Antigos Clássicos Cupês EUA Manutenção Volvo

Volvo P1800 com mais de 5 milhões de km funde o motor

p1800-gordon-1 Volvo P1800 com mais de 5 milhões de km funde o motor

Incluído no Guinness Book, o Volvo P1800S 1966 de Irv Gordon já tem mais de 5 milhões de km rodados, o que significa ir e voltar até a Lua cerca de 6,5 vezes. O clássico cupê sueco, no entanto, passou recentemente por um problema grave. O proprietário, que estava hospitalizado, deixou o veículo com a esposa durante o período de internação e ela continuou a utiliza-lo, ampliando ainda mais a incrível quilometragem do carro.



No entanto, por um descuido, ela esqueceu o freio de mão puxado em uma das viagens e isso forçou o já delicado motor do P1800S, que acabou fundindo. Para qualquer proprietário, ver um motor nessa situação é o pior de tudo. Mas, na vida desse Volvo de 51 anos, esta será a terceira vez que irá para a retífica. Gordon conta que a primeira vez ocorreu em 1978, quando o cupê escandinavo estava com 1,1 milhão de km no hodômetro.

Para mostrar como o Volvo P1800S é valente, só foi necessária uma segunda retífica apenas em 2011, quando o mesmo já estava com 4,3 milhões de km. Adquirido novo, o bólido durou tanto tempo por conta do cuidado de seu dono. Irv Gordon revela que nunca forçou o carro e que sempre fez a manutenção com peças originais e utilizando lubrificantes de primeira linha. Como sempre soube lidar com seu sueco, o proprietário mais famoso da marca nunca teve problemas sérios com o carro.

Isso, no entanto, não impediu que o Volvo P1800S 1966 alcançasse lugares tão distantes quanto o Alasca, por exemplo. Residente no estado de Nova Iorque, Gordon mantinha um ritmo “acelerado” quando comprou o cupê em meados dos anos 60, rodando diariamente uns 200 km. Anualmente, ele chegou a marcar mas de 120 mil km percorridos.

No entanto, o tempo foi passando e Gordon envelhecendo. Hoje, com 76 anos, Irv Gordon já não tem mais a mesma disposição e saúde para fazer milhagem elevada todos os anos. Com ritmo reduzido, o P1800S agora roda bem menos em seu ritmo diário. Mas, isso não impede Gordon de mante-lo em perfeitas condições de uso. Além disso, o americano ainda sofre com a pressão sempre grande do próprio fabricante.

A Volvo já fez diversas ofertas pelo carro, incluindo dando vários carros novos ao longo dos anos para que Gordon apreciasse, mas isso não convenceu o proprietário do P1800S. Para ele, o carro foi feito para andar e “museu é para carros inativos”. Em seu caso, ele diz: “o meu não é…”. Agora, a terceira retífica colocará o cupê sueco de volta à estrada para manter a garantia de uma jornada sem limite de quilometragem.

[Fonte: Flash de Motor]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend