Europa SUVs Volkswagen

Volkswagen Tarek será fabricado também na Rússia

Volkswagen Tarek será fabricado também na Rússia

A Volkswagen vai ampliar sua presença no mercado russo. Após o lançamento recente do Polo, ainda na geração anterior e com carroceria liftback derivada do Skoda Rapid, a marca alemã quer mais produto localizados no país.


Com investimento de R$ 4,7 bilhões até 2028 na Rússia, a VW aumentará o portfólio de produtos com mais utilitários esportivos. Um deles será o Tharu, que aqui é conhecido como projeto Tarek. Ele será feito na Argentina e México, além da China.

O SUV de porte médio chegará para compor um novo time de produtos de mesmo segmento, onde haverá um modelo compacto e outro de porte grande, segundo se comenta na Rússia.

Volkswagen Tarek será fabricado também na Rússia

Tendo 4,45 m de comprimento e 2,68 m de entre eixos, o Tharu é feito sobre a plataforma MQB-A1. Na Rússia, espera-se que o SUV tenha motor 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm.

Nesse caso, a expectativa é que tenha um conjunto semelhante ao do Skoda Karoq, que também é vendido no país. Com base nisso, a versão de tração dianteira teria câmbio automático Tiptronic de oito marchas.

No caso da versão integral, o câmbio já seria o DSG com seis marchas. Intermediário, o Tharu deve ter a companhia de dois outros SUVs, sendo que o compacto pode ser tanto o T-Roc quanto o T-Cross. Este último utiliza uma plataforma menor, a MQB-A0.

Volkswagen Tarek será fabricado também na Rússia

Na outra ponta, pouco se sabe além de “SUV grande”. Como o Tiguan alemão é vendido no país, pode ser que este venha a ser substituído pelo Allspace, pois fica muito perto do Tharu em porte. A VW vende ainda os modelos Touareg e Teramont.

Este último é importado da China e é considerado o modelo maior que será nacionalizado. Nome chinês do americano Atlas, o Teramont só é produzido na China e nos EUA.

Por aqui, com Atlas ainda longe, pelo menos o Tharu está no horizonte como Tarek, mas sua estreia foi adiada por conta do coronavírus.

[Fonte: Drive]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mayck Colares

    Vai ser sem sal assim lá do outro lado mesmo.

  • marc west

    Demora tanto para entrar no mercado que já é lançado com cara de “velho conhecido”.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email