Ecologia Europa Finanças Governamental/Legal Volkswagen

Volkswagen terá de pagar mais um bilhão de euros por Dieselgate

Volkswagen terá de pagar mais um bilhão de euros por Dieselgate

O promotor público de Braunschweig determinou que a multa aplicada à Volkswagen na Alemanha, por conta do Dieselgate, será de um bilhão de euros ou cerca de R$ 4,365 bilhões. A multa para o caso do escândalo das emissões fraudulentas de NOx é de apenas 5 milhões de euros, mas a montadora terá de pagar mais 995 milhões por “restituição de benefícios econômicos”, totalmente o enorme montante, que soma mais US$ 1,2 bilhão à conta da VW no Dieselgate. Só nos EUA, a empresa terá de pagar mais de US$ 25 bilhões de multas e reparações.


O argumento da promotoria é que houve violação do sistema de monitoramento de emissão de poluentes nos motores EA189, o que ocasionou o chamamento de 10,7 milhões de veículos em todo o mundo. Além disso, a justiça aponta que mesmo o moderno motor EA288, foi adulterado e vendido nos EUA e Canadá dessa forma. O motor EA897, que é o V6 3.0 TDI, também foi envolvido no caso das emissões, obrigando o recolhimento de unidades do Touareg e do Porsche Cayenne. O caso teria ocorrido entre 2007 e 2015.

De sua parte, a Volkswagen comunicou que aceitou a penalização e não recorrerá da decisão judicial. Pelo andar da carruagem, não há outro caminho a fazer. O escândalo do Dieselgate cobrou um preço elevado para a montadora, que ainda está disposta a manter a reparação pelo ocorrido. A questão é que a VW tem dinheiro para isso, pois se fosse qualquer outro concorrente, já teria entrado em concordata. A tarefa de limpeza da imagem vai até mesmo pela entrega dos executivos que sabiam do caso.

Volkswagen terá de pagar mais um bilhão de euros por Dieselgate


Além disso, para limpar a imagem do diesel – abalada mais do que a própria Volkswagen – a montadora faz de tudo, mesmo a recompra do usado na troca por um novo Euro 6. Mas, o grande prejuízo não foi da VW e sim da indústria alemã, que viu seus principais fabricantes envolvidos em esquemas parecidos ou suspeitos de agirem da mesma forma. A credibilidade germânica está custando bilhões de euros para a indústria do país, que viu a repercussão chegar às municipalidades, que já querem barrar o diesel em seus centros urbanos.

O Dieselgate também respingou em fabricantes de fora da Alemanha, notadamente franceses e ítalo-americanos. A crise em torno do diesel, em decorrência da “descoberta” nociva do óxido de nitrogênio, fez a Europa acordar e acelerar o processo de eletrificação, com o fim de diversos modelos movidos por óleo combustível e o lançamento de cada vez mais opções híbridas plug-in e puramente elétricas.

Volkswagen terá de pagar mais um bilhão de euros por Dieselgate
Nota média 4.2 de 5 votos

  • Cosi fan Tutti

    Prevejo aumentos em um certo país da America do Sul!!

    • JOSE DO EGITO

      Mais facil a VW assinar o “compra e venda” vende e compra uma moto

  • zekinha71

    É só subir um pouco os preços do Gol e Saveiro que paga a conta rapidinho.

  • Louis

    Lá o bixo pega. Aqui, a Samarco ainda não pagou nada…

    • No_Name

      E nunca pagará. A política brasileira tem mania de achar que se perder uma empresa dessas é pior para o país. Tem que se impor, meter o ferro mesmo e se quiser ir embora que vá, porque os danos que a Samarco provocou perdurarão por muitos e muitos anos. Os governos do Brasil gostam de falar grosso com o povo e fino com essas empresas multinacionais, é uma inversão isso.

      • Renato Duarte

        É mais cômodo pro governo,, mexer nos direitos trabalhistas do seu Zé e da dona Maria do que punir uma empresa do porte da Samarco.

    • Denis

      O preço do Golf 2019 quitará as contas do preju….. ($$$$$$$$$$$)

    • ObservadorCWB

      E dono de Amarok diz que ela não tem problemas com Diesel….

      • thi

        E não tem ,o motor é top , a VW só emitiu um dado mas era outro ,tem nada a ver com.a mecânica

    • Leonel

      Esqueceu do 7 x 1 já? Não é só no futebol não, infelizmente!

    • Igor Pricandi

      Hoje prenderam ninguém menos que o CEO da Audi. E da samarco (diga-se, vale do rio doce) todos ainda flanam por aí.

  • thi

    ainda???

    • th!nk.t4nk

      Essa é a multa na Alemanha, não nos EUA. Segredo: eles vão pagar pra eles mesmos na verdade. O estado da baixa Saxonia é o principal acionista da empresa, e é justamente pra ele que a VW vai pagar. Mas mesmo que nao fosse, pra uma empresa que movimenta mais de 100 milhoes de €/ano isso aí ainda é peixe pequeno.

  • Gambaleão O Camaleão Daltônico

    O interessante é que tem fanboy dizendo que o diselgate na verdade foi bom para os consumidores!!!

    Sim, é o mesmo fanboy que lançou o Golf Anti-Multas, huauhauhauhauhauhuhaa

    • Whering Filho

      Por a partir de R$ 91.790,00.

      • thi

        Melhor que um suv apertado por 90

        • Whering Filho

          Não precisa dizer o óbvio. Precisa, sim, entender que, por mais que seja bom, um Golf não vale nunca isso.

          • Saulo Parente

            Desculpe amigo, mas no mercado Brasileiro, terra de Civic e Corolla por mais de 100k, Onix e HB20 de mais de 60k, SUV pelado por 90k, Yaris por mais de 70K, Renegade, etc… com esse preço o Golf se torna uma pechincha, para a realidade do País que TUDO é caro, ele está até dentro da média.

            • Cosi fan Tutti

              Mas vc esta citando versões, nesse caso tem versão do Golf que passa dos 150 mil também, então se for olhar assim, até ele é caro. Vc ta comparando versões tops de outros carros com a básica do Golf. Ele ta caro sim, muito caro num segmento praticamente morto.

      • Augusto

        E tá barato segundo ele

        • Whering Filho

          Foi o que nos pareceu. kkkkk

  • Joaquim Grillo

    T.S.I T.amo S.empre I.nganando

    • Gambaleão O Camaleão Daltônico

      E nunca vendendo uhauhauhauhauh

    • Samuel Justus

      Hater

    • thi

      Nada a ver kkk sai daí hater

  • Rodrigo Ponce

    A conta vai vir pra cá, Golf 1.0 a partir de 150.000.

  • Charlis

    A mesma notícia no nosso Super Blog da Carlotta For Rolas:

    “Volkswagen fará contribuição de €1 bilhão ao erário alemão”

    #paz

    • Gambaleão O Camaleão Daltônico

      Contribuição compulsória huauhauhauhauhauauh

    • No_Name

      Achei que era zoeira tua mas fui lá pra ver e é isso mesmo! Hahahahahahaha! Esse Carlos/Fábio/Sérgio é totalmente doente, cara!

      • Fabricio

        kkkkk CONTRIBUIÇÃO… KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • tiago

      Esse blog é do gênero cômico, quer rir vai lá…

      • Rbs

        O problema é que eles não permitem as nossas piadas! Criatividade do lado de cá é que não falta.

        • Augusto

          Meus comentários só aparecem quando não critico a VW

      • Rodrigo Ponce

        Concorrente direto do Kibeloco, kkkkkkk

    • Kang Otro ✓

      O mais humilhante de tudo isso é que o cara é o próprio dono do blog!!

    • Convenhamos que tem agência de publicidade que não teria a criatividade dos redatores daquele site kkkk.

  • jjmarcio2

    Sou fã da Volks e não fanboy, mas não sei como ela ainda não vendeu nenhuma fabricante, acho que isso ainda vá acontecer, sim antes que venha falar que sou fanboy não sou, só pq gosto dela não quer dizer que ela seja a melhor do mundo e pra mim ela tem que pagar mesmo, ela errou.

    • th!nk.t4nk

      Mas por que venderia? Os caras movimentam mais de 100 bilhoes/ano. No total irão ter pago entre 25-30 bilhoes com multas ao longo de 5 anos, tempo em que movimentaram mais de 500 bilhoes. Ou seja, apesar de parecer muito dinheiro, ainda é peixe pequeno pra esses caras.

      • jjmarcio2

        Também tem isso, o lucro do grupo também é muito grande, mas acho que se fosse a FCA ja teria vendido alguns empresas ou qualquer outro grupo…

        • thi

          Pior q vi que a FCA TB vai pagar 15 bilhões. Vai tirar de onde

  • 💀GHOC💀

    Não dá nada, os nativos da República Bolivariana do Brasil pagarão a conta em “leves” prestações a perder de vista, felizes e contentes

  • Renato Otto

    Uma semana de vendas de todo o grupo Volks já paga essa multa.

    E aqui no Brasil é fácil ver caminhões velhos quase jorrando diesel puro pelo escapamento e IBAMA não diz nada.

    Mundos bem diferentes.

    • th!nk.t4nk

      Pois é. O povo é muito rápido em julgar algo acontecendo lá do outro lado do mundo, e esquece que em casa tem coisas 100x piores acontecendo e ninguém está cobrando uma solução. O Brasil vai se acabando, mas vamos falar lá dos problemas dos japoneses e alemães, que parecem mais importantes…

  • Igor Pricandi

    NA “A questão é que a VW tem dinheiro para isso, pois se fosse qualquer outro concorrente, já teria entrado em concordata.”
    Complementando, a VW tem como sócia o governo alemão, ao contrário das outras indiretamente citadas.
    É um caso parecido com a Petrobras. Pode ser mal gerida, dar preju, aumentar o capital a custas de empréstimos, etc, o governo entra e salva, pois é o seu avalista. E na questão específica, que é burlar leis, todas as montadoras tem que ser punidas exemplarmente. O ar é compartilhado por todos e não apenas os proprietários de carros. E voltando à VW, ela foi a única a fazer marketing dizendo que seus carros movidos a diesel não poluíam como os dos concorrentes, que eram exemplos de engenharia e que seus engenheiros viravam anjos. Quem teve oportunidade de visitar os estados unidos há poucos anos deve ter visto comerciais na tv. Não é agravante, é só cara de pau mesmo. Mas tem um ponto em que os alemães são iguaizinhos aos brasileiros. O de proteger os chefes. Se quem lucrou foi a montadora ao investir menos em tecnologia para diminuir as emissões, porque apenas funcionários de baixo escalão foram presos ou estão na eminência de ser? Lá como cá, há muita dificuldade de pegar o alibaba. E que não fiquem também apenas nas montadoras, que a bosch pague sua parte, afinal foi ela quem desenvolveu o software.

  • thi

    A FCA VAI PAGAR 15 BILHÕES POR FRAUDE TB

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email