Volkswagen Tavendor: revelado o misterioso SUV chinês

vw tavendor 1

Tavendor. Esse é o nome do próximo SUV da Volkswagen e ele passará bem longe daqui. Na abertura de portas do Ministério da Indústria e Informação da China, o produto aparece como um FAW-VW.

Já visto em testes por lá, o Tavendor era um mistério até para os chineses, dada sua silhueta incomum para um SUV da marca alemã.

Com lançamento no final de 2022, o Tavendor tem frente parruda e traseira fluida, que não chega a ser como de um cupê, mas quebra com a harmonia do conjunto.

vw tavendor 2

Oferecido em quatro versões, o VW Tavendor terá dois estilos de para-choque e rodas exclusivas em cada opção.

Tendo 4,936 m de comprimento, 2,015 m de largura, 1,756 m de altura e 2,980 m de entre-eixos, ele compartilha a plataforma modular MQB com mais dois SUVs da VW na China.

A frente chama atenção para o capô quase reto, tendo faróis full LED “suspensos” pelo novo design da grade, com uma parte inferior frisada.

vw tavendor 3

O para-choque pode ter duas grades sobrepostas ou apenas uma, com molduras ovalizadas nas extremidades.

Com boa área envidraçada, o VW Tavendor tem vigias laterais traseiras pequenas e colunas C bem largas, ampliadas com o defletor de ar traseiro na tampa do bagageiro.

Na traseira, a lente das lanternas é única, mas a iluminação em LED de cada lado possui semicírculos unidos.

vw tavendor 4

As bocas cromadas do para-choque traseiro são apenas decorativas.

O Tavendor terá uma versão R-Line e a motorização será baseada no motor EA888 2.0 TSI com 186 cavalos na versão Gen. 3 de ciclo Miller e 220 cavalos na tradicional, com 35,7 kgfm.

Tendo tração dianteira e opção AWD, o Volkswagen Tavendor tem caixa automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas.

vw tavendor 5

Apesar do tamanho, o VW Tavendor é configurado apenas para cinco pessoas, exibindo um enorme porta-malas.

Sairá da China? Pode apostar que não, já que se trata mais de um produto localizado e duplicado, pois, existe um equivalente de mesmo porte e proposta na SAIC-VW.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.