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Volkswagen up! passa por novo teste no Latin NCAP e mantém 5 estrelas

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O Latin NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos automóveis comercializados na América Latina e no Caribe, fez o teste de auditoria do Volkswagen up!, que havia sido testado previamente em 2013, com resultados divulgados em janeiro do ano passado. O resultado da nova avaliação foi o mesmo do teste anterior, já que a análise de construção mostrou que o carro apresenta elementos iguais ao do avaliado anteriormente.



O up! conseguiu cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto (16,03 pontos) e quatro estrelas para a proteção do ocupante criança (40,00 pontos). O teste de auditoria é realizado com carros retirados da plataforma de distribuição, na área de produção, local do qual eles são transportados. De acordo com os protocolos, o Latin NCAP pode solicitar a qualquer momento um teste de auditoria de um carro à venda no mercado.

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Esse teste é válido para mostrar para os consumidores se o automóvel avaliado permanece com o mesmo nível de segurança dos primeiros exemplares. O teste anterior foi realizado com um Volkswagen up! adquirido pelo próprio Latin NCAP em uma concessionária de Buenos Aires, na Argentina, que foi exportado para o laboratório da ADAC na Alemanha.

Quando os fabricantes solicitam selecionar um veículo da plataforma de distribuição, na área de produção, para publicar o resultado o mais rápido possível, sabem acerca da possibilidade de um teste de auditoria. Esses fabricantes se mostram seguros sobre seus produtos e sua produção. O Latin NCAP considera que os governos latino-americanos deveriam ter melhores normativas para que, também, possam garantir a conformidade e controle de produção; ou seja, que as primeiras unidades produzidas proporcionem a mesma segurança que o resto”, afirma o secretário geral da organização, Alejandro Furas.

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Além disso, o Latin NCAP divulgou que os automóveis serão testados com novas exigências a partir de 2016. Para alcançar as quatro e cinco estrelas, os veículos devem ser equipados de série com controle eletrônico de estabilidade (ESP), além de ser aprovados em seu teste de desempenho. As cinco estrelas serão obtidas apenas por veículos que mostrarem boa atuação em impactos frontais, laterais e de poste. Já para quatro estrelas, os modelos devem registrar boa atuação nos impactos frontais e laterais.

Todos os modelos deverão ter ainda boa atuação no teste de impacto lateral, além do impacto frontal, para manter o mesmo nível de pontuação. O teste de impacto lateral agora vai contar com dois sistemas de retenção infantil, com dois dummies criança, a exemplo do impacto frontal. Para os automóveis com zero estrela em impactos frontais ou laterais, a nota geral também será zero.

Agradecemos ao leitor Lucro Brasil pela informação.

Galeria de fotos do Volkswagen up! no teste de auditoria do Latin NCAP

  • Lyn

    Muito bom. Parabens VW e que as outras fabricantes sigam o exemplo aqui no Brasil

    • Continuação do texto:

      Latin NCAP planeja divulgar mais resultados que em anos anteriores. Serão apresentados novos resultados em abril, julho, setembro, novembro e dezembro. O Latin NCAP também está preparando uma significativa expansão no tocante à avaliação de veículos. Os requisitos serão mais exigentes para atingir melhores qualificações de estrelas. Os veículos para alcançar as quatro e cinco estrelas deverão contar com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e ser aprovados em seu teste de desempenho. Os carros cinco estrelas serão aqueles que mostrarem uma boa atuação em impactos frontais, laterais e de poste, e que forem aprovados pelo teste ESC. Os carros com quatro estrelas deverão alcançar uma boa atuação nos impactos frontais e laterais e ser aprovados no teste ESC.

      Todos os modelos terão também que mostrar uma boa atuação em impacto lateral –além de impacto frontal- para manter o mesmo nível de estrelas que atingem com o protocolo atual. Os carros com zero estrela em impactos frontais ou laterais obterão uma pontuação geral de zero estrela. No teste de impacto lateral também serão instalados dois sistemas de retenção infantil (SRI), com dois dummies criança, como no impacto frontal, para verificar a proteção infantil oferecida caso haja impacto lateral.

      • Floma08

        Se isso acontecer mesmo, o mercado automotivo no Brasil vai ser revolucionado

        • Mauro Schramm

          Desde que os consumidores levem isso em conta.

      • Gustavo73

        Ano passado foi dito que as novas exigências de equipamentos seriam para 2016. Você viu em algum lugar uma data para isso.

      • Mayck Colares

        O Up N tem ESP, como consegue 5 estrelas?

        • Chicão

          Na metodologia do teste é explicado tudo.
          Veja lá.

        • Filipo

          As novas exigências valerão apenas a partir do ano que vem.

        • Gustavo73

          Ecosport, Focus, Jetta, Corolla também não. Já que o item tem que ser de série. Já que sempre é testada a versão mais simples a venda na área de influência da Latin Ncap.

          • Ou seja, nenhum. kkkkkk. Mas se a minha memoria nao falhe (caindo de sono aqui) com ESP de série só o Focus Sedan, Cruze Sedan, Fiat 500, e Golf. Talves o Renegade. Todo restante vai levar 3 estrelas. kkkkkkk Game Over!

            • Gustavo73

              O Cruze tem nas duas versões e de série. O 500 e o Golf também. O Focus tem nas versões com o câmbio powershift, mas não de série. Isso provavelmente explica o movimento de algumas fabricantes. HR-V e Renegade se fala em ter esp de série e provavelmente isofix e cinto e encosto para todos os ocupantes. A Ford anunciuo no FB que o Focus com facelift teria esp de série. A Renault colocou o isofix no Fluence junto com o facelift. Pode ser que não seja coincidência. Fox e Ka tem mesmo que nas versões top, mas mostra que colocar de série seria uma questão de querer. Até o Uno mostrou que mesmo opcional. Ele pode ter o cinto retrátil no meio do banco traseiro. O esp foi aventado como possibilidade por algum tempo antes do facelift chegar. As empresas vão se mexer. Aos poucos mais vão. Cabe ao consumidor fazer sua parte e pautar suas escolhas levando as estrelas em consideração. Não é uma maravilha, mas já é bem melhor que há 5 anos atrás.

            • dougkmt

              Mas em toda gama vendida aqui? Se sim, vc pode colocar toda a linha Mercedes Benz, BMW, Audi, Jaguar, Volvo, Ferrari, Bentley, enfim, todos os Premium apresentam ESP de série em todas as versões.

              Seguem ainda outros exemplos, além dos citados por vc, com ESP de série em todas as versões:

              Chevrolet: Captiva.
              Ford: Edge, Fusion.
              Volkswagen: Tiguan, Touareg, Passat, CC.

              Fiat: Freemont.
              Hyundai: Azera, Sonata, Santa Fé.

              Kia: Mohave
              Peugeot: 3008, RCZ.

              Citroen: DS3, DS4, DS5.

              • Gustavo73

                Acho que ele está se referindo aos modelos nacionais e Mercosul.

            • Daniel Mietto

              E quando o resultado do NCAP será levado em consideração? Pq hj é apenas de carater informativo, não há nada nos resultados que altere a legislação ou venda ou qualquer coisa sobre o veiculo testado e resultado apresentado…. cade um orgão regulamentador agora ?

              • Bruno

                Você tá enganado, viu. A nível regulatório e também de mercado o LatinNCAP foi uma bênção que caiu sobre nós mortais do terceiro mundo. É por causa dele que o governo tem se mexido para obrigar os carros terem mais equipamentos de segurança é e por causa do Latin também, pelo marketing, que as fabricantes estão melhorando a estrutura dos seus carros locais e os recheando de equipamentos, mesmo que opcionais. Viva o LatinNCAP!

            • Marcelo Alves

              Não deve demorar para começar a vir de série em mais carros. Se o projeto já contempla a instalação do ESP, é muito simples de ser instalado… Eles só precisam colocar dois sensores a mais no carro e substituir a central do ABS por uma central de ABS com as funções do ESP.

              • Edson Fernandes

                Na verdade são 4 sensores (se for disco nas quatro rodas).

                • Marcelo Alves

                  Você diz os sensores de roda? O ABS já usa sensor de rotação em cada roda, seja tambor ou disco (meu Polo veio com tambores no eixo traseiro e possui sensores nas 4 rodas, coloquei disco e não precisei trocar nada, uso os mesmos sensores, mesmo cubo e rolamento, etc).

                  O ESP precisa ainda dos sensores de aceleração lateral, rotação da carroceria e o sensor de posição do volante.

                  E os outros dois sensores são combinados em uma mesma peça que geralmente fica por baixo do banco do motorista.

                  São sensores um pouco caros porque eles se comunicam via rede CAN, então eles possuem um circuito eletrônico elaborado.

                  • Edson Fernandes

                    Entendi.

                    Mas comentei justamente dos sensores de roda mesmo.

                    Só vale dizer que esse sensor de roda precisa ter parametro para receber os calculos dessa central, caso contrário somente ter esses sensores do ABS não funcionariam.

                    Na verdade, isso depende da versão de central do ABS. Porque é o conjunto de sensores e central que irão determinar a funcionalidade do ESP. Muitos carros no Brasil já poderiam ter, mas como sempre, eles economizam onde podem. (apesar de ser um hardware, quero acreditar que economizem em coisas como uma central que eu sei que não é barata, mas não é cara para a fabricante, tanto que só como comparativo a VW cobra R$1000 pelo ESP no Fox)

                    • João Martini

                      Na verdade o ESP exige freio ABS de 4 canais. O Up e o Fox tem (gol eu não sei). O problema é que em alguns carros o 3º canal do ABS controla o eixo traseiro, e não cada roda. Mas isso não está relacionado ao tipo de freio. Pode ter 4 canais e tambor sem problemas.

                    • Edson Fernandes

                      É isso que me preocupa.

                      Até onde eu sei, o fiesta SE que possui ESP, só tem freios ABS na dianteira (porque é só disco na dianteira) mas não saberia lhe dizer se ele teria atuação nas rodas traseiras.

                      Vc poderia me esclarecer?

                  • cepereira2006

                    E valeu a pena trocar o tambor pelo disco? Você sentiu a diferença? Tem gente que defende ser igual (não é o meu caso, diga-se de passagem)..

                    • Marcelo Alves

                      Desenterrou esse post hein kkkk

                      Não é igual não, a resposta do freio a disco é instantânea, triscou no pedal e você já sente a traseira do carro grudar no chão tb… Fora que naquelas paradinhas em cruzamentos que você vem em baixa velocidade o carro não balança a traseira, principalmente quando você pára o carro em uma subida, a traseira segura a carroceria junto com o freio da frente e o carro não dá aquela chacoalhada (balançada) irritante pra frente e pra trás como faria com o freio a tambor.

                    • cepereira2006

                      Valeu. É como eu imaginava, então, que realmente tem seu valor. Fora estes detalhes todos que você mencionou, que eu nem imaginava. Obrigado pelas informações, valeu.

            • Edson Fernandes

              Renegade não. E viu… muita cois só para a versão de topo.

        • Halisson Cardoso

          amigo, voce leu a materia…?

        • Marcos Wild

          Amigo o teste é só de construção e qualidade da carroceria, vários outros carros também sem ESP, como o Vovôrolla já fizeram esse teste.

      • DougSampaNA
      • DougSampaNA

        Nossos custos de carro não param na compra; …. aqui (SP) ainda pagamos mais 4% de IPVA por ano, ou seja em 5 anos x 4% = 20%., uns R$15 mil

        Nos EUA é U$60 por ano.

        Aqui ainda temos que considerar o custo do Seguro de R$3.000 por ano,que em 5 anos = R$15 mil. Não dá pra arriscar

        Ou seja,ainda tem + 50% pra paga…

    • Thiago

      É isso aí, a maioria aqui só mete o pau na volkswagem, mas quando ela acerta, que é o caso do up, falam que é só por obrigação. Não sou fã boy dela, sempre tive volks em casa, mas não abro de ter outra marca, por exemplo honda, toyota ou fiat (já tive dois palios, fiasa e fire) não me arrependo, os dois foram só alegria, sem dor de cabeça e sem gastos desnecessários, viajei com os dois, meu irmão foi por espirito santo com meu fiasa, foi e voltou de boa. com mias 150 mil km rodado.
      Sei que não nada ver com o assunto em questão, mas me empolguei, eheh

      • Lyn

        Não tenho VW na minha garagem mas temos de dar credito a quem merece.

  • Pedro Paulo ()

    Isso é uma boa notícia em um oceano de más notícias….

  • Guily

    Está aí a resposta a quem duvidava da segurança do compacto global! Tomem!

    • ALVIN_1982

      Chupa que é de Up!

      • Alessandro Lagoeiro

        Hahahah… Brilhante!

  • Rodrigo

    Reconquistou o meu respeito, Latin NCAP!

    Mas tenho certeza que logo surgirá o mimimi que o up! Vendido na Argentina é mais seguro que o vendido no Brasil, afinal 🎶🎶haters just wanna have hate…🎶🎶

    • Fabio Marquez

      Eu acho que já deu o que tinha que dar, afinal o Up! é fabricado aqui e mandado para lá.

      • Rodrigo

        Pois é, explique isso para os haters…

    • Chega_de_Ignorância

      A fábrica do up! no Brasil é uma das mais modernas no País e utiliza o mesmo ferramental da fábrica alemã
      Poucos se lembram disso quando mencionam esse ponto que vc levantou

  • João Martini

    Calou a boca dos mimizeiros. Rs

    • Fabio Marquez

      O conceito dele não muda para mim, continua como uma boa compra… usado.

  • FABIANO SCHMITHE

    Consumidores pagando peso de ouro em cinco estrelas, isso e obrigação de todas as montadoras.

    • Gustavo73

      É só as outras colocarrm produtos com a mesma segurança e cobrar menos. A Fiat poderia começar trazendo o Panda europeu mais barato que o Uno.

    • Lyn

      Mas só a VW cumpriu essa obrigação nesta categoria.

    • MAXX FICH

      Brasileiro adora pragar mais por tão pouco, o acabamento desse carro e muito ruim.
      Dizem que o motorzinho e bom!

      • Romualdo Vieira

        O que tem de errado com o acabamento desse carro? Qual da categoria dele tem melhores encaixes e materiais?

        • RRT Felipe

          HB20

          • Alessandro Lagoeiro

            Ele tem melhor design. Melhores encaixes? Material melhor? Tem certeza que não entrou no i30? São parecidos! heheh

          • Gustavo73

            Hb20 está acima do Up e cpncorre com o Fox.

      • fredggp

        Cara não conheço carro de entrada com acabamento melhor. Uma coisa é o desenho do painel ser simples com poucos detalhes outra é o acabamento, material utilizado. Nele é tudo bem encaixadinho, o plástico parece ser de boa qualidade, os encaixes. Agora o preço cobrado é que pega mesmo…

    • CharlesAle

      Opa, mas infelizmente GM e Fiat(já que acredito que o Ka também fará bonito no teste) cobram preço de ouro nos carros, mas a segurança deixa muito a desejar!!!

      • Gustavo73

        O Ka deve tirar 4 estrelas. Pelo menos foi o que a Ford falou no lançamento. Acho que com carros como o Ka, Hb20 e Up de 4 estrelas para cima. É obrigação outros tirarrm no mínimo isso. A VWB tem que colocar o Fox na parede também. O Polo tirou 4 estrelas, se a construção é igual tem que tirar o mesmo. A Ecosport tem 5, os novos concorrentes tem que vir na mesma balada. E a coisa vai ficar mais séria. Isofix, encosto de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos retrátil para o quinto passageiro serão obrigatórios para tirar 5 estrelas. O Esp também vai entrar na conta.

        • RRT Felipe

          Fox deve ficar nas 3 estrelas…é uma versão simplificada (sem solda laser) da plataforma do Polo de 2002 (PQ24). Deve ter o mesmo resultado do Gol G5/6 que tem 3 estrelas (e pontuação até pior que o Palio).

          • Marcelo Alves

            O Fox BR já foi submetido a crash test em 2007 pela proteste. A estrutura teve o mesmo desempenho do Fox que era exportado para a Europa (4 estrelas), porém o carro foi avaliado com nota péssima porque não tinha AirBags e nem pré-tensionadores nos cintos dianteiros.

            O Gol tem menos reforços estruturais que o Fox. Se você o assoalho do Fox vai ver que é IGUAL ao do Polo, as longarinhas e outras peças de reforços que ficam próximos à parede do motor são maiores que no Gol.

          • João Martini

            O Fox mantém as soldas a laser sim. Quem não tem é a família gol.
            O que poderia abaixar a pontuação dele para 3 estrelas é a falta do aviso sonoro do uso do cinto.

          • PEDAORM

            Isso é uma lenda e uma inverdade. O Fox utiliza solda a laser.

            Fonte:
            Quatro Rodas

            Carroceria:
            É o mais moderno em conceito e construção, com emprego de solda a laser, entre outros requintes técnicos.
            Avaliação: muito bom

            http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_231775.shtml?fullsite

          • Gustavo73

            A VWB divulga que o Fox tem soldas a laser. O Gol que também usa a PQ24 não tem. O Fox exportado para a Europa tirou 4 estrelas adulto e 4 crianças (pois tinha e foi testado com isofix).

    • motstand01

      É uma obrigação que só ele cumpre. Então tem que ser reconhecido por isso, sim.

    • Chicão

      De acordo com o site da chevrolet, o celta tá a partir de 33mil.
      Todos os carros estão caríssimos, não tenha duvida, mas eu prefiro pagar alguns mil a mais pelo up.

  • GPE

    Boa, VW e Latin NCAP

  • Feliphe Santos

    Uma pena ter que pagar mais caro que outros compactos pra ter mais segurança. VW tem que rever não o preço, mas os equipamentos do Up!. Pelo menos a de entrada ter direção elétrica, trava e vidros, e a top vir com ar de série.

    • Gustavo73

      Não seria as outras que produzem produtos menos seguros e logo mais baratos é que deveriam ser mais baratos ainda.

      • dougkmt

        Exatamente. Se um produto apresenta maior segurança que outro, por que raios ele deveria cobrar menos por isso? É justamente o contrário!!

        • Gustavo73

          Como aqui isso não é um diferencial tão desejado. A VWB qiwr é manter a mesma rentabilidade média pot modelo. Mas as outras tem uma rentabilidade maior já que Celta e cia custam menos para produzir.

    • Concordo! o que encare demais são os acessórios, se existisse uma versão “completa” até uns 30k, para quem não precisa de muito espaço e para cidade, seria o melhor c x b disparado.

    • Chicão

      Qual da vw-br tem direção elétrica?

      • Raphael Pereira

        O Up e o novo Fox tem

        • Chicão

          Bom saber. Ainda não os dirigi.

          Edit: acabei de ver que é uma ‘assistência elétrica’.
          Um pouco diferente do ‘elétrica’ da ford, por exemplo.

          • Raphael Pereira

            qual a diferença?

            • Chicão

              Na assistência hidráulica existe um motor a oleo que é acionado pelo motor do carro.
              Em um sistema parcialmente elétrico, ainda existe a bomba a óleo, só que ela é acionada por um motor elétrico.
              Em uma direção 100% elétrica, ela é ligada diretamente a caixa de direção e não existe bomba a óleo.

              • Raphael Pereira

                esse da VW é eletrico puro nao tem essa bomba

              • Gustavo73

                Assistência elétrica é só elétrica. Quando tem um bomba de óleo é a eletrohidraulica.

              • João Martini

                Up e Fox usam direção eletromecânica, com o motor elétrico na caixa de direção (Up) e na árvore (Fox).

                • Bruno

                  Hummm não sabia desse detalhe do Up. Então se der pau na caixa de direção possivelmente a brincadeira vai custar caro.

                  • João Martini

                    A maioria é assim, na caixa de direção. O Fox é diferente por não ter sido feito para ter direção elétrica.

                  • FabioTex

                    Talvez menos caro que bombas, mangueiras e pistões que compõe um conjunto de direção hidráulica. À propósito, viu quanto tempo elas duram? Nunca ouvi um relato de direção elétrica quebrar.
                    E provavelmente o motor / sistema é um componente independente (mas acoplado) à caixa em si.
                    Abcs

                    • Bruno

                      Ah, rapaz, por favor. Comentei apenas da caixa de direção e você vem falar de todo o sistema da direção… Poupe-me. E direção elétrica estraga sim, o meu Fiesta está com problema na direção (dando estalos ao esterçar) e olha que a manuseio super bem, sem deixar as voltas irem de batente a batente, não fico caindo em buracos etc… E quanto a seu último comentário pode ser que seja independente, pode ser que não. A Ford, por exemplo, tem costume de vender somente conjuntos das coisas (vai tentar comprar uma homocinética, só o semi-eixo completo, embora é assim mesmo que deveria ser). Creio que dificilmente venderiam motor elétrico e caixa separados. Abraço pra você também.

                    • Alessandro Lagoeiro

                      Não é por nada não, mas relatos de problemas na direção e/ou coluna de direção em Fords tem sido algo constante, de Rocam a Fusion.

                    • Iran Borges

                      Já tive 3 fords e todos tiveram problemas na caixa de direção. Preço da peça absurdo/inviável fora da garantia.

                    • FabioTex

                      Será “poupado” Bruno. Lamento pelo seu Fiesta, espero que consiga resolver sem ter que trocar tudo. Pela minha experiência, tive Stilo com Direção Elétrica (por 3,5 anos) e Tiguan, elétrica também há 4 anos, sem problemas até hoje. Se eu tiver problemas, reclamo num post similar no futuro. Sucesso!

                    • Alessandro Lagoeiro

                      Amigo, vou precisar ter uma aula com você de paciência. Parabéns! hehee

                    • FabioTex

                      E meu maior objetivo no reply foi comparar custos entre conjuntos – a complexidade de um conjunto hidráulico versus um conjunto elétrico. Desconhecia a sua experiência. Abraço.

                    • Bruno

                      Beleza, Fabio. Desculpe se pareci austero. Quanto ao meu carro, a Ford é forda mesmo, quase nunca vi problemas de coluna/caixa de direção elétrica nas outras marcas, mas com a Ford é diferente haha.

          • motstand01

            Você está se confundindo. Direção elétrica, direção com assistência elétrica, direção eletricamente assistida, etc; são variações vocabulares pra uma mesma coisa.
            Acredito que você esteja se referindo a uma direção ELETRO-HIDRÁULICA, ou seja, uma direção com assistência hidráulica, porém acionada por motor elétrico e não por correia.
            Mas não tenho certeza, acho que os VW citados tem direção puramente elétrica. O Up eu tenho certeza absoluta. O Fox atual não tenho certeza, alguns sites dizem que é eletro-hidráulica, outros que é elétrica. Quem tinha sistema eletro-hidráulico com certeza era o Fox Bluemotion (tanto o 1.6 quanto o 1.0) até 2014.

            • Chicão

              Exatamente. Me confundi com as palavras.

            • Marcelo Alves

              A direção do novo Fox é elétrica, não tem bomba de óleo para a direção. É muito leve em comparação a direção hidráulica do meu Polo, mas tudo tem seus prós e contras, a hidráulica não pára por problemas elétricos e a manutenção é bem mais barata (tem carro aí que o conjunto motor+central eletrônica passa dos 5 mil reais, o caso mais gritante que já vi é do Fiat Stilo, onde só vendem o conjunto motor + central + coluna de direção e custa uns 10 mil reais).

              Edit: Aliás, no Polo mesmo, já vi donos de Polos 1.6 dos 2002-2004, quando ainda vinha com direção eletro-hidráulica, trocando todo o conjunto pelo de direção hidráulica convencional quando a bomba elétrica dava problemas, porque era mais barato trocar tudo do que comprar uma bomba nova.

            • CorsarioViajante

              Polo tbm foi lançado com eletro-hidráulica e depois perdeu exceto em algumas versões como a GT.

        • CorsarioViajante

          Polo tinha eletro-hidráulica. Em algumas versões teve esta opção até o fim. O meu tem, é incrível a diferença da direção hidráulica convencional.

          • João Martini

            Não sabia que a GT era eletro-hidráulica. Muito legal!

            • CorsarioViajante

              Sim, a GT ficou com muitas coisas que foram removidas do Polo ao longo de sua vida. Minha mãe tem um polo normal e eu vejo muita diferença entre os dois sistemas (especialmente após calibrar os pneus dela – da última vez tinham umas 13lb… rs)

  • Kohlsgrün

    Auto com qualidades, mas alto preço! Não fosse os impostos do Brasil seria um auto com bom ritmo de vendas.

    • Cvrtlik

      O problema é só dos impostos?
      Se não vende tanto, baixem o preço. Não é a lei de mercado?

      • Kohlsgrün

        Olhe o gráfico, isto que o valor do auto “seco” sem imposto tem também o imposto das peças na construção e os impostos funcionários a trabalhar na produção.

  • Chega_de_Ignorância

    Um ótimo carro. Se houvesse um up! TSI 1.0 T automatizado DSG seria disparado o melhor carro urbano do Brasil, na minha singela opinião.

    • riccorreasp

      Creio que jamais colocariam DSG. Mesmo na Europa o up! utiliza o ASG.

      De todo modo, seria bem interessante, sim.

      • Gustavo73

        Segundo algumas matérias o dsg não tem espaço na plataforma do Up.

    • Guest

      Urbano nada, seria esportivo rsrsrsrs

    • Fanjos

      Olha…. Se o novo Up turbo tiver um preço de seguro aceitável,nao fora beberrão e o preço dele não for obsceno vou cogitar em troca-lo pelo meu Cruze

      • Alessandro Lagoeiro

        Porque Fanjos? Não está contente com o carro? É um carro que quem tem fala bem…

        • Fanjos

          Não é nenhum problema com o carro, eu gosto dele, mas é muito caro manter por causa de seguro e combustível, eu acho muito caro pagar 2.5k de seguro, e o consumo de combustível dele é alto, e o pior, devido ao tamanho dele, tem muita vaga que ele não cabe, vários shoppings eu deixava de ir porque ele simplesmente não cabe na vaga se tiver um carro grande na vaga ao lado não da para abrir as portas.
          Ele é um bom carro, mas em São Paulo ele não é muito pratico, porque as ruas, as vagas, os lugares são minúsculos, mal planejados e fica complicado passar com ele em todos os lugares, eu tenho um baita espaço com ele, mas nunca uso, não tenho família, nem filhos, então vejo que a falta de praticidade pelo tamanho e consumo superam o conforto que ele proporciona.
          Ele é um excelente carro….para se ter no EUA

          • Vellored02

            Eu acho que seria melhor vc trocar por um 500, é mais seguro que o UP, e vc talvez nem sinta a diferença de acabamento e conforto no 500. Minha sugestão

            • Fanjos

              Só o Abarth iria interessar, mas o preço não é interessante

            • Alessandro Lagoeiro

              Conforto em um 500?
              Acho ele o melhor Fiat do Brasil, um dos carros mais racionais que temos, mas conforto definitivamente não é o forte dele.

  • CharlesAle

    Quando vimos que o UP substitui o “caixão” em forma de carro, gol G4, foi uma evolução brutal em segurança, que nem os mais otimistas esperavam!!A VW merece os parabéns por isso!!O carrinho promete, e entrega, uma segurança exemplar!!!

    • Junoba

      Concordo. Mas é uma pena que a maioria dos consumidores não liga para segurança veicular.

      • Vellored02

        Todo mundo liga pra segurança o porém é o preço, um cara que tem um orçamento que dá pra comprar um popular quer mais itens que o seu dinheiro puder pagar, na VW tudo é opcional e é tudo caro, o comprador vai olhar os outros modelos com um custo benefício melhor pra ele.

        • Gustavo73

          Então a segurança não é importante.

          • Cvrtlik

            Muita gente fala do espaço mesmo…
            Só se tem um carro por família. Não dá para a maioria.

        • Junoba

          Nem todo mundo liga. Na verdade a maioria. Só notar em alguns lugares, a quantidade enorme de pessoas sem usar o cinto de segurança.

    • CorsarioViajante

      G4 foi uma das coisas mais horríveis que já vi. Foi a prova que muita gente comprava carro sem nem pensar, só pelo nome, porque, pelamor…

      • João Martini

        Era nítida a vontade de matar o gol de vez com o G4 e colocar o Fox no lugar.

  • MAXX FICH

    Essa segurança toda não justifica um preço tão absurdo desse praticado pela montadora.
    Estão aproveitando isso para cobrar preços absurdos, e nós estamos caindo na arapuca.

    • Raphael Pereira

      Pena que ela nao é a unica, as outras oferecem coisas piores pelo mesmo preço ou ate mais

    • Bruno

      Tem Up pelado por R$ 26 mil, cara. Preço absurdo onde? O Palio Fire pelado é vendido ao consumidor por R$ 24 mil e é bem inferior ao VW.

      • MAXX FICH

        Cara com todo respeito.
        E por causa de pessoas como você que pagamos esse preço absurdos nessas carroças, o carro e péssimo de acabamento, tem um banco do fusca 79, cheio de lata aparecendo dentro, painel “mendigo” tec.. e você acha barato?

        • Bruno

          Então tá!

        • Gênesis Cardoso da Cruz

          Péssimo de acabamento? Tá de brincadeira né???
          Ou você está confundindo acabamento com simplicidade do design? Ou você acha que plástico cheio de curva e botãozinho é acabamento?
          A lata aparecendo também é parte do design. Você acha que iriam economizar centavos de plástico na porta para o mercado europeu?
          Agora o banco é de fusca 79 só porque não tem o apoio de cabeça com regulagem? A qualidade do banco é ótima.O do celta também é preso, não tem regulagem, só é separado para enfeite. Banco de Porche é banco de fusca agora também?

          Com todo respeito, você tá querendo botãozinho e plástico e não qualidade.

          • João Martini

            O interior é de plástico mas é de qualidade. No gol, Onix, cobalt e Agile (carros que tenho contato com certa frequência) se você encosta o joelho na porta o plástico vai afundando, é mole. Do Up nao. Os plásticos são mais grossos, ainda que duros. Só fala mal quem avalia carros por fotos.

        • Alessandro Lagoeiro

          Ferrari também tem lata na porta aparecendo.

        • Alessandro Lagoeiro

          Pensa um pouco amigo: O problema do mercado é um carro com estrutura decente, seguro e bem montado com itens básicos por 35 ou os carros que não tem nada disso por 33/34 com os mesmos equipamentos? up! é caro? Isso é fora de questão. Mas equipado com os mesmos equipamentos que Celta, Palio Fire e Clio, ele é mais negócio que esses.
          Mas se o up! é o problema do mercado: Que venham mais carros monoestrelados por mil, dois mil mais barato!

        • Cvrtlik

          A simplicidade faz diferença sim. Ele traz a imagem de carro empobrecido pela lataria aparente.

  • Guest

    Agora só falta um motor decente

    • Gustavo73

      Verdade o mesmo motor oferecido na Europa não serve.

      • Chicão

        Acho que esse Guest deve andar pelos fóruns escrevendo “motor AP” nos tópicos sobre Vw.

      • Leandro1978

        kkkk… ri muito agora…. Cada hora é uma “desculpa”. A do teste de colisão não serve mais, agora é o motor… daqui a pouco vão reclamar dos pneus serem pretos…kkk…

    • Raphael Pereira

      Ue mas esse motor e tao elogiado em todos os aspectos esta entre um dos melhores do mercado se nao for o melhor 3 cilindros , questao de potencia, breve o turbo vira

    • XXRS

      E um interior decente, de preferência sem os bancos de Chevette 1980. Eu juro que esse é e sempre foi meu único “ranço” contra o up. Ah, esqueci da pechincha que pedem por um…
      Esperando as ameaças de morte dos VWlovers.

      • fschulz84

        Também acho o interior bem simplório, mas creio que não esteja atrás de nenhum dos populares. E realmente, o calcanhar de aquiles é o preço…

        Minha esposa trabalha no banco VW e tiramos um High up! completo (somente sem o Maps and More) por 34k para minha mãe… Ela que saiu de um Corsa 1.4 tá adorando o carrinho… Eu dirigi e achei o motor interessante…

        Mas se não tivesse esta condição para funcionário, creio que não escolheríamos o up, talvez iríamos ver o Ka antes de tomar qualquer decisão.

        • Gustavo73

          34 mil pelo High up é um preço decente para ele.

          • fschulz84

            Isso foi no ano passado, em Outubro, e ainda tinha promoção de taxa zero com 60% de entrada, valeu bastante a pena!

            Agora acho que mesmo para funcionários, o preço já deve ter subido para uns 36k pelo menos… Normalmente o desconto é de 15%.

    • Filipo

      Mas este é um motor decente.
      Este é um veículo de entrada, pequeno, o motor dá conta do recado facilmente.
      E apesar e ser 1L, não é manco.
      Quem quer mais motor, luxo, acabamento e espaço interno, compre o Fox com motor EA 211 (1,6L 16v).

    • Antonio F.

      Ia bem um V8, né não?

    • Halisson Cardoso

      se vc dirigir o up!, para um 1.0, tem motor sobrando…

    • Fanjos

      Não parece ser 1.0
      Se vc dirigir vc vai falar que é impossível ser 1.0 e que é no mínimo 1.4,algumas saídas de subida ele chega a ser mais esperto que meu Cruze

      • MAXX FICH

        Mais esperto que o Cruze??
        kkkkkk

        • Fanjos

          Pois é, as vezes saindo quase da imobilidade para pegar uma ladeira bem forte perto de casa o Cruze tenho que colocar a primeira para encher o motor, senão ele fica frouxo em segunda se eu deixar o giro da segunda abaixo das 1500, já o Up mesmo em segunda quase parado sai com mais vontade do que ele =/

          • Alessandro Lagoeiro

            Bem, Fanjos, acho que você está equivocado. Quem é você para afirmar isso? O dono de um modelo! Todo mundo sabe que aqui no NA a melhor pessoa para saber sobre um carro é quem não tem o modelo! Se tiver visto só por foto, mais especialista o cara é! Seja humilde e reconheça que você não sabe nada sobre seu carro. Aliás, o seu consumo hoje será de 13 km/l. Estou determinando isso! Eu sei mais do seu carro que você!

            • Fanjos

              Ixi, esqueci de colocar um “Sorry” pedindo perdão para os manjões das manjarias.
              Pq vc sabe que um manjador que manja das manjaria, jamais desmanjará um manjador tão manjão quanto os manjões oficiais da manjadoura!

              • Alessandro Lagoeiro

                Manje seus comentários, parça.

            • MAXX FICH

              vou vender meu cruze e comprar um up !!!

              • Alessandro Lagoeiro

                Ou pelo menos andar em um para comparar, não é?

          • TukhMd

            Tapa na cara da sociedade!

          • João Martini

            Fanjos, se não me engano o seu também não tem ar condicionado. Não sei você, mas me impressionou a capacidade do up de desembaçar o vidro sem ar condicionado nem ar quente. Não sei se trabalharam em acústica pra corrente de ar ser forte sem fazer muito barulho, mas em dias de chuva com o nosso é super tranquilo.
            Um excelente city car.

  • Raphael Pereira

    Pra quem duvidava ai vao mais 5 estrelas !!

    • Gustavo73

      O pessoal deveria ficar feliz e exigir que outras fizessem o mesmo. O carro é caro, mas a concorrência pede parecido e gasta menos para produzir. Então quem está lucrando e levando mais dinheiro por menos qualidade.
      Há 5 anos não fazíamos a mínima idéia de como era a segurança doa carros nacionais. Quando os compactos tiveram notas baixas foi uma gritaria. Era “bateu morreu” pra tofo lado. Poucos livravam a cara. E até carros dados como “iguais” aos lá de fora decepcionaram. A antiga geração do Corolla tirou 4 estrelas para adultos e 1 para crianças. Parece até bom. Mas o velho Polo tem 4 estrelas para adultos e 3 para crianças. Isso porque não testaram com o isofix.
      O pessoal deveria torcer para a sua segurança e não contra ou a favor de um determinado fabricante.

      • Raphael Pereira

        Mania de brasileiro querer sempre criticar e nao levar em consideraçao o fato da qualidade do carro, nao esta entre os mais belos e espaçosos mas a proposta dele nem e essa e sim ser um carro urbano. As ooutras montadoras deveriam seguir este exemplo , e os brasileiros exigirem carros melhores

      • Chicão

        Isso serve pra vc ver como aqui o preço prevalece.
        Segurança fica em segundo plano.
        Agora eu entendo pq o jurássico Palio Fire tá aí vendendo que nem pão quente.

      • Leandro1978

        O que acho mais engraçado da turma “bateu morreu” é que, não apenas começaram a questionar o teste, algo que não faziam até então, como passaram a “preferir” justamente os tais “bateu morreu”, falando que era melhor compra… Daí nota-se que o “problema” não estava bem nos carros…

      • Muitomimimi

        Sabe do mais triste? hoje só temos o ABS e airbag obrigatórios não devido a uma demanda ou mobilização popular, e sim porque lá atrás houve um lobby de um grande fornecedor para se colocar isso como item regulamentar. Do contrario corríamos o risco de ainda termos carros sem esses equipamentos de segurança. A proposito, aos que pedem o ESP como item obrigatório, so vejo isso ocorrendo o dia que algum fornecedor fizer outro lobby para convencer os nobres políticos. Se depender da grande maioria da população, esta bom deste jeito mesmo.

        • Gustavo73

          As determinações são da Latin para obter mais estrelas. Se o fabricante não quiser não coloque vai tirar 2/3 estrelas. Aí o consumidor decide se a saúde e vida dele vale ou não mais que tela no painel e led.

          • Muitomimimi

            Pior que a gente já sabe a resposta…Mas é verdade, as montadoras conseguiam simular numericamente a deformação esperada e a nota que se obteria no teste de impacto. Uma das quais trabalhei ficava contente em obter 4 estrelas(há uns 4 anos), já que não impactaria muito nas reduções de custo programadas em relação projeto original.

  • Tosca16

    Infelizmente o UP não alcançará hoje os patamares que foi o Gol para a VW outrora, apesar da boa qualidade construtiva e testes como esse o veículo ainda não vendeu o esperado à marca; por mais que digam alguns aqui que o modelo tem ficado até próximo do próprio Gol ultimamente ele não foi ainda o sucesso planejado, vão culpar o quê ? Preço alto, estilo, versões peladas ?

    • XXRS

      O up! é caro. É seguro? Sim, o carro nacional mais seguro que temos até agora, mas é caro. Um take up! minimamente digno chega perto dos 40 mil, e sem luxos, só falo de equipamentos básicos, até porque eu me recuso a acreditar que alguém que não seja frotista ainda compre um veículo zero km hoje sem ar condicionado e direção assistida. E é um microcarro, menor que os outros populares, e isso o faz não ser opção de compra pra muita gente. Some a isso o interior simplório e o fato dele ser tido como feio por muita gente e pronto, a receita para o fracasso está feita.

      • Gustavo73

        O Up não é menor que Celta e Uno por exemplo. Afinal os ocupantes ficam na cabine e não no cofre do motor.

        • Alessandro Lagoeiro

          Ele não é menor que o líder de mercado (Na versão Fire).

        • João Martini

          Inclusive eu acho ele mais espaçoso que o gol G4. Em espaço para as pernas e cabeça ganha fácil. Só tem uma pequena diferença na largura.

  • Chicão

    Os comentários estão engraçados.
    Passamos décadas pagando caro em carros absurdamente inseguros.
    Agora que surge um 5 estrelas nos modelos de entrada, querem que o preço baixe.
    É claro que não vai baixar.
    Reclamem primeiro p as outras montadoras ganharem 5 estrelas.

  • Anderson

    10 mil para cada estrela….

    • Gustavo73

      Tem gente pagando quase 15 por estrela na mesma categoria e levando carro de 2 estrelas para casa.

      • Alessandro Lagoeiro

        Aliás, contando que a versão básica 2 portas já tem 5 estrelas, ele está com 6 mil por estrela. Desafio alguém fazer as contas do custo por estrela dos queridinhos HB20, Fiesta, Ká….

    • Bruno

      Boa essa conta! Hahahaha! Mas, como o Up começa em R$ 26 mil, na verdade são um pouco mais de R$ 5 mil por estrela.

    • MAXX FICH

      E ainda tem alguns que acham que estão fazendo um excelente negocio!!

      • Alessandro Lagoeiro

        Não. Excelente negócio é pagar 12 mil por estrela, como no Ônix (Vamos colocar a top como ele colocou no up!? Quase 17 mil por estrela. HB20? 14 mil por estrela. J3? 18 mil por estrela. Celta? 33 mil por estrela).
        Brasileiro tem problemas de interpretação de texto e matemática básica.

  • Leonardo Lima

    Estou muito feliz com o meu, creio que não conseguiria um custo x benefício melhor no mercado de 0km. O carro é ótimo para uso na cidade, bem ágil, econômico e seu seguro é bem acessível.

    move up! 4p (easy drive, acesso completo para 4 portas e ar-condicionado) R$ 33.100,00 pagos em Agosto/14 (pessoa física/0km)

    Porém, concordo que na faixa de preço de algumas versões (entre 38 a 50 mil reais) existem opcões superiores ao up!.

    • Gustavo73

      35mil é o limite para levar um Up. Acima disso o leque abre.

    • Lesilco

      $33.100,00 num move up! 4 portas?

      • Gustavo73

        Preço na promoção ofertada até no site da VWB. Com ar, direção, vidros elétricos dianteiros e rádio.

        • Leonardo Lima

          Não cheguei a ver essa promoção, porém creio que seja a versão take. Hoje, a mesma configuração que o meu (move up! 4p + ar-condicionado + vidros e travas elétricas + direção elétrica) sai por absurdos R$ 40.400,00.

          • Gustavo73

            Agora que você falou pode ser o Tke mesmo.

      • Leonardo Lima

        Sim amigo, o carro estava em estoque e consegui negociar bastante no preço final, em torno de R$ 3.000,00 de desconto.

  • Antonio F.

    Não gosto de denegrir nenhuma marca, mas perco a paciência diante do massacre que fazem c/ o Up! por causa do Gol, que reconheço há muito já deu o que tinha que dar. Os fan boys com sua paixão cega pelas marcas preferidas só sabem detonar o Up! sem conhecê-lo de perto, são tão boçais que sequer avaliam o porquê do carro deles ter aquela tira de borracha preta enfiada num rego das laterais do teto, enquanto no UP ela não existe porque a junção entre teto e laterais/colunas é perfeita, fruto da solda laser encontrada só em modelos muito superiores como o Golf. E a borracha de vedação externa das portas? Será que nunca se perguntaram porque o carro deles não é daquele jeito? Mas é mais gostoso criticar por criticar e continuar jogando dinheiro fora em nome de um amor vagabundo. Tudo bem, ignorância não se discute, só se lamenta.

  • Alexandre Maciel

    Depois de ter rogado para si o titulo de marca que mais vendeu em fevereiro, eis uma notícia para outro comunicado da VW: carro mais seguro da categoria. Já pode fazer propaganda… hahaha…

    Brincadeira à parte, parabéns à montadora por ter mantido a qualidade construtiva. O veículo não é barato mas oferece o fundamental para os seus ocupantes.

  • J_Eduardo

    Gostaria de saber o que é feito com o carro? Volta para a fábrica, é desmontados? O acontece???

    • Gustavo73

      Desmontado e avaliado pelos engenheiros da Ncap. Depois descartado.

      • J_Eduardo

        Imaginei isso tb e não imagino outra solução , mas é um desperdício tudo q não foi destruído no impacto ser reciclado. Penso q grandebpaete do carro será reciclado mesmo sem uso algum …
        Agora, da pra imaginar um Mercedes S com tudo Zerado indo pro lixo?
        Ok, eu sei q não se pode e nem se pensa em reformar o carro, mas q é um desperdício é.

  • Rodrigo

    Pros infelizes que acusaram a VW de que o carro do primeiro teste foi preparado, e blá, blá, blá…
    Mas mesmo assim, isso não vai alavancar vendas. Apesar de ser um bom projeto, o carro não tem apelo e muito menos preço.

  • Hiboria

    Agora sim, eu estava esperando esse novo teste. Esse carrinho está na minha lista, quero pegar para minha esposa para andar na cidade no dia-a-dia.

  • Wagner Lopes

    Lata de sardinha super resistente…vai precisar de um abridor de latas reforçado…kkkkkkk.

    • Bruno

      O povo perde a amizade mas não perde a piada kkk.

      • Gustavo73

        O povo não pode dar o braço a torcer. Ficou um ano falando que não era. Agora não tem pra onde ir.

  • Roberto Lopes

    Tenho minhas reservas com carros compactos. Vejo o Up!, Fiat 500 e até o Mini com restrições particulares, não sei como a VW como as outras conseguiram inserir segurança num modelo desse tamanho, mas a engenharia consegue seus feitos e de qualquer forma, é louvável para que outros modelos conquiste o mesmo resultado…

    • Alessandro Lagoeiro

      Basicamente com a técnica que foi utilizada pela Classe A: O motor se desloca para baixo. A questão quando se tem pouco área de deformação na dianteira, é tirar o item mais crítico que “empurra” tudo para dentro. E esse item é o motor. Tanto que em um teste inicial, a “cadeira elétrica” Tata Nano foi bem por uma questão simples: O motor é traseiro.

      • Gênesis Cardoso da Cruz

        E o que tem de nego colocando protetor de cárter nesse carrinho… até concessionária fazendo isso.
        Tem que ser muito desinformado.

        • Alessandro Lagoeiro

          Exatamente! Um crime! Por isso que não tinha esse item como opcional para o Gol (Sem entrar no mérito que ele não é exatamente seguro)

        • CorsarioViajante

          Tem que ver se pode. Por exemplo, pode ser um protetor de cárter projetado para, em caso de colisão, quebrar e cair junto com o motor. Mas lógico que teria que ser algo projetado e previsto.

        • Marcelo Alves

          Acho que nenhum carro da VW atualmente foi projetado para usar protetor de cárter. Pelo menos Fox e Polo não usam e a fábrica desaconselha justamente porque pode atrapalhar o motor a “cair” e prejudicar a segurança dos ocupantes em caso de colisão frontal…

    • Wagner Lopes

      Simples. Menos massa = menos energia cinética no momento do impacto = menos energia pra ser dissipada na estrutura do carro.

    • Gustavo73

      Técnicas de construção modernas e aços especiais. Custa dinheiro mas dá resultado.

  • Eduardo Edu

    Só acredito que um carro seja seguro somente após o ensaio de small overlap test da IIHS. Alguns carros vão bem no tipo crash test relatado desta matéria, mas vão muito mal no overlap a exemplo do Toyota Camry

    • Eduardo Edu

      Acrescentando, novo Corolla e Audi A4 também foram muito mal no small overlap

    • CorsarioViajante

      Quase tudo vai mal no small overlap. Só está indo bem os carros novos que já foram planejados para ir bem.

      • Alessandro Lagoeiro

        Mas a questão é: Não acreditavam que o teste do up! era sério.
        Agora que foi comprovado, ele passa a não valer mais nada, agora o que vale é o da IIHS… Mesmo com nenhum concorrente dele sequer ter sonhado com esse teste.

        • CorsarioViajante

          Haha verdade

  • RTEC30

    Parabéns VW, por trazer um modelo moderno e manter bons padrões de segurança.
    Eu fui uns dos que cornetaram o teste feito antecipadamente (antes mesmo dos modelos chegarem nas CSS).
    Não acho que seja o ideal este teste ser antes de venderem o produto, embora na Europa costumem fazer antes. Falo isso porque estamos tratando de segurança e temos que ter muito pé atras, principalmente porque fazem de tudo para caparem nossos carros.

    • Adriano

      Isso pq só tomamos na b…, não temos mais confiança em nada, porém quando um carro é patrocinado eles sempre fazem o teste novamente, evitando qualquer fraude.

  • Adriano

    Parabens, unica coisa que me atrai nesse carro são essas estrelas rsss, vou esperar por um carro mais bonito com as mesmas pontuações, poderiam testar o ka logo.

  • AndreiVieira

    o UP é no mínimo 200x mais moderno que a lata de sardinha da Fiat!!!

  • RODRIGO

    VEICULO MUITO ECONOMICO 16.2 NA CIDADE E 23.4 ESTRADA COM GASOLINA

  • ESouza

    Off: dúvida escabrosa, qual usado pegar:

    Volvo C30 T5 ou Citroen DS3???

    • Alessandro Lagoeiro

      Manutenção e problema para ti?

      Caso você demore mais de .0005 segundos para responder, DS3.
      No mais, Volvo para mim só perde para o Tempra!

      • ESouza

        Entao, nao sei se é lenda, mas a manutenção do Volvo parece ser mais tranquila.. ele compartilha peças com o Focus, e se o bicho pegar, é tranquilo de importar as peças..

        • Gustavo73

          O T5 não usa peças do Focus só o 2.0, pelo menos não as do powertrain.

          • Magnus Lincoln

            Motor e cambio não mas suspensão e freios muitas peças são as mesmas , já tive volvo com motor T5 e não tem segredo nenhum .

        • Alessandro Lagoeiro

          Eu só sei da fama, que a manutenção da Volvo as vezes é mais salgada que dos alemães. Li na 4 Rodas naquele guia de usados.
          E compartilhar por compartilhar, DS3 compartilha muita coisa com C3, C4…
          Se você pensa na importação de peças, então não é o carro do dia a dia, e você pode se dar o luxo de esperar. Logo, nesse caso, EU particularmente escolheria os suecos. Questão de gosto mesmo.

          • ESouza

            Esse negócio de fama é meio complicado.. eu estou tranquilo quanto a isso por duas razões, tenho um megane q tem fama de frágil e manutenção completa, já rodei 80 mil km com ele e só alegrias, e estou vendo nos foruns q ele nao da problema, só manutenção de rotina mesmo, que eu já vi os gastos e tá de boa pra mim…

      • Magnus Lincoln

        Porque você nunca teve um com certeza, pq eu já tive 3 e nunca tive problema , ainda mais com o C30 que compartilha quase tudo com o Focus .

        • Alessandro Lagoeiro

          Quase Tudo?
          O problema é esse “quase”…
          A carroceria é diferente? Então todas as latas, lanternas serão diferentes. Difíceis de achar.
          O interior é o mesmo? Não! Logo, peças de acabamento também serão difíceis de achar.
          Se for assim, o DS3 compartilha “quase tudo” com o C3, C4…
          E claro que sua opinião é melhor que a minha por ser proprietário! Mas ter tido 3 carros pode dizer tudo como pode não dizer nada. De repente, ficou 20, 30 mil com cada carro e passou para frente. Aí não deu tempo de aparecer manutenção pesada..
          E lembre-se: Ele escreveu “usado”. Logo, o cuidado com manutenção com certeza é um dos itens prioritários.

          • Magnus Lincoln

            Os 3 que tive foram usados , com o S60 eu rodei 90 mil km . com a V50 rodei 60 mil km , com a 850T5R foram uns 45 mil mas ja estava com 100 mil quando comprei . Nunca tive problema com manutenção dos carros , pelo menos pra quem mora no estado de SP tácheio de auto peça que vende on line peças de qualidade a preços justos . Muito do que falam é lenda urbana e digo mais : 90% das pessoas que falam sobre a manutenção dos carros da Volvo ser problemática nunca tiveram um carro da marca . Assim como Peugeot , Renault e Citroen , Esse negócio de manutenção problemática era na década de 90 . . . . . .

            • Alessandro Lagoeiro

              Não pensei em complicação, mas em valores. Mas como disse antes, é claro que sua opinião é melhor que a minha nesse caso! Se o cara perguntar de Tempra, aí ajudo ele! hehehe
              E só lembrando que não precisa ser dono de carro para saber dos problemas de uma marca. Nunca tive um câmbio AL4. Mas não tenho autoridade para negar quem disser que é problemático, até porque aí estão incluídos milhares de ex-donos.
              Mas e sobre o DS3, o que tem a dizer?

              • Magnus Lincoln

                Eu entendi , questão de valores , todo carro premium tem manutenção premium . Se vc comprar um Audi A8 da década de 90 que custa ai uns 30 mil reais no máximo , as peças dele no mercado oficial vão seguir os preços do A8 0km e não de um de 30 mil , é isso que muita gente não entende quando compra um carrão antigo só pq é barato . . . . falo isso pq trabalho no ramo de peças pra importados há uns 10 anos .

                O Cambio Tip da peugeot era um lixo mesmo , tive um 307 griffe com esse cambio e só me fez passar raiva!

                Sobre o DS3 eu não posso dizer nada pq nunca nem entrei em um . . . rsrsrsrsrs . . . . Só posso dizer que o Volvo C30 T5 é um carro apaixonante e ao contrário do que reza a lenda não é um bicho de 7 cabeças . . . .

                • Alessandro Lagoeiro

                  De fato, Volvos são meus sonhos de consumo! Principalmente as Peruas… Mas não tenho cacife nesse momento.
                  E você expôs bem a questão do custo da manutenção.. 90% das pessoas aqui não entendem isso..

    • CorsarioViajante

      Essas coisas não se pergunta, vai do coração e possibilidade de cada um. O DS3 acho que deve ser mais fácil de manter, mas o C30, para mim, é bem mais legal.

      • ESouza

        O negócio é q eu curto os dois.. vou fazer uns testdrives pra ter uma noção melhor..

        • CorsarioViajante

          O melhor é isso mesmo, mas… Estou torcendo pelo C30, como eu gosto desse carro caramba!! rs

          • ESouza

            kkkk

  • Minerius Valioso

    Onde estão as pessoas com as teorias conspiratórias de que o teste foi “comprado” pela VW?

    Ano que vem então o Up vai ter três estrelas… já que não tem bolsas laterais e ESC…

  • Marcos Wild

    Façam um teste desse com um Fiat UNO PRA VEREM O QUE ACONTECE kkkk

    • Gustavo73

      3 estrelas. Com bastante ressalvas.

  • CorsarioViajante

    Certeeeeeeeza que a VW fabricou um Up reforçado só para ir bem no teste! É só colar umas barras de aço e pronto, afinal todo mundo sabe que o NCap é comprado, não serve para nada. E tem mais, se realmente tirou cinco estrelas isso não quer dizer nada, é só obrigação, não vale nada, VW é lixo!!!
    ;)

  • ALVIN_1982

    Chupa que é de Up!

  • Daniel dos Santos

    Infelizmente 99,9%da população não sabe o que é isso…

  • Claudio Abreu

    Muita gente achando que ele ‘bateu no muro’ de novo… Nada disso, só verificaram que a fábrica continua produzindo um ‘artefato’ estruturalmente idêntico ao que ganhou 5 estrelas – o que é, devemos reconhecer, tão louvável quanto ter conquistado as 5 estrelas. De todo modo, parabéns.

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