EUA Gadgets Segurança SUVs Tecnologia Volvo

Volvo e Uber fecham acordo para produção em massa de autônomos

Volvo e Uber fecham acordo para produção em massa de autônomos

A Volvo Cars assinou um acordo que poderia ser considerado histórico com o Uber, serviço de aplicativo de transporte. A montadora sueca produzirá a partir desse ano os primeiros carros autônomos de fábrica da empresa americana, que iniciará sua operação comercial com este modelo de XC90 a partir de 2020.


Não se trata do XC90 padrão com os sistemas de condução autônoma, mas um carro diferente, conhecido com código interno de 519G. Ele substituirá os atuais 250 similares usados pelo Uber nos EUA, que foram adaptados para isso, um dos quais criou uma polêmica ao atropelar uma ciclista no Arizona, onde os promotores chegaram a uma conclusão de que a empresa não era culpada criminalmente.

Volvo e Uber fecham acordo para produção em massa de autônomos

No acordo de produção, Volvo e Uber não revelam o volume a ser produzido na Suécia, mas em 2017, as duas empresas divulgaram que a frota chegaria a 24.000 exemplares do XC90 autônomo, entre os anos de 2019 e 2021. O número é considerável mesmo para um SUV de porte e preço do utilitário esportivo de luxo.


Em relação ao XC90 “519G”, o carro manterá os controles originais, como volante e pedais. A marca nórdica diz que haverá backups de segurança para frenagem e direção, vitais para se evitar problemas no trânsito e acidentes. O SUV terá um conjunto de sensores e câmeras monitorando todo o ambiente nos locais de trânsito.

Volvo e Uber fecham acordo para produção em massa de autônomos

“Acreditamos que a tecnologia de acionamento autônomo nos permitirá melhorar ainda mais a segurança, a base de nossa empresa”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. O executivo completa: “Em meados da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendermos seja totalmente autônomo. Nosso acordo com o Uber enfatiza nossa ambição de ser o fornecedor preferido das empresas líderes mundiais em compartilhamento de viagens”.

Com o Volvo XC90 autônomo, o serviço de aplicativo padronizará inicialmente sua frota autônoma e espera-se por uma aliança maior com a marca escandinava nos anos seguintes, conforme apontou o Uber.

Volvo e Uber fecham acordo para produção em massa de autônomos
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Piston head

    ”Não se trata do XC90 padrão com os sistemas de condução autônoma, mas um carro diferente, conhecido com código interno de 519G”

    Diferente em que aspecto, vai carregar o emblema da Volvo mesmo?

    • DinhoRoxxx

      Provavelmente sim, pois uma hora eles vão ter que revender os veículos usados para atualizar a frota.

  • th!nk.t4nk

    Solução bem específica pro mercado americano mesmo. Vamos ver no que dá. A Volvo é tradicionalmente corajosa, dando a cara a tapa (e já se ferraram com isso inúmeras vezes), o que combina com a filosofia de mercado nos EUA.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email