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Volkswagen vai oferecer GNV em todos os carros com base MQB

vw-eco-up-620x425 Volkswagen vai oferecer GNV em todos os carros com base MQB

Aqui no Brasil o nicho de carros de fábrica equipados com GNV não é muito grande, temos poucos modelos, mas lá no exterior existe um grande mercado de carros movidos a gás natural veicular. Por isso, depois de mostrar o Eco Up!, a Volkswagen anunciou que vai introduzir pelo menos uma versão GNV em cada modelo com base modular global MQB.



A idéia é oferecer uma grande quantidade de modelos GNV para que o custo maior do equipamento seja reduzido em larga escala, assim oferecendo essas versões diferenciadas sem uma grande diferença de preços para as versões normais movidas a gasolina ou diesel.

golf-7-2-portas-131-620x465 Volkswagen vai oferecer GNV em todos os carros com base MQB

Assim, o atual Golf e os próximos Jetta, Passat, Touran, etc, deverão ser equipados com cilindros de GNV padrão para todos os modelos. Com isso, a Volkswagen pretende alcançar a meta de emissão média de CO2 de 95 g/km em 2020.

Outras informações a respeito de GNV aqui no nosso site Notícias Automotivas: vantagens e desvantagens de ter um carro movido a GNV, também vale a pena ter um carro equipado com GNV?

Aqui no Notícias Automotivas você fica sabendo tudo sobre o mundo dos carros e das motos, acompanhe sempre o nosso site para ficar por dentro desse mundo!

  • spock_cwb

    No Brasil tb?

    • erickluuh

      Só q não !

  • ViniciusSantoro

    Isto para a Europa né? Porque por aqui, duvido muito que o emprego desta tecnologia parta logo de fábrica.

  • reuelrp

    Não é impossível uma vez que já temos o SIena Tetrafuel sendo vendido e muito bem aceito entre frotistas. O prolema do GNV no Brasil é o preconceito que se tem por carros com esse tipo de adaptação. Mais uma vez culpa dos donos descuidados que não sabem que carros adaptados com GNV requerem uma direção menos agressiva com giros mais baixos para maior durabilidade pois o cabeçote esquenta mais que o normal.

    Eu tive carro a GNV por 8 anos e agora só não tenho mais porque fiquei com dó de adaptar num semi-novo. Mas saindo de fábrica não veria problema algum em ter carro a GNV de novo.

    Outra coisa que irrita aqui no Brasil é a burocracia. Levar o carro no Inmetro todos os anos pra pagar uma taxa abusiva é no mínimo irritante pra quem tem carro a GNV.

    • Castle_Bravo

      Ia comentar isto, pelo que me informei recentemente o custo para rodar com GNV ao menos por aqui é aproximadamente uns 60% o da gasolina, contudo além do kit ser caro para instalar, ainda há as revisões anuais que são um pé no saco, além de ser obrigado a pagar por elas.

      Só vale mesmo a pena para quem roda muito, taxistas ou frotistas, porque para o consumidor comum o investimento demora muito a se pagar, isso se um dia chegar a se pagar… =/

    • spock_cwb

      tem que ir todo ano?? eu pensei que era só na primeira …

      • reuelrp

        Todo ano… É um saco mesmo. Uma das coisas que me desanimam a instalar no carro que comprei recentemente.

  • anderson_sp

    Poderia vir para o Brasil, mais o "auê" dos carros a GNV sumiu, só vejo mais em taxis mesmo, e antes tinha mais oficina de GNV do que boteco de esquina, hoje em dia está difícil de ver, parece que foi uma modinha que passou.

    • rvieria

      Não só as oficinas, mas muitos postos de combustível pararam de vender Gás.

    • Edson Roberto

      Em SP mesmo a nova frota está abandonando esse tipo de combustivel. Segundo os taxistas, antes era vantagem por rodar bastante e inclusive o preço que era bem mais em conta.

      Hoje em dia tudo subiu e devido a ter que pagar para diversos locais fazerem vistoria entre outros, não é mais vantagem. Nme todos possuem.

  • Edson Roberto

    Por caso do comentário do reuerp, decidi entrar no site da Fiat e ver o Siena.

    Na minha opinião, não entendo porque o gas natural o torna mais caro até em relação ao motor maior flex. Isso também ocorria com o HLX do modelo que hoje é o EL.

    Eu já andei nesse Siena e o desempenho é bem fraco. Digo que qualquer 1.0 anda melhor do que esse 1.4 quando com o GNV. Mas é declarado mesmo, pois ele perde bastante com esse uso.

    Entretanto, devido a epoca do GNV ter passado, é bem possível que no BRasil, esse modelo esteja fadado a descontinuidade. Interessante que atualmente é o Grand Siena que é o Tetrafuel.

    • eraniere

      Edson, já tive um Siena Tetra e rodei com ele por dois anos. O ideal é rodar com GNV e álcool, pois a troca de combustível é automática. Assim, caso se exija do carro, o combustível mais potente entra dando mais força ao motor. Não se sente muito essa perda de desempenho assim. Além disso, rodar só com gás irá exigir mais do motor, pois você acaba forçando mais. O sistema só era um pouco lento na decisão nessa época, mas nada demais, assim como o programa do câmbio automático do Focus que utilizo hoje. Só espero que o Siena Tetra não morra pela falta de demanda e que essa tecnologia migre para outros carros aqui no Brasil também.

      • janduir

        Isso mesmo amigo, tenho um Astra Elite AT com gnv de 5ª geração, e tenho essa possibilidade de configurar o kit para quando pisar no fundo e por exemplo chegar em 4000rpm, ele entra o comb liquido, voltando ao gnv na desaceleração. Como o Astra ficou com muito torque no Gnv, quase não utilizo esse recurso…

  • Diggo

    Pena que estes projeto nunca contemplam o Brasil.

  • Jason

    GNV é uma boa saída para economizar. O custo por Km rodado em um carro com GNV é bem menor do que na Gasolina, em nosso país. Lá fora, está mais atrelado à necessidades ambientais.

  • Filipe1020

    Sei não hein, acho uma porcaria o GNV, meu pai já teve um carro com isso e dava problema toda hora, e esse era o carro mais problemático que ele já teve

  • Alex Felicioni

    Olha, eu converti meu primeiro carro para g
    GNV em 2001, ainda no governo FHC. O GNV era barato R$ 0,58/m³, frente a R$ 1,80/L de gasolina, e não havia essa obrigatoriedade de vistoria anual. A vistoria era a inicial para alterar o documento e depois a cada 5 anos para requalificar o cilindro.
    Depois que o PT assumiu, colocaram a vistoria anual, que hoje está em R$ 240,00 aqui em jundiaí-sp, colocaram uma série de burocracias e o preço do gás aumentou para R$ 1,80/M³.
    Ainda é vantagem frente a gasolina, mas só para quem roda uns 100km por dia.
    Não há justificativa para os preços praticados. O GNV é um produto de descarte, é o lixo gerado pelo refino do petróleo e que, se não for queimado, é extremamente poluente.
    Quando se vê imagens de uma plataforma de petróleo ou uma refinaria e vemos aquelas chaminés queimando dia e noite, nada mais é do que o gás natural excedente que não se tem onde ser estocado e não é consumido, portanto é desperdiçado/queimado.
    Segundo a COMGAS ( concessionário de gás natural de SP) o gás tem um preço de acordo com a destinação e não volume consumido.
    Por exemplo, se for para uso doméstico, o gás custa entre R$ 2,81 e R$ 5,16 já com impostos dependendo do colume consumido.
    Se for para uso veícular, o GN custa para o posto R$ 1,21, já com impostos.
    Para a indústria, custa entre R$ 1,38 3 R$ 2,11, já com impostos.
    e o GNL ( gás natural Liquefeito) que precisa ficar armazenado sob temperatura de -138°C, custa entre R$ 0,12 e R$ 0,44 por M³.
    Só um detalhe, 1 M³ de GNL, quando vaporizado ( aquecido a temperatura ambiente) rende cerca de 600M³ de GNC ou GNV. Como isso?
    Isso mostra que o valor real do GN é superfaturado para o consumidor final em milhares de vezes seu valor.
    Fazendo as contas, se o posto comprasseo o GNV ao preço de GNL, o metro custaria ao posto entre R$ 0,0002 e R$ 0,001/M³.
    Todos os valores que citei já estão com impostos e constam na tabela oficial da COMGAS que pode ser visualizado no site da empresa. http://www.comgas.com.br/pt/nossosServicos/Tarifas/Paginas/gnl.aspx.
    Agora, diante dos escandalos na petrobras, podemos ver o porque desses valores absurdos e abusivos.
    o goveno que que você use gasolina e não gás.

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