A Volkswagen está trabalhando no limite para poder dar conta da demanda acima do crescimento do mercado. A marca alemã está acelerada no intuito de chegar a liderança até 2020. Para isso, impôs um ritmo de 24 horas na planta da Anchieta, que está a quatro carros por dia de atingir a capacidade máxima de 1.100 unidades diárias.
A unidade produz os modelos Polo, Virtus e Saveiro, mas já não dá mais conta. O plano da VW é vender mais que o dobro do mercado, que fechou o trimestre com alta de 14,96%. Na marca, as vendas subiram 31,69% no mesmo período. Além disso, ela ficou bem próxima da GM, emplacando pouco menos de 3,4 mil unidades abaixo da líder.
Por conta do rápido crescimento, a Volkswagen pensa em expandir os investimentos no Brasil, que até 2020 somam R$ 7 bilhões. O problema é o Rota 2030, que ainda não saiu e a previsão atual é que no dia 12 de abril, o presidente Michel Temer anunciará finalmente o programa automotivo na presença de todos os executivos dos fabricantes de veículos. Pelo menos essa é a promessa atual. Sem isso, fica difícil para Pablo Di Si, presidente da VW, convencer Wolfsburg de que precisa gastar mais para ampliar a produção.
Como Polo e Virtus são localizados no ABC Paulista, abrir uma nova frente de produção significaria um investimento adicional, mesmo que a linha de montagem em São José dos Pinhais-PR, possa tecnicamente fazer a dupla de compactos MQB. A fábrica de Taubaté-SP, que faz up!, Gol e Voyage, não possui estrutura para produção da MQB. Se o ritmo atual parece acelerado, é porque a marca ainda não entrou no segmento de SUVs compactos.
A marca alemã promete cinco novos SUVs até 2020, todos vendidos regularmente, já que o Touareg deve chegar sob encomenda. Para logo mais, o T-Cross deve abrir a linha de montagem paranaense para a MQB A0, assim como o hermano Tarek fará o mesmo algum tempo depois em General Pacheco, Argentina. Nos demais, caberá a importação mexicana e americana, sendo o Tiguan o primeiro a chegar, já na próxima semana. O outro será o Atlas, mas como se comenta, este seria o novo Atlas Sport Coupe, visto como protótipo.
Fora estes, a Volkswagen prepara um SUV compacto em torno de 4 m para brigar com WR-V e outros modelos menores, mas dele ainda pouco se sabe, além de que deve vir com a MQB A0. Nessa onda SUV, até a picape Tanoak parece algo provável, dado que a VW reforça a ideia de uma picape inédita feita sobre a MQB. A Saveiro está aí e o quarto modelo A0 será uma picape, mas provavelmente num porte bem abaixo dos 5,43 m da picape americana, ainda conceitual.
[Fonte: Valor]
Imagina se a VW adotasse uma política de preços agressiva…