Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen trabalha no limite e pensa em expandir produção

virtus-fabrica Volkswagen trabalha no limite e pensa em expandir produção

A Volkswagen está trabalhando no limite para poder dar conta da demanda acima do crescimento do mercado. A marca alemã está acelerada no intuito de chegar a liderança até 2020. Para isso, impôs um ritmo de 24 horas na planta da Anchieta, que está a quatro carros por dia de atingir a capacidade máxima de 1.100 unidades diárias.



A unidade produz os modelos Polo, Virtus e Saveiro, mas já não dá mais conta. O plano da VW é vender mais que o dobro do mercado, que fechou o trimestre com alta de 14,96%. Na marca, as vendas subiram 31,69% no mesmo período. Além disso, ela ficou bem próxima da GM, emplacando pouco menos de 3,4 mil unidades abaixo da líder.

Por conta do rápido crescimento, a Volkswagen pensa em expandir os investimentos no Brasil, que até 2020 somam R$ 7 bilhões. O problema é o Rota 2030, que ainda não saiu e a previsão atual é que no dia 12 de abril, o presidente Michel Temer anunciará finalmente o programa automotivo na presença de todos os executivos dos fabricantes de veículos. Pelo menos essa é a promessa atual. Sem isso, fica difícil para Pablo Di Si, presidente da VW, convencer Wolfsburg de que precisa gastar mais para ampliar a produção.

virtus-fabrica Volkswagen trabalha no limite e pensa em expandir produção



Como Polo e Virtus são localizados no ABC Paulista, abrir uma nova frente de produção significaria um investimento adicional, mesmo que a linha de montagem em São José dos Pinhais-PR, possa tecnicamente fazer a dupla de compactos MQB. A fábrica de Taubaté-SP, que faz up!, Gol e Voyage, não possui estrutura para produção da MQB. Se o ritmo atual parece acelerado, é porque a marca ainda não entrou no segmento de SUVs compactos.

A marca alemã promete cinco novos SUVs até 2020, todos vendidos regularmente, já que o Touareg deve chegar sob encomenda. Para logo mais, o T-Cross deve abrir a linha de montagem paranaense para a MQB A0, assim como o hermano Tarek fará o mesmo algum tempo depois em General Pacheco, Argentina. Nos demais, caberá a importação mexicana e americana, sendo o Tiguan o primeiro a chegar, já na próxima semana. O outro será o Atlas, mas como se comenta, este seria o novo Atlas Sport Coupe, visto como protótipo.

Fora estes, a Volkswagen prepara um SUV compacto em torno de 4 m para brigar com WR-V e outros modelos menores, mas dele ainda pouco se sabe, além de que deve vir com a MQB A0. Nessa onda SUV, até a picape Tanoak parece algo provável, dado que a VW reforça a ideia de uma picape inédita feita sobre a MQB. A Saveiro está aí e o quarto modelo A0 será uma picape, mas provavelmente num porte bem abaixo dos 5,43 m da picape americana, ainda conceitual.

[Fonte: Valor]

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  • Filipo

    Imagina se a VW adotasse uma política de preços agressiva…

    • Renato Duarte

      Mas a politica de preços da VW é bastante agressiva sim,, seu Rim é altamente atingido quando o preço é mostrado nas CSS da Volks… (Zoação) kk

    • Cláudio Modesto

      Pensei nisso. Ela pode aumentar os preços com folga, eu aumentaria. Tudo que produzo o povo compra.

  • Engraxate

    Depois de alguns anos de marasmo, a VW está retomando os bons tempos.

    E que fique claro: à custa de cortar da própria carne, contendo preços e oferecendo tecnologias modernas.
    O sucesso do Polo se deve muito aos preços razoáveis, oferendo mais que a concorrência.
    A Amarok inovou em motor e mantém preço abaixo de Hilux, S10 etc.

    Porém, algo que venho notando é uma falsa ideia de que as montadoras estariam comendo na mão do Temer, aguardando passivamente o tal Rota 2030. Que falácia… Eles estão negociando, simplesmente isso.

    • Rodrigo

      “à custa de cortar da própria carne, contendo preços e oferecendo tecnologias modernas.”

      Contendo preços???? Voce é um comediante!!!

      • Engraxate

        Amarok V6, abaixo de Hilux, S10;
        Passat abaixo de Camry;
        Polo e Virtus abaixo da média da concorrência (Argo, City etc);
        Jetta abaixo de Corolla e Civic;

        Para uma marca que antigamente era a detentora de mais careira do mercado (hoje posto da Toyota), é uma verdadeira revolução

        • Rodrigo

          Tem que ser muito LOUCO ou FANBOY pra acreditar que VW venda carro abaixo da média. (Só vende abaixo em seguimentos onde é ESPANCADA PELA CONCORRÊNCIA. e se colocar o mesmo preço NÃO VENDE 1 UNIDADE)

          BMW Série 3 Sedã – R$ 169.950,00
          Passat R$ 164.620,00
          FUSION TITANIUM 2.0 EcoBoost – 139,000
          FUSION SEL 2.0 EcoBoost – 125.000
          FUSION 2.5 FLEX – 119.000

          Cruze R$ 96.790 (modelo NOVO, compacote de opcionais, superior ao Jetta)
          Jetta Confortline – R$ 94.190,001 (dos velhos é o mais caro, 7 anos de mercado)
          Corolla GLi Couro- R$89.990
          NISSAN SENTRA – R$82.900
          FOCUS FASTBACK SE 2.0 AT – R$ 85.200

          Virtus MSI – 60.000
          City Dx – 60.000
          Cronos 1.3 Manual -R$ 54.000

          • Ricardo

            Sabe de naaaada.
            Fala muuuuito.

            • Rodrigo

              Quer dizer, que a VW vende carro com preços abaixo da concorrência? (Pois foi isso que o cidadão disse)

              Certamente quem não sabe nada é você.

          • RRodrigo Souza

            tira o cronos dai, a FIAT deixou bem claro que ele é concorrente do prisma, sendo assim ele deverá ser concorrente do voyage

            • Cláudio Modesto

              O Cronos completo custa 80 conto.

              • Djalma

                Mais, 82 mil!

              • RRodrigo Souza

                o que tem a ver o valor? a propria fiat informa que ele vem para competir numa categoria abaixo ,sedan menor que seria cronos-voyage-prisma e na outra categoria virtus-cobalt-city , mas se for por causa de preço ou tamanho podemos colocar um fiat 500 para concorrer com o polo-up- ou pelo kiwd-QQ em tamanho ?

                • Cláudio Modesto

                  Eu entendo que o Cronos esteja competindo com o Virtus também. Sedã compacto premium, inclusive em preço.
                  O Argo, inclusive, veio substituir o pálio, o punto e o bravo. Então vai competir com o gol? É a mesma analogia do voyage, certo?

                  • RRodrigo Souza

                    eu informei sobre o que a fiat informa, que ela mira a vendas no prisma, mas independente de qual carro ela esteja concorrendo, ela nao vai vender bem esse carro da mesma forma que nao vende tao bem o argo, acredito que o vw mais caro venderá mais, tanto polo quanto virtus

          • Cláudio Modesto

            O 320i compete com o passat? Só em preço, né?
            Fui olhar uma pra comprar e desisti, carro mais pelado que o Onix. Só tem nome e motor.
            Fica interessante a partir da versão M, que o preço é uma comédia.

          • Djalma

            O Cruze LT apesar de ser de um seguimento acima, perde até para o Virtus Highline em equipamentos.

        • Filipe

          Embora não se compare termos de qualidade e pós venda aos japoneses

        • RRodrigo Souza

          a marca mais cara na minha opinição é a ford, mas em relação a Amarok pode ter feito o valor dos concorrentes abaixarem,mas se eu estiver certo quem vende bem é a hilux disparado .
          vendas de março , ou seja a amarok nas pickup de grandes que temos ficou atraz de Hilux/S10/Ranger e finalmente amarok

          1º FIAT/STRADA 5.595
          2º VW/SAVEIRO 3.671
          3º FIAT/TORO 3.493
          4º TOYOTA/HILUX 3.223 ******
          5º GM/S10 2.334
          6º FORD/RANGER 1.266
          7º VW/AMAROK 1.063 **********

          • thi

            amarok prticamente empatada com ranger e a vw só tem ela a disel.nada nada mal

            • Djalma

              Verdade, as outras vendem muito a versão Flex.

      • Renato Duarte

        Comentavam que o Polo seria lançado por 60k na versão de entrada, hoje o 1.6 custa 55k e o Virtus custa 59.990 . A Amarok V6 está com preço bom em relação a Hilux e S10, todas as versões da Saveiro estão mais baratas que as equivalentes da Strada. Carro no brasil é caro em todas as marcas, até a Chery depois que se juntou a CAOA se tornou uma Player Brasileira ( preços altos ).

        • Cláudio Modesto

          O ideal seria o polo highline por 65.

          • Edson Fernandes

            Eu teria um nesse preço com toda certeza.

          • Renato Duarte

            Quem não gostaria de preços até menores né?? mas o mercado brasileiro é uma selva, cruel que só.

    • MG

      Alemão sendo alemão…. os bichos são fora de série…

      • Engraxate

        Sim, os alemães sabem vender seu produto.
        Pelo menos no segmento dos carros, são (MUITO) melhores marketeiros que os americanos.

        • Verdades sobre o mercado

          Será ?! Onix e Prisma vendendo o que vende mostra que o mkt da GM é top …

          • Djalma

            5 a 7 mil de desconto + IPVA grátis + insulfilm + jogo de tapetes fora o Banco GM. Agora vender no preço de tabela e não conseguir atender o mercado é para poucos. O Argo também só começou a vender um pouco mais pois também tá dando desconto de 4 a 5 mil em todas as versões.

            • Verdades sobre o mercado

              Onix/Prisma foram lançados à preços competitivos (assim como o Polo) e à medida que eles foram pegando a GM foi aumentando (e bem ) o preço e aproveitou o momento para ganhar muito dinheiro. Agora que os 2 modelos não são mais o grande desejo do mercado porém tem boa fama a GM está queimando a gordura para manter um volume de vendas invejável. A VW parece adotar a mesma estratégia, lançou o Polo com preço competitivo e agora que o carro pegou vai aumentando (as versões TSI tiveram aumento significativo) aproveitando o bom momento e criando gordura para queimar no futuro. Já a Fiat fez o contrário, mesmo estando a marca em baixa apostou que o mercado pagaria o preço que ela queria no Argo e deu com os burros na água, fazendo com que o carro vendesse menos que o planejado, e agora que tem o Polo vai ser difícil ela levantar muito as vendas do Argo.

              • Esquilo Tranquilo

                Se colocar a frente do Cronos no Argo, já dá um up no visual. Aquela frente do argo me enoja.

        • thi

          adidas tb é pikas ..pra mim a melhor !

    • Filipe

      Só tem que resolver os graves problemas nos motores MSI 1.6 e no TSI 1.0, de acordo com inúmeros relatos nos sites especializados.

      • Samuel Justus

        Tenho um up tsi desde a época do lançamento e ele não apresentou problemas…se vc procurar relatos na internet vai ver que TODOS carros tem alguma reclamação, não é só vw que da problemas. Se for das 4 tradicionais então nem se fala.

      • Cláudio Modesto

        Filipe, a galera compra esses carros TSI pra esmerilhar, mexe na pressão do turbo e quando estraga, retira o aparelho e fala que estragou sozinho.
        É uma desgraça.

      • thi

        tem ups tsi com mais de 300 mil rodados,sem ter feito nadinha..pode ir ai no youtube pesquisar

      • Djalma

        Inventa outra vai hater.

  • Matthew

    Ué, o pais não tava em crise, todo mundo com capacidade ociosa, fábricas paradas? Acho que eu vivo em outra em dimensão.

    • Antonio

      Também não entendi. O nível de vendas está bem abaixo de alguns anos atrás.
      Bem estranho.

      • RRodrigo Souza

        deve ser numa fabrica em especifica, no qual a materia informa que a planta da fábrica não tem a tecnologia e ferramentas para produzir .Na planta que tem tecnologia ela já esta quase na capacidade maxima.(A fábrica de Taubaté-SP, que faz up!, Gol e Voyage, não possui estrutura para produção da MQB)

      • Cláudio Modesto

        Fake news

      • Gutemberg Ferreira

        O nível de vendas no mercado interno está, de fato, abaixo do que se observava no passado.

        O que está em alta são as exportações, já que a VW está vendendo sua linha para diversos países da AL.

    • No_Name

      Caso da VW é pontual e localizado. Pinhais do PR está ociosa.
      A FIAT em Betim tem uma fábrica para quase 1 milhão de carros e mal vendeu 300 mil carros ano passado… A Ford em SBC está ociosa… Honda fechada em Itirapina… A situação ainda é preocupante para muitas fabricantes no Brasil.

      • Antonio

        Digamos: Muuuuuiiiiiito localizado.

      • Alexandro Henrico von Mann

        Só corrige aí pois aqui tem Pinhais, que é um município e São José dos Pinhais, que é outro município e este sim, onde está localizada a VW/Audi…

        • No_Name

          Sim, só abreviei pois acho que todos sabem que se trata de São José dos Pinhais. Mas está corrigido.

      • Luciano RC

        E para ativa-las, precisa investir. Mais máquinas, robôs e peças… quer dizer, investimento.

    • Verdades sobre o mercado

      essa maravilha toda é só na Anchieta pois em Taubaté e São José dos Pinhais tem bastante ociosidade sim.

  • CanalhaRS

    Provavelmente a transição de plataforma está criando um gargalo na produção. Até que todas as plantas estejam preparadas para a MQB, será assim.

    • Luciano RC

      Pois é… em breve, terá que reformar a fabrica do Gol para ter a MQB e poder construir a nova geração que está em desenvolvimento.

      • Edson Fernandes

        Na verdade o gol era até então produzido inicialmente em SBC. Depois que mudou de planta.(e veja que a Saveiro até hoje é produzido em SBC)

  • 1 Raul

    Brigar com WR-V? Esse carro vende?

  • Ricardo Blume

    Será que modelos com vendas, digamos, pouco expressivas como Golf e Up! ainda terão fôlego nas linhas de montagem?

  • rodrigosr

    VW, pode acelerar, mas se lembre da etapa do controle de qualidade, que foi totalmente esquecido nessa primeira etapa de montagem do Polo.

    • Ricardo

      Onde???

      • rodrigosr

        Respondi logo abaixo.

    • RRodrigo Souza

      controle de qualidade esquecido ? o carro veio montado torto?com rebarbas?com peças faltando ou mal encaixadas? ou você está falando que o carro não produtos com textura macias no painel soft touch ou algo mais luxuoso .

      • rodrigosr

        Comprei um novo Polo em dezembro. Desde então, já levei o carro 4 vezes na concessionária por barulhos no painel e tampa do porta-malas. Nesta última vez, essa semana, o consultor técnico que me atendeu confirmou falha na montagem. E meu caso não é único, basta acessar a comunidade do Polo no Facebook que vai encontrar diversos relatos como o meu.
        O carro é incrível e sem dúvidas o melhor que se pode comprar nessa faixa de preço, mas há muitos deslizes ainda na sua fabricação.

        • RRodrigo Souza

          sabe o que significa isso, carro totalmente novo de lançamento ou pré-lançamento, esses carros ou qualquer outro produto assim muito novo, eles são os testes (cobaias) para os funcionários ,hoje o seu faz parte de um lote que veio com casos de barulhos e etc, mas conforme o tempo vai passando os próximos serão melhores montados pois os funcionários terão mais experiência .Expero que consiga sanar todos os barulhos do seu carro, tambem queria um polo mas no momento não posso trocar de carro,tenho outras prioridades.

          • FabioH

            Exato, por isso que eu evitaria ao máximo comprar carros recém lançados

    • thi

      oi???

  • Pedro Henrique

    “não porque sem plano automotivo as empresas vão embora, porque investiriam aqui?”
    porque o mercado demanda!

  • Ronald

    Matéria com cheirinho de propaganda. Nada contra. Apenas acho que deveriam informar….😏

    • Ricardo

      Vc cheira mal. rs

      • Ronald

        Quando Ricardo fala de Ronald, sei mais sobre Ricardo do que de Ronald……..

  • Eduardo T. Küll

    E ainda assim, NADA do Golf renovado. Um flanco aberto em sua linha de forma inexplicável. Curiosamente, já se fala que, SE o modelo retornar, vai ser com mais atraso ainda. Agora, a desculpa é a instalação dos equipamentos para a produção do T-Cross. Ué, só afeta a linha do Golf? E as linhas de Fox e modelos Audi. AINDA QUE SEJA A MAIS PURA VERDADE, não seria possível fazer o Golf na linha do A3?

    • Jok Jok

      A mais pura verdade: golf não vende. Quem manda é o mercado

      • Edson Fernandes

        Não vende pq ela exagera no preço do Golf. Volte a preços aceitaveis que ele vende.

    • Feliphe Santos

      pra que investir em um carro que vende pouco, quase nada? Ta, o Golf tem história e é praticamente um clássico, mas história é passado, o presente (e futuro da VW) é a dupla Polo/Virtus, futuros Gol/voyage e os SUVs.

    • thi

      a vw ta muito preocupada com uma cat que não vende aqui no brasil..infelizmente

    • FabioH

      Explicação para a não renovação do Golf: categoria de hatches médios respira por aparelhos

  • Filipe

    Ainda tem a questão dos novos gol e Voyager no MQB A0, que afetará as plantas de produção

  • Ricardo Santos

    Quem diria que carros decentes chamam clientes né?

  • thi

    eu mesmo to locão pelo tiguan

  • Vitor

    A fábrica da Anchieta merece, tem muita história ali.

    • JOSE DO EGITO

      E no presente essa tal historia da fabrica da anchieta tem acabado muito mau !

  • afonso200

    nao era pra 2013 o tal de taigun ??? todos lançaram 1001 SUVzinhos e a VW nada

  • ObservadorCWB

    A Honda tem uma fábrica “sobrando”…… essa história de capacidade esgotada é balela. Lembro quando queríamos adquirir uma EDGE e o vendedor dizia não ter em estoque porque “vendia muito”…kkkkkkkkkkkkkkkk EStão é tentando elevar os preços novamente.

  • Marcos S. Campos

    A estratégia da VW é investir devagar, mudar devagar, inovar devagar, vender caro. O comprador sabe que o carro que está comprando ficará em linha por um bom tempo e terá menor perda de dinheiro no longo prazo. É muito esperta, porque maximiza o que interessa para ela que é o lucro. Não tem segredo. Não adianta ser muito inovador é não ser tão lucrativo. A VW vende muito no mundo e tem bastante lucro e não é por acaso.

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