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Volvo apresenta seu Supertruck para avaliação do Departamento de Energia dos EUA

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A Volvo apresentou ao DoE (Departamento de Energia dos EUA) sua proposta de Supertruck para  programa de eficiência energética para caminhões no país. A meta é reduzir o consumo em 50%, mas o veículo da marca sueca atingiu 88%. O consumo na estrada deste conceito é superior a 5,11 km/litro.

Feito com materiais mais leves, a cabine é assentada sobre um chassi de longarinas feito de alumínio, o que reduz em muito o peso do caminhão. O Volvo Supertruck ainda se utiliza de aerodinâmica avançada com painéis de materiais compostos.

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A cabine é quase que completamente feita em fibra de carbono reciclada, incluindo o capô. Já o motor diesel D13 recebeu a tecnologia Turbo Compound, que aproveita energia térmica que seria desperdiçada no sistema tradicional, reduzindo o consumo em 6,5%.

Mas além disso, o motor do Supertruck ainda vem com um novo tipo de pistão patenteado pela Volvo que ajuda a reduzir o consumo em 2,2% no motor diesel D11 e 2,5% no D13, usado no conceito. A cabeça do pistão foi redesenhada para aproveitar melhor a combustão, queimando melhor a mistura ar-combustível.

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Já a injeção do tipo Common-Rail recebeu melhoramentos para reduzir o consumo. É o único item do Volvo Supertruck Concept, além do motor, que está presente na linha 2017 da marca nórdica, equipada com motores D11 ou D13.

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  • leomix leo

    Lindo, mas não é para nossas crateras lunares. Imagina isso ai passando pelas maravilhosas estradas da Bahia. Kkkkkk não fica 15 dias sem soltar algo pelo caminho…

    • The Monster Man

      Ia dizer a mesma coisa, mas ia citar as estradas de Mato Grosso, Rondônia e Acre, hehehe.

      • leomix leo

        Essas já são levei Extreme Delta. Kkkk aqui na estrada do feijão só lasca pneu de Hilux.

        • XandeeM

          No periodo junino fiz uma viagem Salvador – Irecê,pelo menos na época apenas um trecho estava em más condições.

          • leomix leo

            O trecho que vc fala é do Bravo até Ipirá, todos os dias tem assalto por causas das péssimas condições, e depois desses dias chuvosos que tivemos em julho e agosto, está horrível. Não venha para o lado de cá por agora, é certeza de perder um pneu ou até mesmo o carro. Temos amigos com fazendas nas proximidades de Anguera, e deixamos de ir com medo de ser assaltado. E olha que daqui de Feira até lá são somente 38 km, imagina quem vai para Ipirá, que tem que rodar mais 65km de buracos.

            • XandeeM

              Ah,entendi.Obrigado pelo alerta tbm!

      • Edinaldo_Tapica

        As velhas estradas da Bahia… Lembro que quando iamos daqui de João Pessoa até Buenos Aires (Argentina, não Pernambuco…) era um dia e meio só pra atravessar a Bahia: Estradas terríveis, muito bicho morto nas rodovias, acidentes e caminhões, caminhões, caminhões…

        • XandeeM

          A Bahia é um estado muito extenso,o governo nunca deu conta da manutenção das suas estradas.Por essas e outras sou a favor de concessões rodoviárias,vc paga pedágio mas evita prejuízos e reduz o tempo das viagens.

    • CharlesAle

      Sim..Principalmente esse chassi em alumínio, não sei se resistiria o péssimo piso nacional, além da sobrecarga que comumente os caminhões do Brasil andam…Caminhão no Brasil tem de ser muito robusto para aguentar o tranco..

      • leomix leo

        Trabalhei em posto de gasolina e quando ouvia conversas de que o caminhão estava com sobrepeso me assustava, uma certa vez um me falou que tava com 50t, não acreditei, mais depois que ele abasteceu e saiu da área do posto, percebi o tanto de esforço que aquela velha volvo 380 fez para se arrastar, ele me disse que embalada não tinha freio que prestassem…

  • Tuffy Garcia

    Tire a cobertura das rodas traseiras do truck e instala retrovisores comerciais normais e pronto, temos a nova geração do Volvo VNL americano ahah!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Lindão, mas no modelo de produção deve perder adereços aerodinâmicos.

  • rodrigo

    A Volvo desenha ate os pistoes para ter uma economia de combustivel, mete tecnologia em turbinas, etc etc etc, para chegar no brasiuuu e o camioneiro emular o Arla32 do caminhao e arranca fora, ir ali na esquina e “chipar” o caminhao enxarcando o pistao de oleo diesel que talvez demoraram anos para ser fabricado.

    • Felipe

      Consciência x Ignorância

    • Mauricio

      Sem falar naqueles que rebaixam a suspensão…

      • Wendel Cerutti

        E erguem a traseira ……….

    • CharlesAle

      Por isso que os caminhões no Brasil dão manutenção pesada muito precocemente..Há um excesso de mau uso por parte dos motoristas/proprietários..

  • Romualdo Vieira

    Off topic: NA, parabéns pelo layout novo do sitem. Melhorou muito a navegação.
    Sobre o tópico, esse caminhão é um sonho!

  • Felipe

    Tempos que não vejo um caminhão novo (ou protótipo), com dianteira proeminente.
    …Coisas de americanos! International, Navistar, Freightliner… Todas seguem esse modelo de cabine.

    • Fabio Marquez

      Aqui no Brasil graças a legislação do bitrem acabaram com os caminhões “narigudos”, um dos últimos que sobrou foi o Atron da Mercedes-Benz, baseado nos antigos 1620 e 1634.

      • Tuffy Garcia

        É que aqui a legislação é baseada na européia, onde limita o tamanho máximo do caminhão (cavalo + carreta), já nos EUA o limite de tamanho máximo é apenas para a carreta, o cavalo pode ser qualquer um, tanto é que tem aqueles bem esquisitos rebaixados e com chassi beeeem alongado.

  • Leonel

    Realmente interessante, só fiquei curioso para saber com quantas toneladas de carga esse média de pouco mais de 5 km/l foi tirada. No mais, belo caminhão.

    • Tuffy Garcia

      Deve ter sido com o peso padrão de consideração que já vi muitos usarem, que acredito ser umas 40 toneladas. Não dou certeza, só chute mesmo.

      • Que nada, com essa configuração de implemento com apenas 02 eixos, tem peso de balança de no máx. 25 Ton. de carga liquida.

        • Tuffy Garcia

          Putz era isso aí mesmo, 25 toneladas métricas… nem sei de onde tirei esses 40 ton auehauehauheua!

  • thi

    caminhoes demoram a mudar os da ford e vw estão a anos com a mesma cara

  • Aires Jone

    Lindo. Mas melhor ficou o layout do site. Parabéns NA

  • Ricardo

    Vai colocar a Scania para se mexer. Marcas de consumo na faixa de 2-2,5 km/l eram consideradas excelentes para o segmento. Agora…



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