*Destaque Argentina Crossovers Mercado Volkswagen

Volkswagen Tharu será um novo SUV feito na Argentina, segundo jornalista

vw-t-roc-video Volkswagen Tharu será um novo SUV feito na Argentina, segundo jornalista

A Volkswagen estaria desenvolvendo um novo SUV compacto para o Brasil, que seria feito na Argentina, de acordo com o site Auto Papo, do jornalista Boris Feldman. O modelo é tido como uma arma secreta da marca alemã para fechar um trio de utilitários esportivos no mercado brasileiro, mas só a partir de 2021.



Batizado de Tharu, nome de uma etnia que vive no Himalaia, o utilitário esportivo estaria sendo desenvolvido mais exatamente pela tcheca Skoda e aparentemente seria maior que o T-Roc que, de acordo com Feldman, terá apenas 10 cm a mais que o T-Cross. Ou seja, algo em torno de 4,25 m. O nome já foi registrado pela VW no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), assegurando seus direitos.

O desenvolvimento do SUV compacto terá aplicação em dois países: Argentina e China. Apenas nestes dois, o Volkswagen Tharu será feito. Como já se sabe, recentemente surgiu a informação de que o país vizinho receberá um novo produto da marca alemã, que é dado como sendo uma picape, mas também se fala em um utilitário esportivo.

volkswagen-t-roc-prototipo-4 Volkswagen Tharu será um novo SUV feito na Argentina, segundo jornalista

Pelo que é descrito, o Volkswagen Tharu será maior que o T-Roc (foto acima), por conta disso, o crossover que será lançado em Frankfurt não viria ao mercado nacional. Assim, o modelo intermediário entre o T-Cross e o Tiguan Allspace seria este novo SUV, que assumiria o lugar do Tiguan atual, que em breve sairá de linha. Nos EUA, por exemplo, o T-Roc assumirá essa tarefa.

Assim como o T-Cross e o Tiguan Allspace, o Volkswagen Tharu será feito sobre a plataforma modular MQB, só não ficou claro se seria a variante compacta A0 ou o modelo padrão, utilizado no Golf e no Novo Tiguan. De qualquer forma, assim como o T-Roc, a marca pode produzir qualquer variante dela na mesma linha de montagem, tendo feito isso até mesmo com a PQ24 do Fox junto com a MQB do Golf em São José dos Pinhais-PR.

Falando na planta paranaense, o site afirma que o T-Cross (foto abaixo) será produzido nesta planta. Até agora, a Volkswagen confirmou apenas os modelos Polo e Virtus para a clássica fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP. O pequeno SUV compacto ficará acima do “Novo CrossFox” e terá em torno de 4,15 m de comprimento e 2,56 m de entre eixos, ficando numa faixa de tamanho similar ao do Peugeot 2008 e Suzuki New Vitara, por exemplo. Ele deve utilizar os motores 1.0 TSI de até 128 cv e 1.6 16V MSI com até 120 cv.

vw-t-cross-nurburgring-3 Volkswagen Tharu será um novo SUV feito na Argentina, segundo jornalista

No caso do Volkswagen Tharu, o maior tamanho deve se traduzir em maior porta-malas e um custo de produção ainda menor que o T-Roc, sendo assim focado para mercados emergentes. Assim, algo entre 4,30 m e 4,40 m o faria bater de frente não só com o HR-V, mas também com o Compass, por exemplo. Nesse caso, a MQB do Golf parece mais adequada para fornecer um entre eixos de 2,63 m. O site fala também do uso do motor 1.5 TSI de 150 cv.

Já o Tiguan Allspace será o primeiro do trio a chegar ao mercado brasileiro, esperado ainda para este ano. O SUV de sete lugares será importado do México e tem 4,70 m de comprimento com 2,79 m de entre eixos. A motorização deve ser centrada no novo EA888 2.0 TSI Gen3 (Ciclo B) com 184 cv e 30,6 kgfm. Em nível mundial, no entanto, o site comenta sobre uma gama de sete SUVs da Volkswagen para atuação em diversos mercados: T-Cross, T-Roc, Tharu, Tiguan (novo), Tiguan Allspace, Touareg e Atlas (Teramont na China).

[Fonte: Auto Papo]

Agradecimentos ao Hélio Figueiredo]

  • Mario

    Realmente, uma sopa de letrinhas.

    • Pedro Evandro Montini

      A VW poderia voltar a batizar os seus carros com nomes de vento. Virtus e Tharu são muito ruins. E se esse último foi pensado pro mercado brasileiro, poderia ter recebido um nome mais característico daqui, desde que não tenha a ver com samba e futebol, é claro!

      • Osni Duarte

        Aqui em SC tem uns ventos chamados de “ventsuli” (vento sul em dialeto manezinho – ou manezês), “rebojo” e “rapa canela”. Ficam as sugestões, VW…

        • Zé Mundico

          Tem também o vento de banda e o vento pelas costas, que é o terror dos idosos.
          E o vento de esquina, que costuma levantar a saia das moças.

      • Salim Mahmood

        Inflacao seria um otimo nome

  • Fernando

    Podia se chamar taurus. Ia ser interessante os fiateros comentando

  • Bruno Silva

    Confuso, acho desperdício de tempo deeenvolver um modelo para pouquíssimos mercados, ainda mais na faixa de preços. Era melhor simplificar alguma coisa no T-Roc e pronto.

    • Maycon Farias

      Nem sempre, as vezes pode ser um sucesso e referencia, assim como a Fiat fez a Toro aqui e alem de ser o carro mais vendido da marca ela ainda ganhou um premio internacional de design. Provavelmente servirá ate de termômetro para que possam levar para outros mercados.

    • invalid_pilot

      Tragam aquele da SEAT e coloquem o emblema VW, pronto !

      • 4lex5andro

        O Seat Arona seria o modelo ideal mesmo, para a volks enfrentar jeep Renegade e ford Ecosport.

    • Dafomg

      E quando vejo frases desse tipo “….e um custo de produção ainda menor que o T-Roc, sendo assim focado para mercados emergentes.”, já me dá antipatia. Usam essa desculpa de “mercados emergentes” pra diminuir custos piorando a qualidade de construção e despejar lixo no nosso mercado.

    • FocusMan

      As vezes simplificar sai mais caro.

    • ObservadorCWB

      Calma…do jeito que as coisas andam vão fazer esta carro versão SETE lugares…..só esperar para ver o “milagre” VW…kkkk

  • Afinal qts Suvs a VW vai ter? Parece uma salada, lançar que é bom nada ne, so o Atlas nos Eua.

    • José Eugenio

      Acho uma palhaçada isso aí, pra mim deveria ser apenas TROC, Tiguan e Touareg, fim de papo.

    • Perto da Hyundai, a VW tem poucos ainda.

  • invalid_pilot

    VW tem o Tiguan e o Touareg, do nada sai brotando SUV pra tudo quanto é lado kkk

    edit: tem o Atlas também

    • Wellington Myph13

      Ta chegando atrasada, mas quer cobrir todos os buracos possíveis…
      Ela quer ter um “WR-V”, um Intermediário do HR-V, um “HR-V” e um “Compass” dela…

      • invalid_pilot

        Sim sim !
        Apesar que Tiguan vende bem na Europa – o que falta é um SUV para “mercados emergentes” como o nosso

        • Wellington Myph13

          Um SUV do Polo não seria pra emergentes e poderia ficar na casa dos 85 mil com 1.0TSI por aqui… Seria excelente, mas vamos esperar os preços do Polo primeiro pra ver se a VW realmente cresce em mercado e investe um pouco mais por aqui…

          • invalid_pilot

            Lá fora tem o Audi Q2, a VWB certamente irá lançar um produto de porte similar e preço mais dentro da nossa realidade

            • Wellington Myph13

              O Q2 usa q MQB igual ao Q3. Eu não sabia, achava que era a A0, mas só é a MQB encurtada em alguns pontos (a A0 é mais estreita e não comporta 4×4).
              Imagino que um SUV do Polo tenha tamanho de Q2 mesmo, só menos largo e apenas 4×2, ficando com preços na casa do que citei e com espaço bem considerável. Seria uma real “bala de prata” pra VW voltar a vender bem.

              • invalid_pilot

                To falando de porte, não de plataforma.

      • José Eugenio

        Na verdade, o T CROSS vai ser um SUV bem compacto pra concorrer diretamente com EcoSport, usará plataforma MQB A0 e terá um shape de mini Evoque, o preço deve partir na casa dos 70 mil. Já o T ROC deve partir na casa dos 90-100 mil, a versão topo de linha com motor 1.4TSI e tração 4motion não deve passar muito dos 130 mil, justamente pra concorrer com a versão 4×2 mais cara do Compass.

      • Luciano RC

        A chance de se prejudicar é grande. Deveria lançar um só, caprichado e ganhar mercado. Um bom concorrente para o HR-V e pronto.

        • Wellington Myph13

          Nem é tanto assim. Esses SUVs ai não passam de hatches mais altos, então seu custo de produção nem é assim fora do normal. É como se ela estivesse arriscando colocando mais modelos normais.
          Eu já acho que precisa sim de mais modelos, porque assim como vende Fusion pra ir pro shopping, vende up! pra ir viajar, cada um tem sua preferência… Já vi casos de pessoas falando que o HR-V é grande demais pra eles, e ficaram com o Fit (Hondeiros)… se tivesse o Wesley na época, teriam comprado ele com certeza, mesmo custando muito pouco a menos que o HR-V…

          • Luciano RC

            Eu acho o HR-V Pequeno ainda. KKKKKK. Meu Sogro tem um e acho ele um Compacto. KKKKK

            • Wellington Myph13

              É, olhando a ficha dos outros SUVs estão todos na média de 4,20-4,30…

              • Luciano RC

                É tudo do mesmo tamanho. Eu gosto é dos grandes… pra mim, carro bom tem que ter 6 metros. KKKKKK

    • Lorenzo Frigerio

      Tem também a Golf Sportsvan, a Touran e a Sharan. E de que eu saiba, a Touran está disponível para os hermanos.

  • Wagner Lopes

    Tá desenvolvendo SUV acho que tem uns 5 anos….esse já deve ser o oitavo que é desenvolvido…..quando passar a modinha do SUV aí vai ser lançado…kkkkk.

  • Ricardo

    SUV sem 4×4 nem considero.

  • zekinha71

    Toda semana surge um “novo SUV” da VW, daqui a pouco vão é lançar um Gol super alto com um monte de papagaiada a lá WR-V e cobrar 100K na versão mega blaster pelada.

  • thi

    não sei como o atlas já esta vendendo pq a vw só sabe ter projeto de suv,mas nas ruas nada!

    • Handlay P.B.

      Soube que o Atlas está vendendo bem nos EUA.

  • BTRJ

    Todos carros, de todas as marcas, estão caríssimos, mas a VW, na minha opinião, é a que precifica de forma mais equivocada seus podutos, ainda agravando a situação com a política de “pacotes de opcionais” ao invés de versões fechadas. Eles conseguem tentar vender (pq não vendem, obviamente) VW Spacefox por quase 100k(a versão top com os opcionais), o que, para mim é uma das maiores aberrações do nosso mercado. Por esse posicionamento da VW, duvido que consigam precificar corretamente eventual suv compacto, até pq, se o fizerem, matam o Polo, o Golf e outros veículos da marca.

    • BTRJ

      Falo isso como potencial cliente, que já quase comprou o Golf (ótimo produto), quando este estava no preço correto. Acredito que o Polo e eventual suv compacto lançado serão ótimos carros, mas com preços muito fora da realidade, o que é uma pena.

    • Guedes

      Concordo, mas depois de perder tanto mercado não é possível que a VW não aprenda a precificar corretamente! Vamos ver o POLO como virá, mas esses malditos pacotes ainda devem permanecer.

      • BTRJ

        Essa é minha torcida, pois os produtos são muito bons, contudo, incompráveis para quem preza pela racionalidade e custo-benefício. A VW precisa também reinventar seu pós venda, que ganhoi fama de caro e ineficiente com as revisões semestrais. Agora que parece que passaram a ser anuais, falta colocarem preços fixos e talvez pensar em garantia de 5 anos, trabalhando um marketing forte nesse sentido.

  • Handlay P.B.

    Se for verdade será + um carro para o terceiro mundo porque talvez o T-Roc ficou caro d+ ou porque com o Tharu a VW vai conseguir explorar melhor os brasileiros…

  • Dick Buck

    A VW planeja, planeja, planeja SUV, mas essa demora já está demais…

  • Dick Buck

    Carros compactos pra terceiro mundo já é bem comum, mas agora um SUV médio exclusivo para mercados emergentes? Essa é nova…

  • Andre Cupertino

    Criaram o Tharu pq o TRoc incidiria nos mesmos erros do Tiguan atual: pequeno e caro.

  • Franco da Silva

    O pedido de registro ainda nem foi concluído de tão recente. Deu entrada dia 20/4/17. Essa aí está saindo do forno. Mais uma vez, as contas não fecharam para fazer o modelo europeu e vão partir para o famoso “produto para mercados emergentes”. Ao menos pelo que acontece até agora, ter MQB é sinal de bom nível de segurança e dirigibilidade.

    • Guedes

      Eu sempre desconfio desse “as contas não fecham”. Entendo o que você quis dizer, mas pra mim é mais ou menos o que o KWID: fazem o que o mercado “pede”.

      • Franco da Silva

        Ah, sim. Nas contas deles. No lucro que eles esperam aqui do tontos do submundo.

  • Andre Cupertino

    O Tharu vai ser a Versão Volkswagen do novo SUV da Skoda, o Karoq.

  • Andre Cupertino

    O T-Roc cairia no mesmo erro do primeiro Tiguan aqui: pequeno e caro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend