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Volkswagen Tarok em Frankfurt mede reação do público europeu

Volkswagen Tarok em Frankfurt mede reação do público europeu

A Volkswagen levou para o Salão de Frankfurt o conceito Tarok, que dará a forma final à picape média de cabine dupla que irá bater de frente com a Fiat Toro. A ideia da marca é medir a reação do público europeu na mostra alemã, da mesma forma que fizeram em Nova Iorque, onde parece ter dado resultado.


De olho em futuras exportações, a filial brasileira exibe uma proposta que os europeus dificilmente observam nas ruas do continente, visto que apenas picapes médias tradicionais circulam por lá e em número bem menor do que em lugares como Brasil e EUA, por exemplo.

Volkswagen Tarok em Frankfurt mede reação do público europeu

Com 4,914 m de comprimento, 1,830 m de largura, 1,677 m de altura e 2,990 m de entre eixos, a Volkswagen Tarok é a única rival da Fiat Toro que deu as caras até agora e sua produção deve ocorrer entre 2021 e 2022, sendo provavelmente executada em São José dos Pinhais.


Tendo um grande potencial de vendas aqui e na América Latina, a Tarok está sendo cogitada também para o mercado americano, onde apesar do tamanho, teria agradado aos que visitaram o salão da Big Apple. A picape é feita sobre a plataforma modular MQB e o conceito tem motor 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm.

Volkswagen Tarok em Frankfurt mede reação do público europeu

A proposta da Tarok tem transmissão automática Tiptronic de seis marchas e tração nas quatro rodas 4Motion. Porém, quando chegar ao mercado, podemos esperar por câmbio manual de seis marchas e tração dianteira nas versões mais baratas.

Volkswagen Tarok em Frankfurt mede reação do público europeu

Contudo, o potencial da Tarok é grande o suficiente para ela ir atrás da Toro de forma plena, ou seja, oferecer também motor diesel, que no caso teria o 2.0 TDI de 180 cavalos da Amarok como uma opção muito interessante, embora não necessariamente usando um câmbio automático de oito marchas, já que a marca optou pelo de seis de forma geral no Brasil. Ainda assim, atrairia o consumidor que prefere esse combustível.

Volkswagen Tarok Concept – Galeria de fotos

Volkswagen Tarok em Frankfurt mede reação do público europeu
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Renato Duarte

    Tem é que lançar ela logo,,, a Fiat toro já ganhou mercado suficiente pra provar que a categoria merece novos concorrentes!!!

  • CanalhaRS

    Vai dar um sufoco na Toro, isso é certo.

    • Maycon Farias

      As chances desse carro ter um interior decente como o da Toro é quase nula. É capaz de chegar igual o Polo. Pelo conceito já dá pra notar a semelhança.

      • Peuooo

        eu não vejo problemas de ter um interior minimalista. pra mim é até mais interessante do que uma escola de samba.

        • Pedrob

          Minimalista foi ótimo! kkkkkkkkk
          Acho que o Maycon esta se referindo ao acabamento com materiais simples demais pra categoria.

  • th!nk.t4nk

    Olha, não é verdade que pickups médias sejam raras na Europa. Tem bastante, a depender da região. Na UE vende-se 3x mais pickups do que no Brasil, só pra dar uma ideia. Só que ao contrário do Brasil, elas são usadas em atividades diferentes (na Europa são mais empregadas em obras, e ficam sempre nas mãos dos funcionários, ao invés de serem símbolos de status do patrão).

  • Jeanphil

    Vai ser um sucesso aqui no Brasil… mas a Volks, mesmo sendo a maior fabricante do mundo, demora demais para lançar algo…

    • cepereira2006

      Se essa demora ao menos aumentasse a confiabilidade… Polo e Virtus demoraram um tempão e mesmo assim vieram com diversos problemas de fábrica: tampa que entra água, que faz barulho pois a turma do palito eliminou uma mísera borracha de apoio da tampa e fora o líquido de arrefecimento que invadia a cabine… Enfim, tenho interesse nessa picape, mas não vou comprar antes de 2 anos de mercado, até acertarem as cacas, pois a VWB tem feito lambanças homéricas em seus lançamentos. Esqueceram de como se fazem coisas básicas, como evitar infiltração de água, por exemplo. Se até lá a Toro receber o prometido motor turbo, também será avaliada.

  • konnyaro

    Mesmo lançando o produto, se não fizer vendas diretas agressivas como a Fiat, não vai conseguir vender o tanto que eles esperam.

  • Pra que a VW iria colocar o cambio Aisin de 6 marchas na versão diesel sabendo que inclusive a Toro Diesel tem 9 marchas? Não faz sentido isso na reportagem. Fazer todo um desenvolvimento para usar um unico carro com esse tipo? Impossivel. Melhor compartilhar com a Amarok que já tem 8 e homologado. Apenas ajustar para a picape menor.

    • Lucas Silva

      Talvez para ser mais ligeiro, não sei se arrumou, mas em um teste dos acelerados com a Toro com esse cambio ela aparentava problema e demora para troca de marchas porque o carro ficava confuso em qual marcha deveria por, então se caso ainda tiver esse problema, a idéia da Volkswagen de trazer a Tarok com câmbio de 6 marchas talvez seja uma boa idéia.

      • Olha, os primos de minha esposa tem uma Toro e um Compass diesel.

        Te digo que em ambos as respostas são bem parecidas e não houve indecisão não. MAs na cidade a troca de marcha é constante. Não trás nenhum tipo de incomodo para os ocupantes, eu só notei em funcionamento mesmo.

        Cheguei a ver sexta marcha a 40km/h! Quase rotação de ponto morto…rs

        MAs o carro responde super bem e eu particularmente presenciei o funcinamento normal. MAs como te disse, as trocas ocorrem o tempo inteiro. O motor normalmente vai até 1900rpm para trocar a proxima marcha, mas pode acontecer em algumas situações de trocar mais cedo.

        • Lucas Silva

          Entendi, acho que estava confuso no teste deles por forçar mais o carro, mas é bom saber no dia a dia não tem problema ambos com esse cambio, só não sei se acho mesmo que ambos precisavam de um câmbio com 9 marchas.

          • Acredito que tenha sido uma programação para melhorar o consumo. A transmissão é super suave uqe vc nao sente as trocas. Mas tratam de deixar a rotação sempre baixissima. (e o torque de um motor diesel é incrivel então em qualquer marcha não falta força).

  • Lucas Silva

    Esse carro parece ter bastante potencial, porém me preocupa sobre vedação da cabine essa possibilidade de abrir ela para extender o local de carga, e os preços que a VW pratica também são algo que me põem em dúvida sobre o sucesso dessa Pick-Up, ja sobre o lançamento, acho que para a VW ter alguma vantagem ela deveria já lançar em 2020 a Tarok, porquê até 2021 a Toro já deve receber os motores turbos para substituir o 1.8 beberrão (o seu calcanhar de Aquiles) então se a Tarok chegar depois da Toro Reestilizada e com motor Turbo, vai ser bem mais difícil para a Tarok ter vantagens para vender mais que a Toro (sem falar que a Toro ja esta ficando meio consolidada, mas nada que a Tarok não possa mudar, só vai ser mais difícil após a Reestilização). Agora deixando de falar da Tarok, a Fiat devia logo começar a produzir e vender a Toro nos mercados Americano e Europeu, já foi mostrado que muitos consumidores nesses dois mercados gostariam de ter a Toro, tudo que a Fiat precisaria fazer é o Trocar os motores da Toro por mais eficientes que ela poderia vender ela em ambos o Mercado Americano e Europeu e lucrar bastante, mas pelo visto quem vai se dar bem com essa categoria vai ser a VW pela falta de visão da Fiat e da FCA com a Toro.

  • 1945_DE

    Com certeza despertou interesse nos europeus.

  • Luis Mello

    Pick up media ou pequena? Depois que vi o t-cross ao vivo, sabendo que será mesma plataforma não da pra esperar grande coisa, só preço alto como de costume pra vw.

    • Andre Cupertino

      Depende de q tamanho vc considera a Toro. A Tarok mede exatamente o mesmo q ela.

    • Vinicius LMS

      A Tarok deriva do Tarek que é maior, repare que o interior é praticamente igual e usam as mesmas portas.

  • 4lex5andro

    Tem potencial pra enfrentar a Toro, mas depende da Volks ofertar bons pacotes de série, esse Tarok parece bem acabado, ter bom espaço de caçamba e pode vir com caixa at de 6 velocidades.

    O único ‘senão’ é, fora da versão 4×4, seu default ser tração dianteira, o que é um pecado pra uma proposta off-road.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Acho que a Fiat perdeu a oportunidade de lançar a Toro nos EUA e Europa, não digo que seria um sucesso, mas poderia diversificar as opções, principalmente nos EUA.

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