Numa sexta “VW”, coisas interessantes foram lançadas pela marca alemã na imprensa internacional ou surgiram não oficialmente, como a proposta elétrica de baixo custo e uma Amarok V6 Power Stroke, respectivamente. Contudo, isso não para por aí. Repare na foto acima e verá o Taos. No entanto, preste atenção nos detalhes da versão para a Rússia.
Se você viu que tem algo errado, acertou. Não é o Taos que você verá nas ruas e estradas brasileiras logo mais (e se tiver grana, também em sua garagem), mas um modelo diferente. A frente é a mesma do modelo argentino e igualmente do mexicano, destinados a Brasil e EUA (fotos abaixo).
No caso russo, o Taos nem é derivado de um VW diretamente, mas do Skoda Karoq. É como o Polo vendido por lá, que em realidade é o Rapid da marca tcheca. Basta vê-lo de lado para notar a enorme diferença em relação ao produto feito em General Pacheco (e Puebla, logicamente).
- Duster 2013: versões, preços, detalhes, consumo, motor, manutenção
- Novo Polo 2021: preço, consumo, motor, versões, revisão, fotos
- Duster 2019: consumo, motor, preços, versões, ficha técnica
O Taos para as Américas deriva diretamente do Tharu chinês, mas com modificações no estilo. Na Rússia, a VW se aproveita novamente da Skoda para fazer um carro seu, porém, com outro diferencial. Aqui, a missão do produto é combater Corolla Cross, Compass, Bronco Sport e, talvez, o Novo HR-V.
Para o mercado russo, o alvo do Taos local é o Renault Duster. Apesar de medir 4,412 m de comprimento, 1,841 m de largura, 1,602 m de altura e 2,636 m de entre-eixos, menor que o do Taos das Américas, já que a base é do Karoq (que na China tem também 2,68 m como o Tharu).
Como o alvo é o Duster, não espere que a oferta comece no 1.4 TSI que, aliás, também será oferecido lá com a transmissão automática de oito marchas ou DSG de sete velocidades na versão 4Motion, necessária por lá. O menor motor é o EA211 1.6 MSI com 110 cavalos e câmbio manual de seis marchas.
Oferecido nas versões Respect, Status e Exclusive, o VW Taos russo tem faróis IQ Light, ar-condicionado dual zone, cluster digital, multimídia VW Play (feita aqui), entre outros. Gostou?
Texto confuso, e agora eu sou obrigado a saber os detalhes do Taos argentino, carro que sequer foi lançado aqui ainda.
Relaxa, os carros da VW são todos iguais 😂😂😂
Seria interessante colocar fotos do modelo argentino (o tal Taos verdadeiro), a efeito de comparação.
Em uma matéria como essa, é fundamental a sustentação do texto por meio das imagens. Mesmo um entusiasta terá dificuldade de compreensão. Fotos mostrando os referidos modelos (lado a lado, em comparativo) facilitariam muito.
Adicionamos duas galerias de fotos e as referidas fotos;
eu juro que estou tentando.. mas estou vendo o mesmo carro.. hahaha
No fim dá no mesmo, é a mesma base e o mesmo visual
Resumindo: esse carro é o Skoda Karoq, mas fortemente simplificado pra fazer de conta que é o VW Taos. Herdou novo interior, frente e traseira, mas de lado nota-se que é o Karoq de sempre. Quase um rebadge. Só me pergunto por que não fizeram isso no mundo todo, já que esse carro tava pronto na Europa desde 2017 (provavelmente porque mesmo simplificado o Skoda ainda custe mais pra produzir).
Deu nó na minha cabeça essa história toda. A Skoda é uma VW simplificada, como pode um modelo Skoda ser simplificado para se tornar um VW?
Então, eu pensava a mesma coisa, a situação que eu percebo em relação aos Skodas atuais, porém, é que atualmente a marca vive o que a Peugeot está vivenciando, ou seja, eles estão jogando a marca um pouco acima do nível em que ela se encontrava. É só dar uma olhada nos últimos lançamentos da Skoda que tu consegue reparar isso.
Mas acima da VW?
Pois é cara, nesse quesito sim. Tu pode procurar na internet pelo Octavia, pelo Karoq e principalmente pelo Enyaq. Além disso, eu assisti um curto vídeo (não lembro a fonte agora :(, mas foi bem recente) de um executivo da marca falando em como eles queriam se reinventar…
Acima dos VW brasileiros e americanos, mas abaixo dos VW da Europa.
Podem jogar acima, mas não tem nome ou prestígio para posicionarem acima da marca VW, principalmente na Europa. Assim, meu questionamento segue
Mano, se tu olhar pro interior de um Skoda novo e comparar com o da VW, a diferença é brutal, qualidade fala mais alto que nome, vale lembrar que no início audi era uma generalista antes de ser comprada pela VW.
Desculpa mas não vejo diferença brutal nos produtos que se “repetem”. Na verdade é diferença é mínima, normalmente com praticidade a mais no Skoda e esmero maior nos VW similares. Existe esse posicionamento dentro do grupo e os preços ilustram isso, os Skoda são ligeiramente mais baratos. Caso tenham algum exemplo para ilustrar, seria produtivo.
Acredito que de modo geral não, mas nos países onde eles são mais vendidos sim.
Jogo dos 7 erros.
Tentando entender o texto, tentando achar a diferença, vide que todo VW já é igual imagina esse!
Maquiaram um Skoda Karoq com elementos do Taos, mas é um produto menor e mais simples. Basicamente seria o que o amigo Tommy escreveu aqui nos comentários: “É mais ou menos como o Renault Captur e o Kaptur russo”.
Acho que nesse caso é um pouco mais complicado. O Karoq é estruturalmente mais reforçado e sofisticado, porém pra fazer esse Taos russo decidiram capar tudo o que puderam no carro. No fim das contas fica até difícil dizer se realmente é um produto abaixo do Taos feito pro mercado americano, caso alguém pegue versoes topo de linha de ambos. Mas chuto que é capaz do Karoq russo até sair na vantagem (embora perca na versao de entrada).
Meme do gordinho, “eu não entendi nada!” kkkkkkkkkkkkkkk
É mais ou menos como o Renault Captur e o Kaptur russo
A traseira ficou bem melhor que o nosso modelo americano.
Pode não ser o mesmo, mas como todo VW: jogo dos 7 erros.
Esse Taos russo e o Taos Mercosul é tipo Passat americano e Passar chinês, dois carros com o mesmo nome, muito parecidos, só vendo com atenção para ver as diferenças.
Que texto mal elaborado. É como o “Samba do Crioulo Doido”, dos … Demônios da Garoa.
Tô até agora jogando “o jogo dos 7 erros”.