Volkswagen up! já não consta no site da marca alemã

Volkswagen up! já não consta no site da marca alemã

Desde 2014 ele é presença fixa no portfólio da Volkswagen, agora não mais, pelo menos é o que indica. O up! deixou o site da marca alemã no Brasil e isso pode significar sua retirada do mercado nacional após quase sete anos.


Com 563 unidades vendidas em março (1.839 no primeiro trimestre), o up! ainda vinha bem, porém, desde fevereiro circula a informação de que ele sairá de linha ainda no primeiro semestre, com pedidos para os revendedores até maio.

No entanto, estranhamente ele sai de cena no site da VW, entramos em contato com a montadora e até o momento aguardamos uma posição da mesma sobre o assunto. Feito isso, atualizaremos para você.

Oferecido apenas na versão Xtreme, o up! tinha motor EA211 1.0 TSI com 101 cavalos na gasolina e 105 cavalos com etanol, equipado apenas com transmissão manual de cinco marchas.

Volkswagen up! já não consta no site da marca alemã

Seu preço sugerido era de R$ 60.090 há dois meses, sendo a única opção oferecida para o subcompacto que já teve várias versões, inclusive com carroceria de duas portas e motor EA211 1.0 MPI de 75 cavalos na gasolina e 82 cavalos no etanol.

Neste conjunto, ele chegou a ter câmbio automatizado ASG na versão I-Motion. De construção feita sobre a plataforma PQ12, o up! surpreendeu quando chegou, ao apresentar uma carroceria bastante rígida e leve, com 75% de aço de alta resistência.

Além disso, trazia escape em aço inox e apenas motor de três cilindros, além de um habitáculo focado nos passageiros, diferente do rival da Fiat.

Volkswagen up! já não consta no site da marca alemã

O compacto, fabricado em Taubaté, quase teve um irmão em formato de SUV, o Taigun, projeto feito no Brasil, mas que a VW acabou desistindo numa segunda proposta de SUV compacto na região (a primeira foi do crossover baseado no Fox, em 2007).

Assim, o up! seguiu o caminho solitário dentro do portfólio da VW, inicialmente com uma proposta lógica de ser um produto de entrada, mas depois reposicionado para que o Gol retomasse sua posição. Agora, em seu lugar, a marca trará o Polo Track 1.0.

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.