*Destaque *Featured Lançamentos Sedãs Test Drive Volkswagen

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Em nova fase, a Volkswagen lança oficialmente no mercado brasileiro o Virtus, que chega com preços a partir de R$ 59.990 e faz sua estreia não só nacional, mas também mundial, já que substitui as antigas gerações do Polo Sedan, que foi produzido e vendido no Brasil há alguns anos atrás. O retorno é mais um passo da marca alemã para a virada de mesa por aqui, estando disposta a mudar muita coisa para voltar a ser líder até 2020 e prometendo 18 lançados até o fim da década.


Nessa guinada, o Volkswagen Virtus 2018 surge como segundo elemento no novo time de produtos com a plataforma modular MQB A0, desenvolvida exclusivamente para carros compactos do grupo alemão e pela primeira adiciona um espaço extra em relação ao Polo 2018/2019, que foi o primeiro a chegar. Com 4,48 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,46 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, tendo um porte bem superior ao do Voyage, por exemplo, mas se colocando entre este e o Jetta.

O porte maior confere não só mais espaço no porta-malas, que tem 521 litros e supera os volumes dos dois irmãos do portfólio nacional, assim como um bom espaço para as pernas no banco traseiro, sendo este um dos principais destaques do novo sedã compacto, que tem a missão de bater de frente com Fiat Cronos e outros sedãs desse porte no mercado nacional. Por aqui, o Volkswagen Virtus 2018 passa a ser oferecido nas versões MSI, Comfortline e Highline.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990


Volkswagen Virtus 2018 – Estilo

O Volkswagen Virtus 2018 mantém o mesmo estilo frontal do Polo 2018/2019, caracterizado por faróis duplos de máscara negra e lentes complexas, bem como grade com friso único e extensão da cor do capô, além de para-choque com linhas fluídas, opção de sensor de estacionamento e faróis de neblina com LEDs diurnos. O conjunto tem também detalhes cromados na versão Highline.

Nas laterais, apliques nos para-lamas indicam as versões, assim como no Polo 2018/2019. Até as colunas B, sedã e hatch compartilham o mesmo visual, embora não seja o mesmo na parte estrutural, que recebeu reforços também antes das referidas colunas. As portas traseiras são maiores que no hatch e o Volkswagen Virtus 2018 vem com harmônicas vigias laterais nas colunas C, que se prolongam bem até o porta-malas. Apesar da tentativa da VW de reduzir o prolongamento do bagageiro, é fácil notar a traseira bem proeminente.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

As lanternas traseiras são um misto de estilos dos sedãs da VW que já estão no mercado, incluindo ainda o Audi A3 Sedan como influência no design. As rodas de liga leve possuem três tamanhos, tal como no Polo 2018/2019, sendo elas de aros 15, 16 e 17 polegadas, esta última com pneus 205/50 R17.

Por dentro, o ambiente é o mesmo do Polo 2018/2019, tendo painel com acabamento e design bem sóbrios, mas chamando atenção para o cluster digital Active Info Display, que tem tela de 10,25 polegadas e três modos básicos de visualização, com direito à mapa de navegação em tela inteira.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

A multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas é a mais completa da gama e vem com Android Auto (com Waze), CarPlay, MirrorLink, sensor de aproximação, câmera de ré, navegador GPS nativo, entre outros. O acabamento em preto brilhante entre os dois dispositivos une as telas como se fosse um conjunto único.

O Virtus é o primeiro carro do mundo com a plataforma Watson da IBM, que permitiu a criação do manual cognitivo do modelo, onde as dúvidas do motorista podem ser respondidas através de imagens captadas pelo aplicativo de smartphone, com o sistema respondendo o que significa tal item.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

No porta-luvas, um slot conta com CD e duas entradas SD, sendo uma para mapas de navegação. Há até três entradas USB, uma no suporte de celular, outra no porta-treco no painel e outro para o banco traseiro. Nas demais versões, seguem os mesmos sistemas de entretenimento do Polo 2018/2019. Na versão MSI, a alavanca é manual, enquanto as outras duas, ela vem com seletor Tiptronic.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

O volante multifuncional em preto brilhante e bancos com revestimento em tecido personalizado, chamam a atenção também, mas não mais do que o espaço atrás, com direito a banco bipartido, cintos e apoios completos, além de difusores de ar nas versões com motor TSI. Mesmo com a ampliação, nota-se um equilíbrio nas linhas internas, correspondendo a boa impressão obtida no exterior. Botão de partida junto ao câmbio, ar-condicionado automático, apoio de braço ajustável, luzes de leitura dianteiras e traseiras, são outros pontos positivos, apesar do suporte para celular parecer um exagero nas versões mais caras, mas útil na MSI.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Já o porta-malas é bem espaçoso e ainda pode vir com uma prancha opcional para separação de bagagem. Porém, partes próximas aos “pescoços de ganso” não possuem qualquer acabamento. Apesar desse detalhe, o Volkswagen Virtus 2018 passa uma impressão boa, embora não conte com materiais soft ou mais couro que o esperado, ainda mais que este último também é opcional, como no irmão mais velho. Porém, só o espaço extra para pernas e mais o conforto do ar-condicionado com saídas traseiras, confere um diferencial bom ante a concorrência. Não é um sedã compacto premium como existia antigamente, mas agrega tecnologias de modelo médio.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Volkswagen Virtus 2018 – Versões e Conteúdo

O Volkswagen Virtus 2018 chega nas versões MSI, Comfortline e Highline, sendo a primeira com motor 1.6 MSI e câmbio manual, enquanto as outras duas contam com o propulsor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas. O conteúdo é semelhante ao oferecido no Polo 2018/2019.

Virtus MSI 2018 – De série com ar-condicionado, direção elétrica, airbags laterais, airbag duplo, freios ABS com EDB e controle de tração (M-ABS), banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com três apoios de cabeça e cintos de 3 pontos, Isofix, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, computador de bordo, indicador de mudança de marcha, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travamento central elétrico (incluindo porta-malas), pneus 195/65 R15, rodas de aço aro 15 com calotas, suporte de celular com USB para recarga, rádio Media Plus com USB/SD/auxiliar/Bluetooth, chave canivete, espelhos iluminados nos para-sóis, alertas de faróis e cinto e sistema de som com quatro alto-falantes.

Opcionais:

  • Connect Pack – rádio Composition Touch com AppConnect (Android Auto/CarPlay/MirrorLink), volante multifuncional, display TFT no cluster, rodas de liga leve aro 15 polegadas, sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial por R$ 2.950.
  • Safety Pack – display TFT no cluster, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial por R$ 1.050.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Virtus Comfortline 2018 – Itens de série e o opcionais do MSI. De série, adiciona vidros dianteiros one touch, grade e preto brilhante, faróis de neblina com função curva, descansa-braço central ajustável, USB no banco traseiro, difusores de ar traseiros, freios a disco nas quatro rodas, luzes de alerta em frenagem, I-System com Eco Comfort, dois tweeters, banco traseiro bipartido, retrovisores elétricos com tilt down, lanternas traseiras escurecidas e alarme.

Opcionais:

  • Tech I – entrada e partida sem chave (Kessy), controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, farol alto automático, sensor crepuscular, sensor de chuva, faróis com temporizador, volante com paddle shifts e rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16 por R$ 2.200.
  • Tech II – entrada e partida sem chave (Kessy), controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, farol alto automático, sensor crepuscular, câmera de ré, ar-condicionado automático, frenagem de emergência após primeira colisão, sensor de chuva, porta-luvas refrigerado, faróis com temporizador, volante com paddle shifts, indicador de pressão dos pneus, rede no porta-malas, sensor de fadiga, rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16 e prancha para separação de bagagem (s.a.v.e.) por R$ 3.500.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Virtus Highline 2018 – Itens de série do Comfortline, mais rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16, volante com paddle shifts, controle de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes de cortesia dianteiras e traseiras, LEDs diurnos, entrada e partida sem chave (Kessy), ar-condicionado automático e porta-óculos.

Opcionais:

  • Bancos, portas e laterais em couro Native por R$ 800.
  • Rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17 por R$ 1.200.
  • Banco do passageiro rebatível (Space Pack) por R$ 300.
  • Tech High – indicador de pressão dos pneus, prancha para separação de bagagem (s.a.v.e.), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de fadiga, frenagem de emergência após primeira colisão, sensor crepuscular, sensor de chuva, multimídia Discover Media com GPS/AppConnect/comandos de voz, câmera de ré, Active Info Display, antena estilo barbatana, retrovisor eletrocrômico e farol alto automático por R$ 3.300.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Volkswagen Virtus 2018 – Preços

  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI – R$ 59.990
  • Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI Automatic – R$ 73.490
  • Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI Automatic – R$ 79.990

Volkswagen Virtus 2018 – Motorização

O Volkswagen Virtus 2018 também chega com motores EA211, sendo o 1.6 MSI com 16V entregando os mesmos números do Polo 2018/2019, tendo 110 cv com gasolina e 117 cv no etanol,  ambos a 5.750 rpm, enquanto os torques são de 15,8 kgfm no derivado de petróleo e 16,5 kgfm no subproduto da cana, obtidos a 4.000 rpm. Com transmissão manual de cinco velocidades, o sedã compacto vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e tem máxima de 195 km/h (no etanol).

Já no caso das versões Comfortline e Highline, o propulsor é o 1.0 TSI com três cilindros, turbo e injeção direta, que entrega 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, alcançados a 5.500 rpm, enquanto o torque é de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm, em ambos os combustíveis. O câmbio é sempre automático Tiptronic de seis marchas, que permite ao modelo ir de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e ter velocidade máxima de 194 km/h. Nessa configuração, há trocas de marcha manuais na alavanca ou volante, além de modo Sport.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

O consumo, de acordo com o Inmetro, no motor 1.6 MSI é de 11,9 km/litro na cidade e 13,8 km/litro na estrada com gasolina, enquanto o etanol permite 8,2 km/litro e 9,5 km/litro, respectivamente. Já no motor 1.0 TSI, o Volkswagen Virtus 2018 consegue 11,2 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, no derivado de petróleo. Com álcool, o sedã faz 7,8 km/litro no meio urbano e 10,2 km/litro no rodoviário.

Na versão Highline, as três primeiras revisões são gratuitas. Um pacote com as três primeiras revisões para o Virtus sai por R$ 1.099.

A pintura sólida é composta pelo Preto Ninja, Vermelho Tornado e Branco Cristal, estas duas últimas custam R$ 450. Já nas pinturas metálicas, o Volkswagen Virtus 2018 cobra R$ 1.450 pelas cores Azul Night, Prata Sirius, Prata Tungstênio e Cinza Platinum. Totalmente completo, o Virtus Highline acaba saindo por R$ 83.740.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Volkswagen Virtus 2018 – Impressões ao dirigir

Indaiatuba-SP – Andamos no Volkswagen Virtus 2018 em pista da Fazenda Capuava, onde conseguimos obter algumas boas impressões do novo sedã compacto nacional. Observando o tamanho do modelo em comparação com o Polo 2018/2019, a primeira impressão é de que a traseira longa traria um desequilíbrio no conjunto, provocando assim muitas saídas de traseira.

Como não se pode julgar apenas com os olhos, então partimos para a pista e nos surpreendemos pela boa estabilidade do conjunto, mesmo em curvas bem fechadas e em alta velocidade.

O Volkswagen Virtus 2018 realmente tende a querer sair de traseira, mas querer nem sempre é poder, já que nesse caso, além do bom conjunto de suspensão, com ajuste um pouco mais firme, bem como a boa estrutura rígida da MQB, permite ao sedã manter-se bem neutro na maior parte das curvas, saindo um pouco de frente, mas totalmente corrigível. Note que os pneus no Virtus são mais largos que no Polo (205 contra 195), portanto, isso também ajuda muito na estabilidade do modelo.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

A eletrônica atuante é muito forte, fazendo com que o sedã compacto – testado apenas na versão Highline – se mantenha sempre na trajetória programada pelo condutor. Mesmo em frenagens fortes e mudanças rápidas de direção, o Volkswagen Virtus 2018 apresenta uma boa dirigibilidade, elevando bastante o nível de confiança do condutor ao volante, em situações mais exigentes. Não deu para saber como ele se comporta com porta-malas cheio e mais gente a bordo, mas isso vamos ver mais adiante na Avaliação NA.

Mas e o motor? Se você já conhece ou leu nossa avaliação, então saberá que o Volkswagen Virtus 2018 se comporta basicamente como seu irmão. Mesmo o acréscimo de volume e peso, o sedã apresenta agilidade, rapidamente alcançando rotações elevadas com aquele som característico do três cilindros, mas com um tom mais grave, que só conhecemos de motores turbinados. O bom torque de 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm – bem perceptíveis a 1.500 rpm – garante prazer ao dirigir, com pouca exigência do motor e rotações mais baixas durante a condução.

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990

Rodando a 110 km/h, ele marca os mesmos 2.300 rpm do Polo 2018/2019, mantendo assim um bom nível de ruído e também economia além, é claro, da disposição sempre ali, esperando para ser utilizada. A direção elétrica é bem progressiva e conversa abertamente com os assistentes eletrônicos que mantém o Virtus na onde deve estar, dentro da pista. O câmbio tem engates suaves e um bom escalonamento.

No modo Sport, o corte vem aos 6.000 rpm sem cerimônia, mas isso não é ruim, dado o desempenho geral que o três volumes apresenta. No modo manual, alguma diversão, mas sempre dentro de limites folgados do sistema. O bom handling apresentado não foi totalmente surpresa, dada as características de engenharia e condução que se aplicam aos produtos da VW, especialmente com MQB. Logo mais, traremos mais impressões ao dirigir do Volkswagen Virtus 2018, desta vez também com câmbio manual e motor 1.6. Será que vai pedir também uma caixa automática?

Volkswagen Virtus 2018 – Galeria de fotos

Evento a convite da Volkswagen. 

Volkswagen Virtus 2018 chega com preços a partir de R$ 59.990
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email