_Destaque _Featured Eventos Hatches Lançamentos Volkswagen

Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-46 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

O Volkswagen up! 2018 – confira aqui todos os detalhes – foi apresentado como um visual mais sofisticado, focando também na conectividade para se destacar no segmento de entrada do mercado. Ele é um dos nove novidades da marca alemã para o Brasil em 2017, cujo lançamento mais importante será o do sedã Virtus, feito sobre a MQB-A0.

O subcompacto da VW adota novos para-choques de aspecto mais aerodinâmico e refinado. No frontal, o visual com spoiler integrado chama atenção, enquanto o traseiro faz o up! 2018 lembrar um carro mais caro. Os faróis atualizados casaram com a nova frente, que agora também identifica as versões TSI com apliques em preto brilhante, cor que continua na tampa traseira. Os faróis de neblina ganharam a função de conversão estática, ampliando a visão nas curvas acima de 40 km/h.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-51 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

Apesar de um visual frontal representar uma melhora significativa, as lanternas com molduras injetadas na cor preta parecem uma adaptação mal feita, mesmo que sua tecnologia seja atual. A impressão não é boa e mesmo de perto, o acabamento parece ter sido feito com fita isolante.

Um arranjo simulando o efeito de LED ficaria bem melhor, evitando assim essa moldura preta que nem se harmoniza com a tampa do porta-malas – o efeito deve ser maior nas versões MPI, cujo porta-malas continua com tampa na cor do carro. A série Connect mais uma vez dá um “up” no visual do carrinho. A pintura preta no teto, bem como a sigla TSI nas colunas B em preto brilhante ajudam a reforçar a performance do up! TSI 2018. Um friso cromado na tampa do bagageiro realça a proposta de maior sofisticação no visual.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-54 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

As rodas de liga leve aros 14 e 15 polegadas também agradaram, especialmente uma diamantada com aspecto mais aerodinâmico. Os retrovisores em preto brilhante com repetidores de direção e as faixas laterais decorativas completam o belo visual do Connect, que é baseado sempre no move up!.A nova cor Laranja Habanero é interessante também, assim como as Azul Lagoon e Prata Sirius. O modelo traz ainda as cores Branco Cristal, Preto Ninja, Vermelho Flash e a metálica Cinza Platinum. 

Por dentro, o Volkswagen up! 2018 a repaginada no painel foi bem-vinda. O quadro de instrumentos está mais completo e tem fácil leitura, especialmente no display de 3,5 polegadas do computador de bordo. O volante com novo padrão – similar ao do Golf – dá um toque a mais de importância ao produto dentro da gama VW, trazendo comandos completos para o display, mídia e telefonia.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-55 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

O console central com visual diferenciado também chama atenção. O sistema de áudio Composition Phone tem potencial para estar a bordo dos demais modelos da Volkswagen, trazendo um aspecto bem mais atual ao veículo, além de grafismos mais elaborados e possibilidade de mudança de tonalidade. Só não é touchscreen. Ele pode ter uma entrada USB adicional, mas já vem com SD e auxiliar, além de Bluetooth.

Sobre o conjunto frontal, o difusor de ar central não sofreu alterações, mas o suporte do antigo Maps & More se foi para dar lugar ao smartphone, que pode ser carregado por uma porta USB dedicada, que ainda transmite dados. Ou seja, mesmo com o aparelho móvel conectado por Bluetooth, é possível adicionar um pen drive, algo bem diferente da antiga proposta do up!.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-65 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

Com a concentração do Maps & More – agora um app para Android e iOS – no smartphone, a proposta do Composition Phone parece ficar em segundo plano, por mais interessante que o rádio possa ser em relação ao rádio de outros modelos da VW.

A sensação é a mesma do Composition Touch com o suporte de celular. Algo minimalista como o Live On da Fiat, por exemplo, parece mais acertado quando o foco é utilizar o smartphone como multimídia. A introdução de um navegador GPS com dados de tráfego da TomTom é muito bom, mas seria melhor se o Google Maps pudesse ser utilizado, já que a VW não recomenda o uso do Waze por ser uma rede social.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-67 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

O app Maps & More traz ainda o Think Blue, um econômetro, além de computador de bordo e funcionalidades de mídia e telefonia. De qualquer forma, se você não tem ou não quer usar um smartphone, terá um belo e funcional rádio a bordo do up! 2018. Este ainda traz comandos do ar-condicionado manual na mesma moldura.

Mas, a Volkswagen ainda dá mais pistas do direcionamento do modelo para uma faixa mais acima em relação ao Gol. Um sutil filete de LED de cor branca ilumina a divisão entre o acabamento central e a parte inferior do painel, requinte reservado para modelos bem mais caros. Sensores crepuscular e de chuva também são reforços importantes para o up! 2018.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-66 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

No caso do acabamento, a opção de escolha de tonalidades se mantém como um diferencial do modelo, assim como as novas texturas e tonalidades dos assentos e do revestimento em geral. Soluções para driblar o espaço limitado e melhorar o uso do porta-malas continuam. Embora alguns centímetros maior, o up! 2018 não foge de sua proposta urbana, embora o propulsor 1.0 TSI permita uma condução muito divertida na estrada.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-31 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

Engenharia

Mais uma vez, a Volkswagen foca naquilo que tem de bom, a engenharia. Na apresentação do up! 2018, um exemplar em corte, mas funcional, foi mostrado para a imprensa especializada na prévia de lançamento oficial, que ocorrerá no dia 18 de abril.

Com 3,68 m de comprimento, 1,50 de altura, 1,64 de largura e 2,42 de entre eixos, o Volkswagen up! 2018 é maior que o europeu e apresenta uma proposta de melhor aproveitamento do espaço interno. No modelo de apresentação, um manequim de 77 kg simula uma pessoa de 1,69 m, média de altura da população mundial. O veículo também é equipado com uma cadeira infantil com Isofix.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-32 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

Feito com aços de alta, ultra e ultra alta resistência – na totalidade de 75% da estrutura – o Volkswagen up! Não poderia ter passado pelo Latin NCAP sem as cinco estrelas. Bem estruturado, o subcompacto da VW utiliza engenharia de nível superior ao de Gol e Fox, por exemplo.

Igualmente bem montado, o modelo poderia servir de base (PQ12) para os próximos Gol, Voyage e Saveiro, já que a MQB-A0 se tornou cara demais para estes. Seria uma solução caseira e alternativa ao uso de uma plataforma da Tata Motors. Bom, mas isto é outro assunto.

volkswagen-up-2018-impressoes-NA-75 Volkswagen up! 2018: Primeiras impressões

 

Como vem?

O Volkswagen up! 2018 ainda não teve os preços divulgados, mas basicamente vem nas versões take (agora só com quatro portas), move e high. A primeira vem apenas com o motor EA211 1.0 MPI de até 82 cv, enquanto a segunda tem essa opção é o 1.0 TSI com até 105 cv. A topo de linha tem apenas este último. O câmbio automatizado é oferecido apenas no move up! MPI.

Com isto em mente, confira abaixo a composição das versões do Volkswagen up! 2018:

take up!: de série com pneus (175/70 R14) de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo “aerowischer” (de alta eficiência), alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, passa a contar com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular (inédito no segmento). Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.

Opcionais: pacote “take completo” com sistema “easy drive” (direção com assistência elétrica), coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travamento das portas elétrico.

move up!: itens de série do take up!, mais iluminação ambiente no painel (versão TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.

Há também chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters.

Opcional: sistema de som “Composition Phone” (apenas para o TSI).

high up!: todos os itens do move up!, mais sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função “Coming & Leaving Home”. O top de linha vem ainda com faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h.

Opcionais: sistema de som “Composition Phone” e o revestimento dos bancos em couro sintético Native.

Volkswagen up! 2018 – Galeria de fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend