_Destaque Europa SUVs Volkswagen

Volkswagen T-Roc com camuflagem tem imagens divulgadas oficialmente

volkswagen-t-roc-prototipo-3 Volkswagen T-Roc com camuflagem tem imagens divulgadas oficialmente

O Volkswagen T-Roc apareceu – agora oficialmente – com camuflagem. O SUV compacto que a marca alemã está desenvolvendo, deverá ser apresentado em Frankfurt. Derivado do Golf – compartilha a plataforma MQB – o utilitário esportivo é uma resposta (tardia, apesar de tudo) ao crescimento do mercado de SUVs em todo o mundo.

Nestas imagens pode-se notar que o T-Roc apresenta um porte em torno de 4,3 m, parecendo pouco maior que o Golf, apesar de compartilhar com esse seus 2,60 m de entre eixos. Desde o início, o SUV foi pensado para ser um irmão utilitário do hatch alemão, mas por um bom motivo: bater de frente com a referência de mercado na Europa, o Nissan Qashqai.

volkswagen-t-roc-prototipo-5 Volkswagen T-Roc com camuflagem tem imagens divulgadas oficialmente

O estilo é menos sóbrio que muitos modelos da VW, exatamente para ganhar consumidores que não aceitam bem o “face family”. Duas grandes grades frontais e faróis duplos de LED com lentes que avançam sobre a abertura superior, dão um aspecto mais consistente ao carro. Na lateral, a visão lembra bastante o Audi Q2, que também compartilha a MQB.

As colunas C sem vigias são claramente vistas e reforçam o estilo da Volkswagen, dando a impressão de maior robustez, que deu fama à marca. Na traseira, lanternas que se estreitam sobre a tampa do porta-malas devem ganhar LEDs como opcionais (infelizmente). O interior logicamente não foi mostrado, mas o T-Roc deve trazer soluções diferenciadas para chamar a atenção e ter certa exclusividade. Cluster digital e multimídia com tela grande, dotada de sensor de gestos deverão estar presentes.

volkswagen-t-roc-prototipo-6 Volkswagen T-Roc com camuflagem tem imagens divulgadas oficialmente

Na parte mecânica, podemos esperar por versão 4Motion, bem como transmissão manual de cinco ou seis marchas, além de DSG com seis ou sete velocidades. Na motorização, propulsores EA211, EA888, EA189 e EA288 farão parte do pacote: 1.0 TSI de 115 cv, 1.5 TSI com 130 ou 150 cv, 2.0 TSI de 180 até (quem sabe) 300 cv, 1.6 TDI de 110 cv e 2.0 TDI com 150 ou 190 cv.

Versão híbrida GTE é outra opção possível, assim como esportivos GTD, GTI e R, neste último caso com 300 cv. Sonho? Só no Reino Unido, 34% das vendas do Golf são de versões de desempenho. Com tudo isso, o Volkswagen T-Roc irá conquistar espaço em várias plantas de produção, incluindo China (possivelmente com um irmão “rival”), México (para atender os EUA e… Brasil), Europa e talvez a Índia.

Volkswagen-T-Cross Volkswagen T-Roc com camuflagem tem imagens divulgadas oficialmente

T-Cross

Mas, por que o Brasil importaria o modelo do México? Não está oficialmente declarado que o T-Roc tem as medidas mencionadas acima, sendo essa uma suposição com base nas imagens e nos números apresentados pelo conceito, assim como sua proposta de ser o que se espera dele: um SUV do Golf. Porém, a Volkswagen – assim como teve a Nissan em passado recente – tem uma carta a manga. Ela foi exibida para os consumidores brasileiros no último salão paulistano: T-Cross Breeze.

O SUV compacto e conversível é feito sobre a plataforma modular MQB-A0, a mesma do Novo Ibiza e Polo. Como a Volkswagen se dispôs a investir no Brasil novamente, quatro modelos sobre essa base compacta da MQB normal serão feitos no país. Um deles é oficialmente um utilitário esportivo. Dois outros já sabemos: o hatch Polo e o sedã Virtus. O terceiro é tido por parte da imprensa como uma picape maior que a Saveiro, uma rival para a Fiat Toro.

Com 2,56 m – medida padrão encontrada pela VW para reduzir custos da MQB-A0 – o T-Cross é menor e de porte semelhante ao do Peugeot 2008, por exemplo. Por ser menor e mais caro, além de compartilhar a base com os novos compactos, surge como opção de acesso ao segmento de SUVs da marca alemã, mas não se pode esperar dele o mesmo alcance que o T-Roc. Brasil, China e Europa se qualificam para te-lo, enquanto a Índia deve apostar em algo feito com base na Tata. EUA não aparece como um destino para algo menor que o T-Roc, que será o modelo de entrada por lá.

Volkswagen T-Roc – Galeria de fotos

 

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend