Volvo C40 é a proposta cupê e elétrica do XC40

Volvo C40 é a proposta cupê e elétrica do XC40

A Volvo Cars fez um anúncio importante nesta terça e, de quebra, adicionou um produto que logo estará rodando por aqui. A marca sueca pretende ser 100% elétrica em 2030 e um dos produtos até lá será o C40, um crossover-cupê elétrico derivado do XC40.


Usando a estrutura do XC40, o C40 aposta num visual mais deslocado e individualista em relação ao sóbrio e funcional SUV, que é comercializado no Brasil apenas em versões híbridas, assim como o restante do portfólio da Volvo no país.

Volvo C40 é a proposta cupê e elétrica do XC40

Para não ser exatamente um cupê do XC40, como outros rivais, o Volvo C40 tenta ser o mais distinto possível, ganhando faróis mais afilados na base, grade falsa com moldura diferenciada e para-choque com linhas mais fluidas, incluindo detalhes exclusivos.

Além disso, o Volvo C40 tem teto mais curvado e inclinado na traseira, enquanto as portas traseiras foram esticadas na altura das janelas, ajudando na fluidez do conjunto. Na traseira, o teto cai diretamente sobre a base, com vigia bem inclinada e lanternas em LED mais afiladas.

Volvo C40 é a proposta cupê e elétrica do XC40

A parte central do teto foi rebaixada e duas aberturas como saídas de ar se apresentam no vidro traseiro. O para-choque preto apresenta lanternas de neblina e refletores destacados.

Por dentro, a novidade é o cluster digital com novo padrão gráfico e apresentações em 3D, bem como tela com contornos arredondados. Fabricado em Ghent, Bélgica, o Volvo C40 chega com a mesma base de propulsão do XC40 Recharge. Em realidade, o novo carro atende também pelo mesmo sobrenome, indicando talvez uma futura proposta híbrida plug-in.

Volvo C40 é a proposta cupê e elétrica do XC40

Dessa forma, seu conjunto motriz vem com dois motores elétricos que somam 408 cavalos e 67 kgfm, tendo assim baterias de 78 kWh e autonomia de 420 km no ciclo WLTP. Com ele, a Volvo adiciona seu segundo modelo 100% elétrico, já que o XC40 tem a versão Recharge EV (não confundir com a PHEV vendida aqui, também chamada Recharge).

Volvo C40 Recharge 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

12 comentários em “Volvo C40 é a proposta cupê e elétrica do XC40”

Deixe um comentário