Hatches Segurança Volkswagen

Volkswagen up! passa por novo teste no Latin NCAP e mantém 5 estrelas

Volkswagen up! passa por novo teste no Latin NCAP e mantém 5 estrelas

O Latin NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos automóveis comercializados na América Latina e no Caribe, fez o teste de auditoria do Volkswagen up!, que havia sido testado previamente em 2013, com resultados divulgados em janeiro do ano passado. O resultado da nova avaliação foi o mesmo do teste anterior, já que a análise de construção mostrou que o carro apresenta elementos iguais ao do avaliado anteriormente.


O up! conseguiu cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto (16,03 pontos) e quatro estrelas para a proteção do ocupante criança (40,00 pontos). O teste de auditoria é realizado com carros retirados da plataforma de distribuição, na área de produção, local do qual eles são transportados. De acordo com os protocolos, o Latin NCAP pode solicitar a qualquer momento um teste de auditoria de um carro à venda no mercado.

Volkswagen up! passa por novo teste no Latin NCAP e mantém 5 estrelas

Esse teste é válido para mostrar para os consumidores se o automóvel avaliado permanece com o mesmo nível de segurança dos primeiros exemplares. O teste anterior foi realizado com um Volkswagen up! adquirido pelo próprio Latin NCAP em uma concessionária de Buenos Aires, na Argentina, que foi exportado para o laboratório da ADAC na Alemanha.


Quando os fabricantes solicitam selecionar um veículo da plataforma de distribuição, na área de produção, para publicar o resultado o mais rápido possível, sabem acerca da possibilidade de um teste de auditoria. Esses fabricantes se mostram seguros sobre seus produtos e sua produção. O Latin NCAP considera que os governos latino-americanos deveriam ter melhores normativas para que, também, possam garantir a conformidade e controle de produção; ou seja, que as primeiras unidades produzidas proporcionem a mesma segurança que o resto”, afirma o secretário geral da organização, Alejandro Furas.

Volkswagen up! passa por novo teste no Latin NCAP e mantém 5 estrelas

Além disso, o Latin NCAP divulgou que os automóveis serão testados com novas exigências a partir de 2016. Para alcançar as quatro e cinco estrelas, os veículos devem ser equipados de série com controle eletrônico de estabilidade (ESP), além de ser aprovados em seu teste de desempenho. As cinco estrelas serão obtidas apenas por veículos que mostrarem boa atuação em impactos frontais, laterais e de poste. Já para quatro estrelas, os modelos devem registrar boa atuação nos impactos frontais e laterais.

Todos os modelos deverão ter ainda boa atuação no teste de impacto lateral, além do impacto frontal, para manter o mesmo nível de pontuação. O teste de impacto lateral agora vai contar com dois sistemas de retenção infantil, com dois dummies criança, a exemplo do impacto frontal. Para os automóveis com zero estrela em impactos frontais ou laterais, a nota geral também será zero.

Agradecemos ao leitor Lucro Brasil pela informação.

Galeria de fotos do Volkswagen up! no teste de auditoria do Latin NCAP

Volkswagen up! passa por novo teste no Latin NCAP e mantém 5 estrelas
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email