_Destaque Lançamentos SUVs Test Drive Volkswagen

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI 2017: Impressões ao dirigir

volkswagen-tiguan-14-tsi-impressoes-na-39

Ele não é novidade. Aliás, surgiu na Europa em 2007 e, de lá para cá, fez dupla com o Touareg, sendo assim os únicos utilitários esportivos da Volkswagen até agora. Com a nova geração já presente no velho continente, a montadora decidiu manter a anterior em produção na antiga Karmann.

O objetivo é atender mercados que mais adiante terão outra variante – sem trocadilhos – do Novo Tiguan, a versão longa, que terá de cinco a sete lugares e até o momento está confirmada para China e México. Enquanto isso não acontece, o bom e velho Tiguan aparece em um pacote mais frugal.

volkswagen-tiguan-14-tsi-impressoes-na-8

 

O motor 1.4 TSI foi introduzido, assim como um pacote específico de equipamentos, bem como a retirada do sistema de tração nas quatro rodas 4Motion. O motor 2.0 TSI continua, mas essa nova opção deve chamar a atenção dos que estão dispostos a ter um SUV médio na faixa dos R$ 120.000. Na VW, a proposta começa em R$ 124.990.

A Volkswagen demorou demais para lançar essa opção do Tiguan de performance e consumo mais comedidos no mercado brasileiro. Antes tarde do que nunca. O propulsor entrega 150 cv e 25,5 kgfm, mas ao contrário da Golf Variant 2017, ele é somente abastecido com gasolina.

volkswagen-tiguan-14-tsi-impressoes-na-9

 

O pacote de equipamentos é bom, tendo quase que praticamente os mesmos itens da Golf Variant. Destaque para o teto solar panorâmico com persiana elétrica, revestimento emborrachado em painel e portas, detalhes metalizados no console, banco traseiro com repartição central, mesinhas retráteis, ar dual zone e multimídia com Android Auto/Car Play/MirrorLink.

No visual, rodas de liga leve aro 17 com pneus 235/55 e detalhes em preto na carroceria. Os retrovisores, por exemplo, possuem rebatimento elétrico e desembaçador. Os bancos são em tecido, mas de boa padronagem. O porta-malas continua apenas suficiente para a proposta.

 

volkswagen-tiguan-14-tsi-impressoes-na-41

Impressões ao dirigir

Sumaré/SP – Já havíamos andando no Golf 1.0 TSI, que surpreendeu. Mas, tivemos uma boa surpresa com o Tiguan 1.4 TSI. Cerca de 84 kg mais leve, o SUV alemão mostrou excelente disposição com seu propulsor de 150 cv e 25,5 kgfm. Sem a tração 4Motion, ficou mais ágil.

Com o pé no fundo do acelerador e o modo Drive no câmbio DSG, o Tiguan 1.4 TSI força demais o controle de tração, que briga para evitar mais destracionamento das rodas dianteiras, sendo facilmente audível o cantar do material rodante. A sensação é que parece um motor maior do que realmente é.

volkswagen-tiguan-14-tsi-impressoes-na-38

A rotação vai direto até 6.000 rpm e o propulsor parece ter fôlego para mais. As retomadas são muito boas para um utilitário esportivo com “apenas” 150 cv. O bom torque em baixa, ajuda muito a deixar o EA211 trabalhar com desenvoltura. O DSG muda rapidamente as marchas e aproveita o que o motor tem de melhor.

No modo Sport, o câmbio explora ainda mais o 1.4 TSI, garantindo tudo o que quatro cilindros com turbo e injeção direta podem oferecer. Mas, mesmo para quem quer uma condução mais esportiva, o modo Drive já é suficiente. As trocas de marcha no volante ou na alavanca também permitem ir até quase o limite do EA211.

volkswagen-tiguan-14-tsi-impressoes-na-31

Com um conjunto bem equilibrado, o VW Tiguan 1.4 TSI oferece bom conforto ao rodar, tendo motor/câmbio sido bem ajustados para atender esse quesito. O nível de ruído é muito bom, assim como direção, freios e suspensão. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.200 rpm, o que é muito bom para uma condução com economia e respostas imediatas no momento desejado.

A conclusão é que o Volkswagen Tiguan 1.4 TSI deveria ter chegado mais cedo, mas já que está por aqui, ele se torna uma opção interessante no segmento de SUV médio, onde o líder de vendas é o também antigo Hyundai ix35, que pode chegar a R$ 130 mil. O pacote motor/câmbio caiu muito bem no utilitário da VW, que também mantém o mesmo padrão de qualidade da versão 2.0 TSI e um bom pacote de equipamentos de fábrica. Vale a pena conferir com test drive.

Galeria de fotos do Volkswagen Tiguan 1.4 TSI 2017:

Evento a convite da Volkswagen.







Send this to friend