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Volkswagen T-Cross é flagrado novamente no Brasil

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O Volkswagen T-Cross já foi visto rodando e mais uma vez aparece em estradas brasileiras, mas desta vez podemos observar melhor seus detalhes. O SUV compacto da empresa não será o primeiro, levando-se em conta seu portfólio global, mas para o segmento de acesso dos utilitários esportivos, deverá iniciar a empresa nessa importante faixa, onde o grupo hoje aposta nos modelos Seat Arona e Audi Q2.



Como o segmento de SUVs cresceu de tal modo que os compactos acabaram divididos em duas faixas de tamanho, o Volkswagen T-Cross será o menor desses dois, pois o maior será um novo utilitário esportivo, chamado Tarek e que será feito na Argentina. Ambos serão rivais de modelos como Ford EcoSport e Peugeot 2008 no primeiro caso e Honda HR-V e Nissan Kicks no segundo, apenas para exemplificar.

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Com cerca de 4,15 m de comprimento – o conceito tem 4,13 m, mas pode ganhar alguns centímetros a mais na versão final – e mais 2,56 m de entre-eixos, espera-se que o Volkswagen T-Cross tem um espaço interno bom, especialmente na parte traseira, se levarmos em consideração o Polo 2018, com o qual compartilha a base. Um entre-eixos maior seria interessante, mas conflitaria com o Tarek. Mesmo assim, o porta-malas será evidentemente maior, podendo ir de 350 a 400 litros, tendo ainda um separador de bagagem.

Pelo que se vê nessas novas imagens, feitas pelo leitor Massashi Miyamoto, o Volkswagen T-Cross vai privilegiar o acesso ao habitáculo com portas traseiras de boas dimensões, visto que não terá vigias nas colunas C, que ao serem maciças, reforçam a robustez visual do modelo, uma característica bem empregada pela VW em seus carros.

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Outro ponto importante é a altura da carroceria, cuja linha de cintura elevada indica um bom volume interno, suficiente para cinco adultos de estatura alta. Não se sabe se haverá um sistema de ajuste modular no banco traseiro, mas seu rebatimento precisará ser melhor que aquele apresentado por Polo e Virtus, que não criam uma plataforma totalmente plana. Isso precisará acontecer no Volkswagen T-Cross para ampliar sua versatilidade.

Um dos fatores que deverão facilitar a vida comercial do Volkswagen T-Cross, assim como ocorre nos demais SUVs, é a posição de dirigir elevada, com tudo à mão e uma boa área envidraçada, que pode ser bem observada nas fotos. Esse é um dos atributos dos utilitários esportivos, dando assim mais conforto e sensação de segurança para o condutor e passageiros.

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Junto com tudo isso, adiciona-se uma suspensão mais elevada e robusta, com molas e amortecedores mais fortes, porém, macios o suficiente para filtragem de nosso pavimento ruim. Como um SUV e ainda mais sendo o primeiro dessa categoria dentro do portfólio da marca por aqui, o Volkswagen T-Cross deverá contar com nível de segurança maior. Espera-se por um pacote de seis airbags e também de sensor de pressão dos pneus como item de fábrica, o que não ocorre nos Polo e Virtus.

Além dos itens óbvios, já vistos na dupla de compactos que é feita em São Bernardo do Campo-SP, o Volkswagen T-Cross pode oferecer ainda um seletor de modos de terreno, assim como acontece no T-Roc, mesmo com tração apenas na dianteira, mas o Dynamic Chassis Control não deve dispor de suspensão adaptativa no SUV.

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Com isso o custo seria mantido, mas pode ser que nem mesmo esse seletor esteja disponível, deixando apenas os recursos já existentes, em especial o bloqueio eletrônico de diferencial. Um controle de descida reforçaria a proposta do modelo. Por fim, mais espaço para trecos e copos/garrafas, além de bancos mais envolventes e confortáveis. Um teto solar elétrico panorâmico será oferecido, conforme visto no veículo flagrado. No conjunto ótico, o SUV deve oferecer faróis duplos sem LEDs diurnos, que deve ficar no para-choque. Note na imagem a lente simples.

Na mecânica, como dito antes, as chances do 1.0 TSI de até 128 cv em quase todas as opções são grandes, assim como o eventual uso do 1.6 MSI de até 117 cv na versão manual e até com o emprego de um câmbio Tiptronic, vital para um preço menor na versão “MSI”. Para clientes PCD, essa pode ser a oferta até R$ 70.000. Por ora, a tração 4Motion deve ficar fora dos planos por causa dos custos. Além disso, a VW sabe que a maioria dos clientes da categoria não estão interessados nesse sistema. Então fica mais fácil não oferece-lo.

Volkswagen T-Cross – Galeria de fotos

Agradecimentos ao Massashi.

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  • Tosca16

    Conhecendo a VW não duvidaria nada o 200TSI, mas creio que teremos sim a versão MSI… Agora falando em preços, calcanhar de Aquiles da VW, a suposta qualidade e dinâmica “alemã” custa caro; fora o acabamento muita das vezes questionável, a exemplo do recente Polo.

    • Wagner Lopes

      VW sempre foi assim…prioriza a mecânica e trata mau aquele que assina o cheque.

      • wagner

        Nem sempre!

    • DevXav

      Eu já aposto no 1.4t senão ele não vai conseguir concorrer com Tracker e HR-V da vida.
      Provavelmente voltarão a Tiguan para o 2.0t pois creio que seja mais coerente..

      • th!nk.t4nk

        O concorrente de Tracker, HR-V e afins será o Tarek. O T-Cross é pra bater de frente com o Ecosport. O motor 1.0 TSI é mais do que suficiente pra um carro tão pequeno, isso aí mal vai ter porta-malas.

        • TT 230

          O Tracker tem entre eixos menor (quase nada, verdade) do que o do Polo.

          Existe a possibilidade de a VW deixar o T-Cross com uns 4 cm extras em relação ao Polo no entre eixos.

          Tarek vai ter cerca de 2.64 m de entre eixos, e cerca de 1.84 de largura, o que o coloca como concorrente do Jeep Compass. Tomando como base o equivalente da Skoda.

        • DevXav

          Não consigo ter uma perspectiva de tamanho no momento, mas pelo que você está dizendo, se ele for assim tão pequeno e sem porta malas, ele seria menor que um Cross Up..

          Como que um carro menor que um Cross Up em todos os sentidos bateria de frente na concorrência com um Ecosport?

          Não vejo sentido algum na sua lógica.

          E outra, pra bater de frente com a Ecosport com motor 2.0 aí sim que o 1.4T faria ainda mais sentido.

          • th!nk.t4nk

            Já viu o porta-malas do Ecosport? É carro pra cidade, assim como o Tarek também será. Nem sequer faz sentido motor 2.0 no Eco, ele é um mero compacto (um Fiesta levantado). O Tarek por sua vez é um Polo altinho. Esses modelos são voltados na uso na cidade e pra serem econômicos, não pra terem forte desempenho (a não ser que a pessoa tenha tendências suicidas).

            • Edu

              Esse motor com 128cv não vai fazer feio nele. E a proposta do carro é exatamente essa que você diz: um SUV urbano voltado para a economia.

        • Djalma

          Quatrocentos litros tá de bom tamanho.

        • Rafael Lima

          Tarek é basicamente o Skoda Kodiak esse T-Cross é o Skoda Karoq com outra roupa, o T-Track que vai ser menor

        • Marcus Mendes

          Pequeno com 4,15 ms de comprimento? Eu tive um Ka segunda geração que tinha 3,86 ms de comprimento.O motor ideal é o 1.4.

          • th!nk.t4nk

            Com o 1.0 TSI bem calibrado pode fazer 0-100 km/h na faixa dos 10 s e chegar a uns 180 km/h. Pra um compacto desse porte, tá excelente. O Golf com esse motor anda muito bem, que dirá um Polo ou T-Cross, que são modelos pensados pra cidade.

            • Luis Fernando Pozas

              Verdade, mas andaria muito melhor com 1.4Tsi… pq aceitar menos?

        • Renato Duarte

          Mas a Ecosport tem o motor 2.0 na versão Titanium e na recém lançada Storm. Se a VW insistir em transformar o motor 1.0 TSI em motor de carro de rico,,, vai perder venda e no final das contas não ter compensado o lançamento. Assim como o Polo e Virtus devem ter o 1.4TSI,, o T-Cross também precisa ser lançado com esse motor.

        • npor03

          Em outros sites (vários) afirmam que o Tarek irá competir na categoria do Jeep Compass (ou seja, acima do HR-V e afins).

      • Djalma

        Quem vai concorrer com esses dois é o Tarek.

    • invalid_pilot

      Se vendem Kicks 1,6 Aspirado e todo mundo acha sensacional, justo oferecer o 1,6 120 cv também

      • Tosca16

        Kicks é leve, mas a crítica existiu a época por achar insuficiente esses apenas 114cv; desempenho não é ruim, justo, sem esportividade. Mas pelo preço poderia ter mais potência, uns 140 no mínimo seria justo.

        • Djalma

          T-Cross também não vai ser muito mais pesado.

      • Duh

        O Kicks é leve e ficou econômico, só devia ter um motor mais potente na versão top. Agr o 1.6 da Volks por exemplo no Polo não deixou ele super econômico, Argo 1.3 consome menos, pra colocar nesse suv vão precisar mexer nele.

    • Cristiano_RJ

      Certamente virá com a versão 200 TSI. Ainda bem. Deverá equipar as versões superiores, tal qual o Polo e o Virtus, deixando a 1.6 MSI para as versões de entrada. Essa é a mesma fórmula utilizada por outros concorrentes. No caso do Kicks, só há o 1.6 aspirado mesmo nas versões mais caras (vergonha). Mas, é impressão minha ou em sua frase “Conhecendo a VW não duvidaria nada o 200TSI” carrega certo negativismo, como se isso fosse ruim?

    • HugoCT

      200 TSI é certo, MSI tbm. Já o 1.4 ….

  • D136O

    Vão ficar com 4 SUVs no Brasil T-cros, Tarek, Tiguan, Touareg? Serio que vão usar TAREK??

    • FearWRX

      Muito mais bonito que se usasse sopa de letras e números que nem muitos usam.

      • D136O

        A família do T não é problema…. minha duvida é quanto a quantidade de SUVs pq o Troc já ficou de fora do Brasil.
        Se Argo já é nome estranho imagina esse tão parecido com palavra depreciativa, só perde pros franceses que botaram o picasso na garagem de muito brasileiro.

        • Rafael Lima

          O T-Roc é um SUV da categoria do Tiguan só que com visual mais descolado da linha, aqui não venderia muito, o Tarek é basicamente o Skoda Kodiak só que com design VW

          • Raimundo A.

            Não, meu caro. O Tiguan é um SUV. O T-Roc é um autêntico crossover. Reduza o vão livre e coloque rodas normais para ver se não está mais para um hatch modificado, bombado, vide GLA e X2 da MB. É o mesmo caso do Audi Q2 que parece um Sportback altinho.

            O T-Roc pode ter preço do Tiguan 5P, novo ou antigo, mas é outra questão. O grandalhão Atlas é mais barato que o Touareg que está posicionado como premium.

            • D136O

              será que vai ter espaço para os 4 ou vão tirar o Tiguan?

  • th!nk.t4nk

    O 1.0 TSI vai cair como uma luva nesse carrinho. Pelo seu porte e proposta, teria o melhor custo x benefício. A questão é se a VWB vai abrir os olhos dessa vez e caprichar mais no seu interior, pra não repetir a bola fora que deram com o Polo.

    • Rodrigo

      A VW do Brasil precisa abrir os olhos para seu pós-venda, isso sim.
      O produto é bom, o problema é que os concessionários ainda acham que estão te fazendo um favor. Só pra ter ideia de alguns pontos nesse quase um ano de uso do meu atual Golf:
      1. Preço das revisões é elevado pelo serviço (basicamente óleo e filtros). Se precisar de alguma peça extra morre com mais uma grana. O esquema de revisões disposto no site é confuso, cobra como item recomendado coisas que deveriam ser trocadas, encarecendo a conta.
      A impressão que dá é que colocaram valores fixos apenas como chamariz de marketing, mas não são honestos suficientes para mostrar o valor real com tudo que precisa ser feito no carro.

      2. Descaso. O consultor técnico só vai te atender e acabou. Depois que vc deixar seu carro na revisão reclamando de algum problema, é vc quem tem que ficar ligando, debatendo, explicando,… isso porque vc está pagando, imagina um atendimento avulso pra acionar a garantia.

      3. Na última revisão a consultora preencheu a pesquisa de satisfação em meu nome e pediu que eu assinasse (o que obviamente não fiz). Depois me induziu a responder que estava plenamente satisfeito se acaso a VW me ligasse pra pedir minha opinião.

      Por essas e outras que Toyota e Honda vendem aos montes, mesmo seus carros sendo bastante aquém em termos de tecnologia embarcada.

      • Rubens de Lima

        É o pior pós-venda disparado, minha vizinha tem um Up zero, na garantia, deu problema e ficou mais de 1 mês esperando por peças

        • Rodrigo

          Não quero ser leviano em afirmar, mas pelos relatos de outras pessoas sua vizinha nao ficou mais de 1 mes esperando peças. O carro dela ficou todo esse tempo parado por puro descaso da Concessionária. Julgo uns 15 dias só para “diagnosticar” o problema, mais uns 5 para a VW autorizar o reparo em garantia e o restante foi o tempo efetivo de reparo e teste (logicamente com muita gordura).
          Parece que fazem de propósito para vc não usar a garantia.

        • Djalma

          Já vi clientes do outras marcas esperarem mais do que isso inclusive da “endeusada” Toyota.

          • Hendel Marques

            Mas exceção não é regra. Quem endeusa a toyota tem seus motivos.

      • PH Sacchi

        recentemente levei um up! para fazer revisão e quando perguntei o valor me passaram um preço R$200,00 acima do valor que consta no site, questionei e eles baixaram para o valor sugerido ou seja se não tiver bem informado vai pagar além do já muito caro serviço deles …

        • Davidsandro18

          Já aconteceu isso comigo tbm quando eu tinha um up tsi, o valor era mais de 100 reais acima do informado no site, e fora isso foi serviço porco que fizeram no carro, passaram WD no lugar daquela graxa específica para fechadura, não parafusaram e encaixaram direito a caixa do filtro de ar, quando voltei pra reclamar queriam que eu deixasse o carro na ccs para refazerem o serviço. Óbvio que recusei e levei numa oficina independente de um brother. O atendimento aqui na Baixada Santista é sofrível, depois comecei a levar no ABC, onde o atendimento é um pouco melhor.

          • PH Sacchi

            Isso porque eles se acham a melhor fabricante do país…

        • Marcos Souza

          Sempre faziam isso comigo na Chevrolet. Só q eu sempre já ia sabendo o preço do site. E olha que é difícil achar os preços no site da Chevrolet…eles ficam meio escondidos

  • Wellington Myph13

    Olha só, teto solar… Significa que poderemos ter ele no Polo e Virtus GTS? Interessante…
    Vamos ver o que a VW vai fazer com esse SUV, mas ela vai precisa adotar uma estratégia aos moldes do Polo, preço bem chamativo pra emplacar no mundo SUV e começar a fazer parte do catalogo de escolha dos clientes que buscam SUV…
    Chutando alto, vamos colocar 20mil acima do preço do Polo MSI: 74.990,00 com 1.6 16v mas já com pacote Connect, acho que vão igualar ao Kicks na “basica” ficando ai nos 72.990,00 só com o som comum, sem comandos no volante, mas talvez já com o pacote de I-System com ESP…
    Comfortline 85.190,00 e Highline 89.190,00… Se a VW conseguir chegar próximo dos 400L de porta-malas, o espaço interno entre Polo e Virtus, vai dar o que falar se vier nesses preços.

    • Davidsandro18

      Torço demais pelo teto solar no Polo.

      • Mr Tony

        Eu tb! Tenho no meu Grand Siena e não vivo mais sem ele!

  • Volkswagen Virtus

    Boas fotos do flagra.

  • Louis

    Se vier com preço parecido com o Virtus, tenho interesse. Agora, se vier a preço de HRV, dispenso.

    • Kiyoshi Yamashiro

      Acho que vai vir mais barato que o HR-V, mas provavelmente mais caro que o Virtus, já que é um “suv”

      • Roberto

        Mas e um SUV menor, e tera companhia de outro similar, que não poderá começar a 100k como o Compass…
        Tendo o excelente tsi e o benefício do imposto, nem perderia tempo com o 1.6

      • Cristiano_RJ

        Problema é que para ser mais barato que o HR-V (preço inicial da verão CVT = R$ 87.900) e mais caro que o Virtus (preço da versão topo de linha = R$ 79.990), não tem muito espaço não.

    • invalid_pilot

      Chuto entre 85k e 110k (nos preços de hoje)

      • Djalma

        Não passa de 100 mil. É concorrente de Kicks, Creta e EcoSport. VW vai repetir a fórmula que está dando certo com Polo e possivelmente com Virtus. Mecânica moderna, bem equipado, mas acabamento simples com qualidade.

    • NYC_Man

      Vdd.
      Concordo com vc.

  • TT 230

    Tarek vem pra competir com Kicks 1.6?

    Tarek terá porte de Compass e motor 1.4 TSI, com preços acima dos 105 mil, e deverá ser o principal rival do Jeep.

    Massashi Miyamoto, parabéns. As fotos ficaram ótimas.

  • Fernando Sampaio

    Só a título de informação, o Tarek vem para competir com as versões a gasolina do Compass, e não HR-V e Kicks.
    O T-Cross ficará no seguimento até aproximadamente 100 mil, preço dos atuais concorrentes Eco, Kicks, HR-V, Renegade…

  • Rodrigo

    Pelo que entendi da estratégia da VW para SUVs e Crossovers vai ser mais ou menos assim:
    T-Cross (MQB-A0) compacto, Tarek (MQB) médio inspirado no Skoda Kodiaq, Tiguan Allspace (MQB) médio de 7 lugares e quem sabe o Atlas (MQB) grande. Ainda se fala num modelo menor / mais simples que o T-Cross, mas acho um tiro no pé, vide WR-V que não emplacou o tanto que a Honda esperava.
    Falando no Kodiaq, vi um revise dele na Car and Buyer e gostei. Achei melhor que a Tiguan atual, apesar de ser um modelo menos refinado.

    • Roberto

      O wrv vende 2 mil por mês, e muito p um carro de 80k e tamanho de fit

      • Marcos Souza

        Os compradores não notaram q é um fit Altinho com faróis e parachoques diferentes…

  • TT 230

    Tem uma foto que o T-Cross tá quase totalmente de perfil. Como ele usa a mesma maçaneta da dupla Polo/Virtus, sabendo a dimensão da mesma já daria para descobrir algo sobre as dimensões de entre eixos do SUV, principalmente por quem tem bons programas de imagem. Ou até mesmo usar uma sobreposição de imagem, utilizando a do Polo.

    Ou é muito CSI pro gosto de vocês?! Rsrs

  • FocusMan

    Mais uma carrinho popular para ser vendido por 95 mil

  • Nicolas_RS

    Daqui alguns anos o motor vai ser opcional. De serie, vai vir um buraco no assoalho do motorista e uma bota, vai ser igual os Flintstones.

  • ChalMust

    Faltou roda nessa carro!!!! Ta parecendo o Kwid.

    • Luconces

      Tá parecendo o Cronos!

  • O painel vai ser parecido com o Polo? Que parece que veio de um Gol da vida e não combina com o preço (alto) cobrado.

  • afonso200

    era pra ter lançado em 2013, demoraram

  • sigma7777777

    Polo Rally…

  • Baetatrip

    “Em especial o bloqueio eletrônico de diferencial” em…4×2?
    Quem vai usar o bloqueio…… To imaginando os incríveis 70 graus de descida de shopping !
    Sistema parecido a ELD do Palio Adventure?

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