_Destaque Argentina Crossovers Mercado Volkswagen

Volkswagen Tharu será um novo SUV feito na Argentina, segundo jornalista

vw-t-roc-video Volkswagen Tharu será um novo SUV feito na Argentina, segundo jornalista

A Volkswagen estaria desenvolvendo um novo SUV compacto para o Brasil, que seria feito na Argentina, de acordo com o site Auto Papo, do jornalista Boris Feldman. O modelo é tido como uma arma secreta da marca alemã para fechar um trio de utilitários esportivos no mercado brasileiro, mas só a partir de 2021.



Batizado de Tharu, nome de uma etnia que vive no Himalaia, o utilitário esportivo estaria sendo desenvolvido mais exatamente pela tcheca Skoda e aparentemente seria maior que o T-Roc que, de acordo com Feldman, terá apenas 10 cm a mais que o T-Cross. Ou seja, algo em torno de 4,25 m. O nome já foi registrado pela VW no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), assegurando seus direitos.

O desenvolvimento do SUV compacto terá aplicação em dois países: Argentina e China. Apenas nestes dois, o Volkswagen Tharu será feito. Como já se sabe, recentemente surgiu a informação de que o país vizinho receberá um novo produto da marca alemã, que é dado como sendo uma picape, mas também se fala em um utilitário esportivo.

volkswagen-t-roc-prototipo-4 Volkswagen Tharu será um novo SUV feito na Argentina, segundo jornalista

Pelo que é descrito, o Volkswagen Tharu será maior que o T-Roc (foto acima), por conta disso, o crossover que será lançado em Frankfurt não viria ao mercado nacional. Assim, o modelo intermediário entre o T-Cross e o Tiguan Allspace seria este novo SUV, que assumiria o lugar do Tiguan atual, que em breve sairá de linha. Nos EUA, por exemplo, o T-Roc assumirá essa tarefa.

Assim como o T-Cross e o Tiguan Allspace, o Volkswagen Tharu será feito sobre a plataforma modular MQB, só não ficou claro se seria a variante compacta A0 ou o modelo padrão, utilizado no Golf e no Novo Tiguan. De qualquer forma, assim como o T-Roc, a marca pode produzir qualquer variante dela na mesma linha de montagem, tendo feito isso até mesmo com a PQ24 do Fox junto com a MQB do Golf em São José dos Pinhais-PR.

Falando na planta paranaense, o site afirma que o T-Cross (foto abaixo) será produzido nesta planta. Até agora, a Volkswagen confirmou apenas os modelos Polo e Virtus para a clássica fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP. O pequeno SUV compacto ficará acima do “Novo CrossFox” e terá em torno de 4,15 m de comprimento e 2,56 m de entre eixos, ficando numa faixa de tamanho similar ao do Peugeot 2008 e Suzuki New Vitara, por exemplo. Ele deve utilizar os motores 1.0 TSI de até 128 cv e 1.6 16V MSI com até 120 cv.

vw-t-cross-nurburgring-3 Volkswagen Tharu será um novo SUV feito na Argentina, segundo jornalista

No caso do Volkswagen Tharu, o maior tamanho deve se traduzir em maior porta-malas e um custo de produção ainda menor que o T-Roc, sendo assim focado para mercados emergentes. Assim, algo entre 4,30 m e 4,40 m o faria bater de frente não só com o HR-V, mas também com o Compass, por exemplo. Nesse caso, a MQB do Golf parece mais adequada para fornecer um entre eixos de 2,63 m. O site fala também do uso do motor 1.5 TSI de 150 cv.

Já o Tiguan Allspace será o primeiro do trio a chegar ao mercado brasileiro, esperado ainda para este ano. O SUV de sete lugares será importado do México e tem 4,70 m de comprimento com 2,79 m de entre eixos. A motorização deve ser centrada no novo EA888 2.0 TSI Gen3 (Ciclo B) com 184 cv e 30,6 kgfm. Em nível mundial, no entanto, o site comenta sobre uma gama de sete SUVs da Volkswagen para atuação em diversos mercados: T-Cross, T-Roc, Tharu, Tiguan (novo), Tiguan Allspace, Touareg e Atlas (Teramont na China).

[Fonte: Auto Papo]

Agradecimentos ao Hélio Figueiredo]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend