Crossovers Europa Volkswagen

Volkswagen vai produzir na Espanha novo crossover abaixo do T-Cross

Volkswagen vai produzir na Espanha novo crossover abaixo do T-Cross

A Volkswagen terá um novo crossover. Este, como já sabemos, ficará abaixo do T-Cross e usará o mesmo entre-eixos do Polo, ou seja, 2,56 m. No entanto, o modelo era cotado para ser feito somente em duas plantas da empresa no Brasil (Anchieta e Taubaté). Porém, agora parece que o produto também ganhará espaço na Europa.


A alemã pretende produzi-lo também na fábrica de Landaben, que fica em Pamplona, no norte da Espanha. A unidade basca atualmente produz tanto o Polo quanto o T-Cross, mas a partir do segundo semestre de 2021, começará a fazer esse crossover, que é identificado apenas como um CUV, mas com peculiaridades interessantes.

O pequeno utilitário esportivo, que deve medir em torno de 4 metros, terá variantes híbridas e elétricas. Só não se sabe os detalhes dessas configurações, mas podemos apostar em um sistema micro-híbrido de 48 volts e a MQB-A0 com baterias de lítio um pouco mais potentes que aquelas usadas pelo e-up!.

Já oficial, o produto até arrancou declarações da marca, que defende a planta do País Basco, especializada na produção de carros pequenos, onde Polo e T-Cross são feitos.


Volkswagen vai produzir na Espanha novo crossover abaixo do T-Cross

Andreas Tostmann, membro do Comitê Executivo da marca VW para produção e logística, disse: “Por causa disso, e como o novo modelo usa a mesma plataforma mecânica que já foi construída em Landaben, podemos usar as mesmas linhas de fabricação para o Polo e o T-Cross, obtendo sinergias que nos permitirão fabricá-lo, a custos competitivos”. 

Atualmente são feitos 1.200 carros por dia em Landaben, mas com ajustes no processo produtivo, pode chegar a 1.438 unidades/dia. Esse é o número que a fábrica ibérica quer alcançar em 2019, quando o volume total deve chegar a 320.000 carros por ano. Nenhum detalhe sobre o produto foi revelado.

Sabe-se que um acordo foi assinado com o sindicato de Pamplona para contratação de mais 50 pessoas para este novo carro. A instalação atualmente emprega 5.000 funcionários. Aqui, a VW já fez acordo semelhante com os dois sindicatos locais.

[Fonte: Wards Auto]

Volkswagen vai produzir na Espanha novo crossover abaixo do T-Cross
Nota média 4.6 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Com certeza que pra encaixar esse Crossover abaixo do T-Cross, vão ter que matar a versão manual dela. Assim o T-Cross parte de mais ou menos R$ 95 mil e esse Crossover pode partir de R$ 69 mil numa versão 1.6 msi e R$ 90 mil numa versão 1.0 tsi top

    • Raimundo A.

      Algumas opções do mercado já estão perdendo o câmbio MT porque as vendas estão muito baixas não justificando a permanência. Talvez nem precise tirar o MT do T-Cross com base na tendência para encaixar o suposto T-Sport, pois está se tornando uma tendência MT deixar de ser ofertado por ser a opção de transmissão que cada vez mais vende menos.
      Agora, falar de faixa de preço hoje não quer dizer como será até o lançamento desse CUV e vendo o vão do T-Cross 250TSI para o abaixo mais recheado 200TSI, e possível preço do Virtus GTS, há espaço para o suposto T-Sport usando o 250TSI até porque ele será um derivado do Polo GTS.

    • Hodney Fortuna

      O T-Cross é o SUV compacto ao meu ver com um dos piores Custos Benefícios. Um carro que na versão de entrada com câmbio manual rivaliza com Renegade, Creta, Kicks e até mesmo o Tracker com câmbio automático, ambos de 6 marchas! É jogar dinheiro fora! Precisa ser “fan-boy VW” para fazer essa boa ação a montadora alemã.

      • MonHoe

        O T-Cross ta vendendo somente automático a pronta entrega, vc vai na loja e manual só pra pedido, e os automáticos estão custando na faixa dos 90-93 mil na versão de entrada com 6AB de série acho que vale mais a pena que a maioria do mercado

        • Edson Fernandes

          O pessoal não enxerga tudo que o T-Cross

          Exemplo: EU OLHARIA o T-Cross highline sem pacotes pelo mesmo preço ao HRV EXL. Acho que iria por descarte do que considero mais importante no produto e chegaria ao que mais me cativou nos itens existentes.

        • Ernesto

          Outro dia vi propaganda da concessionária Carrera ofertando T-Cross automático por 86.990,00. Até printei no celular. Isso foi no dia 12/Julho. Acho que se chorar bem consegue ainda hoje valor próximo a esse.

        • Hodney Fortuna

          Por esse valor prefiro mil vezes o HRV.

          • MonHoe

            Por 92 mil tem o HR-V Lx que é mais pelado que passista de escola de samba

    • Yuri Lima

      Em, tese, mata também a SpaceFox aqui também. O público é o mesmo, e os preços dela já batiam nessa casa.

      • Gran RS 78

        Spacefox já morreu faz tempo.

  • SE a VW fosse um tiquinho mais esperta, deixaria o modelo mais SUV e menos hatch altinho, para lançar também na India como SUVinho de 4m.
    Provavelmente esse modelo terá o preço que na verdade o TCross deveria ter.

  • Natán Barreto

    Vai chegar nos preços do atual T Cross que por sua vez irá pros preços do Tiguan de entrada que subirá pra chegada do Tarek

    • Raimundo A.

      É o efeito cascata do tipo o Virtus GTS vai ter o preço do atual Jetta que é bem equipado na versão básica, ou seja, por cerca de 100k, enquanto o irmão maior ficará ainda mais caro.

    • Hodney Fortuna

      Bem pensado nisso já que a estratégia das montadoras instaladas no brasil é colocar modelos menores para substituir os modelos anteriores e estes elevarem para uma categoria superior. Tudo vale para cobrar mais. Digo que comprar carro zero no brasil se tornou impraticável.

  • Kiyoshi Yamashiro

    Esse é o tal suv cupê que a VW iria ou irá lançar para ficar abaixo do T-Cross

    • Raimundo A.

      Sim. A Fiat estaria desenvolvendo um desse tipo aqui, mais detalhes sobre o mostrado no planejamento deles quando este ano anunciaram investimentos para as plantas de PE e MG cujo terceiro CUV, de sete lugares, migrou para a Jeep. Seriam dois CUVs compactos sendo um estilo tradicional tipo T-Cross, 500X e o outro com apelo cupê.

  • Danilo

    Enquanto uma empresa tiver que fazer acordo com sindicato pra poder produzir alguma coisa, ficaremos refém dela pela eternidade pois pra parar de produzir tem que fazer acordo também, aí o governo costuma se meter dando incentivos que saem do nosso bolso. Eu nunca engoli essa de Lay Off. Se você tem uma padaria e o movimento está ruim e é preciso reduzir um funcionário por exemplo você não tem essa opção, mesmo sabendo que as coisas podem melhorar e você pode recontrata-lo adiante. Já uma multi-nacional, em períodos de baixa produção, usa o dinheiro do contribuinte por meses pagando o salário do trabalhador em casa e quando as coisas melhoram elas chamam o trabalhador de volta, sem pagar um centavo de acerto e sem ter custos com treinamento e coisas desse tipo, aumentando assim os lucros remetidos às matrizes. Absurdo!

  • Rodolfo Deo

    Basicamente vai ser um Virtus “cotó” off-road, ou seja um suv-fastback, e claro, com interior de Gol, vamso aguardar o estilo, até hoje só consegui achar bonitos dois fastsuvs: Cayenne Coupé e Novo x4

    • ViniciusVS

      Não consigo imaginar nada abaixo do T-Cross que por sinal é completamente simplório perto dos concorrentes…

      Se o T-Cross básico já é um “gol” por dentro, o que esperar desse carro então?

      • Gran RS 78

        Provavelmente um fusca, mas dos antigos, e não desse último Fusca que saiu de linha agora.

  • Marcus Vinicius

    O Audi Q2 podia substituir o Q3 da geração anterior na linha de montagem no Paraná

  • Samuel Jesus de Sousa

    Eu não sei o porquê, mas esse carro me faz pensar em uma espécie de “evolução” do Fox.

    • rodrigosr

      Tbm acho. De tudo o que estao falando parece que sera isso mesmo. Ou se nao, apenas um Polo com novos parachoques e moldura na caixa de rodas

    • Emilio

      Exatamente! CrossFox

    • Não seria má idéia chamá-lo de “Novo Fox”. Na Europa o nome é um mico, mas na AL tem uma boa reputação.
      E tb acho melhor que esses nomes estranhos de SUV’s da VW.

  • Hodney Fortuna

    De que adianta lançar esse modelo aqui para diferenciar-se no preço em relação ao T-Cross de uns 2 mil reais? Será apenas mais um na lista dos custos surreais ao consumidor. Se o T-Cross básico custa 84 mil com câmbio manual, este vai custar 82 na mesma proporção de versão. É ilusão!

    • MonHoe

      Acho que vem pra custar esses mesmos 84 mil na versão TSI AT e matar o T-Cross manual

      • Eskarmory .

        Vai acabar matando o próprio Tícross, pois não deslancha e não tem uma perspectiva promissora, ainda mais tendo um irmão menor parecido e mais barato.

      • Hodney Fortuna

        Verdade! Apenas um reposicionamento e assim a montadora cobrar mais pelo T-Cross, afinal o modelo está muito “barato”.

  • Rodrigo

    Mexeram tanto que ficou uma versão miniaturizada do Tiguan antigo… Parabéns aos envolvidos.

  • Baetatrip

    A VW tá ficando bem chata com a letra T……….!
    T-Cross usa a plataforma do Polo e esse será qual? O do UP?
    Daqui a pouco terá
    T UP!
    T Gol
    T Voyage
    Etc…..!

  • mjprio

    E dá pra fazer algo abaixo do T cross em termos de tamanho?

    • Ernesto

      Será próximo a um CrossFox creio eu.

  • Ricardo Blume

    Sem querer ser pessimista, mas nada de híbrido ou elétrico no Brasil. Para ficar abaixo do T-Cross, seu motor será o MSI 16v e o TSI 1.0 e câmbio manual na versão de entrada. Tenho medo de pensar em seu interior.

  • th!nk.t4nk

    Na minha visão este é basicamente um sucessor do Polo. Sim, porque com o povo querendo cada vez mais crossovers, pode ser que tenham justamente isso em mente a médio/longo prazo. O T-Cross mesmo na Europa custa acima do Polo, entao não é um substituto adequado (além de ser um pouco maior). Que é bizarra a estratégia, isso é, mas faz sentido pensando lá na frente.

  • Alvaro Mendes

    KWID da VW???

    AFFFFFFF…..aliás ótima sugestão de nome ….VW AFFFF

    • Ernesto

      Kwid? Ele é do tamanho do Polo!

  • Dherik

    Abaixo do T-Cross?? Vão aumentar a altura do up!, é isto?

  • Marcelo Amorim

    Eu não enxergo um suv menor que o T-Cross…esse é o menor de todos,ao menos por fora.

    Um Creta parece ser de outra categoria pelo porte.

  • Fanjos

    Ahhh morre diabo!

  • Speed Racer

    Fico pensando o que pode ser um SUV (na verdade crossover) abaixo de um T Cross…Deus tenha piedade de nós!

  • Daytona

    Imaginem um T-Cross com acabamento barateado… como pode ser isso?

  • Cássio

    Assim, o T-Cross vai subir de preço, e quando ele chegar no preço do Compass, vai vender muito. Sim, pois o Tiguan compete com o Bentayga.

    • Eskarmory .

      rsrs

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email