Tiguan Allspace 2019 traz até 7 lugares, confira avaliação

Volkswagen Tiguan Allspace 2019 br 5

Sob importação do México, o novo Volkswagen Tiguan Allspace 2019 acaba de fazer a sua estreia no mercado brasileiro.

Trata-se da segunda geração do crossover médio, que passa a ser ofertada por aqui em sua maior configuração disponível, que dispõe de espaço para sete pessoas a partir da versão intermediária.

São três versões de acabamento, duas motorizações, duas transmissões e dois sistemas de tração, que já podem ser encomendadas e chegarão às revendas no fim de maio.

O novo Volkswagen Tiguan é o primeiro crossover da marca construído sob a plataforma MQB à venda no Brasil.

Com isso, ele está maior. São 27,4 cm a mais no comprimento (4,7 m); 3 cm a mais na largura (1,84 m), 0,7 cm a menos na altura (1,66 m) e 18,5 cm a mais no entre-eixos (2,79 m). Já o porta-malas comporta 710 l na versão com cinco lugares ou 216 l com sete lugares, chegando a 686 litros com as duas fileiras erguidas ou 1.761 l somente com os dois bancos da frente.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019 br 3

Confira abaixo as configurações do novo Tiguan 2019 disponíveis no Brasil:

Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI: R$ 124.900

Equipado com o motor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio DSG de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira. Oferece itens de série como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix com top tether, faróis de neblina com cornering light, detector de fadiga, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, freio de estacionamento eletrônico com Auto hold, volante multifuncional com paddle shifts, sistema multimídia Discover Media com tela de oito polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e navegador GPS; ar-condicionado digital Climatic de três zonas, racks de teto, rodas aro 17, entre outros. Opcional: teto solar elétrico por R$ 4 mil.

Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI: R$ 149.990

Usa o mesmo motor do modelo de entrada. Agrega faróis em LED com luzes diurnas também em LED, detalhes cromados, rodas aro 18, bancos em couro, sete lugares, assentos dianteiros aquecíveis, banco do motorista e retrovisores externos com ajustes elétricos e três memorias de posição, painel de instrumentos com tela central colorida, mesas dobráveis traseiras tipo avião com porta-copos, câmera de ré e iluminação na região dos pés dos ocupantes da frente. Opcional: teto solar elétrico por R$ 4 mil.

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI: R$ 179.990

Recebe o motor 2.0 TSI a gasolina do Golf GTI, com 220 cv e 35,7 kgfm, câmbio DSG de sete marchas e dupla embreagem e tração integral 4Motion. Traz também para-choques exclusivos, grade frontal em preto brilhante, entradas de ar maiores, rodas aro 19, faróis com assistente dinâmico, volante em couro perfurado com base achatada e logotipo R-Line, bancos em couro Vienna com o nome da versão nos encostos, soleiras e pedaleiras em aço inoxidável, iluminação nas laterais de porta, painel Active Info Display de 12,3 polegadas, chave presencial, tampa do porta-malas com acionamento eletrônico, Park Assist 3.0, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática pós-colisão, bloqueio eletrônico do diferencial, proteção proativa dos ocupantes, seletor de perfil de condução, monitoramento frontal com frenagem de emergência, entre outros. Opcional: teto solar elétrico por R$ 4 mil.

Volkswagen Tiguan Allspace 2019 br 2

O Volkswagen Tiguan Allspace 2019 poderá ser encontrado nas cores sólida Branco Puro, nas metálicas Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum e na perolizada Preto Mystic.

O carro conta com garantia de três anos e um programa que oferece as três primeiras revisões (10.000 km/ 12 meses, 20.000 km/ 24 meses e 30.000 km/ 36 meses) gratuitas; com a verificação de itens no serviço de manutenção e mão-de-obra.

Impressões gerais

Visualmente, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 não parece assim tão grande em relação ao Tiguan europeu, o que é fruto do desenho das portas traseiras maiores e das vigias, que cresceram ligeiramente, porém o conjunto não transmite a impressão real de aumento.

Por outro lado, isso é notado quando se entra no carro e percebe-se um espaço bem mais amplo que a geração anterior, que tem porte próximo do atual produto alemão.

A frente com faróis duplos em LED e grade com frisos cromados é até sóbria, mas na R-Line o para-choque “anabolizado” dá o tom do pacote, cuja pegada é mais esportiva.

As rodas de liga leve refletem bem as propostas de seus versões, sendo 17 e 18 polegadas no Comfortline (5 e 7 lugares, respectivamente) e 19 polegadas de cinco raios duplos no Highline R-Line.

Esta, por sinal, tem mais cromados para contrabalançar a profusão de preto brilhante na dianteira e possui defletor de ar proeminente (e também em preto) na tampa do bagageiro. As lanternas em LED com formato em “L” acompanham o visual equilibrado do SUV.

volkswagen tiguan allspace 2019 impressões NA 4

Por dentro, o ambiente do Volkswagen Tiguan Allspace 2019 apresenta acabamento bom, tendo materiais macios ao toque no painel e também na parte superior das portas.

Os difusores de ar laterais destacados no revestimento e a multimídia Discover Media com sua tela sensível ao toque e aos gestos, dão um ar mais sofisticado ao modelo, que é completado pela instrumentação digital, que reduz os mostradores para ampliar o mapa de navegação.

No R-Line, o volante esportivo de fundo chato e acabamento metalizado, indica que sua tocada não é apenas familiar. A alavanca do câmbio DSG, devidamente estilizada, bem como os pedais esportivos, reforçam essa proposta, inclusive com as soleiras.

Os bancos são revestidos em couro no 350 TSI e o do motorista vem com ajustes elétricos e três memórias. Quem vai atrás, na segunda fileira, tem duas práticas mesinhas retráteis com porta-copos escamoteável, aumentando assim a comodidade.

O ar-condicionado tem três zonas de climatização e difusores de ar traseiros centralizados apenas.

volkswagen tiguan allspace 2019 impressões NA 17

O espaço geral é bom, mas a terceira fileira é apertada e focada em crianças e adultos de baixa estatura. Para todo o ambiente, um enorme teto solar panorâmico com bom vão de abertura.

Já o porta-malas tem tamanho adequado para a proposta de um sete lugares, podendo-se colocar duas malas pequenas no diminuto espaço com a terceira fileira erguida.

Com ela rebatida, o volume aumenta consideravelmente. Para facilitar a vida, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 tem ainda tampa de acionamento elétrico e sem as mãos no caso do 350 TSI, tendo esta um modo automático que fecha a tampa se o proprietário estiver com as mãos ocupadas, detectando seu distanciamento em relação ao carro.

No mais, a posição de dirigir é muito boa, com ergonomia bem resolvida e um volante de pegada gostosa.

Impressões ao dirigir

Itupeva-SP – Com um test drive curto, pudemos experimentar mais, apenas uma das versões, a 350 TSI.

O motor EA888 2.0 TSI ronco grosso a bordo do SUV alemão e é audível mesmo de dentro, mas não de forma exagerada e nem um pouco desagradável, pelo contrário, o propulsor impõe respeito a cada acelerada e realmente cumpre o que promete já nos primeiros momentos ao volante.

Este, por sinal, é bem justo e agradável de manusear. Apesar de podermos rodar de forma mansa no modo Eco ou mesmo no Normal, a cada necessidade de se obter mais performance, o 2.0 TSI de 220 cavalos responde imediatamente, sobrando logicamente no meio urbano.

A suspensão é mais firme, mas não desaponta em conforto.

volkswagen tiguan allspace 2019 impressões NA 23

Na estrada, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 realmente mostra sua força. O motor rapidamente se eleva de giro se for exigido. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm, mas basta um pisada mais forte no acelerador, para que o giro alcance rapidamente 6.000 rpm.

Se for no Sport, acrescido do modo S do DSG, sobe para 7.000 rpm, quando ele fica cheio aos 5.500 rpm se o pé for tirado. Ou seja, ele fica pronto para mais uma resposta forte.

A dirigibilidade é muito boa. Mesmo maior que o anterior, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 (leia também sobre o Tiguan 2011) mostra um equilíbrio muito bom em curvas e assimila bem o piso por onde passa, dando mais segurança e controle.

O DSG não nega fogo e pode-se explorar ao máximo (que o sistema permite, é claro) o motor com mudanças manuais nos paddle shifts ou mesmo na alavanca. Mudanças suaves e imperceptíveis dessa DQ500 com embreagens banhadas em óleo, dão ao SUV uma performance de esportivo, mas preservando o conforto que é exigido do produto.

volkswagen tiguan allspace 2019 impressões NA 54

No Volkswagen Tiguan Allspace 2019 com motor 1.4 TSI Flex, o propulsor tem uma pegada muito boa para o porte e peso do carro, já que também são descontados 178 kg em relação à 350 TSI no caso do 250 TSI com sete lugares, pois se for no de cinco assentos, a diferença chega a 223 kg.

O câmbio DSG de seis marchas é gostoso e responde prontamente. Sem dúvidas, teremos mais impressões e nossa avaliação mais adiante.

No geral, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 impressionou pela tocada muito agradável e pela performance como um todo. O SUV é bem acertado e tem um espaço interno generoso.

Não é um SUV de sete lugares pleno em conforto, pois seria preciso crescer mais para atender quem vai na terceira fileira e isso, só mesmo o Atlas, que infelizmente pode não vir em virtude do Atlas Cross Sport.

De qualquer forma, vale pela possibilidade de se colocar mais duas pessoas a bordo, mas sem improviso.

Galeria de fotos do Volkswagen Tiguan Allspace 2019

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.