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Volvo apresenta transmissão I-Shift de dupla embreagem para caminhões

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A Volvo apresenta na Europa a caixa de transmissão I-Shift com dupla embreagem para uso em caminhões e ônibus, que já havíamos falado anteriormente. A novidade marca a entrada desse tipo de equipamento no segmento de veículos comerciais pesados, uma vez que o caminhão leve japonês Fuso Canter Duonic surgiu quatro anos atrás.

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No Volvo FH, a I-Shift de dupla embreagem pode suportar até 264 kgfm de torque e foi desenvolvida para veículos que trafegam em terrenos acidentados, onde existem muitas elevações e declives acentuados. A caixa de dupla embreagem permite trocas de marchas mais suaves e com menor perda possível de energia durante as mudanças, garantindo melhor performance e economia. Em geral, a DCT é mais rápida e econômica que um câmbio manual.

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Dessa forma, o caminhão Volvo VH I-Shift DCT não perde velocidade nas trocas de marchas, melhorando a condução em estradas sinuosas ou aquelas que exigem muitas mudanças, garantindo também conforto ao condutor. A caixa vai estar disponível somente para o motor D13K com 460 cv e 234 kgfm, 500 e 254 kgfm ou 540 cv e 264 kgfm. Provavelmente logo será oferecida também no Brasil.





  • Willy Augusto

    E sem barulho de caixa de ferramentas e retenções de marcha, viu VW?!

    • Junior_Gyn

      Amigo, tenho um TSI com DSG tbem e no meu caso o cambio retém marcha da 2ª p/ 3ª marcha efetuando a troca somente nos 3000 rpm, além do chocalho característico. Já para outras marchas a troca é normal, entre 2300 – 2500. Seu carro trava marcha tbem? E em qual delas travam?

      Flw

      • Lukoh

        Um consultor na ccs já me disse que existe uma atualização de software que alguns clientes aceitam pra resolver esse barulho no DSG do TSi… mas eu optei por não fazer, pois como consequência o câmbio fica um pouco mais lento. Sinceramente, o barulho de caixa de ferramentas só acontece em situações tão específicas, que acabam não me incomodando.

        • Junior_Gyn

          O barulho tbem nem em incomoda, só essa segurada de marcha que o câmbio dá, pq qdo ele segura, ao trocar a marcha o carro dá até um pulo pra frente, a gente percebe que foi troca forçada. Valew

      • Willy Augusto

        1º, 2º e 3º…. As vezes ele retém a 1º até por volta dos 4500RPM. Isso me incomoda muito mais do que o próprio barulho…

        • Junior_Gyn

          Ctz, O barulho tbem nem em incomoda, só essa segurada de marcha que o câmbio dá, pq qdo ele segura, ao trocar a marcha o carro dá até um pulo pra frente, a gente percebe que foi troca forçada. Valew

      • Jose Nunes

        No GOLF ela só retem a troca da primeira para segunda quando o carro está saindo do aclive, coisa normal… Em planos ou decidas ocorre a troca ocorre até precipitada de mais

        • Junior_Gyn

          Entendo, meu caso tbem, a primeira marcha mal fica engatada, até na saida da garagem aq do meu prédio deixando o carro andar SEM acelerar o cambio engata segunda marcha mas meio que fica (comendo embreagem), é estranho isso. Ai qdo vc acerela percebe o carro embalando mas o RPM fica estático, ai depois de uma certa velocidade vc vê o ponteiro do RPM subindo, isso de 2ª, já dai pra frente a troca é instantânea. O seu caso é assim tbem?
          Vlw

  • Matheus Ulisses P.

    Volvo fazendo volvices… aí sim!

  • Lukoh

    Mas quantas marchas????

    • João Carlos

      Seu não me engano são 12

  • DougSampaNA

    Que caixa linda!!!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Fico imaginando a manutenção, aqui no Brasil câmbios com dupla embreagem provavelmente vão falir os donos, imaginem os Câmbios da Ford de dupla embreagem, quando precisar manutenção, a Ford nunca tem pela, é um lixo, voltei para Ford, mas é incrível, como uma montadora com tantos anos no brasil, ainda sofre com falta de peças.

    • 1945_DE

      Por isso que muitas pessoas já estão afirmando que todos estes carros vão virar mico nos proximos 5 anos. Ninguem vai querer comprar um carro deste com mais de 50.000 Km. Qualquer manutenção só para trocar a embreagem vai ficar uma fortuna. Eu mesmo só peguei um aumomatico Tiptronic da VW, porque só tinha 27000Km. Infelizmente peças originais no Brasil são muito caras e a mão de obra especializada é escassa.

      • CharlesAle

        Eu já não acredito nisso.Pois os câmbios de dupla embreagem são uma tendência,logo já não haverá mais de uma embreagem. Mesmo problemáticos no início,os dualogic da Fiat tem bom comércio no setor de usados,e muitos bem rodados…….

        • Daniel

          Eu lembro que ouvi o mesmo mimimi na epoca que surgiu a injeção eletronica (esses carros vão desvalorizar demais, pq um sensorzinho custa 1 trilhão de dolares, e blablablabal)

    • afonso200

      poweshift, bota no youutbe e no reclame aqui, tá lokoooooooo nem 10mil km, e a ford troca a caixa na carantia, meu vizinho, ja trocou 3 caixas na garantia, e nem ta com 50mil km

  • wagner

    Gostaria de saber se nesses caminhões a troca de marchas são suaves ou há aqueles trancos comuns das caixas automatizadas dos veículos de passeio.
    Pelo que parece essas caixas automatizadas são até mais robustas do que as caixas manuais, totalmente o inverso das caixas automatizadas dos automóveis aonde a maioria da manutenção bem antes do que a caixa manual..

    • Mauricio

      Automatizada é diferente das automáticas, dupla embreagem e CVT.

      • Gustavo73

        Dupla embreagem é um tipo de automatizada. Muito melhor e eficiente, mas é.

        • Mauricio

          Exatamente, esqueci desse detalhe.

  • Nícolas Souza Gomes

    certa vez estava conversando com um motorista de caminhão que, desabafando sobre seu sofrimento, me mostrou que não tinha pelos nas canelas, mas era cabeludo no braço. O calor que vinha do motor e da caixa de marchas era tão intenso que servia como uma depilação constante, por mais cômico que pareça. Um mecânico conhecido meu, com uns 50 anos, confirmou que via um monte de motoristas em situação semelhante há poucos anos atrás. Fico impressionado como a evolução dos caminhões está rápida, e como a Volvo está sempre na frente nas inovações. Nos anos 80 a Volvo estava chegando por aqui com o N10 – um touro indestrutível, mas sem nenhum conforto pro motorista. Hoje, o FH é sonho de consumo de muitos que esperam evolução também em infraestrutura. Por sinal, se essa tivesse evoluindo na mesma proporção…

    • Pedro Rocha

      Essa reclamação era constante da parte dos “alfeiros”, motoristas de fenemês. Como o motor invadia a cabine, a perna ficava encostada no capô interno.
      Sobre o câmbio então…
      https://www.youtube.com/watch?v=m-fL9g4nZ4Y

  • João Carlos

    Gostaria de ver um comparativo entre o arranque/parada/arranque em subida desta caixa perante uma automática. As de uma embreagem (que para a situação descrita a atuação é a mesma) não oferecem a mesma presteza e segurança que a automática, conforme videos divulgados.
    http://www.youtube.com/watch?v=3rvTq0eXwdU

  • Fabio Marquez

    Os ônibus também agradecem esta tecnologia…



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