Conversíveis Crossovers Europa Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen T-Roc Cabrio começa produção na antiga fábrica da Karmann

Volkswagen T-Roc Cabrio começa produção na antiga fábrica da Karmann

O Volkswagen T-Roc Cabrio iniciou a produção na Europa. O SUV compacto com capota retrátil chega para ser uma das raras opções de utilitários esportivos com teto aberto, algo visto normalmente em carrocerias de automóveis de passeio.


A produção será feita na antiga fábrica da Karmann, em Ösnabruck, cidade que também fica no estado alemão da Baixa Saxônia, terra da Volkswagen. O conversível em forma de crossover será feito na mesma instalação de onde sai o Porsche Cayman.

Essa unidade é especializada em fazer modelos conversíveis desde a época da Karmann, que era responsável por esse tipo de produção, geralmente limitada e que demanda mão de obra especializada.

Volkswagen T-Roc Cabrio começa produção na antiga fábrica da Karmann


O mesmo ocorreu por aqui com a filial da Karmann (Ghia), que fez modelos como o Ford Escort XR3 conversível no Brasil. Na Alemanha, modelos como o Golf Cabrio saíam de Ösnabruck.

Embora o Cayman não seja um conversível, ele é um carro com uma demanda de mercado que exige produção especializada, sendo esta a terceira instalação que faz o produto. O híbrido plug-in diesel XL1 da Volkswagen também foi feito nessa fábrica.

Volkswagen T-Roc Cabrio começa produção na antiga fábrica da Karmann

A ex-fábrica da Karmann também já produziu o Tiguan vendido aqui, mas somente da geração anterior e na versão com motor 1.4 TSI e sem 4Motion.

De acordo com a VW, a fábrica que era da Karmann recebeu milhões de euros em investimentos para modernização da linha de montagem para o T-Roc Cabrio, devendo ainda receber mais dinheiro para fazer outros modelos do grupo mais adiante.

Volkswagen T-Roc Cabrio começa produção na antiga fábrica da Karmann

O Volkswagen T-Roc Cabrio é uma proposta ousada, mas que traz uma certeza incômoda para os entusiastas, de que a marca está criando um crossover do Golf para assumir seu lugar.

Além do conversível, o T-Roc já ganhou uma versão R com 300 cavalos e tração nas quatro rodas. O que falta mais? Quem sabe um GTI?

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Leonardo

    Em setembro desse ano peguei férias e fui para a Alemanha e passei 2 dias em Wolfsburg. Visitei a VW e pude ver de perto a T-Roc. Que carroo! Se eu não me engano é o SUV do Golf! Já que a VW BR matou o Golf aqui bem que poderia trazer a T-Roc! Não entendo pq não o fazem! Em vez disso vai trazer um cross do Polo para ficar abaixo da T-Cross, já acho a T-Cross com um interior muito pobre, mesmo a top de linha, imagina como virá esse Cross do polo. Depois de ter visto o que eu vi em Wolfsburg, a VW BR é uma decepção! A cada dia que passa tenho mais certeza de que a melhor coisa que eu faço é ficar com o meu golf 2014 alemão.

    • Daniel Pirolli

      Com certeza, tambem tive um golf 2014 e foi o melhor carro que ja tive. Com a qualidade da europa é outra coisa. Mas infelizmente nao teremos mais.

      • Leonardo

        Pois é! VW BR é uma vergonha!!!

        • 1945_DE

          Não é privilégio da VW não. A maioria delas é uma vergonha no Brasil. Só produtos de segunda linha.

          • Sino Weibo

            Mas só é assim pq o brasileiro aceita, né, convenhamos.

    • th!nk.t4nk

      A grande vantagem do T-Roc (sobre o T-Cross) é que ele herdou todo o pack tecnológico do Golf e os principais detalhes de acabamento (exemplo: os bancos são os mesmos do Golf, e fazem o T-Cross parecer um carro popular). Poderiam sim ter levado o T-Roc pro Brasil, pois o carro é bom e bonito, venderia bem.

      • G. de F.

        Mas o T-Cross é um carro popular (menos no preço…).

  • Daniel Pirolli

    Como cada um tem seu gosto, uns vao gostar outros nao. No meu caso queria um desses pra ontem. Mas só falta duas coisas pra ter esse carro, eles venderem o carro aqui, e eu ter dinheiro pra isso kkkkkkkkk

    • Leonardo

      Eu não sou muito fã de carro conversível! Mas eu já vi essa T-Toc de perto, versão normal, e te garanto que esse carro é top demais! Acho que se viesse para o BR abaixo da Tiguan venderia bem. Mas pela política de preços que VW BR pratica com certeza eles iriam posicionar acima da Tiguan, daí mataria o carro.

    • Daniel, assino embaixo. He he he.

      Adoro um conversível, pena que no Brasil são praticamente inacessíveis aos “mortais”. (mesmo os usados “acessíveis” já têm alguns anos de uso e boa parte sequer é aceito pelas seguradoras).

  • th!nk.t4nk

    Só pra esclarecer: quem tá imaginando a bizarrice de um “SUV conversível”, nesse caso não tem nada a ver. O T-Roc é baixinho (mais baixo que o T-Cross) e por isso não fica tão esquisito quanto o Evoque Cabrio. É mais alto que um Golf Cabrio sim, mas nada absurdo.

  • 1945_DE

    Até que parece bonitinho, mas já pensou você no banco de trás no meio de uma capotagem. Deve ser divertido, mas vai ser uma vez só.

    • Eduardo 1981

      Não tinha pensado nisso ainda. Faz sentido.

    • th!nk.t4nk

      Então, as barras que são ejetadas ficam justamente atrás dos bancos traseiros, então ali é a área mais protegida do carro. Elas são ativadas automaticamente quando o carro está a 90°, naquele momento em que a capotagem se torna inevitável. Claro que se os passegeiros estiverem com os braços esticados (principalmente na lateral) ainda há risco de se machucarem, mas bater a cabeça não vão hehe.

  • jfontes

    “Suversivel” é de lascar KKKK.

  • leitor

    Quem faz o mercado é quem tem dinheiro. Pra quem já viu um Bentley ou Rolls Royce conversível em outros países mais ricos, essa tosqueira acaba nem sendo tão louca assim.

  • G. de F.

    Evoque Conversível fazendo escola… (Por mais absurdo que possa parecer!!!!)

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email