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Volkswagen Virtus 2018: fotos, detalhes, motor, preço, equipamentos

volkswagen-virtus-2018-5 Volkswagen Virtus 2018: fotos, detalhes, motor, preço, equipamentos

Lançado em 22 de janeiro, o Volkswagen Virtus 2018 fez sua avant-premiére mundial em São Paulo, onde a imprensa especializada pôde conhecer seus detalhes e obter todas as informações. A marca alemã divulgou muitos detalhes sobre o carro, que chega com preços entre R$ 59.990 e R$ 79.990.



Na apresentação, a Volkswagen fez comparações de tamanho e volume com alguns sedãs compactos vendidos aqui, tais como os Chevrolet Prisma e Cobalt, além de Hyundai HB20S e Honda City. Com 4,48 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura, o Volkswagen Virtus 2018 quer oferecer um pouco mais que o Polo, por isso teve seu entre-eixos ampliado em 8,5 cm, alcançando 2,65 m.

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Essa nova distância entre-eixos do Volkswagen Virtus 2018 deverá ser um padrão dentro do grupo VW no que se refere à plataforma modular MQB A0. Podemos assim esperar outros produtos com esse mesmo espaço mais adiante. Mas, por ora, o Virtus é quem estreia a arquitetura, desenvolvida pela engenharia da montadora no Brasil.

O enxerto de aço na base também foi acrescida de uma armação na traseira do Volkswagen Virtus 2018, a fim de abrigar um longo e volumoso porta-malas, que tem bons 521 litros. Este, inclusive possui o separador de bagagem no assoalho e tampa com abertura tipo pescoço de ganso. A estrutura MQB A0 é tão resistente quanto aquela do Polo 2018, que recebeu cinco estrelas no Latin NCAP.

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Volkswagen Virtus 2018 – detalhes

Por fora, o que impressionou mais foi a traseira, naturalmente. Ela é mais prolongada que o esperado, proporcionando assim ao Volkswagen Virtus 2018 alcançar seu tamanho de quase 4,5 metros. O conjunto ótico traseiro com lentes retangulares e bipartidas, além do próprio desenho da tampa, lembra até do Audi A3 Sedan, embora outros elementos tenham semelhança com outros produtos do grupo alemão.

Um vinco forte nas laterais, se eleva para criar um defletor de ar natural sobre a tampa. Nas laterais, chamam atenção os vincos superiores, que parecem dar mais volume ao desenho, surgindo estes no logotipo Highline. A silhueta do Volkswagen Virtus 2018 é bem suave na traseira, com a vigia prolongando-se bem sobre o bagageiro. A frente é curta como no Polo 2018, não tendo elementos exclusivos na versão Highline.

As rodas de liga leve aro 17 polegadas do Volkswagen Virtus 2018 são diferentes do hatch, bem como o logotipo Highline e outros detalhes externos. O que é realmente dele está além das colunas B. O para-choque, por exemplo, possui detalhes cromados de boa aparência. A tampa possui maçaneta para abertura, o que dispensa o uso de um botão próximo do câmbio, como ocorre no Polo 2018.

Por dentro, o ambiente é bem amplo. Na frente, praticamente tudo é igual ao Polo 2018, exceto a ausência do botão de abertura do bagageiro, citado acima. Mas, para diferenciar um do outro, o Volkswagen Virtus 2018 agrega uma padronagem diferenciada dos assentos com tons mais claros.

Além disso, o sedã compacto da VW tem um ótimo espaço para pernas atrás, graças ao entre-eixos maior. A altura interna é razoável no Volkswagen Virtus 2018. O banco traseiro é completo em termos de segurança e logo atrás existem dois grandes alto-falantes. O encosto é bipartido e pode levar objetos de até 2,60 m. Poderia este ter um apoio de braço central com porta-copos.

Como já conhecido, a posição de dirigir é boa e a ergonomia correta no Volkswagen Virtus 2018. O teto vem com luzes de leitura na frente e atrás, além de porta-copos. O porta-luvas vem recheado com CD, SD (2), iluminação e refrigeração. O ar-condicionado automático é um complemento quase obrigatório, assim como a multimídia Discover Media com sensor de proximidade e boa tela de 8 polegadas. O apoio de braço ajustável em distância também é bom. O que falta? Notamos a ausência de um teto solar, que valorizaria mais o produto.

Volkswagen Virtus 2018 – novidades

Uma novidade importante no Volkswagen Virtus 2018 é o Active Info Display com sua tela configurável de 10,25 polegadas. O volante com paddle shifts e acabamento preto brilhante e a alavanca metalizada do câmbio também são elogiáveis. Em resumo, quem já conheceu o Polo 2018, não terá surpresas em estilo e conteúdo no Volkswagen Virtus 2018, mas perceberá de fato o bom ganho no espaço interno e em seu porta-malas, suficiente para uma viagem longa.

Para quem comprar e tiver dúvidas sobre seus sistemas, basta baixar o app Meu Vokswagen e perguntar ao manual do proprietário cognitivo, desenvolvido pela IBM com a plataforma Watson. Ele não só responde, mas também pede mais detalhes para o usuário quando não entende a pergunta. Por exemplo, se o usuário disser que tem uma luz piscando no painel, o aplicativo vai pedir uma imagem do que o condutor está vendo. Então, após “ver” o que está acontecendo, o sistema esclarece o motivo do alerta… A tecnologia estreia com o Volkswagen Virtus 2018.

Para o futuro, já se sabe que o Volkswagen Virtus 2018 terá uma versão denominada GTS. Como se sabe, trata-se de uma opção esportiva clássica da VW e que já esteve presente em modelos consagrados, tais como Gol e Passat, por exemplo. O anúncio feito na Argentina mostra que até 2020, essa versão estará disponível, mas o propulsor ainda é um mistério. Provavelmente será o motor EA211 1.4 TSI com 150 cv e 25,5 kgfm, mas o motor 1.0 TSI de até 128 cv com câmbio manual de seis marchas seria uma opção interessante também.

Volkswagen Virtus 2018 – versões

O Volkswagen Virtus 2018 ainda não teve as versões divulgadas, mas aparentemente segue a lógica do Polo 2018, com as seguintes opções:

  • Volkswagen Virtus MSI 1.6 MT 2018
  • Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI AT 2018
  • Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI AT 2018

Porém, estas opções deverão ficar maiores mais adiante. O buraco de preço entre a MSI e Comfortline aceita uma opção automática para o motor 1.6 MSI, que o deixaria ainda custando abaixo de R$ 70 mil e com alguns equipamentos adicionais, tais como retrovisores elétricos, piloto automático e apoio de braço central com saída de ar traseira, além é claro, da coluna de direção ajustável. Tais itens trariam mais vantagem e atrairiam os clientes PCD.

Volkswagen Virtus 2018 – equipamentos

O Volkswagen Virtus 2018 oferece três possibilidades de acabamento e equipamento, sendo elas: MSI, Comfortline e Highline. O conteúdo é parecido com o oferecido pelo Polo 2018.

Volkswagen Virtus MSI 2018

De série com ar-condicionado, direção elétrica, airbags laterais, airbag duplo, freios ABS com EDB e controle de tração (M-ABS), banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com três apoios de cabeça e cintos de 3 pontos, Isofix, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, computador de bordo, indicador de mudança de marcha, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travamento central elétrico (incluindo porta-malas), pneus 195/65 R15, rodas de aço aro 15 com calotas, suporte de celular com USB para recarga, rádio Media Plus com USB/SD/auxiliar/Bluetooth, chave canivete, espelhos iluminados nos para-sóis, alertas de faróis e cinto e sistema de som com quatro alto-falantes.

Opcionais:

Safety Pack – display TFT no cluster, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial por R$ 1.050.

Connect Pack – rádio Composition Touch com AppConnect (Android Auto/CarPlay/MirrorLink), volante multifuncional, display TFT no cluster, rodas de liga leve aro 15 polegadas, sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial por R$ 2.950.

Volkswagen Virtus Comfortline 2018

Itens de série e o opcionais do MSI. De série, adiciona vidros dianteiros one touch, grade e preto brilhante, faróis de neblina com função curva, descansa-braço central ajustável, USB no banco traseiro, difusores de ar traseiros, freios a disco nas quatro rodas, luzes de alerta em frenagem, I-System com Eco Comfort, dois tweeters, banco traseiro bipartido, retrovisores elétricos com tilt down, lanternas traseiras escurecidas e alarme.

Opcionais:

Tech I – entrada e partida sem chave (Kessy), controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, farol alto automático, sensor crepuscular, sensor de chuva, faróis com temporizador, volante com paddle shifts e rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16 por R$ 2.200.

Tech II – entrada e partida sem chave (Kessy), controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, farol alto automático, sensor crepuscular, câmera de ré, ar-condicionado automático, frenagem de emergência após primeira colisão, sensor de chuva, porta-luvas refrigerado, faróis com temporizador, volante com paddle shifts, indicador de pressão dos pneus, rede no porta-malas, sensor de fadiga, rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16 e prancha para separação de bagagem (s.a.v.e.) por R$ 3.500.

Volkswagen Virtus Highline 2018

Itens de série do Comfortline, mais rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16, volante com paddle shifts, controle de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes de cortesia dianteiras e traseiras, LEDs diurnos, entrada e partida sem chave (Kessy), ar-condicionado automático e porta-óculos.

Opcionais:

 

Tech High – indicador de pressão dos pneus, prancha para separação de bagagem (s.a.v.e.), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de fadiga, frenagem de emergência após primeira colisão, sensor crepuscular, sensor de chuva, multimídia Discover Media com GPS/AppConnect/comandos de voz, câmera de ré, Active Info Display, antena estilo barbatana, retrovisor eletrocrômico e farol alto automático por R$ 3.300.

Banco do passageiro rebatível (Space Pack) por R$ 300.

Bancos, portas e laterais em couro Native por R$ 800.

Rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17 por R$ 1.200.

Pintura:

A pintura do Volkswagen Virtus 2018 pode ser sólida e é composta pelos tons Preto Ninja, Vermelho Tornado e Branco Cristal, que custam R$ 450, exceto a primeira. As pinturas metálicas custam R$ 1.450 e a paleta de cores é composta pelos tons Azul Night, Prata Sirius, Prata Tungstênio e Cinza Platinum.

Volkswagen Virtus 2018 – preços

Os preços do Volkswagen Virtus 2018 foram revelados, mas a proposta do modelo ficou entre R$ 59.990 e R$ 79.990. A montadora alemã quer ser agressiva no sedã assim como o fez no hatch Polo 2018. Porém, há um buraco enorme entre as versões MSI e Comfortline. Nesse caso, em breve deve surgir uma versão MSI automática com alguns itens extras, que pode custar menos de R$ 70.000 e atender clientes PCD. Os preços atuais permitem que o Volkswagen Jetta 2019 possa ter preços competitivos. Afinal, se a VW quer crescer, então ela precisa brigar também em segmentos superiores.

  • Volkswagen Virtus MSI 1.6 MT 2018 – R$ 59.990
  • Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI AT 2018 – R$ 73.490
  • Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI AT 2018 – R$ 79.990

Volkswagen Virtus 2018 – motor

O Volkswagen Virtus 2018 vem apenas com dois motores, sendo o motor 1.6 16V MSI na versão de acesso. Assim como no Polo 2018, ele perdeu 3 cv no etanol, entregando 110/117 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Este vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

O 1.0 TSI entrega também entrega 3 cv a mais que no Golf Comfortline 1.0 TSI, tendo assim 116/128 cv a 5.500 e 20,4 kgfm (os 200 nm da nomenclatura) entre 2.000 e 3.500 rpm. O Volkswagen Virtus 2018 vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

Volkswagen Virtus 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT 2018 – 9,8 segundos e 195 km/h
  • Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2018 – 9,9 segundos e 194 km/h

Equipado com motores 1.6 MSI de até 117 cv e 1.0 TSI de até 128 cv, o Volkswagen Virtus 2018 no segundo caso, ir de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, o que está bom para sua proposta. A máxima é de 194 km/h. A primeira impressão foi boa em diversos aspectos. Ambos possuem uma boa performance.

O Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2018 é muito confortável no meio urbano. O ronco do turbinado dá mais segurança e a boa integração com o câmbio Tiptronic torna tudo mais fácil, respondendo com ótimo torque em baixa, que permite saídas rápidas e giro baixo na maior parte do tempo.

Rodando a 110 km/h, ele marca 2.100 rpm, mantendo assim um bom nível de ruído e economia. No modo Sport, o giro sobe rapidamente para entre 4.000 e 6.000 rpm, entregando uma performance bem animadora. O câmbio tem engates suaves e um bom escalonamento. A direção elétrica é bem progressiva e conversa abertamente com os assistentes eletrônicos que mantém o Virtus na onde deve estar, dentro da pista.

Com suave e bem medido, o Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2018 quando na estrada, revela sua força em respostas prontas, mas sem explosões de performance como nos turbinados antigos. A proposta é de conforto ao dirigir e economia. A esportividade vai ficar para a versão GTS, que surgirá futuramente e que poderá utilizar o mesmo propulsor, mas com câmbio manual de seis marchas com engates mais curtos nas marchas iniciais, a fim de extrair mais do conjunto. A dirigibilidade dessa versão é o ponto alto.

O Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT 2018 mostra-se um carro tanto bem equilibrado, mas com ressalvas, já que não tem turbo e injeção direta. O ronco do motor 1.6 MSI sobe com mais frequência que o ideal, já que precisa subir até uns 3.000 rpm para dar respostas mais animadoras, mas buscando evidentemente mais frugalidade no consumo, roda bem com trocas na casa dos 2.000 rpm.

O câmbio é bem macio e preciso como sempre. A relação de marchas tem bom escalonamento, mas uma sexta faria o giro cair um pouco mais, dando mais conforto a 110 km/h. O ponteiro, nesse caso, marca 3.000 rpm. Os engates são curtos e pode-se mudar as marchas com as pontas dos dedos. As retomadas são adequadas e a o conforto geral é bom. A direção elétrica é do jeito certo, precisa e progressiva, enquanto suspensão e freios estão bons como no Polo 2018.

Volkswagen Virtus 2018 – consumo

Cidade

  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT 2018 – 8,2 km/litro no etanol e 11,9 km/litro na gasolina
  • Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2018 –  7,8 km/litro no etanol e 11,2 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT 2018 – 9,5 km/litro no etanol e 13,8 km/litro na gasolina
  • Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2018 –  10,2 km/litro no etanol e 14,6 km/litro na gasolina

O consumo do Volkswagen Virtus 2018 fica próximo do Polo 2018, mas por conta de sua melhor aerodinâmica faz números melhores que o hatch na estrada, que faz 9,8 km/l com etanol e 14,1 km/l na gasolina, na versão 1.0 TSI. No 1.6 MSI, o hatch faz 9,5 km/l com etanol e 13,9 km/l na gasolina, por exemplo.

Volkswagen Virtus 2018 – manutenção e revisão

As revisões do Volkswagen Virtus 2018 devem manter-se no mesmo nível do Polo 2018, que no motor 1.6 MSI tem custo até 60.000 km de R$ 2.674. No 1.0 TSI, o custa R$ 3.015. Há um pacote com as três primeiras revisões para o Virtus que sai por R$ 1.099, mas o Highline é gratuito no começo. No site da Volkswagen, no entanto, aparecem itens extras que precisam ser trocados conforme quilometragem ou período, assim o custo pode subir em média R$ 400.

Volkswagen Virtus 2018 – ficha técnica

Motor

1.6 MSI

1.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1598

2755

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

11,5:1

15:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 110 cv @ 5750 rpm / Etanol: 117 cv @ 5750

Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 15,8 kgfm @ 4000 rpm /Etanol: 16,5 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 20,4 kgfm @ 2000 rpm / Etanol: 20,4 kgfm @ 2000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 16 / 17 polegadas

Pneus

195/65 R15

205/55 R16 / 205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4482

4482

Largura sem retrovisores (mm)

1751

1751

Altura (mm)

1472

1472

Distância entre os eixos (mm)

2651

2651

Capacidades

Porta-malas (litros)

521

521

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

ND

ND

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Volkswagen Virtus 2018 – fotos

Evento a convite da Volkswagen. 

5.0

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