_Destaque Esportivos Europa Segredos-Flagras SUVs Vídeos Volkswagen

Volkswagen Tiguan R deve chegar ao mercado europeu com mais de 300 cv (vídeo)

tiguan-r-flagra-1 Volkswagen Tiguan R deve chegar ao mercado europeu com mais de 300 cv (vídeo)

Flagrado em Nürburgring, um exemplar do Novo Tiguan apareceu com visual devidamente personalizado e com performance de dar inveja à muito esportivo. Mas o que seria? De acordo com a revista inglesa Autocar trata-se do Volkswagen Tiguan R, uma versão superesportiva do utilitário esportivo alemão.



A expansão da linha R já teria sido confirmado pelo CEO da Volkswagen, Herbert Diess, indicando assim que este será o caminho a ser trilhado pela nova geração do Tiguan, que ao contrário do modelo feito no México e na China (que também é vendido na Europa), manteve o tamanho padrão para seu segmento, que é de 4,48 m de comprimento com 2,68 m de entre eixos.

Outra confirmação de que o Volkswagen Tiguan R chega em breve é que ele surgirá sem um intermediário. Ou seja, haverá um salto da versão 2.0 TDI de 240 cv – a versão mais potente até agora para o modelo – para o esportivo, que deverá chegar ao mercado europeu com o motor 2.0 TSI já visto no Golf R e com pouco mais de 300 cv.

tiguan-r-flagra-2 Volkswagen Tiguan R deve chegar ao mercado europeu com mais de 300 cv (vídeo)

Dessa forma, o Volkswagen Tiguan R deve se aproximar de 5,0 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Herbert Diess já disse que a marca GTI não seria empregada em utilitários esportivos. Sendo assim, o SUV não terá um intermediário entre o 2.0 TDI (Biturbo) e o esportivo. Atualmente, essa versão diesel vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

Podemos esperar mais Volkswagen R? Provavelmente sim. Com a expansão declarada por Diess, a gama de esportivos deve ser ampliada com prováveis Passat R (especialmente a Passat Variant), Golf R Variant, Arteon R e, talvez, um Novo Polo R, que poderia até não chegar aos 300 cv, mas com algo em torno de 280 cv daria um bom trabalho para os hot hatches europeus.

volkswagen-id-crozz-9 Volkswagen Tiguan R deve chegar ao mercado europeu com mais de 300 cv (vídeo)

Elétricos?

A Volkswagen estaria estudando a introdução de versões esportivas em seus futuros carros elétricos. Já se comenta em uma gama GTI para estes modelos, o que seria feito na prática através de baterias de alta densidade e motores elétricos mais potentes. Comenta-se que os novos modelos derivados do conceito I.D. teriam essa opção como um diferencial dentro do lineup elétrico, aproveitando a grande capacidade de aceleração deste tipo de veículo.

Mas, se surgir um GTI elétrico, então haveria espaço para um R movido por baterias de lítio? Se a afirmação de Herbert Diess de fato excluir – mesmo na próxima década – o logotipo GTI dos utilitários esportivos, então as versões elétricas destes seriam automaticamente denominadas como R. Seria interessante um I.D. Crozz R com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. No caso do I.D. Lounge, a proposta parece mais próxima ao dos Tiguan Allspace e Atlas, por isso fica difícil imaginar um SUV de sete lugares com essa pretensão esportiva.

[Fonte: Autocar/Supercarsfromeu076]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend