*Destaque *Featured Lançamentos SUVs Test Drive Volkswagen

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

O Volkswagen Tiguan Allspace 2019 chega ao mercado nacional com uma proposta mais agressiva em termos comerciais, buscando ampliar as vendas num segmento que está cada vez mais concorrido. Custando de R$ 124.900 a R$ 179.900, o SUV importado do México chega para dar início à ofensiva da VW nos utilitários esportivos. Maior e mais espaçoso que o anterior, o novo modelo é feito sobre a plataforma modular MQB, mas alongada em relação ao europeu, daí o sobrenome do produto.


Em dois pacotes de propulsão, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 chega com motor 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm ou 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm, o mesmo usado no Golf GTI e disponível apenas na versão topo de linha R-Line. O câmbio é sempre de dupla embreagem DSG, agora banhada em óleo, mas com seis marchas no primeiro e sete no segundo, que ainda é acoplado à tração integral 4Motion. Dessa forma, o SUV passa a abranger uma faixa grande de preço e performance.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Nesse pacote do 250 TSI, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e tem máxima de 198 km/h, não importando o combustível que esteja levando. Já no 350 TSI, o SUV “voa” de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge máxima 223 km/h. O consumo é de 6,8/10,1 km/l na cidade e 8,0/11,7 km/l para o 1.4 TSI Flex, respectivamente com etanol e gasolina, enquanto o 2.0 TSI faz 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.


Com 4,701 m de comprimento, 1,839 m de largura, 1,658 m de altura e 2,79 m de entre-eixos, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vem com 710 litros no porta-malas, que pode chegar a 1.761 litros com todos os bancos rebatidos, mas em configuração de sete lugares, tem somente 216 litros. O utilitário esportivo pesa 1.562 kg com cinco lugares e 1.598 kg com sete, ambos na versão 250 TSI Comfortline. No caso da 350 TSI Highline R-Line, o peso sobe para 1.785 kg devido ao motor maior e sistema de tração nas quatro rodas.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Volkswagen Tiguan Allspace 2019 vem bem completo desde a versão de entrada, trazendo consigo diversas novidades, dependendo da opção, tais como detector de pedestres e o sistema de proteção pós-colisão, bem como faróis de LED. O modelo também adiciona cluster digital configurável com tela de 12,3 polegadas, mais entretenimento Discover Media com Android Auto, Car Play e MirrorLink.

Agora, o Park Assist 3.0, por exemplo, pode estacionar o carro em vagas perpendiculares de frente. Outra novidade, exclusiva do 350 TSI, são os modos de condução em terrenos, sendo quatro opções: Normal (estrada), Snow (neve ou lama), Off-Road (fora de estrada) e Off-Road Individual (fora de estrada com ajustes do condutor). Dentro do modo Normal, pode-se optar também pelo Eco, Sport e Individual. Ou seja, no total, soma-se sete modos de condução.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Impressões gerais

Visualmente, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 não parece assim tão grande em relação ao Tiguan europeu, isso é fruto do desenho das portas traseiras, que são maiores e das vigias, que cresceram ligeiramente, porém, o conjunto não transmite a impressão real de aumento. Porém, isso é notado quando se entra no carro e percebe-se um espaço bem mais amplo que a geração anterior, por exemplo, que tem porte próximo do atual produto alemão.

A frente com faróis duplos em LED e grade com frisos cromados é até sóbria, mas na R-Line, o para-choque “anabolizado” dá o tom do pacote, cuja pegada é mais esportiva. As rodas de liga leve refletem bem as propostas de seus versões, sendo 17 e 18 polegadas no Comfortline (5 e 7 lugares, respectivamente) e 19 polegadas de cinco raios duplos no Highline R-Line. Esta, por sinal, tem mais cromados para contrabalançar a profusão de preto brilhante na dianteira e possui defletor de ar prominente (e também em preto) na tampa do bagageiro. As lanternas em LED com formato em “L” acompanham o visual equilibrado do SUV.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Por dentro, o ambiente do Volkswagen Tiguan Allspace 2019 apresenta acabamento bom, tendo materiais macios ao toque no painel e também na parte superior das portas. Os difusores de ar laterais destacados no revestimento e a multimídia Discover Media com sua tela sensível ao toque e aos gestos, dão um ar mais sofisticado ao modelo, que é completado pela instrumentação digital, que reduz os mostradores para ampliar o mapa de navegação.

No R-Line, o volante esportivo de fundo chato e acabamento metalizado, indica que sua tocada não é apenas familiar. A alavanca do câmbio DSG, devidamente estilizada, bem como os pedais esportivos, reforçam essa proposta, inclusive com as soleiras. Os bancos são revestidos em couro no 350 TSI e o do motorista vem com ajustes elétricos e três memórias. Quem vai atrás, na segunda fileira, tem duas práticas mesinhas retráteis com porta-copos escamoteável, aumentando assim a comodidade. O ar-condicionado tem três zonas de climatização e difusores de ar traseiros centralizados apenas.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

O espaço geral é bom, mas a terceira fileira é apertada e focada em crianças e adultos de baixa estatura. Para todo o ambiente, um enorme teto solar panorâmico com bom vão de abertura. Já o porta-malas tem tamanho adequado para a proposta de um sete lugares, podendo-se colocar duas malas pequenas no diminuto espaço com a terceira fileira erguida.

Com ela rebatida, o volume aumenta consideravelmente. Para facilitar a vida, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 tem ainda tampa de acionamento elétrico e sem as mãos no caso do 350 TSI, tendo esta um modo automático que fecha a tampa se o proprietário estiver com as mãos ocupadas, detectando seu distanciamento em relação ao carro. No mais, a posição de dirigir é muito boa, com ergonomia bem resolvida e um volante de pegada gostosa.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Impressões ao dirigir

Itupeva-SP – Com um test drive curto, pudemos experimentar mais, apenas uma das versões, a 350 TSI. O motor EA888 2.0 TSI ronco grosso a bordo do SUV alemão e é audível mesmo de dentro, mas não de forma exagerada e nem um pouco desagradável, pelo contrário, o propulsor impõe respeito a cada acelerada e realmente cumpre o que promete já nos primeiros momentos ao volante.

Este, por sinal, é bem justo e agradável de manusear. Apesar de podermos rodar de forma mansa no modo Eco ou mesmo no Normal, a cada necessidade de se obter mais performance, o 2.0 TSI de 220 cavalos responde imediatamente, sobrando logicamente no meio urbano. A suspensão é mais firme, mas não desaponta em conforto.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

Na estrada, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 realmente mostra sua força. O motor rapidamente se eleva de giro se for exigido. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm, mas basta um pisada mais forte no acelerador, para que o giro alcance rapidamente 6.000 rpm. Se for no Sport, acrescido do modo S do DSG, sobe para 7.000 rpm, quando ele fica cheio aos 5.500 rpm se o pé for tirado. Ou seja, ele fica pronto para mais uma resposta forte.

A dirigibilidade é muito boa. Mesmo maior que o anterior, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 mostra um equilíbrio muito bom em curvas e assimila bem o piso por onde passa, dando mais segurança e controle. O DSG não nega fogo e pode-se explorar ao máximo (que o sistema permite, é claro) o motor com mudanças manuais nos paddle shifts ou mesmo na alavanca. Mudanças suaves e imperceptíveis dessa DQ500 com embreagens banhadas em óleo, dão ao SUV uma performance de esportivo, mas preservando o conforto que é exigido do produto.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir

No Volkswagen Tiguan Allspace 2019 com motor 1.4 TSI Flex, o propulsor tem uma pegada muito boa para o porte e peso do carro, já que também são descontados 178 kg em relação à 350 TSI no caso do 250 TSI com sete lugares, pois se for no de cinco assentos, a diferença chega a 223 kg. O câmbio DSG de seis marchas é gostoso e responde prontamente. Sem dúvidas, teremos mais impressões e nossa avaliação mais adiante.

No geral, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 impressionou pela tocada muito agradável e pela performance como um todo. O SUV é bem acertado e tem um espaço interno generoso. Não é um SUV de sete lugares pleno em conforto, pois seria preciso crescer mais para atender quem vai na terceira fileira e isso, só mesmo o Atlas, que infelizmente pode não vir em virtude do Atlas Cross Sport. De qualquer forma, vale pela possibilidade de se colocar mais duas pessoas a bordo, mas sem improviso.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Volkswagen. 

 

 

Volkswagen Tiguan Allspace 2019: Impressões ao dirigir
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email