Europa Peruas Sedãs Segurança SUVs Tecnologia Trânsito Veículos Comerciais

Volvo lança sistema de alerta em nuvem para carros e caminhões

volvo-luz-alerta-frenagem-nuvem-1-1024x576

Hoje em dia a navegação e o tráfego de dados em nuvem está cada vez maior e os veículos estão se aproveitando dessa interface para trocar informações importantes no dia a dia. A Volvo também se aproveitou dessa tecnologia para ampliar a segurança em seus carros e caminhões. Bom, detalhe, não estamos falando de uma mesma empresa.


Como se sabe, as divisões de automóveis e veículos pesados da Volvo ganharam caminhos diferentes em 1999. Ou seja, há quase 20 anos são empresas separadas, controladas por grupos totalmente diferentes. Mas, a sinergia entre as marcas que levam o mesmo nome, estilo e logotipo continua tão elevada que é como se continuassem a ser uma companhia só.

volvo-luz-alerta-frenagem-nuvem-2-1024x575

Um exemplo é o evento Ocean Race, onde o parque Village mais parece um local construído e organizado pela mesma empresa. Assim acontece também com as tecnologias compartilhadas entre as divisões, especialmente as relacionadas com a segurança. Para Noruega e Suécia, a Volvo disponibiliza agora um serviço de alerta para os condutores de carros e caminhões da marca com tráfego de dados em nuvem.


O chamado Hazard Light Alert, que é uma luz de alerta de frenagem de emergência, normalmente é ativada quando um carro ou caminhão faz uma freada forte a fim de evitar uma colisão ou reduzir os efeitos do impacto iminente. No entanto, com a conexão do tipo V2V entre automóveis e veículos comerciais da Volvo, agora será possível enviar esse alerta de perigo para os demais veículos que estejam na mesma via.

volvo-luz-alerta-frenagem-nuvem-3-1024x576

Dessa forma, evita-se que mais veículos se envolvam no possível acidente que ocorreu logo à frente. O sistema faz o envio do alerta em tempo real, dando assim a chance dos condutores reduzirem a velocidade de forma antecipada. Em dias de clima severo, comuns na Escandinávia, o Hazard Light Alert chega para reduzir bastante as colisões e consequentemente fatalidades nas estradas dos dois países.

Malin Ekholm, da Volvo Cars, diz: “A segurança conectada permite que os motoristas da Volvo vejam praticamente ao virar a esquina e evitem uma situação crítica ou um acidente antes que aconteça”. A executiva completa: “A capacidade de ver mais adiante e evitar riscos é algo que queremos compartilhar com o maior número possível de motoristas”.

Na Volvo Cars, apenas os modelos das séries 60 e 90 tinham a luz de frenagem de emergência de série na Noruega e Suécia, mas agora passa a fazer parte da frota de caminhões também. Espera-se que o XC40 e outros futuros carros sejam integrados ao sistema.

COMPARTILHAR:
  • Leonardo azevedo

    Ta ai uma tecnologia que todos os carros independente da marca precisariam ter, para se evitar engavetamentos.

    • Louis

      A frenagem automática de emergência já evitaria engavetamentos.

  • th!nk.t4nk

    É a versao moderna da famosa piscada de luz alta na estrada!

    • Fabio Marquez

      O povo hoje em dia pouco sabe dirigir e são extremamente egoístas no trânsito, pouco utilizam esse importante recurso.

    • Unknown

      Nem sempre tem um veículo vindo na direção contrária para alertar sobre possíveis riscos adiante.

  • Charlis

    Animal a tecnologia, sem dúvidas isso evita muitos, mas muitos acidentes.
    Totalmente aplicável no primeiro mundo.

    Agora aqui na Terra da Banana nem sinal 3G no centro de algumas cidades temos direito…
    Mas chegaremos lá!

    []s

  • Mauro Banqueiro

    Enquanto isso carros pelados continuam vendendo mais

  • Ricardo Blume

    Quando você acha que já viu de tudo em matéria de segurança automobilística, vem a Volvo e catchau!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email