Europa Segurança Tecnologia Trânsito Volvo

Volvo: câmera monitora motorista em caso de distração e uso de drogas

Volvo: câmera monitora motorista em caso de distração e uso de drogas

A Volvo vai ficar de olho em seus motoristas. A marca sueca anuncia uma tecnologia que, sem dúvidas, vai gerar enorme polêmica no mercado internacional. Em busca da eliminação ou redução drástica nas mortes no trânsito a bordo de carros da empresa, a montadora adotará um conjunto de dispositivos para monitorar os condutores.


Câmeras e sensores serão instalados dentro do carro da Volvo para detectar se o motorista está dirigindo intoxicado ou distraído. Nessa condição, o carro terá poder de assumir o controle, reduzindo a velocidade através do sistema Volvo OnCall ou até parar o carro, se for necessário, mesmo se o ocupante não responder aos alertas visuais e sonoros, assim como se estiver em risco de acidente, que podem ocasionar lesões graves ou fatais.

Volvo: câmera monitora motorista em caso de distração e uso de drogas

Dessa maneira, a Volvo quer ampliar a discussão sobre o papel dos fabricantes e o comportamento dos motoristas. A partir de 2020, todos os carros do fabricantes nórdico portarão essas câmeras e sensores para ajudar na redução da mortalidade e acidentes envolvendo condutores alcoolizados ou sob efeito de drogas.


A Volvo, citando a NHTSA, diz: “Números da NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária) mostram que, nos Estados Unidos, quase 30% de todas as fatalidades no trânsito em veículos em 2017 envolveram motoristas intoxicados.”

Henrik Green, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars, diz também: “Quando se trata de segurança, nosso objetivo é evitar totalmente os acidentes, em vez de limitar o impacto quando um acidente é iminente e inevitável”. Ele completa: “Neste caso, as câmeras monitoram comportamentos que podem levar a situações de ferimentos graves ou morte.”

Volvo: câmera monitora motorista em caso de distração e uso de drogas

A Volvo explica que o sistema vai detectar se o motorista está com os olhos fechados durante um tempo maior que o natural, assim como estar guiando fora da faixa por muito tempo. Saídas irregulares da pista e reações lentas demais, também serão passíveis de intervenção.

Trent Victor, professor de Driver Behavior na Volvo Cars, fala também do uso de álcool e drogas ao volante: “Há muitos acidentes que são causados por motoristas intoxicados”. Ele complementa: “Algumas pessoas ainda acreditam que podem dirigir depois de tomar uma bebida e que isso não afetará suas capacidades. Queremos garantir que as pessoas não sejam colocadas em perigo como resultado de intoxicação”.

A Volvo ainda não revelou o número de câmeras e sensores, dizendo que o fará mais adiante. A introdução da tecnologia começa pelos modelos feitos sobre a plataforma SPA e seguirá na CMA. E tem mais. Além do limite geral de 180 km/h, a marca também lançou a Care Key, chave eletrônica que permite limitar velocidade, introduzida nos carros a partir de 2021.

Volvo: câmera monitora motorista em caso de distração e uso de drogas
Nota média 5 de 1 votos

  • Philipe Bueno

    Tecnologia que certamente irá gerar uma polêmica, mas eu teria um fácil se tivesse condições (leia-se $$$$$). Segurança no trânsito em primeiro lugar, a privacidade no veiculo vem depois.

  • João Senff

    Compra quem quer segurança já quem prefere fazer tudo sozinho tem várias marcas a disposição .

    • Yulia

      veja “No Manches Frida 2” com a melhor qualidade (720p / 1080p)
      todos os filmes disponíveis neste site, completos com a linguagem !!

      copie aqui: XSERIES46.BLOGSPOT.COM

  • zekinha71

    Quando estiver ouvindo rádio e começar a propaganda política o carro irá intervir?

  • Louis

    Poderiam colocar nos caminhões, pra pegar motorista “rebitado”.

  • Faheina

    E no caso de estimulantes, vai medir a dilatação da pupila?

  • Cardoso (não aquele)

    Daqui a pouco os carros da Volvo vão vir inserir um termômetro retal no motorista pra ver se ele está com febre também.

  • Sonfav

    Que tal colocar um sensor para verificar se o motorista está habilitado? Que tal aproveitar e conectar ao Detran para fazer a verificação dos pontos? Podiam aproveitar e já informar à polícia sempre que o motorista cometer alguma infração, já que, via de regra, as infrações aumentam as chances de acidentes…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email