China SUVs Volkswagen

Volkswagen Talagon será o nome do SMV Concept da SAIC-VW na China

Volkswagen Talagon será o nome do SMV Concept da SAIC-VW na China

A Volkswagen, com sua “ofensiva SUV”, pretende oferecer a uma gama bem completa de utilitários esportivos nos principais mercados do mundo, mas a China é de longe o lugar onde eles mais terão espaço no portfólio da marca.


Um dos produtos que surgirá em breve por lá já tem um nome, pelo menos não oficialmente, mas ele aparece num vazamento da marca. O SMV Concept é um SUV de sete lugares que a Shanghai-Volkswagen pretende lançar até o fim do ano por lá.

Volkswagen Talagon será o nome do SMV Concept da SAIC-VW na China

Numa imagem do produto, surgiu um nome: Talagon. Esse parece ser o nome deste SUV de porte grande, que será um equivalente do Atlas, contudo ainda maior. Com 5,10 m de comprimento, esse VW será enorme e provavelmente ocupará o topo da linha da SAIC-VW na China.

Construído sobre a plataforma modular MQB, o Volkswagen Talagon poderá levar até oito passageiros com muito conforto a bordo e uma orientação mais premium.

Volkswagen Talagon será o nome do SMV Concept da SAIC-VW na China

Em sua mecânica, o motor 2.0 TSI de 186 cavalos e 32,6 kgfm deve ser usado na base, mas será o 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm, que suprirá suas necessidades.

Com câmbio DSG de sete marchas e mais tração nas quatro rodas, o Talagon garantirá um desempenho aceitável para o enorme SUV, que não tem previsão de usar um motor maior ou mais forte.

Para vender 4 milhões de carros por ano na China, a Volkswagen precisa de um portfólio enorme e qualquer nicho precisa ser explorado, especialmente com SUVs. Como lá existem dois grandes sócios da montadora alemã, sua gama simplesmente dobra de tamanho.

Volkswagen Talagon será o nome do SMV Concept da SAIC-VW na China

O mesmo ocorrerá com os carros elétricos, como no caso ID.4, que lá terá duas variantes, uma chamada ID.4 X e a outra ID.4 Cross. Assim, quando surge um novo produto global ou local, ele é duplicado entre FAW e SAIC.

Por ora, a JAC Motors ainda não participa dessa estratégia, mas quando isso acontecer, a VW poderá aumentar as vendas naquele mercado, especialmente com carros elétricos.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

            Quem somos

            O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

            Notícias por email