O Volkswagen Touareg 2019 finalmente é oficializado pela montadora alemã. O SUV topo de linha do portfólio da marca não é o maior de todos, mas sem dúvidas é o mais luxuoso e sofisticado da marca. Feito para ser esse “suprassumo” da VW, o modelo chega sobre a plataforma modular MLB Evo e feito na Eslováquia junto com seus irmãos mais nobres: Audi Q7, Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne.
Com 4,878 m de comprimento, 1,984 m de largura e 1,702 m de altura, o Volkswagen Touareg 2019 ficou mais longo, largo e alto, mas nem por isso seu preço aumentou. Em realidade, ele perdeu 106 kg, graças a introdução de 48% de alumínio na estrutura e 52% de aços de alta e ultra resistência. Com visual mais refinado, o SUV premium da VW apresenta uma carroceria com linhas mais sólidas e desta vez mais próximo do Q7 ao invés de compartilhar alguns elementos com o Cayenne, como nas gerações anteriores.
A frente possui faróis full LED adaptativos integrados à grade, criando um aspecto visual unificado e um para-choque com grandes entradas de ar laterais. Um aplique lateral entre portas e para-lamas dianteiros é semelhante em aspecto àquele aplicado nos Polo e Virtus nacionais, por exemplo, mas com tamanho maior. Com colunas D largas para reforçar sua robustez, o Volkswagen Touareg 2019 tem uma traseira limpa e dotada de lanternas de LED ampliadas.
Por dentro, o Volkswagen Touareg 2019 quer mesmo ser o topo da gama e assim apresenta um ambiente mais luxuoso, tanto que agora a marca amplia a impressão visual da multimídia com a Discover Premium, que tem uma enorme tela de 15 polegadas e com um layout totalmente exclusivo.
Para quase fundir-se com ela, o SUV tem ainda instrumentação digital e configurável com tela de 12,3 polegadas. Feito para impressionar, o habitáculo tem ainda apliques de madeira e couro costurado nos revestimentos, bem como console com alavanca de marchas achatada e complexa, como no Q7, por exemplo. O Volkswagen Touareg 2019 vem ainda com comandos para modos de terreno e de condução individuais.
Orientado para vendas na China, Europa e Rússia, o Volkswagen Touareg 2019 deve passar longe do Brasil, visto que aqui o foco será centrado no Atlas, maior e com sete lugares, importado dos EUA, onde o novo SUV também não colocará suas rodas. Assim como o Audi Q7, ele traz suspensão pneumática com rodas traseiras direcionais e visor noturno com detecção de pedestres, animais e ciclistas. Outra novidade é o controle de cruzeiro adaptativo semiautônomo até 60 km/h, alerta de tráfego cruzado que reage ao trânsito e HUD.
O Volkswagen Touareg 2019 ficou mais espaçoso e isso se reflete no porta-malas, que passou de 697 litros para 810 litros. Feito para cinco pessoas, o SUV premium terá na Europa dois motores V6 3.0 TDI com 231 cv ou 286 cv. A oferta em outros mercados consiste em um V6 3.0 TSI de 340 cv e um V8 4.0 TDI com 421 cv. Na China, o modelo terá uma versão híbrida plug-in com 367 cv, alcançando 58 km no modo elétrico. O câmbio é automático de oito marchas.
Volkswagen Touareg 2019 – Galeria de fotos
A VW poderia disponibilizar um volante diferente para a linha premium, essa “identidade” da marca rima com economia e falta de exclusividade a quem está disposto a gastar muito em um VW.