*Featured Carros Conceito Pickups Salões do Automóvel Volkswagen

Volkswagen Tarok é a nova picape da marca no Salão do Automóvel 2018

Volkswagen Tarok é a nova picape da marca no Salão do Automóvel 2018

UPDATE: A Tarok mede 4,914 m de comprimento, 1,830 m de largura, 1,677 m de altura e 2,990 m de entre-eixos, tendo 1,206 m de comprimento da caçamba e 1,090 m de largura do espaço de carga. O painel tem cluster de 11,7 polegadas e multimídia com 9,2 polegadas. 


O motor confirmado no conceito é 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e a tração integral conta com os modos Street, Snow, Off-Road e Off-Road Individual, além dos modos de condução Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual. O câmbio é automático de seis marchas. 

A Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel 2018 sua terceira picape, a Tarok. Feita sobre a plataforma modular MQB, o modelo é o principal destaque na apresentação da VW no evento, que conta ainda com o estreante mundial T-Cross, SUV compacto que chega no primeiro trimestre de 2019. Outro destaque da marca foi o conceito ID Crozz, um SUV de porte médio 100% elétrico e autônomo.

Mas, sem dúvidas, após a revelação do T-Cross, a picape média “compacta” Volkswagen Tarok é a próxima grande aposta da empresa no país. O conceito da picape foi desenvolvido no Brasil e tem porte semelhante ao da Fiat Toro, sua principal rival.


Volkswagen Tarok é a nova picape da marca no Salão do Automóvel 2018

Com design que mescla elementos estéticos de Porsche Targa clássico com colunas C e arco do teto em alumínio, a picape usa e abusa de linhas de expressão atraentes, algumas inspiradas no sedã Arteon. A Volkswagen Tarok tem frente com faróis full LED ligados entre si por feixes de LED, tendo ainda um para-choque que mescla robustez e fluidez com o nome Tarok estampado.

A linha de cintura é alta e as colunas C são bem destacadas. Na caçamba, as laterais possuem um reforço suavemente na musculatura, tendo um conjunto ótico traseiro em LED com lanternas horizontais e ligadas entre si por feixes de LED, assim como na dianteira. A tampa da caçamba possui amortecimento à gás, que permite fecha-la com apenas um dedo.

Volkswagen Tarok é a nova picape da marca no Salão do Automóvel 2018

Mas, seu compartimento de carga ainda se destaca pelo rebatimento de parte do habitáculo, atrás do banco traseiro tripartido, aumentando assim o volume útil da caçamba, que ainda tem conexões para dispositivos elétricos. A VW pouco mostrou seu interior, alegando que o mesmo é bem espaço.

Na parte mecânica, a única menção é em relação à tração, que será nas quatro rodas, assim como sua capacidade de carga de uma tonelada, indicando que o uso do motor EA189 2.0 TDI de 180 cavalos, usado na Amarok, pode ser compartilhado com a Tarok, batendo assim de frente com a Toro diesel.

Volkswagen Tarok é a nova picape da marca no Salão do Automóvel 2018

Nisso, provavelmente o câmbio Tiptronic será aquele de 8 marchas do Atlas e Jetta nos EUA. No caso de uma versão flex, fica muito óbvio o uso do propulsor EA211 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, podendo ter câmbio automático de seis marchas e eventualmente tração dianteira, como a rival da Fiat. Mesmo uma opção para a Toro 2.4 poderia surgir com o 2.0 TSI de 186 cavalos do Tiguan nos states.

Volkswagen Tarok Concept – Galeria de fotos

Volkswagen Tarok é a nova picape da marca no Salão do Automóvel 2018
Nota média 4 de 8 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Natán Barreto

    A proposta parece boa, só não pode vir caríssima. E essas rodas são bem feias né?

    • Phantasma

      Se uma Saveiro Cross hoje custa inacreditáveis 84 mil, essa não sairá por menos de 100. PS: Rodas horríveis mesmo, hoje em dia tá difícil quem faça belas rodas.

      • Feliphe Santos

        Mas a própria Strada aventure passa o preço da toro básica, então podemos esperar algo na faixa de 90 mil a de entrada!

      • Eu chuto que comece em 85k/90k

      • Anderson Moraes

        até que gostei das rodas! Achei feio mesmo foi esse farol de LED ligando um lado ao outro… que coisa mais brega! Enfim, cada um com seu gosto pessoal…

        • José Castro Neto

          Como é não é um modelo já definido que irá para as ruas nessa configuração, aposto que esse farol não irá assim, será algo mais tradicional. Imagina a reposição de um farol assim em caso de dano ?!
          Ficará algo proibitivo se for em peça única.

      • Piston head

        Não entendo essa febre das rodas diamantadas. Já reparou que todo lançamento agora é assim, roda diamantada com detalhes pretos…

        • Natán Barreto

          E todas horríveis. Saudades da época das rodas de liga leve com desenhos interessantes e cor prata.

        • Osni Duarte

          Muitos diziam isso quando a moda dos cromados começou, algo que nos anos 1980/90 era considerado brega. Agora é símbolo de requinte e bom gosto. Se as rodas diamantadas hoje aparecem mais deve ser porque se trata de uma tendência de mercado, goste eu disso ou não.

        • Sou a favor dos detalhes pretos. Tira a aparência de sujeira causada pela fuligem das pastilhas de freio.

          • Gurgelando

            Também gosto, mas essa coluna C preta não lhe caiu bem (no meu gosto). Ficou com um q de Duster Orok.

    • Dod, o verdadeiro :D

      Sendo VW pode ter certeza que vai vir caríssima e se brincar ainda leva acabamento porco de Polo/Virtus por 100k iniciais.

    • Renato Duarte

      Você já começou errado, pedindo pra nao vir caro. a vw cobra caro quando lança um modelo novo no catálogo dela. Infelizmente vai vir com patamar da fiat toro,, infelizmente…

      • Natán Barreto

        Mas eu digo em relação a própria Toro. Tem q começar no mesmo patamar, mas a VW acha q é premium e costuma colocar acima.

        • Renato Duarte

          mas a VW é famosa em achar que é premium,, e ela ainda vai usar a justificativa de que toda linha é equipada com motor Turbo,, o que o consumidor vai aceitar caso vier custando mais que a Fiat Toro.

  • Kiyoshi Yamashiro

    Vamos ver quanto desse conceito virá no modelo definitivo

    • Kang Otro ✓

      Vai vir como um Saveirão. Já pensou ? kkk

      • Osni Duarte

        Nossa, que engraçado. Rolei de rir…

        • Kang Otro ✓

          hahaha ria mais, amigo. O mundo precisa mais disso

    • Renato Duarte

      Acho que tirando a grade luminosa,,, o restante da caminhonete tá pronta.

      • sepchampions

        Gostei muito da traseira. A frente é ok, só precisa tirar esse monte de luz e caprichar no interior

  • Phantasma

    Interessante, o legal é que a traseira foge do comum para picapes. Provavelmente será mais leve que a Toro, e com uma diferença grande de torque, não vai sofrer com consumo e desempenho.

    • Renato Duarte

      O interessante são as medidas dessa pickup,, comparei com as da Toro e não perde em praticamente nada, as duas são do mesmo tamanho

    • José Castro Neto

      Se não exagerar no peso com a plataforma MQB creio que o 1.4 dará conta do recado com decência.

  • Vitão

    Fui ver os preços dos ingressos e o mais barato foi de R$ 350,00… Tá de bricandeira…

    • Verdades sobre o mercado

      bebidas free ? ou você se enganou e acessou o preço da consumação “daquelas” casas noturnas ?

    • Kaian Reis

      sério? eu ia com um amigo meu final de semana e ia pagar R$92,00 o mais barato de segundo lote

    • zekinha71

      Tem certeza que olhou direito, primeiro dia é cinquentinha, e logo que saiu eu paguei R$ 41,25.

  • Johnny Boris

    Quase que era TOROK

    • Foonoslew

      Kkk é mesmo!.. Boa!!

    • Piston head

      Amarok, Tanoak, Tarok…

      • Mario

        TOROk

  • Lucas

    Nova identidade da VW é o contorno das lanternas em preto. Esse conceito, o T-Cross e o próximo Golf (de acordo com aquele teaser que a VW lançou sobre a tecnologia de iluminação dela) têm.

  • Mario

    A inspiração na Toro é nítida, inclusive as lanternas traseiras.

    • Henrique Gouveia

      Achei a lateral e traseira igual a Toro. Ficou parecendo cópia mesmo. Quero ver agora falar de chines.

      • Dario Lemos

        Mas se reparar bem, as pick-ups médias (ou grandes, como queiram) são bem parecidas, com alguns detalhes diferenciando umas das outras.

      • Miguel

        Não gostei da traseira do T-Cross e nem dessa picape. A VW adora replicar o pior do design de um carro em outros..

    • Renato Duarte

      A Hilux foi pioneira em glamourizar as pickups,, todas as concorrentes dela se inspiraram. No caso da categoria da Oroch e da Toro não vai ser diferente.

  • El Cabron

    Não sabia deste modelo da VW. Mas pelo visto em questão de semanas/poucos meses deve estar sendo comercializada.

    • Emanuel Schott

      2020.

    • Alan Bouillet

      Só em 2020

      • Renato Duarte

        falta praticamente só 1 ano pra ser lançada,, no mais tardar no segundo trimestre de 2020 ela já tá no mercado.

  • Foonoslew

    Pronto ninguém mais vai poder dizer que pickup não tem porta malas

    • Renato Duarte

      até tampa própria do porta mala ela tem, literalmente. kkkkkkkkk

  • Paulino Lino

    É linda demais e será sucesso na certa a depender apenas do preço cobrado pelo veículo. Eu arrisco dizer algo na faixa de 90 a 130k partindo de versões flex manual e finalizando com diesel automática 4×4.

  • Foonoslew

    Da pra colocar uma sonzera e ainda ouvir da cabine… Brincadeira a parte excelente solução, pode ser bastante útil pra várias coisas!

  • Filipo

    Com o 2L TDi e o 1,4L TSi, será uma bela pick-upinha!

  • PrGirafales

    Exagero de Led de condução diurna, ficou parecendo uma árvore de natal, acho legal qq carro que venha com led diurna, mas ai exageraram …

    • Alan Bouillet

      É um conceito, com certeza a versão final não vai ficar assim,t-cross quando era um conceito. ..era a mesma coisa

  • Antonio

    Não gostava de VW, mas devo admitir que estão lançando belos carros.

  • awatenor

    Concordo com o Girafales, principalmente na frente, onde está mesmo parecendo árvore de natal…
    O logotipo brilhante também é polêmico

    • Renato Duarte

      Acho que a alegoria frontal sai de cena na versão final de produção. Ela vai ter design muito próximo do suv T-Cross.

    • Dario Lemos

      Também concordo mas suponho que, como é um carro conceito, colocaram esse monte de luzes para chamar a atenção. Mas não há dúvidas de que é bem exagerado.

  • dallebu

    O carro está praticamente pronto, colocaram uns detalhes extravagantes só pra dizer que é conceito.
    No mais, as caixas de roda são pequenas e o carro parece muito esticado.
    Acho a Toro melhor resolvida.

    • Renato Duarte

      depois de atualizada a reportagem com as medidas da caminhonete,, eu comparei com as medidas da Toro,, no comprimento elas são idênticas, a VW só perde na questão da altura.

  • Dod, o verdadeiro :D

    Tirando a iluminação extravagante ficou muito bacana, finalmente um VW bonito, que não tem design monótono e sem sal e que não parece saído dos anos 90. Podem produzir assim que é sucesso na certa.

    Mas aquele painel de porta traseiro, hummmm…sinto cheiro de plástico porco a la Polo/Virtus que só a VW sabe fazer. Espero estar errado.

    • Dario Lemos

      A meu ver é o principal ponto fraco dos carros da marca (preços à parte). Posso até estar errado mas os carros dos anos 1980 tinham interior com materiais bem melhores e qualidade de encaixes equivalentes;

  • Junio Tavares Silva

    Tem muito da toro, não há como negar! Acredito que assim como a amarok se inspirou na lider de vendas Hilux, a volks não iria inventar nada que fugisse da formula pronta que é a toro e seu sucesso de vendas, apenas acrescentando onde a pickup da fiat falha, no caso o powertrain flexivel. Achei de mal gosto essa frente carregada de leds, mas acredito que não será assim a versão de produção, uma vez que a volks é bem conservadora em se tratando de “enfeitar” seus veículos. No mais agradou.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Parece bacana, vamos ver a versão final, no mais, ainda sou mais a Toro, acho só que a Fiat vai precisar renovar a sua linha de motores. Que nome hein VW!

  • Marciofilho Santos

    podem ter copiado, e etc, bla e bla. mas convenhamos, a idéia da abertura interna foi matadora!!!!! aquele usuário que eventualmente precisa do espaço de uma cabine simples tem na mão!!!!! exemplo um surfista.

    • Eduardo T

      Muito bonito na teoria, mas não acredito que isso aí vai ser homologado, um compartimento de carga, aberto, junto ao compartimento de passageiros. Aí o cara enche o carro de pranchas de madeira, ocorre um acidente, vai tudo por cima dos ocupantes. Se os órgãos competentes aprovarem isso aí, pra mim será uma aberração.

      • Marciofilho Santos

        Se você está preocupado com homologação, então será lançado, pq é permitido instalar um cilindro de GNV no porta malas de qq carro, sem nenhuma alteração para fixação (pesa na média 80kg). A VW no final da vida do Santana (mas no auge do uso para taxistas) tentou desenvolver o modelo com GNV de fábrica. sabe pq não lançou? ela não conseguiu fixar corretamente o cilindro sem que invadisse o habitáculo. ai a Fiat lançou o Siena tetra fuel,( será que teve a mesma preocupação) então por questão de seriedade dos órgãos públicos que permitem esse abuso de risco do cilindro gnv que é instalado pelo Zé da esquina, e o risco está presente 100% do tempo, não haverá risco para homologar essa tampa

        • Eduardo T

          conforme o Inmetro, o cilindro de GNV NÃO pode ser instalado dentro do compartimento de passageiros nem no do motor
          Pode ser instalado no porta-malas, por fora sob o assoalho, etc. Esse conceito apresenta uma abertura que faz com que a caçamba se integre ao compartimento de passageiros, muito bonito e prático, até o primeiro acidente com morte e ação judicial contra a VW. Se eu pudesse apostar, diria que não vem no produto de produção. Veremos hehehe.

      • Osni Duarte

        Então de que serve um hatch ou uma perua terem banco traseiro rebatível, se não para transportar cargas maiores/compridas? Eu levava minha mountain bike aro 29 e quadro tamanho 19 pol., sem desmontar as rodas, dentro de uma Mégane Grand Tour.

      • konnyaro

        Os engenheiros da VW com certeza já pensaram nisto, pois se olhar a foto em outros sites você percebe que o banco traseiro rebatido forma um anteparo para segurar a carga em caso de frenagens fortes ou colisões, mas com isso se perde uns 50 cm de comprimento máximo possível para cargas.
        Na minha opinião vai ser o pulo do gato que vai atrair muitos compradores, pois será um veículo versátil de verdade, pois a caçamba nas atuais picapes pequenas cabine dupla na verdade não servem para muita coisa.
        Agora, duvido que quem compre esta picape use para carregar coisas pesadas e rústicas. Normalmente serão bikes, pranchas de surfe, caiaques e no máximo motos, sendo que nesse caso entraria apenas a roda dianteira no compartimento de carga.

        • cepereira2006

          Falou tudo. A idéia de aumentar a caçamba é genial e inédita. Parabéns aos engenheiros que tornaram isso possível. Se o preço não impedir (e sendo VW não dá para contar com isso) essa picape vai ser um sucesso. Só a tampa traseira que eu prefiro a da Toro, que é bipartida e dá acesso mais fácil ao conteúdo da caçamba.

      • Diego Amaral

        E qual a diferença de rebater os bancos traseiros de uma sw? Nenhuma.

  • Henrique Gouveia

    Toro VW.
    Parece muito traseira e lateral da Toro.
    Será que alguém vai pensar que foi cópia como falam dos chineses?

  • Rids

    Procurem por Volkswagen Taro. Agora mistura com Oroch. Pronto: Taroch.

  • Ely Takeshita

    solução interessante do porta malas… mas a vedação tem que ser boa, neh, senão entra água por trás dos bancos traseiros…
    essa ideia já existe em outras pickups???

    • Vinicius LMS

      Existe, tinha na Subaru Baja e na Chevrolet Avalanche, sendo que na Avalanche até a janela podia ser removida.

      E não vejo problema, se vedam portas, podem vedar essa outra porta.

    • Andre Cupertino

      A Honda Ridgeline tem esse sistema.

  • romulo

    Legal esta picape, mas se que não entra água na cabine se chover mto? Acho q a capota marítima vai ser obrigatória neste carro. Será q tbm não facilita a vida do ladrão??

    • Dario Lemos

      Certamente não pode acumular água no assoalho, a drenagem tem que ser muito boa; quanto à vedação acho que deve ser tão boa ou melhor que a das portas. Quanto à resistência a arrombamentos, não sei como será.

  • Alan Bouillet

    E a saveiro? Como ela vai ficar no mercado? E sobre esse veículo, até lá, pode até usar um motor elétrico juntando com o TSI 1.4

  • Vinicius Vieira

    esse monte de luz na frente e traseira não deu pra ver direito se a frente é bonita ou não

  • Diego Honorato

    Normalmente não gosto de VW, e bem…continuo não gostando

  • ChalMust

    Difícil achar bonito com esse modelo de roda e esse azul ca ga nei ra!

  • Joao Victor

    Achei muito pequena

    • Debraido

      Exatamente o mesmo tamanho da Toro.

  • biscoitao

    Picape de Natal da coca

  • Faheina

    Vou dizer um negócio desse acesso atrás de vc numa estrada deserta a noite deve dar até medo rs

  • Ricardo Alexandre da Rocha Bri

    Á VW não tá para brincadeira no mercado nacional. Essa Picape é o maior exemplo disso, ao lado dos últimos lançamentos feitos do mercado brasileiro. Ficou simplesmente fantástica esta picape Tarok. VW de volta á briga pela liderança do mercado nacional sem sombra de dúvida.

  • Faheina

    Tenho muito medo do momento revelado do preço

  • Danillo Santos

    Fiquei surpreso ao ver a possibilidade de colocar o motor da amarok 2,0 nessa pick-up. Se realmente rolar, acho que ficaria muito caro, já encostando nas pick-ups medias. Mas acho que no caso da toro também é assim, então tá valendo. De qualquer forma achei bem interessante, se vier a partir de uns 95k como alguns aqui chutaram, deve chegar fazendo barulho

  • Guh MDNS

    Pena que com a atual politica de preços da VW esse modelo vai ficar tão cara quanto uma Hilux.
    Mas é muito linda, mesmo levando em consideração os detalhes futuristicos que serão tirados no modelo em produção.
    No Brasil a palavra “Volkswagen” deixou de significar “carro do povo” a alguns anos…

  • MaurícioVSP

    Interessante, mas muito esquisito baixar o banco para ter acesso à caçamba. Não entra água?

  • HugoCT

    O que os fans boys Vw irão falar agora? Antes era a Toro pick-up de mentira, imitação de Amarok e cia. Agora entendem que é outro segmento e outro tipo de pick-up? A Toro superou todas em vendas, agora vem VW e já já ford com sua pick-up compacta á moda Toro, quero ver quando colocarem o motor 1.6 16v de 115 cv que ja não anda no Golf.

  • Piston head

    Vai ter teto panoramico do conceito?

  • Charles Almeida

    TAROK, esse nome me fez pensar que tem estratégia de marketing pra confundir a cabeça dos consumidores. TORO+OROCH…

  • CanalhaRS

    Ficou bem interessante, mas o que desanima na VW (e na maioria dos fabricantes nacionais) é que sabemos que o interior será todo de plástico vagabundo e, mesmo assim, custará os olhos da cara.

  • Stunt

    Duvido que na versão definitiva irão deixar esses leds interligando faróis e lanternas e outra, ficou pequeno o logo VW. Agora, apesar da semelhança nas linhas da tampa traseira com a Toro, no geral, eu acho que vai ficar bem bom.

  • Tiago Bastos

    Não é que vai ser cara.
    É que somos muito pobres mesmo. Eu inclusive.

  • romulo

    só acho o nome do modelo ruim… soa estranho. mas de resto a VW fez um bom trabalho

  • el punidor

    Para quem estiver interessado em ir ao salão:Denuncio aqui a Alcantara Machado, por cobrança de “taxa de conveniência ” na venda dos ingressos!!!! Se você for comprar 3 ingressos de 370 reais, pagará 10 % POR INGRESSO, somando 111 reais de conveniência!!! Que conveniência se EU faço todo o trabalho de compra via internet? Isso é um absurdo. Desisti de ir, não sou palhaco! Não é a toda que no mundo todo os fabricantes estão fugindo dos salões, até o de Paris. Agora eu sugiro o consumidor também não ir!
    Dia 20/8, a Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital instaurou inquérito civil para apurar prática abusiva na venda de ingressos do Salão do Automóvel.

  • Frederico Chaves

    Essa abertura dos bancos traseira bem estranha hein, considerando que no dia a dia pode chover, poeira nas estradas sem asfalto, de forma que tudo entra pra cabine… Fora a possibilidade de dar problemas nessa vedação e na resistência dessa tampa interna…

    Mas no geral, lembra a Toro, mas ficou mais bonita…

  • Rudi S Junior

    Show, vamos ver como e se irá resolver o problema de infiltração na caçamba e não escorrer para dentro da cabine com esta abertura atras dos bancos traseiros. Pois a capa marítima da Toro até hoje não ajuda muito.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email