China Mercado Projeções Sedãs SUVs Volkswagen

Volkswagen terá três modelos de baixo custo com chinesa FAW

Volkswagen terá três modelos de baixo custo com chinesa FAW

A Volkswagen está preparando o lançamento de uma submarca de carros baratos para a China. Até agora, a montadora alemã vendeu somente modelos de sua marca, assim como produtos da Audi e Skoda, feitos localmente. A empresa fechou uma parceria com a JAC Motors para criar a SOL, que acabará sendo vendida como Seat mesmo.


Agora, mais uma marca deverá ser acrescentada, mas desta vez em parceria com a FAW, que é uma de suas duas grandes sócias na China, sendo ela responsável pela produção dos carros da Audi, ficando a SAIC com os da Skoda. O anúncio ocorrerá no dia 26 de fevereiro, segundo o site chinês Auto 163, que fez 3 projeções dos produtos.

Serão lançados inicialmente três modelos, sendo um sedã compacto, um SUV compacto e um SUV médio. Documentos revelam que estes produtos são identificados como VA3, VS5 e VS7, respectivamente. O nome da marca ainda não foi revelado, mas seu aparente logotipo é um “V” largo com corte na lateral esquerda.

Volkswagen terá três modelos de baixo custo com chinesa FAW


Dos três, dois serão lançados ainda em 2019, ficando o terceiro para 2020. Estima-se que o hatch VA3 custe a partir de 58 mil yuans ou algo em torno de R$ 31,7 mil. Já o utilitário esportivo VS5 deve partir de 110 mil yuans (R$ 59,5 mil), ficando o maior VS7 em torno de 180 mil yuans (R$ 97,4 mil).

Mesmo com tais preços, a Volkswagen estaria animada para alcançar a liderança do mercado chinês, sempre em disputa com a General Motors. No caso do VA3, o produto será baseado no New Jetta chinês, que é o irmão FAW do New Santana da SAIC. Já o VS5 seria baseado no Skoda Karoq. Por fim, o VS7 seria equivalente ao Seat Tarraco.

Volkswagen terá três modelos de baixo custo com chinesa FAW

Estes dois últimos são aparentados com os Volkswagen Tarek (Tharu na China) e Tiguan Allspace. O projeto da VW é atuar no mercado chinês, mas rumores antigos falavam de sua expansão para fora do país. Será? Do ponto de vista dos principais mercados, a Índia parece mais suscetível a adotar tais produtos e até mesmo esta nova marca.

Outro ponto interessante é que a Volkswagen vem ampliando a montagem de veículos em diversos países da África, sendo a Etiópia o mais recente. Já existem pelo menos meia dúzia de projetos em execução ou por iniciar no continente vizinho, onde algumas marcas chinesas já se posicionam fortemente.

[Fonte e projeções: Auto 163]

Volkswagen terá três modelos de baixo custo com chinesa FAW
Nota média 4.4 de 5 votos

  • Tochio

    Carros baratos e VW, tai duas palavras que não se ouve a tempos …..!!

    • Whering Alberto

      Mas sempre foi verdade: carros baratos PRA ELES, que fabricam. Pra nós nunca foi e jamais será.

  • Gabriel

    Marca de carros baratos, eu achei que a propria VW fosse isso (carro do povo)

    • Airplane

      Carros da VW não são baratos.

      • Bruno Augusto

        vw virou premium… ta muito caro os carros da marca… não é mais do povo e sim de um certo povo ai…

        • Rafael Pereira da Silva

          a Seat podia voltar para o mercado brasileiro

      • Gabriel

        Não, kkk carros baratos são os da Audi, BMW, Cadillac, Mercedes, Jaguar…

  • 4lex5andro

    Mas esse sedan da terceira foto já veio, é o Virtus.

    De resto, outros SUV low cost, dispensáveis.

  • th!nk.t4nk

    Resumindo: vão criar o clone do clone do clone, pra vender um pouco mais barato ainda.

    • Cosi fan Tutti

      Tem de aprender com a GM-SAIC, a marca Baojun que criaram pra ser jovial e de baixo custo tem ótimos Suvs e com identidade própria e o resultado é que esta no top 5 de vendas na China e top 50 em mais vendidos do mundo!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Mercado Chinês é uma bagunça!

  • Erick

    CAOA Chery – Anápolis;
    Suzuki – Itumbiara;
    Mitisubishi – Catalão;
    A JAC realmente virá para Itumbiara?
    Podia vir para o Brasil perder um pouco o medo dos chineses.

    • Rafael Pereira da Silva

      assim como a Seat, a Buick, a baojun

  • Hodney Fortuna

    Não sei explicar direito, mas prevejo que as vendas de carros no Mundo todo sofrerão uma redução drástica ao longo do tempo! Os preços estão aumentando assustadoramente não apenas no Brasil onde sempre foram inalcançáveis por questões de preço, Mas em todo o Mundo. Até nos EUA onde o mercado sempre foi mais frouxo já começa a sentir essa perda. Muitos estão revendo a possibilidade de adquirir um carro, movidos por uma espécie de consciência coletiva do uso de transportes públicos ou por aplicativos. De fato manter um carro hoje está muito caro e isso tem afastado potenciais compradores. Muitos jovens hoje não tem o mesmo desejo por um carro como antigamente. Aqui no Brasil muitos nem possuem mais o desejo de tirar a CNH ao completar dezoito anos. Não é fácil: um carro mais acessível custando 40 mil na versão pelada não é nada econômico!

    • Cosi fan Tutti

      Não sofrerão redução, o que irá ocorrer é uma mudança no modo de aquisição. Algo que já vem impactando algumas marcas, por exemplo, a Geely criou uma divisão chamada Lynk & Go, com a intenção de atuar nesse novo “nicho”, que poderá, num futuro proximo, ser a forma de se utilizar os carros.

    • Luconces

      Na verdade não haverá redução de vendas e sim aumento.

      Com aplicativos estilo Uber, são mais carros nas ruas gerando tráfego e mais pessoas procurando aumentar a renda trabalhando disso.

      Com aplicativos de car-share, é a mesma coisa, mais gente abrindo mão de comprar o próprio carro ou mesmo quem nunca pensou em comprar carro e acaba usando esse tipo de serviço.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email