O Volkswagen Taigo, nosso conhecido Nivus, estreia oficialmente na Europa e chega com um pacote de versões e motores que faz inveja ao crossover de estilo cupê feito na Anchieta.
Produzido na Espanha, o Taigo foi lançado na Europa visando “predominantemente jovens e jovens de espírito”. Diferente do brasileiro, o Nivus ibérico tem faróis Matrix LED IQ.Light e friso de LED na grade, como o Golf 8 e o Polo atualizado.
Ele também recebe a multimídia MIB3.1 devidamente atualizada e com atualização OTA (Over The Air), bem como conexão 4G LTE e Wi-Fi. Também tem projeção para Google Android Auto e Apple CarPaly sem fio.
O Taigo tem mais assistência ao condutor que o Nivus, incluindo além do controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência, leitor de faixa e o IQ.DRIVE Travel Assist, que controla direção (parcialmente), aceleração e freios até 210 km/h.
Com preços abaixo de € 20.000, como promete a VW, o Taigo tem multimídia com tela menor que a VW Play, com 9,2 polegadas. Oferecido nas versões Life, Style e R-Line, o Nivus europeu tem ainda o cluster digital Active Info Display com tela de 10,25 polegadas.
Outra novidade é a cor exclusiva Visual Green e seu porta-malas tem 438 litros, mais que os 415 litros do crossover feito no ABC. Por lá, o Taigo chega com motores EA211 e sem nenhuma opção diesel.
Assim, o 1.0 TSI tem 95 ou 110 cavalos, enquanto a R-Line entrega 150 cavalos com o 1.5 TSI Gen III de ciclo Miller. O câmbio DSG de sete marchas é opção também.
Falando na R-Line, ela tem rodas aro 18 polegadas e todos os recursos, enquanto a Life tem aro 16 e a Style dispõe de aro 17. Assim, a VW foca em um produto que os clientes europeus da marca ainda não haviam visto por lá, dado que chega antes do ID.5, que tem estilo de carroceria semelhante.