*Destaque *Featured Lançamentos SUVs Test Drive Volkswagen

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

O Volkswagen Tiguan Allspace 2019 chega ao mercado nacional com uma proposta mais agressiva em termos comerciais, buscando ampliar as vendas num segmento que está cada vez mais concorrido. Custando de R$ 124.900 a R$ 179.900, o SUV importado do México chega para dar início à ofensiva da VW nos utilitários esportivos. Maior e mais espaçoso que o anterior, o novo modelo é feito sobre a plataforma modular MQB, mas alongada em relação ao europeu, daí o sobrenome do produto.


Em dois pacotes de propulsão, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 chega com motor 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm ou 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm, o mesmo usado no Golf GTI e disponível apenas na versão topo de linha R-Line. O câmbio é sempre de dupla embreagem DSG, agora banhada em óleo, mas com seis marchas no primeiro e sete no segundo, que ainda é acoplado à tração integral 4Motion. Dessa forma, o SUV passa a abranger uma faixa grande de preço e performance.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Nesse pacote do 250 TSI, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e tem máxima de 198 km/h, não importando o combustível que esteja levando. Já no 350 TSI, o SUV “voa” de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge máxima 223 km/h. O consumo é de 6,8/10,1 km/l na cidade e 8,0/11,7 km/l para o 1.4 TSI Flex, respectivamente com etanol e gasolina, enquanto o 2.0 TSI faz 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.

Com 4,701 m de comprimento, 1,839 m de largura, 1,658 m de altura e 2,79 m de entre-eixos, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vem com 710 litros no porta-malas, que pode chegar a 1.761 litros com todos os bancos rebatidos, mas em configuração de sete lugares, tem somente 216 litros. O utilitário esportivo pesa 1.562 kg com cinco lugares e 1.598 kg com sete, ambos na versão 250 TSI Comfortline. No caso da 350 TSI Highline R-Line, o peso sobe para 1.785 kg devido ao motor maior e sistema de tração nas quatro rodas.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vem bem completo desde a versão de entrada, trazendo consigo diversas novidades, dependendo da opção, tais como detector de pedestres e o sistema de proteção pós-colisão, bem como faróis de LED. O modelo também adiciona cluster digital configurável com tela de 12,3 polegadas, mais entretenimento Discover Media com Android Auto, Car Play e MirrorLink.

Agora, o Park Assist 3.0, por exemplo, pode estacionar o carro em vagas perpendiculares de frente. Outra novidade, exclusiva do 350 TSI, são os modos de condução em terrenos, sendo quatro opções: Normal (estrada), Snow (neve ou lama), Off-Road (fora de estrada) e Off-Road Individual (fora de estrada com ajustes do condutor). Dentro do modo Normal, pode-se optar também pelo Eco, Sport e Individual. Ou seja, no total, soma-se sete modos de condução.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Impressões gerais

Visualmente, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 não parece assim tão grande em relação ao Tiguan europeu, isso é fruto do desenho das portas traseiras, que são maiores e das vigias, que cresceram ligeiramente, porém, o conjunto não transmite a impressão real de aumento. Porém, isso é notado quando se entra no carro e percebe-se um espaço bem mais amplo que a geração anterior, por exemplo, que tem porte próximo do atual produto alemão.

A frente com faróis duplos em LED e grade com frisos cromados é até sóbria, mas na R-Line, o para-choque “anabolizado” dá o tom do pacote, cuja pegada é mais esportiva. As rodas de liga leve refletem bem as propostas de seus versões, sendo 17 e 18 polegadas no Comfortline (5 e 7 lugares, respectivamente) e 19 polegadas de cinco raios duplos no Highline R-Line. Esta, por sinal, tem mais cromados para contrabalançar a profusão de preto brilhante na dianteira e possui defletor de ar prominente (e também em preto) na tampa do bagageiro. As lanternas em LED com formato em “L” acompanham o visual equilibrado do SUV.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Por dentro, o ambiente do Volkswagen Tiguan Allspace 2019 apresenta acabamento bom, tendo materiais macios ao toque no painel e também na parte superior das portas. Os difusores de ar laterais destacados no revestimento e a multimídia Discover Media com sua tela sensível ao toque e aos gestos, dão um ar mais sofisticado ao modelo, que é completado pela instrumentação digital, que reduz os mostradores para ampliar o mapa de navegação.

No R-Line, o volante esportivo de fundo chato e acabamento metalizado, indica que sua tocada não é apenas familiar. A alavanca do câmbio DSG, devidamente estilizada, bem como os pedais esportivos, reforçam essa proposta, inclusive com as soleiras. Os bancos são revestidos em couro no 350 TSI e o do motorista vem com ajustes elétricos e três memórias. Quem vai atrás, na segunda fileira, tem duas práticas mesinhas retráteis com porta-copos escamoteável, aumentando assim a comodidade. O ar-condicionado tem três zonas de climatização e difusores de ar traseiros centralizados apenas.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

O espaço geral é bom, mas a terceira fileira é apertada e focada em crianças e adultos de baixa estatura. Para todo o ambiente, um enorme teto solar panorâmico com bom vão de abertura. Já o porta-malas tem tamanho adequado para a proposta de um sete lugares, podendo-se colocar duas malas pequenas no diminuto espaço com a terceira fileira erguida.

Com ela rebatida, o volume aumenta consideravelmente. Para facilitar a vida, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 tem ainda tampa de acionamento elétrico e sem as mãos no caso do 350 TSI, tendo esta um modo automático que fecha a tampa se o proprietário estiver com as mãos ocupadas, detectando seu distanciamento em relação ao carro. No mais, a posição de dirigir é muito boa, com ergonomia bem resolvida e um volante de pegada gostosa.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Impressões ao dirigir

Itupeva-SP – Com um test drive curto, pudemos experimentar mais, apenas uma das versões, a 350 TSI. O motor EA888 2.0 TSI ronco grosso a bordo do SUV alemão e é audível mesmo de dentro, mas não de forma exagerada e nem um pouco desagradável, pelo contrário, o propulsor impõe respeito a cada acelerada e realmente cumpre o que promete já nos primeiros momentos ao volante.

Este, por sinal, é bem justo e agradável de manusear. Apesar de podermos rodar de forma mansa no modo Eco ou mesmo no Normal, a cada necessidade de se obter mais performance, o 2.0 TSI de 220 cavalos responde imediatamente, sobrando logicamente no meio urbano. A suspensão é mais firme, mas não desaponta em conforto.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Na estrada, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 realmente mostra sua força. O motor rapidamente se eleva de giro se for exigido. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm, mas basta um pisada mais forte no acelerador, para que o giro alcance rapidamente 6.000 rpm. Se for no Sport, acrescido do modo S do DSG, sobe para 7.000 rpm, quando ele fica cheio aos 5.500 rpm se o pé for tirado. Ou seja, ele fica pronto para mais uma resposta forte.

A dirigibilidade é muito boa. Mesmo maior que o anterior, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 mostra um equilíbrio muito bom em curvas e assimila bem o piso por onde passa, dando mais segurança e controle. O DSG não nega fogo e pode-se explorar ao máximo (que o sistema permite, é claro) o motor com mudanças manuais nos paddle shifts ou mesmo na alavanca. Mudanças suaves e imperceptíveis dessa DQ500 com embreagens banhadas em óleo, dão ao SUV uma performance de esportivo, mas preservando o conforto que é exigido do produto.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

No Volkswagen Tiguan Allspace 2019 com motor 1.4 TSI Flex, o propulsor tem uma pegada muito boa para o porte e peso do carro, já que também são descontados 178 kg em relação à 350 TSI no caso do 250 TSI com sete lugares, pois se for no de cinco assentos, a diferença chega a 223 kg. O câmbio DSG de seis marchas é gostoso e responde prontamente. Sem dúvidas, teremos mais impressões e nossa avaliação mais adiante.

No geral, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 impressionou pela tocada muito agradável e pela performance como um todo. O SUV é bem acertado e tem um espaço interno generoso. Não é um SUV de sete lugares pleno em conforto, pois seria preciso crescer mais para atender quem vai na terceira fileira e isso, só mesmo o Atlas, que infelizmente pode não vir em virtude do Atlas Cross Sport. De qualquer forma, vale pela possibilidade de se colocar mais duas pessoas a bordo, mas sem improviso.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Volkswagen. 

 

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                                                                    Quem somos

                                                                    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                                                    Notícias por email