Elétricos Europa Veículos Comerciais Volvo

Volvo FL Electric é o primeiro caminhão elétrico da marca sueca

Volvo-FL-Electric-1 Volvo FL Electric é o primeiro caminhão elétrico da marca sueca

Antes dos carros, a Volvo já dispõe de um veículo elétrico no mercado europeu e ele é um caminhão. Trata-se do FL Electric, lançado pela Volvo Trucks no velho continente. Assim como a Daimler com o Mercedes-Benz Urban eTruck, a marca sueca também coloca um veículo movido 100% por energia e com foco em entregas urbanas ou serviços localizados.



Sem ruído ou fumaça, o Volvo FL Electric garante emissão zero nos centros urbanos e pode operar em locais fechados, sem qualquer problema. Graças à ausência de ruído, pode operar durante a noite se que haja incomodo em áreas residenciais, onde serviços como coleta de lixo, podem ser realizados de forma discreta. Mas, a ideia é que operações normais de carga e descarga de encomendas sejam realizadas no período noturno, liberando o dia para o tráfego de carros comuns.

Volvo-FL-Electric-1 Volvo FL Electric é o primeiro caminhão elétrico da marca sueca

Com peso bruto total (PBT) de 16 toneladas, o Volvo FL Electric tem motor elétrico de 250 cavalos e 43,2 kgfm de torque, sendo usada uma caixa de transferência de duas velocidades para o eixo traseiro, numa disposição similar ao de um motor diesel comum. Apesar do torque parecer baixo, o desempenho para tais operações urbanas é garantido, assim como a boa autonomia de 300 km com baterias de íons de lítio que são fornecidos em pares de dois a seis unidades por veículo, variando de 100 kWh a 300 kWh.



Volvo-FL-Electric-1 Volvo FL Electric é o primeiro caminhão elétrico da marca sueca

A recarga rápida necessita de um dispositivo de 150 kW de potência do tipo DC para que o tempo de carregamento seja de duas horas. Em um carregador AC de 22 kW, o tempo aumenta para 10 horas. Jonas Odermalm, diretor de estratégia na Volvo Trucks, revela: “Com incentivos atraentes, padrões acordados e planejamento urbano, o processo pode ir muito mais rápido”. Sendo assim, a empresa já fechou contratos com duas companhias de coleta de lixo na Suécia.

Volvo-FL-Electric-1 Volvo FL Electric é o primeiro caminhão elétrico da marca sueca

As entregas regulares do Volvo FL Electric ocorrerão a partir de 2019, mas por ora ainda não se sabe se o projeto de caminhão elétrico será expandido para outros continentes. Com as restrições cada vez maiores para os motores diesel em automóveis, os caminhões também passaram a ser alvo dos legisladores, mas como não se pode mudar a realidade desse mercado, incentivos estão sendo dados para que haja uma mudança para GNV ou eletricidade. Até aqui no Brasil, o caminhão elétrico já ganha importância com o Volkswagen eDelivery e com a presença discreta da BYD, que fornece um modelo para coleta de lixo urbano.

 

COMPARTILHAR:
  • Lucas

    O torque realmente parece pequeno, justamente por ser elétrico e ter uma boa potência, mas deve ser suficiente para trechos urbanos.

  • Louis

    Este, ao lado dos ônibus elétricos, talvez sejam os segmentos que mais ajudarão a diminuir a poluição com a eletrificação. São veículos que andam o dia todo, trocam os turnos dos motoristas e continuam rodando. Torço para que se popularizem logo.

    • leandro

      E com escala a manutenção vai ficar 10% do preço de um diesel convencional

  • th!nk.t4nk

    Volvo seguindo os passos da Daimler, muito bom! Demanda pra área urbana tem, que comece a revolução!

  • Piston head

    Bacana a terceira foto. Muito interessante a idéia de caminhões elétricos, bem como qualquer outro veículo destinado ao trabalho.

  • Mr Tony

    Corre, Tesla, que a concorrência tá acordando!

  • Samluzbh

    Sera que a Volvo tem algum “beneficio” do governo lá? É curiosidade minha, não estou sugerindo nada alem de minha duvida.

    • th!nk.t4nk

      Pra elétrico tem sim! Mas tem demanda também, porque é prioritário o combate à poluiçao nos centros urbanos.

  • Mauro Banqueiro

    Urban truck

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email