_Destaque Esportivos Europa Segredos-Flagras SUVs Vídeos Volkswagen

Volkswagen vai lançar Novo Tiguan R (vídeo)

tiguan-r

Os espiões da imprensa automotiva andam vendo muitos exemplares do Novo Tiguan 2017 rodando pelo Círculo Ártico e na pista externa do circuito alemão de Nürburgring-Nordschleife. O modelo em questão é uma versão de alta performance, que os europeus estão dizendo ser a versão R para o SUV médio da Volkswagen.

Depois dos Golf R e Scirocco R, a Volkswagen está trabalhando numa versão topo de linha de alta performance para seu utilitário esportivo médio. O bólido ainda não está totalmente confirmado, haja visto que o Beetle R foi concebido, mas não foi adicionado à linha de produção.

Mas, a Volkswagen está de olho nas vendas de SUVs esportivos. Até agora, eram as marcas de luxo que ousavam nesse segmento, inclusive a própria Audi. Utilitário esportivo com motor potente e de marca tradicional geralmente é um topo de linha com motor V6 ou V8.

Mas agora a proposta de algumas marcas comuns é ter SUVs médios ou até mesmo compactos com alta performance. Suspensão mais baixa e firme, pacote aerodinâmico, pneus esportivos e interior personalizado, com direito a bancos esportivos e uma pegada geral mais agressiva.

Além disso, a ordem do dia é não se envolver com motores grandes, limitando-se ao propulsor de quatro cilindros de no máximo 2.0 litros. É com base nisso que, além da Volkswagen, Peugeot e Renault, por exemplo, estão querendo adicionar mais performance e esportividade aos seus modelos 3008 e Kadjar.

No caso da Volkswagen, o Novo Tiguan R parece ser a bola da vez, adotando o motor EA888 2.0 TSI com pelo menos 310 cv e 40,8 kgfm, de acordo com algumas fontes. Uma caixa de dupla embreagem DSG de sete marchas e a tração 4Motion com diferencial de deslizamento limitado da Torsen, fecharia o pacote.

Por agora, a opção mais possante do Novo Tiguan 2017 na Europa é justamente aquela que o governo americano quer ver bem longe (apesar de não ser o malfadado EA189), equipada com motor EA288 2.0 TDI Biturbo, que entrega 240 cv.

Já em relação à versão R, acredita-se que o Novo Tiguan R irá de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, com máxima limitada em 250 km/h. Essa performance, por exemplo, é equivalente ao de alguns SUVs com motor V8 e dá uma ideia do que o Novo Tiguan R poderá fazer nas pistas. O Golf R com 290 cv precisa de 5,2 segundos para fazer o mesmo. Confira mais abaixo um vídeo do veículo de testes, feito no autódromo alemão.

novo-volkswagen-tiguan-2016-12

Novo Tiguan 2017

Em sua segunda geração, o Novo Tiguan 2017 foi concebido sobre a plataforma modular MQB, substituindo a anterior PQ35 – que ainda é feita no modelo velho, cuja linha de produção saiu de Wolfsburg e foi para Osnabrück a fim de atender alguns mercados, como o nosso – ficando um pouco maior e mais leve.

Além de Wolfsburg, o Novo Tiguan 2017 deverá ser feito também na China e em Puebla, México, mas nesta última unicamente na versão longa, que tem 2,79 m de entre eixos contra 2,68 m do padrão europeu. Com sete lugares, ele será vendido nos EUA e deverá chegar ao Brasil através do acordo automotivo com o país latino.

https://www.youtube.com/watch?v=t_d-TF64cFs

[Fonte: Auto Evolution]







Send this to friend