Finanças Governamental/Legal Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen terá empréstimo de R$ 151 milhões do BNDES para investimentos

vw-fabrica-sao-carlos-2

A Volkswagen conseguiu um empréstimo de R$ 151,8 milhões do BNDES, que faz parte de um investimento maior de R$ 521,3 milhões que a montadora pretende fazer na modernização da produção de motores e lançamento de novos produtos, além de programas sociais.

Desse total, R$ 58,6 milhões vão para a planta de São Carlos/SP, onde a VW fabrica os motores EA111 e EA211. O objetivo é ampliar a produção do segundo, visando maior eficiência energética com performance. Ou seja, aumento do volume de propulsores TSI.

No caso de novos produtos, R$ 93,2 milhões do empréstimo do BNDES serão aplicados nessa área, mas não se sabe em qual ou quais projetos específicos. Por fim, R$ 800 mil vai para o programa Aceleração de Aprendizagem, em parceria com a Fundação Ayrton Senna. A aplicação será em Santarém/PA e Teresina/PI.

[Fonte: BNDES]

Agradecimentos ao Haniel Casanova.





  • Com certeza, o foco da VW agora será trazer o novo gol e voyage ao mundo para tentar recuperar vendas.

    • Novo Gol 2017

      Trendline – R$ 37.990,00 – Novo motor EA211 1.0 de 82 cv Total Flex, direção hidraulica, 2 airbags (passageiro e motorista), “ABS” – freios com sistema antitravamento, “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem, banco do motorista com ajuste de altura, “ESS” – alerta de frenagem de emergência, limpador + lavador + Desembaçador do vidro traseiro, preparação para sistema de som com fiação, rodas de aço aro 14″ com pneus 175/70 R14 e calotas “Uyuni”.

      Comfortline – R$ 44.990,00 – equipamentos da versão Trendline, mais ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um toque, travamento central por controle remoto, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in, 4 alto-falantes e 2 tweeters, “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, rodas de aço aro 15″ com pneus 195/55 R15 e calotas “Kalahari”.

      Comfortline TSI – R$ 48.890,00 – Novo motor 1.0 TSI de 105 cv Total Flex

      Comfortline TSI – R$ 52.190,00 – com câmbio automatizada I-MOTION

      Highline TSI – R$ 56.690,00 – equipamentos da versão Comfortline manual, mais vidros traseiros com acionamento elétrico, lanternas de LED, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5″, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, rodas de liga leve aro 15″ “Black” com pneus 195/55 R15, retrovisores externos com ajuste elétrico, luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down”, “TC” – controle de tração (M-ABS), “ESC” – Controle eletrônico de estabilidade e “HHC” – Assistente de partida em aclives, bancos com costura vermelha, “keyless” – sistema de alarme com comando remoto, “park pilot” – sensor de estacionamento traseiro, faróis auxiliares com dupla função neblina / longo alcance.

      Highline TSI – R$ 59.990,00 – com câmbio automatizada I-MOTION

      Fonte: MFF (Minha falta do que fazer).

    • Novo Gol 2017 – lançamento

      • Trendline – R$ 37.990,00 – Novo motor EA211 1.0 de 82 cv Total Flex, direção hidraulica, 2 airbags (passageiro e motorista), “ABS” – freios com sistema antitravamento, “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem, banco do motorista com ajuste de altura, “ESS” – alerta de frenagem de emergência, limpador + lavador + Desembaçador do vidro traseiro, preparação para sistema de som com fiação, rodas de aço aro 14″ com pneus 175/70 R14 e calotas “Uyuni”.

        Comfortline – R$ 44.990,00 – equipamentos da versão Trendline, mais ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um toque, travamento central por controle remoto, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in, 4 alto-falantes e 2 tweeters, “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, rodas de aço aro 15″ com pneus 195/55 R15 e calotas “Kalahari”.

        Comfortline TSI – R$ 48.890,00 – Novo motor 1.0 TSI de 105 cv Total Flex

        Comfortline TSI – R$ 52.190,00 – com câmbio automatizada I-MOTION

        Highline TSI – R$ 56.690,00 – equipamentos da versão Comfortline manual, mais vidros traseiros com acionamento elétrico, lanternas de LED, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5″, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, rodas de liga leve aro 15″ “Black” com pneus 195/55 R15, retrovisores externos com ajuste elétrico, luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down”, “TC” – controle de tração (M-ABS), “ESC” – Controle eletrônico de estabilidade e “HHC” – Assistente de partida em aclives, bancos com costura vermelha, “keyless” – sistema de alarme com comando remoto, “park pilot” – sensor de estacionamento traseiro, faróis auxiliares com dupla função neblina / longo alcance.

        Highline TSI – R$ 59.990,00 – com câmbio automatizada I-MOTION

        Fonte: MFF (Minha falta do que fazer).

        • invalid_pilot

          Esse Gol TSI se existir vai passar de 50k na minha opinião (ao menos na Tabela)… Move Up! TSI já ta em 45 praticamente

        • Wendel Cerutti

          nao da ideia ……….

        • Jackson A

          Não acredito que ainda não tem uma versão automática de verdade, vergonhoso.

        • Carlos H. Ferreira

          Li até o final “crente” que poderia ser real !!! Kkkkk!!!

        • Edson Fernandes

          Realmnete, pq seria o primeiro TSI no mundo a ter o cambio I-Motion…rs

          Além daquela manopla ridicula de cambio…rs

      • Anonimous Brazil

        Essa foto não é do interior do novo gol, já tive a oportunidade de entrar dentro de um. Na minha opinião, o inteiror melhorou muito, agora por fora ..

        • kkkkkkk. Dou um joinha para quem descobrir de qual carro é. Não vale se usar recurso do google :)

          • Gustavo73

            A1.

        • Poperon

          Melhorou muito no que? Continuou a mesma merda kkkkkkkk

          Únicas mudanças que vi na foto foram os plásticos xunning em cor vermelha na porta, o volante com costura, e as saídas de ar que pioraram, parece coisa aftermarket de xuneiro. kkk

          • Anonimous Brazil

            Acho que você não leu o meu comentário corretamente, a foto que o lucro Brasil postou não é do gol 2016/2017 e sim um xunning de gosto muito duvidoso ! Kkkkkk

            • Rodrigo

              .Painel PERSONALIZADO da Saveiro Rocket. Carro Show da VW para o Salão de SP de 2010. Não tem nada de novo nessa foto..

            • Pacheco

              Mas melhorou os materiais ou o desenho do painel?

              • Anonimous Brazil

                O desenho do painel e textura, a materia prima do painel se manteve.
                Uma versão vai vir com um suporte de celular na parte de cima do painel.

                • Pacheco

                  Opa, então a noticia é boa. Obrigado.

          • Rodrigo

            Painel PERSONALIZADO da Saveiro Rocket. Carro Show da VW para o Salão de SP de 2010. Não tem nada de novo nessa foto..

          • rafa93

            Fonte: MFF (Minha falta do que fazer).
            Na verdade não é uma imagem oficial, apenas uma ilustração, como o Rodrigo comentou.
            As informações circulando tratam que haverá mudança no interior, principalmente o design das saídas de ar, mas como não será uma nova geração e apenas um facelift, não devemos ter muita expectativa em cima desse veículo.

            • Rodrigo

              rafa93 esse painel não tem nada haver como no novo painel. ele será totalmente diferente do antigo.

              Não sei o motivo de alguém postar uma foto de 2010 como o novo painel do Gol

              • rafa93

                Isso mesmo, como destaquei, haverão mudanças no desenho das saídas de ar, provavelmente deve seguir um padrão parecido com o do novo fox, as expectativas são para um interior renovado, mas o exterior não deve fugir muito do atual, pois a linha vw é muito semelhante.

                • Anonimous Brazil

                  O novo inteiror ficou legal, bem melhor que o atual (antigo) e tem uma versão que possui um porta celular no painel, meio estranho, o cluster também ficou muito bonito.
                  Já o exterior desapontou, poderiam ter arriscado um pouco mais ..

        • Rodrigo

          Painel PERSONALIZADO da Saveiro Rocket. Carro Show da VW para o Salão de SP de 2010. Não tem nada de novo nessa foto.

      • Rodrigo

        Onde estão os botões de abertura do porta malas, farol de milha, controles dos vidros traseiros????? Isso parece uma personalização e não o novo painel do GOL.

        • Leia o final do post de equipamentos que voce vai entender. kkkkkk. Pelo menos não postei como algo “exclusivo”, “segredo”, “nossas fontes com pessoas do alto escalão”, como alguns sites com desvio de cerebro fazem. kkkkk.

      • Pacheco

        Esse é o interior do Gol atual com algumas mudanças feitas por um proprietario?

    • Gustavo73

      O Fox acho que chega antes.

  • invalid_pilot

    Lá vamos vendo o Governo emprestando $$ pra empresa gigante que lucra bem aqui…

    Não sou contra pois gera empregos aqui, porém o governo deveria ter essa boa vontade com todos os empreendedores e estimular isso de forma sistemática.

    • Ailton Maschio Gomes

      E eu tentando há tempos um cartão BNDES pra minha empresa, pra comprar um utilitário e o gerente da caixa, diz que o governo travou e do Itaú só me enrola kkkkk.

      • invalid_pilot

        Na hora de cobrar imposto sobre seu lucro a Receita ta na sua cola…

        Você e mais quantos que tem o seu perfil e que poderiam a gerar uns 5 empregos formais/cada temos pelo Brasil.

      • cepereira2006

        Você nunca liberou um “por fora” para o PT…

    • Denis

      Eu tõ desempregado!!!!! Quero muito trabalhar (na VW então……)

    • João Paulo

      É um equívoco achar que o governo pode conceder juros subsidiados à toda cadeia produtiva. Assim como a meia entrada é pega pelo consumidor que não tem esse direito, o empréstimo do BNDES é pago pela parcela da sociedade que não tem esse privilégio.

      • invalid_pilot

        Não digo que seja empréstimo do BNDES, mas queria ver boa vontade do Governo (Seja linha de crédito, seja tributação menor, seja lei de incentivo) para com quem é pequeno e médio empresário

    • Minerius Valioso

      Gerar empregos à custa de expansão de crédito não é nada bom, justamente o que trouxe o Brasil ao buraco que está. Isso aí é corporativismo puro.

      Se quer incentivar o empreendedorismo, que comece à diminuir a burocracia e a carga tributária.

    • kravmaga

      Acho melhor emprestar para uma multinacional estrangeira que produza no Brasil qualquer coisa do que emprestar para empresas brasileiras fazerem obras públicas em Cuba, Venezuela, etc.

      E pelo menos a VW ainda produz alguns motores e carros inteiros por aqui. Pior são montadoras recentes que ganharam financiamento público para apenas montar carros que vêm inteiramente do exterior em kits CKD. E os preços dos modelos montados aqui subiram para preços absurdos alegando o aumento do dólar.

      • Edson Fernandes

        Mas ai vc foi bem extremista. E aquele empresario que tem uma loja de informatica e quer aumentar seus negocios? Esse de acordo com o que vc disse, não deveria ter direitos?

        Veja quantos lugares “pequenos” são fechados justamnete porque o governo quer que esse cara se vire com o que tem… sendo que poderia aumentar mto seu negocio e trazer empregos.

        • kravmaga

          Eu não quero dizer que o BNDES não deva emprestar para empresas brasileiras, de qualquer tamanho, desde que produzam no Brasil.

          A minha crítica foi para os empréstimos que as construtoras brasileiras envolvidas com a operação lava-jato receberam do BNDES para fazer obras em Cuba, Venezuela e países amiguinhos dos petistas.

          • Edson Fernandes

            Ahhhh ta. Até porque o Banco Nacional do Desenvolvimento deveria privilegiar o crescimento no Brasil e não para outros locais.

    • !Marcelo Surf!

      É farra de carnaval do pt

  • Pedro Henrique

    bacana… a vw que tava parada no tempo, de repente deu na telha que vai mete turbo até cansar…
    “aah é turbo que vocês querem? então toma!”

    • invalid_pilot

      Isso se chama perder mercado

      Eu espero que o Golf 1.6 mique pra que ela reveja portifolio da linha Golf

      • Jose Nunes

        Todos hatch médios tem motor 1.6 aspirados na versão de entrada… Se não gostou da versão 1.6 tem a 1.4 TSI disponível. Compra quem pode, compra quem quer.

        • invalid_pilot

          Pelo preço que a VW chegando a 90k na 1.6 completa dá pra comprar todos os outros concorrentes e sobra um cascalho

          Esse Golf 1.6 deveria partir abaixo de 70k pra ser Big Deal

        • Willian

          Introduziram o 1.6, precisava ter aumentado o preço do 1.4TSi? Podiam ter feito o 1.6 ser uma versão mais barata, porém decidiram passar a perna e colocar a 1.6 com os preços que eram o 1.4TSi e aumentaram o mesmo.

        • kravmaga

          O problema é que com o aumento da escala de produção se ela acabasse com os aspirados, o motor 1.4 TSI poderia custar quase o mesmo que o 1.6 aspirado. O motor pode ser mais complexo mas é até menor e mais leve (menos matéria prima).

          Além disso, trocar um 1.6 aspirado por um 1.4 turbo nem sequer faria o carro mudar de alíquota de impostos.

          Essa distinção de preço que as montadoras fazem entre um 1.6 e um 2.0 (ambos aspirados) ou entre um 1.6 aspirado e um 1.4 ou 1.5 turbo é muito mais artificial, para valorizar as versões com motores maiores do que qualquer justificativa que se dê de diferença de custos de produção ou de impostos.

          É mais ou menos como algumas CPUs de computador, em que o fabricante desliga núcleos ou alguns recursos que já até estão presentes no chip só para criar uma versão mais barata e com menos desempenho (tipo os Celeron da vida).

          • Jose Nunes

            Custo de produção do 1.4tsi é bem superior ao 1.6 msi, além do mais esse motor já está sendo usado em vários outros modelos da marca, talvez seja por isso da nova opção de motorização

  • truco

    e aquele 1%

    ja acertaram os pixulecos?

    • Victor Hugo

      Pro vagabundo. 99% pro anjo perfeito. Mas aquele 1%…

  • Victor Hugo

    Resumindo… vão pegar nosso dinheiro, para produzir mais e ganhar mais o nosso dinheiro. E a devolução será em milhares de anos e abaixo da inflação. Por quê o bnds não empresta esse dinheiro para os brasileiros e manda as matrizes alemãs mandarem esse dinheiro para cá, ao invés de nos mesmos bancar isso?!

    • invalid_pilot

      Já não basta o protecionismo de mercado que o Governo vem fazendo nos últimos 8 anos (pelo menos)

      Por um lado gera empregos aqui, mas claramente beneficia empresas grandes – talvez façam isso pra evitar que a VW largue mão e comece a fechar fábricas aqui

  • DiMais

    lá na Alemanha dinheiro dessa origem vai pra empresas pequenas e médias

    • Claudio Abreu

      E pensar que boa parte dessa grana vai direto pra Alemanha… Sempre bom lembrar que o Brazil é que mais remete lucros pras montadoras – vide Fiat, o que seria dela sem o Brazil?

  • Marcos Vinicius

    Isso é uma vergonha! por que não investir esse dinheiro em uma empresa nacional ou de médio porte do Brasil, ao contrario, emprestam para uma multinacional q não precisa, serio.. não entendo esse projeto de nação.

    • Claudio Abreu

      Simples, Marcos: nas maiores transações, os maiores pixulecos.. Uma ‘verbinha’ pra uma empresa média não rende tanto – e o camarada estaria ‘sujeito’ ao mesmo crime; não vale a pena. Melhor que seja por ‘grandes causas’, não? Tristeza nosso país.

    • cepereira2006

      Quem paga pixuleco tem sempre regalias dos petralhas.

    • Vagnerclp

      Exemplo: a Busscar (carrocerias Nielson)! Fecharam as portas e não houve uma ajudinha sequer do governo (eu sei que os culpados na verdade foram os péssimos administradores – filhos do fundador), mas não deveriam dar uma força pra uma empresa que empregava muita gente e cuja a sua fabricação já tinha demanda certa?(Cito: GG, Gontijo, SJ, NE e outras mais que tinham frota somente de busscar e que tinham pedidos de renovação de frota em aberto com a empresa na época de sua bancarrota). A empresa fechou e gerou praticamente um monopólio no mercado de carrocerias – Marcopolo — rodoviárias (a qualidade caiu, vide G7) e Caio Induscar — urbanas.

  • Mumm Rá

    E dá-lhe Capitalismo de Estado

    Enquanto nos EUA a Das Fraud toma processo perdendo dinheiro aqui no Bostil ela ganha dinheiro de brinde

    Das Fraud que se vire ora bolas porque ela não vende uma marca de seu imenso portifólio para angariar verbas para seus investimentos ?

    O governo lançou algum programa secreto ( não divulgado para o povão ) intitulado ” Bolsa Carro ” ?

  • Claudio Abreu

    Menos de 1% pra ações sociais… Sei que não é papel do empresário fazer filantropia, mas putz, VW, abre a mão aí, dona volks…

  • Bugrezilla

    Pronto, já começou o trem da alegria da dilma versão 2.0

    • cepereira2006

      Tem eleição esse ano. Parte dessa grana volta por fora.

  • O BNDES nao era pra fomentar as micro e pequenas empresas, aquelas que nao conseguem crédito nos grandes bancos e poderiam pegar empréstimo com o BNDES com taxas menores já que o caixa dessas empresas costuma ser pequeno? Lanço aqui um desafio pra quem tem uma pequena empresa, monte um plano de investimento e tente pegar um empréstimo no BNDES, tenho certeza que por melhor estruturado e rentável que o seu plano seja, nao vai conseguir o credito. Agora essas multinacionais bilionárias com quantias gigantes em caixa, essas sim merecem empréstimos subsidiados pelo governo. Nao tenho nem adjetivo para classificar isso!

    • Tosoobservando

      Mas o governo é socio delas pra estuprar o povo brasileiro nos preços, pode saber que na hora que modernizarem os motores vao aumentar mais 10 mil em cada modelo kkk

  • Marcelo SR

    Os preços já estão estratosféricos e ainda vão ganhar empréstimo do governo Luladrão. É tudo uma quadrilha só mesmo! O assalto agora é com o aval do desgoverno bolivariano.

  • Gavlan The BeerMaster

    Mais uma parcela para quitar o Dieselgate…
    Brasil tá na merd@ mas continua a esbanjar grana de onde não tem…

    • invalid_pilot

      Sabe seu fundo de garantia… então é dai que vem essa grana

      • Gavlan The BeerMaster

        Eu não tenho essas paradas…

  • Gustavo73

    Qual a jogada aí. Deve estar mais barato trazer o dinheiro de fora. A maior parte não vem do BNDES. Isso serve como alg “facilitador” algo para fazer as engrenagens funcionarem melhor?

  • Felippe

    Apesar de eu não ser fã do Gol, ainda considero ele um carro melhor que o Palio e Uno, só teria que melhorar os motores que já estao defasados

    • Gustavo73

      O que não é grandes coisas.

      • Felippe

        vdd kkkk

        • Gustavo73

          Esse foi o erro de ambas na categoria. Uma só olhava para a outra. A concorrência okhou as dias e viu os pontos fortes e fracos, e veio ultrapassando por fora…

          • Felippe

            verdade, voce entra em um HB20/New Fiesta 1.5/ Peugeot 208 mesmo o 1.5 e ate mesmo no Up e ve a diferença entre eles, só pelo abrir e fechar das portas voce que são carros bem mais modernos

            • Tosoobservando

              Ate um Chery Celer ta mais moderno..

              • Felippe

                a diferença é que com o Celer voce não pode bater, senão nem a alma sai inteira kkk

                • invalid_pilot

                  Tenho curiosidade de ver esse Celer Nacional no muro do LatinNcap, eu jurava que o March continuaria sendo uma ratoeira 2 estrelas e me surpreendeu (até cogitaria 1 )

                  • Felippe

                    o novo QQ zerou no LatinNCAp, o celer ate tenho esperanças de que seja melhor

                    • invalid_pilot

                      Novo QQ ao menos no site da Chery diz ter sido reforçado em estrutura (so de olhar e comparar com o antigo transmite mais qualidade)

                      Aquele QQ antigo beira ao ridículo, prefiro andar de Honda Pop do que naquilo

                • Tosoobservando

                  Ja teve crash-test do Celer brasileiro?

                  • Felippe

                    acho que ainda não, eu procurei mas não achei nem do brasileiro e nem do chinês, do novo QQ já teve e ele zerou porque não tinha air bags

                  • Felippe

                    tava olhando agora no site do latinncap, e eles testaram agora em dezembro o Fox, e ele teve 4 estrelas

                    • Gustavo73

                      Normal, divide a plataforma e formas de construção com o Polo que já tem 4 estrelas desde 2010. Em tempo o Polo da.mesma geração europeu também teve 4 estrelas e o Fox feito aqui e.mandado para lá também.

                    • Gustavo73

            • Gustavo73

              Desses pra mim só o Hb20 e o Onix são concorrentes diretos do Gol. Fiesta e 208 estão acima. E são justamente os dois primeiros que miraram no Gol principalmente segundo as próprias fabricantes na época de seus lançamentos. O Onix focou na tale e câmbio at de 6 marchas. O Hb20 em motores modernos e mais segurança (4 estrelas). O Up é um subcompacto, mas como o Fiesta e 208 são projetos mundiais e mesa caso a VWB focou em motores e segurança como diferencial.

  • 1945_DE

    Agora dá para pagar parte do DIESELGATE na faixa, ja que para o BMDS não precisa devolver, pois o povo brasileiro e rico e arca com os rombos.

  • Tosoobservando

    Depois que modernizarem os motores vao lançar novissimos gol e cia com motor moderno por uns 10, 15 mil a mais kkkk Assim montadoras e governo ganancioso ganham em cima do consumidor incauto.

  • Murilo Karlos

    O Brasil nessa crise e o governo emprestando dinheiro pra empresa que tem o cofre cheio… parece brincadeira…

  • Derek

    Mais dinheiro para fazer mais Golf 1.6? Espero que não. :P

  • Senhora Liberdade

    se a matriz brasileira esta sem caixa que a VW group invista ou empreste, uma multinacional como essa dificilmente tem a conta no vermelho.

  • Airplane

    O BRhue na merda e os caras emprestando dinheiro, à juros subsidiados, à 2ª maior montadora do mundo. Seria cômico se não fosse trágico. É brincadeira!

  • Bispo

    acho estranho o BNDES investir “pesado” em empresas multinacionais…que remetem lucro para fora do país… porque a empresa não usa de seus lucros para o investimento ?

  • Wolfpack

    Sou totalmente contra a qualquer incentivo, emorestimo federal, e qualquer tipo de vantagem a qualquer tipo de empresa neste país. Um absurdo, o governo vai recriar a CPMF e vive distribuindo vantagens, empréstimos, financiamentos facilitados a quem não precisa.

  • Valdemir Souza

    Socialistas sabem mesmo ser bonzinhos com o dinheiro dos outros. Lacra no 13 de novo e seja feliz!

  • Brasilzão sempre sendo generoso com quem não precisa.
    Governos vem e vão e o dinheiro suado da população sendo usado como capim.

  • ####Carlao GTS

    Tadinha da VOLKS …BNDES! SÓ 151 milhões. .. tá muito pouco! Dá mais dinheiro pra ela….

  • OCosta

    Pra que TSI? Se temos o FIRE. KKKKKK

  • Matheus_P

    para uma empresa como a vw, pobre quase falindo, juros menores que 10% ao ano. Ao cidadao comum, aquele que vive de boa, sem stress, poucas contas a pagar… juros de 40% ao ano consignado, 80% ao ano de emprestimo pessoal, 250% ao ano de cheque especial, 400% de cartao de credito… tudo certo. tudo equilibrado…



Send this to friend