Mercado Montadoras/Fábricas SUVs Volkswagen

Volkswagen vai produzir novo SUV compacto na Anchieta, segundo sindicato

vw-polo-suv

A ofensiva da Volkswagen no segmento de utilitários esportivos até 2020 ganha mais um capítulo no Brasil. A montadora alemã teria confirmado que fará um quarto carro na histórica fábrica da rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, segundo o jornal O Estado de São Paulo. Mas, de acordo com o sindicato dos metalúrgicos do ABC, o novo produto será um utilitário esportivo compacto.


Segundo a entidade que reúne os funcionários da montadora, a negociação entre o sindicato e a empresa acabou dando certo e o novo produto será mesmo feito na Anchieta. Este modelo será um utilitário esportivo de porte pequeno, que será feito sobre a plataforma MQB A0 do Polo e do Virtus, ambos já feitos na mesma planta paulista.

O sindicato diz que será um carro de grande volume de vendas, ficando assim abaixo do T-Cross, mas que coloca em xeque a capacidade instalada da planta da Volkswagen, que atualmente 1.036 carros por dia. A entidade diz que o volume máximo é de 1.091 veículos diários. Deve-se lembrar também que a Saveiro será substituída por uma nova geração feita sobre a mesma base modular e isso pode significar vendas e exportações mais expressivas para a Anchieta.

vw-up-suv


Wellington Damasceno, diretor do sindicato, disse: “Levamos à direção pedido de contratações, e isso está sendo avaliado”. No entanto, além de contratações obrigatórias, a Volkswagen terá de ampliar a capacidade da sua velha fábrica, pois o limite atual não é um processo de curta duração para atender demanda reprimida. O Polo está vendendo no mesmo nível do Gol e o Virtus superou o Voyage. A Saveiro é a terceira picape mais vendida do país.

Por conta dessa demanda maior e certamente do novo produto, Pablo Di Si quer ampliar os investimentos da Volkswagen no país até 2020, atualmente orçados em R$ 7 bilhões. Para isso, o executivo diz que é necessário a aprovação do Rota 2030 para que a matriz possa liberar uma nova injeção de dinheiro no Brasil, ou melhor, na Anchieta. Mas que carro será esse?

A Volkswagen já flertou com o segmento subcompacto ao apresentar (e evoluir) o conceito Taigun, que era derivado do up!. Posteriormente, a empresa não viu um potencial de vendas rentável e desistiu do projeto. Mas agora, um modelo pouco maior deve atender aos requisitos do mercado. Pode ser que o novo SUV compacto tenha em torno de 4 metros, suficientes para ser aceito na Índia e já de posse da plataforma modular MQB A00, que sustentará o sucessor do Gol. Por conta da pressa em conquistar esse segmento, o produto pode acabar sendo o primeiro VW dessa nova safra.

[Fonte: Estadão]

COMPARTILHAR:
  • ObservadorCWB

    Produzir latas de sardinha equipadas é cada vez mais rentável por aqui.

    • Luciano RC

      Brasil é um pais rentável.

      • JOSE DO EGITO

        Ate onde eu sei quem da os projetos sao os CEOs das montadoras e nao esses SINDICALISTAS de M@&R#

        • Luciano RC

          Não no ABC. KKKKKK

    • Robert Dniro

      Não exagera, tanto a plataforma quanto a mecânica é o que existe de melhor no mercado, não sou fã de marca nenhuma, mas quando é bom temos que reconhecer.

      • ObservadorCWB

        Só sei que: “Este modelo será um utilitário esportivo de porte pequeno, que será feito sobre a plataforma MQB A0 do Polo e do Virtus”….se vc tem poderes premonitórios sobre o restante do carro, parabéns. Mas eu conheço muito de perto o atual “Golf – nacional”…e lhe digo que já não é mais igual ao alemão. Então essa sua frase, na minha modesta opinião, ainda não pode ser levada a sério. É esperar para ver quem está com a razão.

        • Robert Dniro

          Não é ter “poderes premonitorios”,é raciocínio, a plataforma MQB A0 já é tirada da MQB e mesmo assim tirou nota máxima em segurança, mas como você descreveu vamos esperar, quem viver verá.

          • Ernesto

            Fala muita besteria esse ObservadorCWB.
            Já havia falado para ele que de observador ele não tem é nada. E muito menos poderes premonitórios.

            • ObservadorCWB

              Mas continua seguindo. E continua “escondendo” postagens – as minhas são todas visíveis. E continua discutindo pessoas e não ideias (ou carros)….Mas continue seguindo os bons…e quem sabe um dia será um deles. Cordiais saudações.

              • Ernesto

                Seguindo? Como expliquei anteriormente, e não foi uma vez só, eu leio todos os comentários. Se o bloqueasse, como iria rir de suas pérolas? KKKKK!

          • ObservadorCWB

            Conhece o GOLF ?

            • Robert Dniro

              Você não escreve “coisa com coisa”, vai procurar um hospício urgente.

              • ObservadorCWB

                Quanta mágoa ? Momentos difíceis ? Por que não escrevemos sobre o carro ? Farei outra pergunta: conhece o ditado: “para bom entendedor, meia palavra basta ?”. Pelo visto estamos frente a um problema bem maior, estamos frente a um meio leitor……Meus anos como professor universitário me impelem a responder: A questão do Golf é por que, embora você ignore, o Golf nacional possui deméritos na suspensão, câmbio, pontos de solda, camadas de pintura e uso de aços especiais com relação ao Golf importado da Alemanha. Então, embora tenha o mesmo nome do seu congênere, são produtos distintos. Alguns se contentam em comprar 90% de um carro, pagando valor 2,5X acima do que vale. A sua incapacidade de entendimento, não faz do seu interlocutor um vesânico (=louco). Quando citava estes fatos antes do lançamento é porque no mesmo edifício onde moro possuímos dois engenheiros da VW/Audi….eles residem em Curitiba e trabalham em São José dos Pinhais… sei inclusive porque um dos faróis do referido modelo brasileiro é mais suscetível a quebras..mas deixa para lá. Tente seguir a linha de raciocínio: Primeiro comentário: “Produzir latas de sardinha equipadas é cada vez mais rentável por aqui” – enquanto os alemães e nós temos importada a nova Tiguan (maior que a anterior- tanto que há versão sete lugares), este novo caro será MENOR – embora como escrito no comentário bem equipado. Perceba que falei BEM do produto, mas critiquei seu tamanho. SUA participação: “tanto a plataforma quanto a mecânica é o que existe de melhor no mercado” ??? mesmo sem ter o carro, aliás, nem o projeto ainda está pronto. Segundo comentário: “Este modelo será um utilitário esportivo de porte pequeno, que será feito sobre a plataforma MQB A0 do Polo e do Virtus” foi tirado do corpo da matéria…..agora se você conhece detalhes do que virá a ser acrescentado no carro seria interessante compartilhar, pois nem as revestas e blogs ainda sabem. Aliás, repito, nem os engenheiros o sabem. O ponto onde você acertou: “Você não escreve “coisa com coisa”– realmente- esta fala é somente sua, nunca escrevi: “coisa com coisa”.

                • Robert Dniro

                  “”Meus anos como professor universitário me impelem a responder””???
                  Você é mais louco que a loucura!! kkkkkkkkkkkkkkk

                  • ObservadorCWB

                    Entendi. O casal sempre escreve junto ou é a mesma pessoa e Nicks diferentes ?? Depois eu que sou louco… Cordiais saudações.

    • Ricardo Blume

      Eu não diria isso. Com certeza será um SUV moderno, com chassi e motores de última geração da marca. Estamos com alguns modelos (temos coisas ruins também, claro) em nosso mercado que realmente são muito bons nos quesitos economia, segurança e desempenho. O meu único porém é com relação ao preço de forma geral. Isso sim eu critico, e muito.

      • ObservadorCWB

        Você não diria. Eu digo….os tempos verbais são diferentes. Minha preocupação é que o brasileiro está se contentando com pouco. Só faço UMA pergunta: Qual o produto VW produzido EM SOLO brasileiro que é EXATAMENTE igual ao produzido em solo Alemão por exemplo ???????

  • EDU

    Mais CTR – C CTR -V . So falta no fim ser um cross Polo.

    • Luciano RC

      Acredito mais num Taigun.

      • Marcelo Cordeiro

        Acabar com os hatchs médio, SW e sedans grandes não foi suficiente para os SUV’s. Agora até o segmento de compactos e sub compactos se transformarão nesta praga. Devo ser um dos poucos que acha isto péssimo!

        • Luciano RC

          Infelizmente é isso mesmo que vai acontecer. Os compactos vão demorar mais, mas não duvide.

    • th!nk.t4nk

      Oficialmente o sucessor do CrossPolo é o T-Cross. Mas esse aí pelo jeito vai ser algo menor ainda, o que me dá medo.

  • Filipo

    É… infelizmente os SUVs dominarão a terra! Tudo se resumirá a apenas: subcompactos, “SUVinhos” (compactos altinhos), SUVs (crossovers) e “SUVões (real SUV)”.

    • Luciano RC

      A curto prazo, os SUV estão substituindo os hatchs e sedans médios. A médio prazo, será os compactos que vão perder mercado para os SUV. Questão de mais uns 10 anos e Virtus, Cronos, Polo, Argo, etc, vão perder mercado para os SUV na mesma faixa de preço.

      Infelizmente, eles vão dominar o mundo. Principalmente quando a tecnologia autônoma for crescendo.

      • Não sei se chega a tanto. Nos anos 90 os sedãs reinavam, marcas como BMW, Audi e Mercedes não produziam SUVS. Da mesma forma que ja houve a época de coupe e em certos mercados carro conversível vende bem. Creio eu que SUV é uma moda que vai passar.

        • Luciano RC

          Duvido que passe… acho que com o tempo pode estabilizar, mas passar não vai não.

          • Wellington Myph13

            Eu ainda acho que tem mais um estilo que falta “chegar”, que serão os “Truck SUVs” que serão alguns SUVs com frente mais alta, aos moldes de “caminhão”, estilo as F-Series e etc, em várias medidas…

      • Ricardo Blume

        Realmente estamos caminhando por um caminho assustador. Temo pelo enxugamento geral de linhas de montagem em prol dos SUVs.

        • Luciano RC

          Vejo o futuro assim: SUV de tudo que é tamanho e Hatch Compacto de entrada e Sedan Compacto… só isso. E as Picapes correndo por fora,

          • Ricardo Blume

            Eu não duvido. Wagon já era e hatches médio como Focus e Golf definhando. Pensa que encantador as nossas ruas serão: hatch e sedan compactos, SUVs diversos e, claro, tudo preto, branco e prata.

        • RIP Brazil

          Assustador mesmo é um sindicato avisar que tal modelo vai ser fabricado em tal lugar.
          Onde já se viu sindicato ter um trabalho desses?
          E outra: onde já se viu sindicato trabalhar?

    • Munn Rá : O de Vida Eterna

      Posso estar errado mas está para ” nascer ” um tipo de modelo que causou tanto impacto no mundo automotivo como SUV : Praticamente todas possuem algum SUV e o ” gran finale ” será quando a Rolls Royce lançar o seu

      • Edu

        O Cullinan da RR vai ser para as madames irem às compras em Beverly Hills.

    • José Eugenio

      O pior é que até Lamborghini tá produzindo SUV agora kkk

      • th!nk.t4nk

        A VW viu que dá dinheiro, agora aguenta. A Porsche que o diga.

  • No_Name

    Eu gostaria de saber como andam as negociações na Ford para o carro(s) a suceder(em) o Fiesta B299. Sei que o sindicato faz pressão pelo Fiesta B479, mas a Ford está relutante e querendo unificar Ka e Fiesta num só produto.

    • pedro

      Sindicato, com a nova lei, praticamente não tem mais força. A tendência é acabar.

      • Unknown

        Não tem mais força? Porque a fábrica da Anchieta se reuniu com os líderes sindicais então? Não tem e nunca teve força em diversas categorias profissionais, mas algumas categorias (metalúrgicos, professores, etc) sempre tiveram e provavelmente continuarão tendo muita força…

        • No_Name

          O sindicato do ABC é poderoso, mesmo com essa lei não irá perder sua força. Os EUA e países da Europa também possuem muitos sindicatos que ninguém ousa bater de frente com eles, mesmo estes sendo países mais liberais.

          • Unknown

            Onde eu trabalho o sindicato nunca foi de contribuição forçada (1 dia de trabalho ao ano) e mesmo assim tem um bom número de sócios. Empresas com funcionários conscientes e sindicato sério sempre tem melhores condições de negociação com a classe patronal, enquanto as que tem sindicatos fragilizados ou mesmo “de fachada”, tem as piores condições frente ao empregador!

          • Fernando da Silva

            EUA com sindicatos fortes? Só a UAW que mesmo assim é extremamente criticada por sua atuação, digamos ,frouxa

      • duhehe

        Com nova lei, ou eles trabalham de verdade, conquistam relevância e o repasse dos trabalhadores ou vão fechar mesmo.
        Alguns sindicatos são históricos e vão continuar forte, porem felizmente aqueles que eram cabide de emprego para vagabundo, ahhhh esses estão dos dias contados.

        • Mario

          Ainda mais esse sindicato de SBC, que gosta de abrigar bandidos condenados!

    • zekinha71

      Sindicato agora só vai correr atrás de otários que queiram ficar sócios.
      Ontem na porta do metrô tinha pessoal da forca sindical implorando pros passantes se sindicalizarem.

    • rodrigosr

      incrível como esses sindicatos querem se meter em tudo… as montadoras são praticamente reféns deles.

    • RRodrigo Souza

      essa unificação ficaria parecida com o argo da fiat que pega as vendas dos antigos punto/bravo. A ford se nao colocar um carro no lugar do fiesta ou corrigir os valores, ela terá que fazer varias versoes do ka, desde capada para ser carro popular, e mais “luxuosa” para dar acabamento e mecanica melhor para os orfaos do que pode acontecer com o fiesta

  • Emygdio Carlos

    Saturação!

  • Queria ter um jipinho 4 portas. Algo como o Suzuki Jimny. Nem precisa ser 4×4. Bastaria ser bem compacto e a diesel.

    • th!nk.t4nk

      Poderia ter sido, 20 anos atrás. Hoje em dia creio que será só um hatch normal levantado, nada mais.

  • Mario

    A cada 30 segundos a VW lança um SUV.

    • Edu

      E a gente só vê na internet.

  • zekinha71

    Será que dessa vez o Taigun nasce, mas um pouquinho maior.

    • Luciano RC

      Parece que nasce na plataforma MQB A00.

  • awatenor

    [https://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/vw-up-suv.jpg]

    Só sei dizer que essa projeção do Taigun tá horrível. Sorry aí.

  • rodrigosr

    VW deve se arrepender muito de não ter acreditado nesse Taigun 6 anos atrás…

    • Andre Cupertino

      Eu sempre disse q era um tiro no pé não lançá-lo naquele momento. Seria pioneira do segmento.

      • Luciano RC

        Com certeza… foi o maior erro da VW que ela deve se arrepender demais.

    • Cromo

      Várias vezes comentei q este mercado de micro-SUVs (abaixo de EcoSport) esta de bandeja e ninguém aproveita. As fábricas nunca usarão o termo micro pois denegreria o carro. O SUV do fututo Gol MQB A00 (assim como o T-Cross será o SUV do Polo MQB A0). Pra mim a melhor solução, disparado, é batizá-lo de… FOX.

  • Muscle_V8

    Futuro do mundo automotiva: SUV (pp,p,m,mg,g e gg), Híbridos, Elétricos e Autônomos…

    • Luciano RC

      Concordo… acho que esse será o caminho da industria.

  • Vitor

    De uns tempos pra cá vejo que estão sendo realizados alguns investimentos em indústrias do Grande ABC, mais especificamente montadoras.
    Isso tem um significado muito importante para região. A história da indústria automobilística no Brasil, passa consideravelmente pelo ABC, Não só VW como GM, Ford e Karmann Ghia, fora as montadoras de caminhões Mercedes e Scania. E uma série de fornecedoras de peças e serviços.
    Desde os anos 90 por diversos motivos os investimentos diminuíram, empresas fecharam ou foram embora, lógico que algumas perdas são inevitáveis, já que aconteceram por conta da evolução da tecnologia e de mudanças micro e macroeconômicas.
    Mas é bom que a atividade industrial receba incentivos pra não morrer no longo prazo.

    • Luciano RC

      O problema é que o ABC tem mais sindicato que empresas… e isso prejudica muito.
      Algumas empresas preferiram ir embora para tentar ter mais flexibilidade com isso… até porque ninguém merece sindicato.

      • Vitor

        Praticamente não há lugares que não tenham sindicatos hoje em dia. No passado a escolha por regiões sem sindicatos tinha mais sentido, hoje nem tanto.

        • Luciano RC

          Sim, um vai ter… mas igual o ABC que tem sindicato até pra Morador de Rua não dá. KKKK

          • Ernesto

            Creio que o pior sindicato seja de São José dos Campos. É só ver o que saiu de empresas lá, inclusive a GM perdeu alguns projetos para outras plantas creio eu devido a essa praga que é o sindicato.

            • Luciano RC

              Também… aquele lugar foi dominado por sindicato. Muita empresa foi embora.

  • Vattt

    Será que vai ser o substituto do Crossfox??? Se vir na faixa de preço dele, vai ser uma boa, afinal do Crossfox só sobrou a Stefany, kkkkk.

    • Luciano RC

      Com certeza vai pegar esse consumidor. O que vai ficar órfão do Fox e principalmente do CrossFox.

  • yurieu

    “Sindicato dos Metalúrgicos do ABC” frio na espinha.

    • Luciano RC

      Onde começou tudo. KKKKK

    • Louis

      Que patético, o sindicato passa informações como se fosse um diretor da empresa. Sindicato este que escondeu um procurado pela justiça.
      Como eu odeio sindicalista!

  • Matheus Parreira

    Quantos SUVs a Volks tem e quantos ela está desenvolvendo?

    • Luciano RC

      Dizem que ela vai lançar 5 no nosso mercado… lançou o primeiro: Tiguan.

  • Erivelton Freitas

    VW? Dispenso!

    • JOSE DO EGITO

      PQ ? teve alguma experiencia negativa ?nos conte

      • Erivelton Freitas

        Não, eu apenas não gosto da marca!

        • Jurandir Filho

          Levou benga do UP TSi??? brincadeira ;)

  • Cromo

    Várias vezes comentei q este mercado de micro-SUVs (abaixo de EcoSport) está de bandeja e ninguém aproveita. As fábricas nunca usarão o termo micro pois denegreria o carro. O SUV do fututo Gol MQB A00 (assim como o T-Cross será o SUV do Polo MQB A0). Pra mim a melhor solução, disparado, é batizá-lo de… FOX. Assim como os SUVs acabaram com os hatchs médios, os micro-SUVs abalarão o mercado dos hatchs compactos. Apesar desta opinião, não gosto de SUVs.

    • rodrigosr

      A Peugeot podia ter sido mais esperta e lançado seu pequeno 2008 dessa forma. A Renault chegou perto com o Kwid, mas faltou um pouco mais de lata.
      Também acredito num retorno do Fox como um gambiarra estilo WRV, ficando entre Polo e Gol novamente, mas com a proposta de ser somente um CrossFox.

  • delvane sousa

    A empresa é comandada por sindicalistas?

  • Thomaz de Castro

    Será que o nome histórico de Parati para esse carro seria uma boa? Foi uma perua bem-sucedida por anos, mas morreu junto com quase o seu segmento inteiro, e os antigos compradores de peruas hoje se encantam por SUVs

    Me parece uma boa aposta comercial

  • Paulino Lino

    Já passou da hora desse SUV compacto chegar! E olha que essa primeira projeção aí em cima tá lindo heim. Que venha o Taigun.

  • Comentarista

    Mais uma opção de SUV compacto para os brasileiros. Particularmente gosto desse tipo de carro pq passa melhor pelas nossas ruas cheias de buracos, valetas enormes e lombadas altas e curtas.

  • Nhego

    SUV subcompacto, SUV hatch compacto, SUV hatch compacto premium , SUV hatch compacto médio, SUV hatch médio, SUV sedan, SUV Sedan Compacto, SUV sedan subcompacto, SUV sedan médio, SUV sedan grande, SUV off-road, SUV on-road, SUV monovolume, SUV SW, SUV Picape compacta, SUV picape média, SUV picape grande, SUV, SUV-SUV.. basta substituir a palavra Carro por SUV.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email