Ecologia Europa Finanças Governamental/Legal Volkswagen

Volkswagen terá de pagar mais um bilhão de euros por Dieselgate

Volkswagen terá de pagar mais um bilhão de euros por Dieselgate

O promotor público de Braunschweig determinou que a multa aplicada à Volkswagen na Alemanha, por conta do Dieselgate, será de um bilhão de euros ou cerca de R$ 4,365 bilhões. A multa para o caso do escândalo das emissões fraudulentas de NOx é de apenas 5 milhões de euros, mas a montadora terá de pagar mais 995 milhões por “restituição de benefícios econômicos”, totalmente o enorme montante, que soma mais US$ 1,2 bilhão à conta da VW no Dieselgate. Só nos EUA, a empresa terá de pagar mais de US$ 25 bilhões de multas e reparações.


O argumento da promotoria é que houve violação do sistema de monitoramento de emissão de poluentes nos motores EA189, o que ocasionou o chamamento de 10,7 milhões de veículos em todo o mundo. Além disso, a justiça aponta que mesmo o moderno motor EA288, foi adulterado e vendido nos EUA e Canadá dessa forma. O motor EA897, que é o V6 3.0 TDI, também foi envolvido no caso das emissões, obrigando o recolhimento de unidades do Touareg e do Porsche Cayenne. O caso teria ocorrido entre 2007 e 2015.

De sua parte, a Volkswagen comunicou que aceitou a penalização e não recorrerá da decisão judicial. Pelo andar da carruagem, não há outro caminho a fazer. O escândalo do Dieselgate cobrou um preço elevado para a montadora, que ainda está disposta a manter a reparação pelo ocorrido. A questão é que a VW tem dinheiro para isso, pois se fosse qualquer outro concorrente, já teria entrado em concordata. A tarefa de limpeza da imagem vai até mesmo pela entrega dos executivos que sabiam do caso.

Volkswagen terá de pagar mais um bilhão de euros por Dieselgate


Além disso, para limpar a imagem do diesel – abalada mais do que a própria Volkswagen – a montadora faz de tudo, mesmo a recompra do usado na troca por um novo Euro 6. Mas, o grande prejuízo não foi da VW e sim da indústria alemã, que viu seus principais fabricantes envolvidos em esquemas parecidos ou suspeitos de agirem da mesma forma. A credibilidade germânica está custando bilhões de euros para a indústria do país, que viu a repercussão chegar às municipalidades, que já querem barrar o diesel em seus centros urbanos.

O Dieselgate também respingou em fabricantes de fora da Alemanha, notadamente franceses e ítalo-americanos. A crise em torno do diesel, em decorrência da “descoberta” nociva do óxido de nitrogênio, fez a Europa acordar e acelerar o processo de eletrificação, com o fim de diversos modelos movidos por óleo combustível e o lançamento de cada vez mais opções híbridas plug-in e puramente elétricas.

Volkswagen terá de pagar mais um bilhão de euros por Dieselgate
Nota média 4.2 de 5 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email