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Volvo: software para modelos diesel que eleva a potência por R$ 7.000

Volvo: software para modelos diesel que eleva a potência por R$ 7.000

A Polestar desenvolveu um software que eleva potência e torque do motor diesel Drive-E 2.0, que equipa os modelos XC60 D5 e XC90 D5, ambos oferecidos no mercado brasileiro com preços a partir de R$ 281.950 e R$ 355.950, respectivamente.


O software desenvolvido pela Polestar Engineered custa R$ 7.000 e acrescenta 5 cavalos e 2,1 kgfm, fazendo a potência subir de 235 para 240 cavalos e o torque pular de 48,7 para 50,8 kgfm.

Esse torque é obtido entre 1.500 e 2.500 rpm, sendo que o original fica entre 1.750 e 2.250 rpm. Disponível a partir da próxima segunda (7), a nova programação pode ser feita pelos clientes nas 36 concessionárias da Volvo Cars no Brasil.

Além do remapeamento em si, o software muda algumas configurações de condução dos Volvo XC60 D5 e XC90 D5, que perdem o modo Dynamic nessa alteração. No entanto, em seu lugar surge o modo Polestar Engineered, alterando melhor os parâmetros de funcionamento de motor e câmbio.


Volvo: software para modelos diesel que eleva a potência por R$ 7.000

Assim, as respostas ao acelerador são bem superiores aos do modelo original, garantindo mais agilidade na condução. Com tempos menores de resposta e troca de marchas, a dupla de SUVs passa a ter um desempenho melhor.

De acordo com a Volvo, seis parâmetros de funcionamento do conjunto motriz diesel são alterados pelo novo software, garantindo inclusive a retenção de marcha sem a perda de velocidade.

As trocas de marchas também ficam mais precisas com a atualização. Já o sistema de tração AWD faz uma nova gestão de transferência de força entre rodas e eixos, entregando mais torque nas rodas traseiras em momentos de retomada de velocidade.

Com mais torque em faixa de rotação mais plana, o propulsor Drive-E 2.0 deve responder muito melhor, ainda mais com reprogramação do câmbio. Conforme já provado pelo NA em sua avaliação de longa duração, quando exigido, esse motor diesel sem alteração já disponibilidade uma boa dose de força nas acelerações.

Volvo: software para modelos diesel que eleva a potência por R$ 7.000
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Bryan Silva

    7 mil por 5cv?

  • fred

    Que falta de respeito com o consumidor, cobrar por uma atualização?
    A ford assim que trocou o modelo da f250 (em 2011) nos estados unidos lançou ela com 350cv , um ano depois aumentou de todo mundo gratuitamente para 400cv porque o foco não era apenas para desempenho mas estava melhorando outros parâmetros do carro, mesma coisa que a volvo está fazendo.

  • fred

    5 cavalos nem faz diferença, o foco dessa atualização é melhorar o carro todo, e estão cobrando por não ter lançado um produto que poderia ser otimizado.

  • fssantos

    espero que esteja errado mas… daqui um tempo ou alguns anos vão começar a vender carros populares “capados” apenas pra mais tarde vender um software que “libera” todo o desempenho disponível…

    • Claudio Roberto Cussuol

      A Tesla já faz isso.

    • th!nk.t4nk

      Chama-se Tesla. É por isso que tanta gente se desiludiu com a marca.

      • Paulo Lustosa

        Eu ri foi do Tesla que descarregou a bateria durante uma perseguição policial

    • Edson Fernandes

      A Ford é uma das que coloca o software no carro e capa o recurso.

      VW infelizmente tem uma central incrivel nos seus carros e fica deixando recursos até de entretenimento desabilitados no seu VCDS.

  • RKK

    São r$ 1400 por cavalinho…

    • Não entendo de cavalos, mas por esse valor acho que se compra um pagaré kkkk.

  • RicLuthor

    Como o carro já custa muito na aquisição e nas revisões, nada mais interessante se essa atualização fosse gratuita, até pelo ganho irrisório em potência e torque. Pelo visto, cliente premium também é pouco respeitado pelas marcas.

  • Paulo Lustosa

    Tesla fazendo escola… a Volvo sabe que o motor não suporta um grande aumento de potência, sendo feito já no limite, agora quer cobrar mais um mundaréu por 5 cv a mais e 2kgfm de torque.

  • Tico

    Quem desenvolveu a atualização não foi a Volvo e sim a Polistar, uma empresa do grupo que tem como objetivo desenvolver versão e calibrações de alto desemprenho da marca. Se a Volvo der de graça o que a Polistar desenvolve não faz sentido a Polistar existir. Sem contar que desenvolver uma nova calibração custa caro, quem tem noção do valor hora de um dinamometro transiente sabe do que estou falando. Não existe almoço gratis, para ter ganho de performance você penaliza outras coisas, consumo, durabilidade, emissões. Ter um pedal com respsta mais instantâne penaliza o comforto, tem consumidor que gosta e tem outros que não. Então instalar ou não fica a criterio do consumidor.

    • Paulo Lustosa

      5 cv a mais e 2kgfm em motor diesel com câmbio automático e nada é a mesma coisa. Todo mundo sabe que esse motor já tá no limite de pressão de turbina e durabilidade pra aguentar esse nível de potência. Não é a toa que os motores diesel de alta cilindrada quando remapeado possuem ganhos absurdos de potência, e certos remapeamentos autorizados pela fábrica inclusive, como o remapeamento da Oettinger na Amarok V6 que sai de 224 cv pra 310 cv e da S10 com a Reiko pra sair de 200 cv pra 265 cv e ainda com margem pra maior aumento.

    • Edson Fernandes

      Vai me desculpar…. mas se o ganho é para ter real performance melhorada, que tenha um aumento de potencia maior. Isso me parece uma melhoria aplicada para resolver alguns pontos qu eoriginalmente deve ser ruins ou não tão bons.

      Podemos travestir nesse caso a Polestar como um centro de pesquisa e desenvolvimento e nesse caso de motores para melhorar o produto. Na minha opinião esse pequeno aumento deveria ser feito gratuitamente.

      Se for para trazer real ganho, que seja uma atualização bem maior. E justifica ness ecaso a gratuidade pq certamente em outros mercados deve ser aplicado no momento em que vc deixa o carro numa revisão.

  • Cristiano

    É outra perspectiva, mas quando a McLaren lançou o MP4-12C ano 2013, aumentou a potência em 25cv, reprogramou a transmissão e disponibilizou as atualizações grátis para os donos dos carros dos anos anteriores.

  • lgustavomp

    carro com DLC

  • G. de F.

    “Pocótos” carinhos esses… Tudo bem que presume-se manter a garantia e tudo mais, mas, mesmo assim…

  • Alvarenga

    Puxa, mas que custo X malefício maravilhoso !!!!! Se eu tivesse 10 Volvos colocaria em 11.

  • Sérgio Afonso

    Sabe o que acho muito engraçado? É que as (todas) montadoras desaconselham “chipar” qualquer motor!!!!! É claro, né? Elas querem o monopólio de tudo!! Até nesse mercado, cobrando uma fortuna, pra pouco resultado. Se fizer esse serviço numa empresa conceituada, vai pagar menos da metade do valor pedido!!!

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