Marketing/Propaganda Mercado SUVs Vídeos Volvo

Volvo anuncia carros da concorrência em propaganda do XC60 Diesel

Volvo anuncia carros da concorrência em propaganda do XC60 Diesel

A Volvo iniciou uma campanha de marketing ousada no mercado brasileiro. Para promover o XC60 D5, que é a versão diesel do SUV mais vendido da marca nórdica, a empresa se associou com a agência de publicidade Grey para anunciar Jeep Compass, Range Rover Evoque e BMW X1. Não, você não leu errado.


A nova propaganda do Volvo XC60 D5 2019 começa com os carros citados acima, todos das principais concorrentes. A ideia é anunciar, com humor, a venda destes veículos usados de consumidores que querem comprar o utilitário esportivo diesel do fabricante escandinavo. E no grupo anunciado, existe até um diesel, o Compass.

Além de mencionar os nomes dos proprietários, a campanha da Volvo utilizou jogo de luzes e efeitos especiais, além de pirotecnia para divulgar não o XC60 D5, mas os carros de luxo das marcas concorrentes. Após a apresentação dos mesmos, com elogios aos carros, vem o questionamento sobre o motivo da venda e então surge o SUV europeu.

Volvo anuncia carros da concorrência em propaganda do XC60 Diesel


Bem sacada, a campanha de marketing visa colocar em evidência esta interessante versão do XC60, que é movida pelo motor diesel Drive-E 2.0 com Power Pulse, que permite a injeção de ar comprimido na câmara de combustão, reduzindo a emissão de poluentes e também ampliando a potência, que é de 235 cavalos com 48,8 kgfm.

Equipado com transmissão automática Aisin de oito marchas e tração nas quatro rodas, o Volvo XC60 D5 2019 é oferecido nas versões Momentum (R$ 275.950) e Inscription (R$ 289.950), tendo como destaque o sistema Pilot Assist, que é uma condução semiautônoma com limite de 130 km/h.

Mesmo com a presença do irmão menor, o XC40, o Volvo XC60 vendeu 2.917 unidades em 2018 contra 2.395 do primeiro, colocando a Volvo em uma boa posição no mercado nacional, onde conseguiu crescimento de 96% no ano passado com a venda de 6.836 automóveis. No mundo, a Volvo Cars vendeu 642.253 unidades e teve alta de 12,4%.

[Fonte: PropMark]

Agradecimentos ao Felipe.

Volvo anuncia carros da concorrência em propaganda do XC60 Diesel
Nota média 4.3 de 7 votos

  • Chap

    Muito bom haha! Adoro esses reclames com competidores! No passado isso era muito comum e foi deixando de existir por causa do “politicamente correto” excessivo.

    • Mr. Pereba

      Também gosto bastante. O termo técnico é Marketing de Guerrilha e nos EUA ainda é bem utilizado, sendo que aqueles envolvendo Coca e Pepsi foram os mais famosos. Aqui no Brasil o CADE já barrou diversos anúncios desse tipo que veicularam normalmente nos EUA.

      • Thiago Sousa

        Rapaz, acho que o cade não mexe com isso não, talvez o conar…

        • Mr. Pereba

          Você tem toda razão, eu confundi o nome dos órgãos, provavelmente porque os dois praticam “censura”de algo kkk

    • Benedict Benedito

      Uma pena que removeram do YouTube :(

  • zekinha71

    Não foi falado mas o Douglas não entendia de carro e comprou a cópia chinesa do Evoque, depois que se tocou correu pra vender a carniça.

    • Douglas Biângulo

      Pô eu sabia sim, mas achei que era bom.

      • zekinha71

        kkkkkkkkkkkk

  • Raimundo A.

    Se eu tivesse dinheiro para comprar um XC60, não perderia tempo comprando um Compass que custa praticamente a metade novo. Se gostasse de veículo com motor diesel, não compraria um X1 geração anterior que continua sem oferta do diesel no atual.
    É o tipo da propaganda sem noção porque apesar de diesel, é de categoria e preço inferior. Outro nem diesel tem aqui. O Evoque, que tem diesel, é menor.
    Se é para mostrar incoerência, coloquem a SW4 diesel topo que passa longe da sofisticação de um SUV premium perdendo até para o Compass nesse quesito, mas custa tão caro quanto um premium diesel e a maioria transita em vias urbanas sugerindo que um veículo monobloco mais seguro e moderno seria melhor aproveitado.

    • Verdades sobre o mercado

      Quem tem um usado destes não necessariamente vai trocar por um da mesma categoria, muitos tem a ambição de subir de patamar e podem sim ir para uma categoria acima, portanto a Volvo não está comparando veículos novos de categorias diferentes, ela está buscando potenciais compradores para seu modelo.

      • TijucaBH

        Issso aí!!! Primeiro que esse XC60 modelo novo à diesel é lançamento. O cara pode ter comprado a X1 em 2014 e agora está pensando em trocar de carro…
        A mentalidade do Raimundo é igual de uma conhecida minha: primeiro carro dela foi um Mille eletronic . Quando foi trocar, trocou por um ELX, depois por um Uno Smart, depois por um Fire, depois por um Way. Por fim o Mille saiu de linha e ela teve que passar pro Novo Uno. Falei com ela pra pegar pelo menos um 1.4 (na epoca nao tinha 1.3 ainda) mais comp!etinho, com ar, direção, etc. Ela seguiu meu conselho e até hoje me agradece porque ela ama o carro, já que a referencia dela era só o Mille. Mal sabe dela que o dia que ela for pra um carro melhor, vai descobrir o quanto o Novo Uno é ruim perto de Ka, Hb20, Onix, etc.

        • Cássio

          Mas certas pessoas se contentam com o nível que têm, e muitas vezes não enxergam para cima. É capaz da sua conhecida, quando subir de nível e comprar um Polo, Fit, Yaris, 208 ou melhor, vai falar: “olha, os carros estão melhorando!”. Na verdade, carros de categoria superiores sempre foram melhores, as pessoas é que às vezes não percebem e se contentam com o que têm.

          • Edson Fernandes

            Isso é uma realidade. E as vezes, não procuram andar em carro melhor para ter uma noção de exigencia do que deseja.

            Meu pai mesmo foi um medroso com carros mais potentes porque teve em mil novecentos e bolinha verde, uma Caravan 2.5. O mundo mudou, os carros mudaram, ele foi lá e comprou uma Ipanema 1.8 a alcool. Chorava pq tinha um Uno ELX.

            Chegou a ter uma Elba 1.5. Ficou durante anos com carros 1.0 até qu efinalmente pegou um Versa 1.6. Hoje fica se vangloriando do consumo e do qto o carro anda bem…rs

        • Eric PB

          Rapaz mas uma x1 2014 os caras estão pagando 80mil na compra. Pular pra um carro de 275mil são 200mil reais!!! Tem que estar com ”bala na agulha”. Mas ok realmente faz sentido o que vc falou, porém não concordo que o publico do compass seja o mesmo do xc60. Seria mais interessante nesta comparação x3 e discovery diesel.

      • MonHoe

        Mas mesmo assim é uma diferença absurda, de 100 mil reais no caso do Compass, é mais fácil a pessoa ir pra modelos mais completos a cada ano do que pular de uma vez

        • Mr. Pereba

          Por isso que a propaganda diz: Compre a X1 do Thiago E AJUDE ELE a comprar o Diesel da Volvo. Ou seja, além de comprar o carro dele, você tem que AJUDAR ele a comprar, eu imagino que contribuindo com pelo menos uns 50 mil reais nessa kkkkk

  • Leonardo

    Só acho que tem um abismo financeiro de diferença entre quem compra um Compass Diesel e um XC60 Diesel….
    Os outros até vai.
    Mas gostei da propaganda.

    • Verdades sobre o mercado

      Perceba que a idéia não é comparar veículos novos da mesma categoria, e sim divulgar o produto e ao mesmo tempo buscar potenciais compradores para o modelo Volvo e muitos proprietários dos usados apresentados tem potencial para subir para um XC60.

      • Leonardo

        E o que to dizendo. O potencial financeiro de alguém que compra um Compass Diesel é muuuuuito distante de um XC60. É o dobro do preço praticamente.

        • Verdades sobre o mercado

          Pode ser distante quando ele comprou 0km, mas este público tende a ter ascensão financeira e pode sim depois de 2 a 3 anos mirar um segmento superior. Não é nada absurdo.

          • Filipe Augustus

            Tem muita gente que tem um salário legal e pagou na época 150 mil num Compass diesel, e está com o carro a uns 2 anos! Porem a pessoa tem uma casa legal, tem uma vida estável sem um custo muito elevado e acaba sobrando grana! Quando ela vê, tem 200 ou 300 mil em caixa e pode se dar ao luxo de subir de patamar num carro bem melhor! Eu mesmo tenho amigos que podem andar de Ferrari se quiserem, mas andam de BMW 328i.

        • Cássio

          Mas o objetivo de todo mundo é subir na vida e poder comprar coisas melhores e mais caras. E o que a propaganda faz é justamente isso, de forma indireta: mostrar que um Volvo é melhor que um Jeep, uma BMW etc, pois é um nível acima, independentemente do modelo e do preço.

    • Marcus

      Para o publico PCD tá facil.

    • Lucas

      Um Compass a diesel com todos os opcionais custa 198 mil. Ainda existe uma lacuna de 70 mil, mas não é nada absurdo considerar que haja ascensão financeira ou que simplesmente o comprador optou por um carro mais barato, podendo ter um de valor mais elevado. São muitas as possibilidades.

      • Leonardo

        Eu vejo o Compass como um carro de classe média. Um Volvo XC60 é um carro de rico mesmo. Esse compass Diesel de 200k deve ser só pra constar, duvido muito que tenha corajoso para dar 200k num SUV pequeno. Mesmo assim, 70k é muita grana pra quem já tá dando 200…

        • Verdades sobre o mercado

          Tem gente que sai de sedan médio com 2, 3 anos de uso para Compass Diesel, portanto não é nada anormal alguém sair do Compass Diesel com 2 anos de uso para um XC60, não tem aos montes, mas nada de anormal, há pessoas que conseguem ascender.

          • Leonardo

            Só acho que para uma peça publicitária deveria ser focada em clientes em potencial. Essa situação que você falou é muito específica, seria mais jogo só focar nos clientes de marcas premium mesmo. Para o XC40 aí tudo bem, porque ele é pouca coisa acima das marcas gerais. Mas quem sou eu para dizer como a Volvo vai gastar o dinheiro dela em publicidade, não é?

            • Verdades sobre o mercado

              Eu vejo que esta peça tem 2 funções principais: 1) divulgar o produto e seu posicionamento 2) chamar a atenção de potenciais compradores. Pode ter certeza que os veículos usados dos filmes não estão ali à toa.

        • Lucas

          O Compass a diesel de entrada custa exatamente 156.990 reais, apenas com duplo air bag. Eu vejo mais nas ruas o Limited, que parte de 177 mil, que é a versão minimamente equipada. Na verdade é carro de quem consegue pagar as parcelas. Se quem compra carro de 200 e poucos mil fosse rico, o Brasil, país das HIlux, seria a economia número 1 do mundo.

  • Bruno Alves

    Fez lembrar aquelas propagandas da Nissan do começo da década. Muito bom…

    • Tosca16

      Me lembrou mais a da Fiat Freemont vs Hyundai Caoa hehe;

    • Francisco Helio

      Pôneis malditos!

  • Flight_Falcon

    Parabéns.
    Muito muito boa a propaganda
    Top demais

  • Júnior Nascimento

    A propaganda foi ótima e precisa ser entendida bem: não é comparação entre competidores. É a evolução do consumidor. Se eu compro um carro de 100k hoje, a minha intenção óbvia é, ao trocar, comprar um de 130k, por exemplo. É aquela história, tem gente que compra um Jeep Compass Flex porque não tem condições de ir direto pra um diesel, mas tão logo passe essa “fase”, vai querer fazer o upgrade.

  • Daí entra uma montadora terceirizada de sino-coreanos com o bordão “Esses não são nada, conheça o melhorrrr do muuundo”

  • Tosca16

    Boa, mas não durará uma semana; que bom que temos o Youtuber, vai ficar só por lá kkk.

  • Pedrov154 #BrasilADT, DeusADT.

    Me lembrei agora das propagandas da Nissan kkkkkkk. Os caras conseguiram um ano ou um ano e meio de holofotes com os pôneis malditos, com aquele cara jogando dinheiro na rua de dentro de um Fiat Idea, com os executivos da GM, Fiat e Honda em cima de armadilhas fatais, LOL, que loucura.

    • Douglas Biângulo

      Tem aquela do Focus ostentação também kkkkkk.

      • El Gato!

        O nosso luxo… É com o dinheiro de vocês… pagando preço de 1.8 em um carro 1.6!!! Hahaha! Inesquecível.

  • Fernando Cardoso

    Muito boa a propaganda da Volvo. Estava eu no YouTube e de repente entra um comercial da Volvo anunciando um Compass, eu não entendi foi nada kkkkkkkkkk. Conseguiu me deixar curioso e eu assisti até o fim. Parabéns aos envolvidos, por mais propagandas assim

  • El Gato!

    Que maravilha!! A publicidade de guerrilha e bem humorada não morreu! Tremenda sacada, parabéns para a agência envolvida na idealização e execução das peças, ficou realmente muito bom.

  • Chap

    Pessoal, as peças publicitárias já sumiram do canal da Volvo! Tá insuportável esse nosso país, as empresas não têm liberdade!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email