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Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

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O Volkswagen Tiguan Allspace 2019 chega ao mercado nacional com uma proposta mais agressiva em termos comerciais, buscando ampliar as vendas num segmento que está cada vez mais concorrido. Custando de R$ 124.900 a R$ 179.900, o SUV importado do México chega para dar início à ofensiva da VW nos utilitários esportivos. Maior e mais espaçoso que o anterior, o novo modelo é feito sobre a plataforma modular MQB, mas alongada em relação ao europeu, daí o sobrenome do produto.



Em dois pacotes de propulsão, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 chega com motor 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm ou 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm, o mesmo usado no Golf GTI e disponível apenas na versão topo de linha R-Line. O câmbio é sempre de dupla embreagem DSG, agora banhada em óleo, mas com seis marchas no primeiro e sete no segundo, que ainda é acoplado à tração integral 4Motion. Dessa forma, o SUV passa a abranger uma faixa grande de preço e performance.

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Nesse pacote do 250 TSI, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e tem máxima de 198 km/h, não importando o combustível que esteja levando. Já no 350 TSI, o SUV “voa” de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge máxima 223 km/h. O consumo é de 6,8/10,1 km/l na cidade e 8,0/11,7 km/l para o 1.4 TSI Flex, respectivamente com etanol e gasolina, enquanto o 2.0 TSI faz 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.



Com 4,701 m de comprimento, 1,839 m de largura, 1,658 m de altura e 2,79 m de entre-eixos, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vem com 710 litros no porta-malas, que pode chegar a 1.761 litros com todos os bancos rebatidos, mas em configuração de sete lugares, tem somente 216 litros. O utilitário esportivo pesa 1.562 kg com cinco lugares e 1.598 kg com sete, ambos na versão 250 TSI Comfortline. No caso da 350 TSI Highline R-Line, o peso sobe para 1.785 kg devido ao motor maior e sistema de tração nas quatro rodas.

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Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vem bem completo desde a versão de entrada, trazendo consigo diversas novidades, dependendo da opção, tais como detector de pedestres e o sistema de proteção pós-colisão, bem como faróis de LED. O modelo também adiciona cluster digital configurável com tela de 12,3 polegadas, mais entretenimento Discover Media com Android Auto, Car Play e MirrorLink.

Agora, o Park Assist 3.0, por exemplo, pode estacionar o carro em vagas perpendiculares de frente. Outra novidade, exclusiva do 350 TSI, são os modos de condução em terrenos, sendo quatro opções: Normal (estrada), Snow (neve ou lama), Off-Road (fora de estrada) e Off-Road Individual (fora de estrada com ajustes do condutor). Dentro do modo Normal, pode-se optar também pelo Eco, Sport e Individual. Ou seja, no total, soma-se sete modos de condução.

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Impressões gerais

Visualmente, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 não parece assim tão grande em relação ao Tiguan europeu, isso é fruto do desenho das portas traseiras, que são maiores e das vigias, que cresceram ligeiramente, porém, o conjunto não transmite a impressão real de aumento. Porém, isso é notado quando se entra no carro e percebe-se um espaço bem mais amplo que a geração anterior, por exemplo, que tem porte próximo do atual produto alemão.

A frente com faróis duplos em LED e grade com frisos cromados é até sóbria, mas na R-Line, o para-choque “anabolizado” dá o tom do pacote, cuja pegada é mais esportiva. As rodas de liga leve refletem bem as propostas de seus versões, sendo 17 e 18 polegadas no Comfortline (5 e 7 lugares, respectivamente) e 19 polegadas de cinco raios duplos no Highline R-Line. Esta, por sinal, tem mais cromados para contrabalançar a profusão de preto brilhante na dianteira e possui defletor de ar prominente (e também em preto) na tampa do bagageiro. As lanternas em LED com formato em “L” acompanham o visual equilibrado do SUV.

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Por dentro, o ambiente do Volkswagen Tiguan Allspace 2019 apresenta acabamento bom, tendo materiais macios ao toque no painel e também na parte superior das portas. Os difusores de ar laterais destacados no revestimento e a multimídia Discover Media com sua tela sensível ao toque e aos gestos, dão um ar mais sofisticado ao modelo, que é completado pela instrumentação digital, que reduz os mostradores para ampliar o mapa de navegação.

No R-Line, o volante esportivo de fundo chato e acabamento metalizado, indica que sua tocada não é apenas familiar. A alavanca do câmbio DSG, devidamente estilizada, bem como os pedais esportivos, reforçam essa proposta, inclusive com as soleiras. Os bancos são revestidos em couro no 350 TSI e o do motorista vem com ajustes elétricos e três memórias. Quem vai atrás, na segunda fileira, tem duas práticas mesinhas retráteis com porta-copos escamoteável, aumentando assim a comodidade. O ar-condicionado tem três zonas de climatização e difusores de ar traseiros centralizados apenas.

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O espaço geral é bom, mas a terceira fileira é apertada e focada em crianças e adultos de baixa estatura. Para todo o ambiente, um enorme teto solar panorâmico com bom vão de abertura. Já o porta-malas tem tamanho adequado para a proposta de um sete lugares, podendo-se colocar duas malas pequenas no diminuto espaço com a terceira fileira erguida.

Com ela rebatida, o volume aumenta consideravelmente. Para facilitar a vida, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 tem ainda tampa de acionamento elétrico e sem as mãos no caso do 350 TSI, tendo esta um modo automático que fecha a tampa se o proprietário estiver com as mãos ocupadas, detectando seu distanciamento em relação ao carro. No mais, a posição de dirigir é muito boa, com ergonomia bem resolvida e um volante de pegada gostosa.

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Impressões ao dirigir

Itupeva-SP – Com um test drive curto, pudemos experimentar mais, apenas uma das versões, a 350 TSI. O motor EA888 2.0 TSI ronco grosso a bordo do SUV alemão e é audível mesmo de dentro, mas não de forma exagerada e nem um pouco desagradável, pelo contrário, o propulsor impõe respeito a cada acelerada e realmente cumpre o que promete já nos primeiros momentos ao volante.

Este, por sinal, é bem justo e agradável de manusear. Apesar de podermos rodar de forma mansa no modo Eco ou mesmo no Normal, a cada necessidade de se obter mais performance, o 2.0 TSI de 220 cavalos responde imediatamente, sobrando logicamente no meio urbano. A suspensão é mais firme, mas não desaponta em conforto.

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Na estrada, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 realmente mostra sua força. O motor rapidamente se eleva de giro se for exigido. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm, mas basta um pisada mais forte no acelerador, para que o giro alcance rapidamente 6.000 rpm. Se for no Sport, acrescido do modo S do DSG, sobe para 7.000 rpm, quando ele fica cheio aos 5.500 rpm se o pé for tirado. Ou seja, ele fica pronto para mais uma resposta forte.

A dirigibilidade é muito boa. Mesmo maior que o anterior, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 mostra um equilíbrio muito bom em curvas e assimila bem o piso por onde passa, dando mais segurança e controle. O DSG não nega fogo e pode-se explorar ao máximo (que o sistema permite, é claro) o motor com mudanças manuais nos paddle shifts ou mesmo na alavanca. Mudanças suaves e imperceptíveis dessa DQ500 com embreagens banhadas em óleo, dão ao SUV uma performance de esportivo, mas preservando o conforto que é exigido do produto.

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No Volkswagen Tiguan Allspace 2019 com motor 1.4 TSI Flex, o propulsor tem uma pegada muito boa para o porte e peso do carro, já que também são descontados 178 kg em relação à 350 TSI no caso do 250 TSI com sete lugares, pois se for no de cinco assentos, a diferença chega a 223 kg. O câmbio DSG de seis marchas é gostoso e responde prontamente. Sem dúvidas, teremos mais impressões e nossa avaliação mais adiante.

No geral, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 impressionou pela tocada muito agradável e pela performance como um todo. O SUV é bem acertado e tem um espaço interno generoso. Não é um SUV de sete lugares pleno em conforto, pois seria preciso crescer mais para atender quem vai na terceira fileira e isso, só mesmo o Atlas, que infelizmente pode não vir em virtude do Atlas Cross Sport. De qualquer forma, vale pela possibilidade de se colocar mais duas pessoas a bordo, mas sem improviso.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Volkswagen. 

 

 

5.0

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  • ALVIN_1982

    Achei que viria mais caro, mas pela proposta é um excelente custo x benefício, principalmente em relação aos seus principais concorrentes, Equinox, 4008/5008, Compass e CR-V. Se não houvessem cotas, seria um candidato fortíssimo ao pódio da categoria.

    • Ernesto

      Mas as cotas não acabaram?

    • wagner

      Então… eu não vejo todos esses carros como concorrentes do Tiguan All Space em termos de proposta. Compass, 3008, RAV-4 e CR-V, ainda disputam outro nicho, principalmente para aqueles em que um porta malas enorme não é prioridade.

      Claro que não vou negar que a faixa de preço o faz um competidor dos carros citados, mas com outra proposta.

      A proposta da Tiguan é igual ao da Journey e Outlander, aonde as características de um SW são mais evidentes nestes produtos,apresentando uma desenho com grande relação comprimento x largura e também com opção de 7 lugares para uso eventual.

      É como se fossem um meio termo entre os SUV’s e as VANS de 7 lugares.

      • carlos arriel

        Concordo! Quem opta pelo Compass por exemplo, prefere um carro menor e/ou com mais aptidão off-road.

        • Luis Burro

          Q ilusão,opta pelas necessidades.Tenho família grande então não posso descartar os de mais lugares,mas tbm não descarto os menores.
          E a maioria não usa nem pra ir pro sítio.

          • carlos arriel

            Tudo é relativo! Caso a família seja grande e é só carro para atendê-la, se possível essa família vai optar por um carro maior. Caso sejam vários carros, se tem flexibilidade na escolha.

      • Marcelo

        acredito que o mais correto seria meio termo entre Mini Van (5 lugares) e SUV (7 lugares), no Brasil a classificação destes veículos é equivocada.

    • Fernando Dias

      Quem comprar caso não flex corre risco de perder muito dinheiro devido a forte tendência do Rota 2030 alterar o nível de concentração de etanol na gasolina, passando, inicialmente, para 30% e depois para 40%. Não vai ter motor que aguente

      • cepereira2006

        Se fizerem isso vai ter gente indo a Brasilia para bater pessoalmente no presidente. Roubar milhões, tudo bem. Mas avacalhar com o meu carro nunca !!!!!!!!!!!!!

      • Francisco Helio

        O motor turbo gasolina do Jeta 2.0 sofreu com nossa mijolina. Tem até vídeo no YouTube.

    • Luis Burro

      Não sei se é excelente frente à Peugeot e Chevrolet,mas qnto Jeep, Toyota e Honda pode ser.

    • Luciano RC

      Pra mim, seria a duvida entre ele e o 5008 Park. Ficou realmente atrativo.

      Se a VW acertar assim no T-Cross, vai dar trabalho para os concorrentes.

    • Francisco Helio

      Melhor ainda se o de entrada custasse em torno de 115 para bater de frente com o compass de entrada.

      • ALVIN_1982

        Um 1.0 TSI de 130 CV 5 lugares? E porquê não versões diesel da Amarok? Acho que teria potencial…

  • Marcio LJ

    Achava que meu CR-V 2008 4×4 era gastão. E esse Tiguan com 220cv, motor turbo, injeção direta, cheio de guéri-guéri mal passando dos 9,5 km/l! To feliz com os meus 11,5 km/l! Na humildade dos meus 150 pôneis subnutridos Kkkk

    • Claudecir

      Bem fraco em.

      • Ernesto

        Motor 2.0 aspirado com 150 cv está na média. Isso não quer dizer que é um motor adequado ao CR-V.

        • Fanjos

          Foi um cara de CR-V do modelo mais antigo que achou que meu Up 1.0 era turbo (não era) porque estava arrancando mais rápido que ele em todos os faróis, dai vc já tira o “canhão” que é esse motor para esse carro, é o famoso de 0 a 100 e meia hora.

          • Ernesto

            Essa CR-V é igual um gordinho querendo correr dentro da piscina. Rsrsrsrs

            • Lucas de Lucca

              Nossa gente, vocês estão venenosos hoje hein? To achando ofensivo, to gostando, continuem… hahahahahahaha

            • Ailton Maschio Gomes

              Q exagero kkkk

          • MarcioMaster

            Sem contar que esse motor mal faz 6KmL na cidade

          • Edson Fernandes

            Me lembro na estrada com o C3 1.4 que era assim: Na reta ou descida, o cara passava o limite de velocidade da via (e eu sempre respeito) então me passava, ao chegar em aclive, o carro perdia tanto a velocidade que eu passava ele (em aclives acentuados eu jogava quarta, mas não era incomum manter quinta nos aclives de estrada) e eu me impressionava como perdia velocidade. E foi assim até a hora que ele pegou a saida. Ele me deu uma lampejada de farol e eu de pisca alerta (para cumprimenta-lo)…

            Mas me pergunto até hoje se ele achava que eu estava pisando ou algo do tipo…rs

    • Fanjos

      Comparar o motor da CR-V com esse motor do Tiguan é como comparar o Motor 1.4 do Onix com o motor 1.4T do Golf

      • SDS SP

        Que fique bem claro, é o antigo e gastão 2.0L aspirado.

        • Edson Fernandes

          Mas…. comparar com o atual conjunto é covardia. Nem o Tiguan anterior 2.0 TSI se compara a esse.

    • José Neto

      Comparação sem fundamento

    • M.Hahne

      Para extrair essa potência de um motor aspirado seria necessário um 6 cilindros, que faria 6km/l. Ou seja, se esse consumo se confirmar no uso real está ótimo.

    • dallebu

      Ok, mas você tá comparando um carro de 220cv com um de 150 cv…

      • Edson Fernandes

        Isso porque não há marcas de consumo ainda. Capaz de ser superior tbm nisso.

    • julio

      Boa colocação!

  • Matthew

    Carro ficou legal e até competitivo para os padrões atuais do mercado. Só lamento esse interior full black da versão R-Line (espero que nas demais seja convencional). Colunas e teto pretos deixa o interior do veículo muito pesado, pouco arejado e esquenta ainda mais sob o sol. Talvez este aspecto pesasse na hora de decidir a compra.

    • Luconces

      Só ligar o ar colega.

      Pessoal parece que deixa o carro no sol tomando um bronze kkk

      • Eric Locatelli Martini

        Tive um Sentra PRETO com interior todo PRETO, em couro.
        Moro em Cuiabá.
        Terrível! Ar condicionado resolve com alguns minutos, mas a primeira sentada naquele banco, afffff

        • Luconces

          Mas isso aí é mal de banco em couro.

          • Edson Fernandes

            O interior com os detalhes pretos ajuda a manter o calor por um tempo prolongado. Foi nesse aspecto que foi citada a reclamação.

            • Luconces

              Agora tendeu!

        • Lucas de Lucca

          Meu carro é branco, o interior é couro claro/cinza e também fica o dia inteiro no sol e quando sento parece que sentei pelado no mármore do inferno hahahahaha
          Sol é sol, não tem jeito não. Mas de fato o preto é pior ainda.

  • Lateral e traseira lembram a Spacefox kkkkkkkk

    Mas ficou show de bola, esse vermelho então… Se fosse pro meu bico seria um forte candidato.

  • th!nk.t4nk

    Só não entendi essa parte: “o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 não parece assim tão grande em relação ao Tiguan europeu”, já que ambos são vendidos na Europa. É verdade que se vê mais a versão normal nas ruas, mas o Allspace tem boa saída também. Agora, o que parece pequeno é o modelo antigão. Mudou demais o carro.

    • Luconces

      Mudou muito mas eu acho um carro sem graça. Pessoalmente ele é sem sal.

      Acho que esteticamente a geração anterior era mais bem resolvida e icônica.

      • th!nk.t4nk

        Por fotos eu achava o novo sem graça, mas ao vivo confesso que me surpreendi. Tem um porte que chama bastante atençao nas ruas, mesmo aqui na Alemanha. Já o antigo parece mais um hatch bombadinho, é mirrado (tanto é que vendeu pouco, seu custo x benefício era ruim). E o interior do antigo não me desce, é muito pobre. Enfim, vejo constantemente o antigo e o novo lado a lado no trânsito, e parecem carros de categorias bem distintas. O Tiguan evoluiu pra caramba, IMHO.

        • Luconces

          Interessante, eu já acho o novo Tiguan sem graça. Ele é sem sal, traseira com as lanternas bem simples. O anterior tinha soluções de design mais interessantes, não digo nem com relação a dimensão.

          Não sei se estou acostumado a ver ele do lado de Silverado, F150, Suburban, Armada e acho ele bem discreto também por conta disso kkk

          Talvez na realidade brasileira ele tenha mais destaque em termos de imponência.

          • th!nk.t4nk

            É verdade que o antigo se diferenciava mais. A VW tá com linhas muito retas atualmente, isso nao me agrada (apesar de deixar os carros mais atemporais). Mas sinceramente, parei já de esperar muita inovaçao visual deles.

            • Luconces

              O Arteon foi uma surpresa e o Touareg também!

  • matheus

    A VW acertou em cheio com o design dessa nova Tiguan, principalmente frente aos concorrentes. Acredito eu que o cxb da categoria ficaria nessa ordem: 3008 (excluo o 5008 dessa lista por pecar no design) > Tiguan > Equinox > Compass. Acredito que vai vender muito bem justamente pela imponência e cara de carro premium, que convenhamos é o que o brasileiro olha na hora da compra.

    • wagner

      Não vejo a Tiguan AllSpace como concorrente de Equinox e principalmente do Compass em termos de proposta. Compass, 3008, RAV-4 e CR-V, ainda disputam outro nicho, principalmente para aqueles em que um porta malas enorme não é prioridade.

      Se for para escolher um Jeep para mim é concorrente a Cherokee e não Compass.

      Claro que não vou negar que a faixa de preço o faz um competidor dos carros citados, mas com outra proposta. lembrando que Compass custa R$20.000,00 a menos.

      A proposta da Tiguan é igual ao da Journey e Outlander, aonde as características de um SW são mais evidentes nestes produtos,apresentando uma desenho com grande relação comprimento x largura e também com opção de 7 lugares para uso eventual.

      É como se fossem um meio termo entre os SUV’s e as VANS de 7 lugares.

      • Luconces

        Aí é seu ponto de vista amigo.

        Ela concorre sim com outros SUVs, só pegar matéria internacional dela com a concorrência.

        • wagner

          E em que momento eu disse que ela não concorre com outros SUV? Apenas disse que a proposta não é a mesma de alguns!

          • Luconces

            Você disse que ela não concorre com Equinox e Compass. Ela concorre sim.

            • wagner

              Qual o seu problema de interpretação e de raciocínio lógico? Fala um coisa de depois fala outra.

              Primeiro escreveu “Ela concorre sim com outros SUVs”, ou seja, afirmou que eu disse que a Tiguan não concorre com nenhum SUV’s.

              Agora escreveu: “Você disse que ela não concorre com Equinox e Compass”, o que não leva a concluir que apenas são concorrente da Tiguan Equinox e Compass, excluindo qualquer outro carro.

              Sinceramente não dá nem pra dialogar.

              Por fim, a própria VW informou que o Concorrente da Compass é a futura Tarek! https://motor1.uol.com.br/news/238775/vw-crossover-compacto-brasil-2020/

              • Luconces

                Miga não fica nervosa, foi seu comentário que ficou meio sem sentido. Depois te respondo com calma.

      • Claudecir

        Tá certo isso do 0 – 100 da Tiguan ser maior que o da Equinox?

        • truco

          so digo 3 letras .. DSG.
          Apesar da equinox ter um bom cambio 9 marchas.
          acho que a chevrolet vai ter que aposentar o massa de novo haha

        • wagner

          Claudenir, não entendi sua colocação

          Me parece que a Tiguan 2.0 é mais rápida, mas são diferenças tão pequenas que na prática nem considero, isso se a compra do veículo for exclusivamente relacionada ao desempenho, o que não é prioridade neste tipo de veículo que no fundo é meramente familiar.

        • th!nk.t4nk

          Pra ver como motorzão nem sempre é o mais importante. Tendo tecnologia, muito motor menor supera os grandes. No caso do Tiguan, nao só anda até mais, como ainda consome menos.

      • SDS SP

        “Não vejo a Tiguan AllSpace como concorrente de Equinox e principalmente
        do Compass em termos de proposta. Compass, 3008, RAV-4 e CR-V, ainda
        disputam outro nicho, principalmente para aqueles em que um porta malas
        enorme não é prioridade”…

        O que seria essa de “proposta”?

        Eu vejo o Tiguan concorrendo sim com os citados. É exatamente nesse nicho que a VW encaixou os preços, cobrindo plenamente a faixa dos 120 – 200k. Se vai ter sucesso nessa estratégia, aí é uma outra conversa.

  • TiagoNA

    Fantástico! Quem entende leva esse, os concorrentes são bons, mas neste exato nicho não há igual.

    • ObservadorCWB

      Qual seria o nicho ? Sete lugares ? Daí lemos: O espaço geral é bom, mas a terceira fileira é apertada e focada em crianças e adultos de baixa estatura. Pergunto de forma séria. Até concordo se o pensamento for no seguinte nicho: De pseudo SUV para levar “eventualmente” duas crianças a mais. Falo isso pois na família temos muitas TIG. E só não temos mais justamente porque era apertada para cinco adultos. E sem espaço para bagagens. Esta parece que melhora para cinco. Mas está longe de resolver para sete. Por mais incrível que possa parecer, quando se vai junto para praia, os lugares são mais disputados numa antiquada Hyundai Vera Cruz do que nas TIGs. E olha que o motorista mais “velhinho” é o da VC. Agora, se vc pensa no pacote tecnológico, realmente a TIG continua excelente e briga no andar do Compass.

      • Luconces

        TIG?
        VC?

        Tô ficando velho pois não entendi nada kkkk

        • Fanjos

          Tambem fiquei pensando um tempo, imagino que TIG deve ser Tiguan, agora VC não faço ideia o_O

          • ObservadorCWB

            Hahaha.. TIGuan e V era C ruz ….. este, esse, aquele … abraços

            • Fanjos

              Entendi, estou ficando velho, não entendo essas abreviações dos mais jovens U_U

          • Luconces

            Kkkkk acabei de ler a resposta.

            É a famosa preguiça de digitar, abreviação.

            Kkk

        • ObservadorCWB

          TIG é como a esmagadora maioria dos proprietários se referem a TIGUAN. Basta ser membro de algum fórum do carro para saber. VC = Vera Cruz, com inclusive mencionado na resposta. Simples assim.

          • Luconces

            Eu não participo de fórum.

            Não entendo quem abrevia nome de carro, é preguiça de digitar ou é o miguxês automotivo mesmo? Kkkk

            • ObservadorCWB

              Aaaa… vai que você não sabe o que é uma nhéco ? Lentoster ? XR3 ? GTi ?

              • Luconces

                Kkk

                Opa, pera aí! Estamos falando de coisas diferentes, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

                Abreviações igual Tiguan com TIG, Veracruz com VC, Freemont com FM (?), Stilo com STI (?)… é o que eu não entendo.

                Abreviações como GTi, XR3, TSi, THP são ok.

                Zueiras como Lentoster, Nhecosport, DanOnix Activia, Mobilete, Cornos, Vovorolla e cia, são perfeitas e devem ser usadas com mais frequência kkkk

                • ObservadorCWB

                  Hahahaha…. Viu só ? conversando a gente se entende. Gostei da Zueira perfeita. Tá Serto… Certo ? Abraços.

                  • Luconces

                    Opa!

                    Se lembrar de outros apelidos cola aí para a gente ter uma lista kkk

                    Abraços

                • Matthew

                  Melivra, Frágile, Cocobalt, Pandero…

                  • Luconces

                    Tinha esquecido do Pandero kkk

          • Licergico

            vc = você .

            • ObservadorCWB

              vc diferente de VC , V.C. v.c. WC …. kkkk

          • Audi a5

            E UP, como de abrevia?

            • ObservadorCWB

              assim: ↑ kkkkkkkkkkkk (kkkk= uma fila de Ford Ka(s))

            • ALVIN_1982

              ! = up! Kkkk

        • Faheina

          Tiguan
          Vera cruz

  • Fanjos

    Vi ontem na css e o bicho ficou parrudo, mesmo a versão mais básica é bacana e se tivesse que escolher entre o Compass Longitude e ele, eu ficaria com ele sem pensar duas vezes, entre os SUVs de verdade ele é o mais bacana no valor até 125k

    • Ernesto

      Pensei o mesmo, Fanjos. Acredito que as vendas do Compass irão cair.

      • Fanjos

        Verdade, alem do mais eu quero aquelas 7 belo que estão no porta treco da foto :3

        • Ernesto

          KKKKKKKK!!! Essas balinhas você ganha do vendedor, se trocar seu Golf por essa nova Tiguan!

          • Fanjos

            Acabei de ficar 50% mais interessado.

            • Ernesto

              KKKKKK!!!

        • fschulz84

          Eu entrei nos comentários e já ia mencionar sobre as 7 Belo :(
          Vou até caçar alguma vendinha aqui perto do trabalho na hora do almoço pra comprar umas, deu vontade.

          Gordo é uma desgraça! haha

      • wagner

        Acredito que apenas nas versões mais caras do Compass

        • Ernesto

          Será?
          Compass Flex é menor, tem menos espaço e o motor é inferior ao do Tiguan. E em relação a preço, a Sport inicia em R$109.990,00. Se colocar air bags adicionais, pula para R$113.440,00.
          Se for de Longitude, esta inicia em R$119.990,00 e só tem air bags duplos (uma vergonha isso!). Adicionando os air bags adicionais para ficar igual à Tiguan básica, aí o preço vai para R$123.440,00, praticamente o preço desta Tiguan.
          Eu sinceramente acho que é muito mais negócio pegar a Tiguan do que uma destas duas versões da Compass. Se a VW tiver esse carro disponível, vai vender muito bem!

          • wagner

            Viu! Concordou! Nas mais caras.
            Aliás, não vejo o Compass concorrente da Tiguan Allspace e o preço de partida de cada uma delas é prova do que estou dizendo.
            A Tiguan concorre com carros maiores.

            • Ernesto

              De jeito nenhum1
              Acho que você não faz ideia do que está falando. A Sport é a mais básica, depois vem a Longitude.
              Depois destas duas, tem outras versões: Night Eagle e Limited (falando só em models Flex).
              Fora estas Flex, ainda existem as versões diesel que são sim as mais caras.
              Então, como é que eu concordei com você? Explique, por favor.

              • wagner

                Vou explicar:

                “Compass Flex é menor, tem menos espaço e o motor é inferior ao do Tiguan. E em relação a preço, a Sport inicia em R$109.990,00. Se colocar air bags adicionais, pula para R$113.440,00.
                Se for de Longitude, esta inicia em R$119.990,00 e só tem air bags duplos (uma vergonha isso!). Adicionando os air bags adicionais para ficar igual à Tiguan básica, aí o preço vai para R$123.440,00, praticamente o preço desta Tiguan.
                Eu sinceramente acho que é muito mais negócio pegar a Tiguan do que uma destas duas versões da Compass. Se a VW tiver esse carro disponível, vai vender muito bem!”

                Entendeu? Se meu texto estiver complicado, posso tentar explicar por desenho.

                • Ernesto

                  Eu: “Acredito que as vendas do Compass irão cair.”
                  Você: “Acredito que apenas nas versões mais caras do Compass”.
                  Não, continuo não concordando com você pois o que vai cair mesmo são as vendas das versões mais em conta como expliquei anteriormente. As versões mais caras, principalmente diesel, podem até sentir alguma queda, mas as que sentirão mais creio que são as mais básicas Sport e Longitude.
                  Não deu para desenhar, mas melhor explicado que isso? Aí desisto!

                  • wagner

                    Realmente é de desistir mesmo Ernesto, porque nem naquilo que você mesmo escreveu você acredita.
                    Mesmo assim, grato por compartilharmos da mesma opinião.

                    • Ernesto

                      Eu não acredito??? Cara, recapitula, veja o que você escreveu e o que eu estou tentando explicar.
                      Você fala que as vendas das versões mais caras do Compass que irão cair e eu digo que são as versões mais em conta. É só ver o que eu comentei sobre a Tiguan básica, com preço de R$124.900,00. Ela compete com quais versões? Com as versões diesel, por acaso?
                      Estava “desenhando” para você, mas nem assim você entende. KKKKKKKK

          • Audi a5

            Para ser xingado: e a Captur?🤣😱

    • Audi a5

      Um verdadeiro audi. Sem diferenças em acabamento e powertrain. Vai ficar difícil para a nova geração do Q3 que ainda será apresentada.

      • th!nk.t4nk

        O pack tecnológico é bem inferior, mas no acabamento chega perto sim. Agora, o novo Q3 acredito que dará uma surra fácil no Tiguan. A Audi tá com muitas cartas na manga, principalmente na eletrônica.

        • Alexandre Kim

          Como Audi é “VW gourmet”, o Tiguan da Audi, Q3, na nova geração a vir, tem a obrigação de oferecer pacote powertrain-seguranca-tecnologia superior a nova Tiguan, e mais bonita.

    • wagner

      “SUV de verdade”? O que seria SUV e mentira?

      • Fanjos

        Qualquer um abaixo de um Compass, são os SUVs de brinquedo ou sub compactos de tamanco

        • wagner

          Não!
          A Tiguan é tão “SUV” quando um Kwid! Está levando em consideração apenas tamanho e preço, o que é um equívoco.
          Se é a levar a sério a denominação apenas o Jimmy transforma a Tiguan em um carro de brinquedo.
          A Tiguan é apenas um Crossover, sem qualquer preparação, destinada a consumidor que procura um produto dentro da tendência de mercado e com características de uma SW.
          No Brasil somente o Renegade e o Compass possuem a preparação de um legítimo SUV, mas tem um custo.

          • Fanjos

            Mesmo assim, carro valente era o Defender, o Jimmy até é valente, tipo formiga atômica, mas quando digo de verdade é na questão de imponência e tamanho, se for para pegar qualquer SUVinho de shopping center sub-compacto eu prefiro um Hatch ou Sedan médio, mais bem acabado, na maioria das vezes melhor motor, melhor dirigibilidade, geralmente menor consumo, seguro mais barato, porta malas maior, etc, etc

    • truco

      nao se empolgue com esse 125k.. meu caro… logo logo ja sabes .

      • Fanjos

        Se Deus quiser!
        Amém.

  • Audi a5

    Muito bem vinda a volta de matérias interessantes e testes com fotos completas.

  • carlos4carros

    Suspensão firma, leia-se, dura! A VW ainda tem muito o que aprender com a japonesa Toyota e a confortável e durável suspensão que equipa seus veículos.

    • Fanjos

      Por isso que os jovens preferem Honda e marcas como Audi, VW e BMW, e o pessoal mais velhinho curte Toyota, porque não judia da coluna já sofrida, quando eu tiver uns 95 anos com certeza eu vou querer um Corolla tb, mas por enquanto que sou “jovem” (mais ou menos né), prefiro contornar uma curva com uma excelente estabilidade e troca de ter o carro um pouco mais durinho.

      • Mike Milankovic

        Eles compram Corolla por acharem que ele não dá problema.

        • Fanjos

          Mas isso é verdade, alias o Corolla não precisa de manutenção, nem troca de óleo, e jamais precisa trocar nenhuma peça pois nunca quebra, nunca passa por recall porque ele já é perfeito, é mais veloz que uma Ferrari e mais robusto que um Hummer H1, alias ele nem precisa de combustível, funciona usando apenas a energia do pensamento positivo.

          • Lucas de Lucca

            Você esqueceu de falar que ele não desvaloriza, você vende pelo preço que pagou!!! É realmente um fenômeno esse carro. Não vejo a hora de poder comprar o meu!!

            • “Você vende pelo preço que pagou!!!”

              Não fala besteira. Até um recém-nascido sabe que Corolla é o único carro de toda a história automotiva que você vende por mais do que pagou. Ele VALORIZA conforme passa o tempo, assim como o vinho.

      • Mestre Fioda

        Boa… No meu caso acho que vou preferir judiar minha coluna a ter que andar em um automóvel sem sal.

      • wagner

        Ahh sei lá, eu prefiro o prazer cotidiano e efetuar curvas com igual segurança do que muito eventualmente entrar em uma curva acima do limite permitido, questão de preferência que nada tem relação com a idade.
        Pelo menos na linha Polo, a VW aprendeu com o mercado e entrou um produto com uma suspensão mais amigável em relação a desconfortável linha Gol e Fox.

        • Fanjos

          Sim, da para fazer o meio termo e o Polo é um bom exemplo, mas não precisa ser a gelatina igual o Corolla, não dirigi depois do facelift para saber se mudou (duvido),só o anterior, mas parecia que eu estava sentado em um pudim de doce de leite.

        • thi

          De polo pra cima a vw é top na calibragem e gil e fox ,TUDO vem do gol ( gol ,foxvoyage,space ) mesmo assim sao carrinhos gostosos de guiar,meu irmao tem um fox

    • thi

      Adoro a suspencao de BMW , vw e Audi , tem a calibragem q gosto , mais Segura , deixe esses carros molenga pra os veinho rsrs

      • thi

        Sem falar q o dirigir é mais gostoso .

    • SDS SP

      Incrível alguém que além de puxar saco da Toyota, faz propaganda de graça para aquele blog bem “imparcial”…
      Agora se esconde por de trás de um fake para elogiar a marca japonesa.

    • Lucas de Lucca

      Pena que capota né amigão… vide TombaLUX.

      • Louis

        Hoje de manhã eu vindo trabalhar, vem uma Tombalux a milhão, colando na traseira, forçando passagem, o cara estava a mais de 100km/h em uma via marginal com limite de 60. Dei passagem para não arrumar confusão, mas minha vontade era levantar um cartaz para ele com a palavra “Tombalux” KKKKK
        Cara dirige um trator e acha que está de esportivo. Deve ser um caipira pé de barro que ganhou um pouco de dinheiro…

        • Lucas de Lucca

          Infelizmente é muito comum isso, já aconteceu várias vezes comigo também. O jeito é fazer o que você disse e deixar ir, pois eles não estão nem aí com nada e a chance de causarem um acidente é enorme.

    • th!nk.t4nk

      Tem que ser firme. É carro feito pra andar nas Autobahnen. Se balançar a 200 km/h ninguém compra. Quanto a Toyota, é coadjuvante no mercado europeu (4,3% do mercado total, perde até pra FIAT) justamente porque pra andar rápido seus carros simplesmente nao convencem. Mas pra ir a 120 km/h no Brasil e EUA tá bom demais (ainda mais considerando que o asfalto nos EUA tá muito longe de ser essa maravilha, dependendo do estado/cidade, e aí carro molenga se torna vantagem).

  • Piston head

    Apesar do visual mais do mesmo, achei interessante o porte do carro e a altura inferior em relação aos outros crossovers. Tem um certo aspecto de station wagon. Podia ter mais fotos da versão de entrada que tem o melhor cxb.

    • wagner

      Essa é mesma impressão que eu tenho. Trata-se de um produto com característica SW bem evidentes, o que me leva a concluir que seus concorrentes são Journey e Outlander que também apresentam essa característica com grande relação comprimento x largura (parece ser até um tendência atual da VW com carros estreitos e longos “Virtus e Novo Jetta possuem a mesma característica), bem como por apresentar opção de 7 lugares para uso eventual.

      • Leonardo M. G.

        O Versa também é assim. 1,70 de largura por 4,48 de comprimento. Ajuda a entrar e sair de vagas mais apertadas (pro Versa). Até nos celulares e televisores essa tendência tá aparecendo ;)…

  • MarcBH

    Atualmente tenho um Tiguan geração anterior e gosto muito do carro. Pensando em trocar por esse All Space de entrada ou um Equinox LT. Até tinha pensado em um Compass Longitude flex mas aquele motor é muito fraco.

    • Luconces

      Nessa categoria é Equinox, 3008 e Tiguan.

      • MarcBH

        O 3008 realmente ficou lindo. O problema dele na minha opinião é o conjunto mecânico não muito moderno, e a marca. Meu irmão já teve vários franceses, entre Citroen e Peugeot. Sempre que vai trocar de carro acaba pegando outro francês, simplesmente porque não consegue passar o usado para a frente sem perder rios de dinheiro. Aí entrega na concessionária deles mesmo…

    • thi

      Tiguan esta acim desses seem duvidas

      • Licergico

        ai o problema é ser vw… ( sem assistência técnica ) .

        • Daniel dia-luís

          Assistência técnica ruim é da Ford. Pergunta pra dono de Focus PowerShit.

  • Jeremias Flores

    eu gostei, das 3 versões.

    principalmente essa RLine com 350 TSi + DSG7 + 4Motion, deve ser um tesão de andar

  • Fernando W

    Bonito demais!

  • oloko

    O desempenho da tiguan 1.4 até que ficou bom ein, comparado aos aspirados do segmento, e ainda bem que veio com o dsg, acho que essa versão de entrada vai incomodar, isso se a vw não crescer o olho 1 mês depois né

  • Estevão Gonçalves

    Acho a Equinox mais atrativa comparada ao 2.0 TSI

    • Lucas de Lucca

      Se você estiver falando de desempenho acho que você está apenas analisando números, o que é um erro. Creio eu, que andando nas duas, se o seu foco for diversão ao volante a VW sempre agradará mais que a GM.

  • Luis Burro

    Estas nomeclaturas da volks nd a ver,confundem um monte.
    Quase um Edge já,isto mostra q a Ford podia já estar nadando de bracadas se oferecesse o Edge a uns 180 mil.

    • Licergico

      confundir o consumidor é o mote do market automotivo da vw .

    • Lucas de Lucca

      Realmente, esse negócio de mostrar o torque (ainda mais em Nm, sendo que aqui se usa kgfm normalmente) é bizarro hehehehe

      • Luis Burro

        Nm é o termo oficial,até nos EUA tão tentando mudar pra kw(potência) e Nm (torque),pra ficar padronizado.

        • Lucas de Lucca

          Pode ser, mas o brasileiro está acostumado com o kgfm mesmo. Não que se colocassem 25.4 ao inves de 250 fosse melhor hahahahaha

  • julio

    Grande porcaria! Quando der problema e vc precisar da VW ficará na mão.

    • Licergico

      pois é …. se esquecem que vw não tem assistência técnica especializada no BR … um simples golzeco com problema no motor eles te mandam procurar seus ‘direitos’ ( pois não sabem o que fazer ) e tem gente q arrisca em motor turbo beberrão da vw … cambio dsg com escolinha de samba particular etc …

      Uma carroça esse carro . Deveria concorrer em preço com o Lifan x60 no MAXIMO !

      • Lucas de Lucca

        Você deve ter tido uns par de TSI e DSG que deram pau né, para falar com tanto ódio assim.
        Ou o amigo do vizinho do primo do namorado da sua irmã que teve um e deu problema e você está fazendo o favor de avisar todo mundo por preocupação apenas?

        • Licergico

          tive vw sim com problemas e não resolveram , mandaram procurar a justiça . Preferi vender e nunca mais comprar vw . Exatamente pela falta de assistência.

      • CanalhaRS

        Tá por dentro hein, filhão?
        Leia o texto de novo, lá você vai encontrar: “…O câmbio é sempre de dupla embreagem DSG, agora banhada em óleo,..”.
        Esse câmbio não tem “escolinha de samba particular”.
        Não sabia disso, não é? Imaginei…

        • Licergico

          o cambio é show o que não é é a vw BR !

      • Daniel dia-luís

        Quanta asneira. Comentário que não acrescenta nada.

  • Luis Burro

    Qm compra utilitário além de todas as vantagens técnicas,acho q considera a liberdade de ir e vir q possui maior perante outras categorias,msmo q não vá utilizá la.

  • Kaian Reis

    Achei o interior um pouco “simples” a parte onde fica a multimídia poderia ser em Black piano

  • Rafael Pinheiro

    Gostei mesmo das balinhas 7 belos no console central kkkkkk
    Carro bacana com visual sóbrio.

  • Lucas de Lucca

    A VW acertou a mão nesse Tiguan, além de ter ficado muito bonito o conjunto mecânico me agrada. Como ainda sou do time que prefere hatch ou sedan médio gostaria de ver esse conjunto 1.4 com DSG6 de volta ao Golf e Jetta nos modelos novos que estão para chegar.

  • yurieu

    Equinox e Tiguan, os melhores carros do país atualmente.

    • Maycon Farias

      Quanta ousadia em afirmar isso.

  • Edson Fernandes

    Eber, nao por nada… mas se só andou no 2.0, como pode citar o bom desempenho do 1.4? rs

    • Lucas de Lucca

      hahahaha olha a treta, olha a treta

    • Fanjos

      the treta has been planted

    • th!nk.t4nk

      Peguei minha pipoca aqui, por favor continuem…

  • Paulo C

    Rapaz, a R-line ficou cara, fato.

    Mas esse carro vai ser o queridinho das oficinas de preparação, uma vez que conta com a caixa DQ500, que, sabidamente, agüenta muito mais torque que a DQ250, tanto que o Passat 3.6 tem kit turbo de 500 cv que exije upgrade para esse modelo de câmbio.

    Fora que a altura de rodagem ficou bem baixa (e bonita) para um SUV. Proporcionalmente ficou bem mais assentado que o Polo.

  • Natán Barreto

    Achei beberrão demais, mas o carro ficou excelente. Só acho que poderia ter outra versão com o 2.0 TSI sem ser a RLine. Eu, por exemplo, não gosto desse visual agressivo. Prefiro o visual “civil”.

  • Marcelo Amorim

    Alemão é assim,cativa ao dirigir,nada de design chamativo,negócio é feeling de direção.

  • Audi a5

    Que SUV virou moda, todo mundo sabe. Mas por que alguém compra a Captur? 🤮

  • Alexandre TRE

    Gostei, parabéns Volkswagen

  • Ricardo Blume

    Essa R-Line fez meu smartphone cair na minha cara agora.

  • Speed Racer

    Fantástico esse Top de linha!

  • bruno

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  • bruno

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  • marcoaureliodj

    Carreta mas ficaria na duvida entre o Compass a diesel, pela quase igualitária faixa de preços…….

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