joy que já peguei corrida…

    • Ricardo Silva

      Eu também vejo o HB20 como melhor custo/beneficio … As supostas vantagens geralmente citadas do Onix sobre o HB20 são aquelas funcionalidades que dificilmente serão utilizadas no dia-a-dia, Park Assist, Wi-Fi e Carregamento por indução … se o HB20 tivesse os 6 airbags desde a versão de entrada, seria perfeito …

    • Verdades sobre o mercado

      Que a Hyundai está agressiva com o HB20 não se discute(o pacote de air-bags laterais + ESP por R$ 1.000,00 foi uma ótima sacada), visto que está até mais barato que o Ka de entrada segundo o Dimitri Vargas, mas é fato que a rede Chevrolet está desabastecida de Novo Onix e isso reflete nos emplacamentos. Em julho esta diferença do Onix para o HB20 deve crescer consideravelmente.

      • Rick Wakeman

        Não sei…vcs estão falando isso há meses…mas com esse preço alto do joy, eu fico na dúvida se essa queda na diferença para o segundo colocado foi somente desabastecimento.

        • Verdades sobre o mercado

          É fato que o Novo Onix é um sucesso e os estoques estavam baixos quando começou o isolamento social. Como a produção ficou parada quase 3 meses muita css ficou com estoque quase zerado de Novo Onix. Joy morreu no varejo, o foco dele é VD, mas com a pandemia tem pouca empresa comprando(além da produção parada também). O que vendeu melhorzinho para PJ(em especial locadoras) em junho foi o Gol.

          • Rick Wakeman

            Nao sei se o novo onix é sucesso a ponto de manter aquela diferença pro segundo, como antes. Não era o Joy que vendia bem e, portanto, era o responsavel pela distancia pro segundo colocado?

          • O Gol mesmo foram só as entregas já acertadas antes da pandemia, pois o HB20 tem liderado os novos contratos com frotistas, vide a Ouro Verde ter optado pelo modelo, ela que era fiel da Chevrolet, Volkswagen e Renault.

  • zekinha71

    Esse ranking atualmente é mais furado que discurso do presidente.

    • 😎.

      Mesmo assim é um ranking, não pode ser apagado da história.

  • Agora tudo está distorcido e não mostra a realidade das vendas.

    Porém, com a dura quarentena, uma coisa se pode tirar: quem tem melhores condições, é que está comprando carro.

    Quando carros de alto preço estão nas cabeças de ranking, começa a preocupar.

    • Janio O’ brien

      foi exatamente isso que pensei, esse ranking só mostra a queda na finança da classe média baixa, e eu temo os danos econômicos e psicológicos que ainda estão por vir…

  • Ricardo Silva

    Onix, aquele carro que vende mais pra não sei quem … pois é difícil ver um pelas ruas … agora sobre a T-Cros, gosto do espaço interno dela … se o preço fosse um pouco melhor …

    • Pablo Henrique

      Acredito que essa questão de vendas seja muito regionalizada. Aqui em Salvador por exemplo chove Onix. Tem momentos que eu estou no meu Prisma na Av Luís Viana e se olho ao meu redor me sinto fazendo parte de uma invasão Chevrolet. O que eu vejo de Onix/Prisma/Plus no meu retrovisor, ao meu lado e na frente não tá no gibi. Desculpe a viajada na maionese, mas acho que deu pra passar a mensagem.

  • Piston head

    Há 3 praticamente 3 meses venho lidando com esse ranking, bem como outros comentaristas, como algo anômalo. Agora, começo a ver como a realidade. Algo próximo com o que ocorreu até fins de março, no que diz respeito a emplacamentos, pode demorar até um ano para estabilizar e mesmo assim, quem pode garantir?

  • Mauro Moraes

    Não dá pra comemorar nada. Mercado em crise, fábricas retomando aos poucos as atividades. Ambiente muito incerto.

  • Aristeu Junior

    eletroboy pira

    • Eric PB

      kkk o q seria um eletroboy?

  • Marcelo Amorim

    Nao dá pra tirar conclusoes,aqui no RN mesmo nao estavam emplacando,de uns dias pra cá baixaram um decreto pra concessionários oferecerem suporte e com agendamento o vistoriador iria até lá auditar o processo,mas quando chega na auditoria,o processo trava e o emplacamento fica pendente.

  • Tom Costa

    Não é só efeito dos detrans, locadoras e css fechadas. O pobre que se mata pra comprar um popular zero ficou mais pobre ainda nessa pandemia, no máximo vai atrás de um usado agora.
    Os efeitos dessa desgraça vai perdurar por muito tempo.

  • Gutto Morais

    Oroch está com produção suspensa a mais de 3 meses, nenhuma concessionária tem pra vender. A produção dela foi transferida pra mesma unidade que fabrica a Master ja que ela não divide mais componentes com a nova Duster….

  • Marcelo

    A Volkswagen está com pedidos represados de T Cross Sense, que serão entregues agora em junho e julho (acho que são cerca de 8.000 unidades para PCD). Isso pode explicar, em parte, os números do T Cross.

    • Verdades sobre o mercado

      Pode ter certeza que é a principal razão por estes números do T-Cross

  • William Gabriel Petris

    O Novo Onix, como disse um colega abaixo, somente agora a GM está começando a repor os estoques para vendas, mesmo para PF. Conseguir um Novo Onix PCD é uma luta, ainda mais se vc especificar um modelo e cor. Tracker então, esquece. Alguns modelos de Onix você ainda nem consegue, tem que pedir e esperar fabricar, tem que ter paciência. Penso que o problema do HB 20 é a aceitação do cliente PF, pois o design do carro deixa muito a desejar e o cliente PF olha muto isso. O anterior era mais bonito. Já o Novo Onix tem o design mais acertado, cobra por isso e pela tecnologia embarcada. Claro, a Hyundai percebeu tudo isso, não aumentou os seus carros e ampliou as promoções.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email