Volkswagen Tarok vem ou não?

tarok 3 1

A Volkswagen fez um anúncio recente na Argentina e a picape Tarok não foi mencionada no país vizinho, onde os modelos Amarok, Taos e a Ducati Scrambler foram destacados.


A picape monobloco da VW foi apresentada em 2018, como um conceito quase pronto para produção.

Com porte de 5,00 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos, a Tarok surgiu como rival direta da Fiat Toro, usando conceitos que colocariam-na como um produto que atacaria a picape da atual Stellantis.

tarok 2 1

Feita sobre a plataforma modular MQB, a Tarok parecia ter chances de ser feita na Argentina, dividindo a linha de montagem em General Pacheco com o Taos.

No entanto, sem a menção à Tarok ou mesmo algum pronunciamento indireto, relacionado a um possível segundo produto de alto valor agregado, a Argentina deixa de ser o foco para esta picape.

Já no Brasil, a VW cortou o Fox da produção paranaense, assim como o Golf, porém, repôs um produto com o T-Cross.

tarok 1 1

Usando a mesma mecânica de T-Cross e Taos, com motor 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, além da transmissão automática de seis marchas, a Tarok teria ainda suspensão traseira multilink na versão AWD.

tarok 4 1

Esta poderia surgir, mas a proposta de tração dianteira somente na versão 1.4 TSI, seria o provável, com suspensão traseira mantida como multilink.

Para uma opção AWD, a VW poderia ir atrás da Maverick com motor 2.0 TSI de 230 cavalos e câmbio automático de oito marchas ou DSG de sete marchas, num pacote R-Line.

Uma opção diesel até poderia existir com o EA189 2.0 TDI de 180 cavalos, usado na Amarok, o que faria a Tarok servir de base para a Amarok V6.

Com um produto quase pronto, a VW pode acirrar ainda mais o mercado e aproveitar a alta nas vendas de picapes, especialmente para quem está migrando pela falta de sedãs, hatches médios e peruas…

Vem ou não? O que você acha?

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.