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Volkswagen Touareg Last Edition se despede do V8 diesel na Europa

Volkswagen Touareg Last Edition se despede do V8 diesel na Europa

A Volkswagen começa a se despedir de seu motor V8 4.0 turbo diesel na Europa – e fora dela, visto que é demanda é maior dentro do continente – por causa das novas regras de emissão de poluentes da Comissão Europeia.


Nesse caso, o Touareg Last Edition surge como a versão final que encerrará a saga do propulsor EA898, um imenso V8 com 90 graus de abertura, que morrerá junto com equivalentes de outras marcas, como BMW e Land Rover, por exemplo.

Com 421 cavalos e 91,4 kgfm, o EA898 a bordo do Volkswagen Touareg Last Edition dá adeus como um das mais significativas obras de engenharia automotiva recentes.

Equipado com três turbos, o V8 4.0 TDI dispõe de um deles para altos regimes e outro para baixo, como compressor volumétrico, tendo ainda um terceiro, que atua eletricamente, associado com um sistema elétrico de 48 volts e um alternador/gerador de 9,5 cavalos.

Volkswagen Touareg Last Edition se despede do V8 diesel na Europa

Mesmo motor usado pela Audi e Porsche, o EA898 do Volkswagen Touareg Last Edition vem com câmbio automático ZF 8HP de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas 4Motion.

Isso é suficiente para que o SUV alemão vá de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tenha consumo médio de 13,5 km/l. Com 400 unidades, o Volkswagen Touareg Last Edition tem preço sugerido para a Alemanha de € 104.361.

Com visual personalizado, o SUV vem com faróis full LED escurecidos, grade preta, logotipo V8 cromado e bem destacado na frente, para-choque com design esportivo, rodas escurecidas aro 21 polegadas, retrovisores e maçanetas em preto fosco, lanternas de LED escurecidas, entre outros. É oferecido apenas em seis cores.

Ainda que perca o V8 4.0 TDI, o Volkswagen Touareg terá a presença do EA897 V6 3.0 TDI, que é o mesmo motor usado na picape média Amarok V6 aqui no Brasil, porém, com outra calibração, entregando 249 cavalos e 61,1 kgfm.

Na década passada, a VW chegou a ter um V10 5.0 TDI no Phaeton, que chegou a ser o carro diesel mais potente do mundo, mas o V12 6.0 TDI do Audi Q7 superou todos ao chegar a 500 cavalos.

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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