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Volvo V40 tem bom desempenho, mas tecnologia embarcada também atrai

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O Volvo V40 surgiu para substituir os conhecidos S40/V40 anteriores, que também foram vendidos no Brasil. Mas ao invés de mais um sedã e uma perua de entrada, a Volvo optou por um hatchback quatro portas, exatamente o que deveria ter feito logo depois de criar o C30.



Afinal, ambos compartilham a plataforma C1 da Ford, que também dá corpo ao Novo Focus, e ao anterior também. Para quem conhece este último, entrar no Volvo V40, trará a sensação de algo familiar. Mas isso é apenas em alguns detalhes que ambos compartilham. Deixando isso de lado, vamos ao que interessa no modelo.

Recebemos um exemplar do Volvo V40 T4 Dynamic um pouco diferente. Ele é modelo 2013 – lembrando que já temos o 2014 no mercado – e veio com alguns acessórios, que deixaram o visual mais esportivo. No mercado, o preço dessa versão de acesso é de R$ 114.950. Naturalmente, com itens a mais, o valor subirá consideravelmente. Por este preço, além do belo visual, o hatch premium também oferece desempenho e tecnologia embarcada.

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Por fora…

É bonito e atraente, não há como negar. O Volvo V40 foi muito bem desenhado por Chris Benjamin (fase Ford) e Peter Horbury (fase Geely). O perfil é bastante aerodinâmico e as linhas fluídas canalizam o ar de forma a reduzir ao máximo o arrasto.

Na versão T4 Dynamic testada, havia um kit com extensores em preto brilhante sobre o defletor de ar da tampa traseira, saias laterais abaixo das portas traseiras e apêndices nas laterais dos para-choques, bem como escape duplo com bocas retangulares e rodas de liga leve aro 18.

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Na frente, o Volvo V40 T4 Dynamic apresenta grade em preto brilhante com frisos cromados no exterior, faróis duplos com máscara negra e lâmpadas comuns (xênon no 2014), para-choque com spoiler integrado e LEDs diurnos, além de sensores de estacionamento.

O capô longo não esconde o airbag de pedestre, pois a versão não estava equipada com o pacote Safety (cruzeiro adaptativo, alerta de ponto-cego, alerta de fadiga, detector de pedestres e ciclistas, leitor de placas de trânsito, aviso de mudança de faixa e alerta de tráfego lateral).

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Nas laterais, rodas de liga leve aro 18 com cinco raios e acabamento diamantado no exterior e preto brilhante no interior. Os pneus são 225/40 R18, um perfil muito baixo para ruas e estradas brasileiras, onde não é difícil achar buracos e depressões que tiram parte do prazer ao volante. A linha de cintura é alta e há dois vincos pouco pronunciados.

As maçanetas são pintadas na cor do carro, mas os retrovisores com repetidores de direção são pintados em preto brilhante. Estes não possuem rebatimento elétrico (agora disponível no 2014). As janelas possuem frisos pretos, item que no 2014 passa a ser cromado. As colunas B e C também são em preto brilhante. Abaixo das portas traseiras, há defletor do kit de acessórios.

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Sem teto solar, a parte superior tem somente uma antena de estilo “tubarão”. O defletor de ar sobre a tampa recebeu três prolongamentos em preto brilhante, que chamam bastante atenção. As lanternas traseiras em LED são harmônicas e atraentes, enquanto a tampa traseira tem a parte central em preto brilhante, tendo a vigia logo acima e a parte na cor da carroceria abaixo.

O para-choque traseiro do Volvo V40 T4 Dynamic apresenta duas lanternas de posição com luz de neblina, além de difusor de ar central, apêndices aerodinâmicos nas laterais (parte do kit) e escape duplo com ponteiras retangulares. Normalmente são redondas.

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Por dentro…

Na cor branca, o Volvo V40 T4 Dynamic é bem diferente por dentro em relação ao modelo oferecido com pintura preta. Apesar do visual esportivo, reforçado pelo kit aerodinâmico, o interior é mais elegante e sofisticado, pois apresenta tons marrom e bege no acabamento. Na cor preta, o interior segue o exterior, ficando mais comum.

O ambiente interno nestes tons – apesar da limpeza ser a lição número 1 para quem deseja esse visual – amplia a impressão de luxo e sofisticação. O painel tem a parte superior em marrom com material emborrachado, enquanto as portas apresentam a mesma tonalidade, mas com material mais rígido, sendo um pouco melhor do que o plástico duro tradicional.

Outro aspecto que reforça a imagem de sofisticação do Volvo V40 T4 Dynamic são os detalhes em alumínio, tanto no console central quanto nas portas, volante e painel. O console ainda possui acabamento grafite. Os pedais também são de liga leve, enquanto a alavanca é cromada, mas com a parte superior em acrílico transparente. Este possui indicadores de marcha em LED. O visual é interessante.

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A parte inferior do acabamento geral é bege, sendo também presente nos assentos de perfil esportivo e revestimento em couro, que também está presente nas portas e apoios de braços centrais. O teto também é em tom claro, sustentando luzes de leitura em LED, iluminação indireta vermelha e os comandos de SOS e assistência da Volvo On Call. O retrovisor interno é eletrocrômico, enquanto para-sóis iluminados e alças estão bem distribuídos.

O porta-óculos fica no lugar da alça que seria do motorista. Os bancos dianteiros não possuem regulagens elétricas (apenas o do condutor é elétrico no 2014) e como você pode bem lembrar do Volvo S60 T4, a regulagem do encosto não é das melhores. O mesmo ocorre com relação à regulagem lombar. A Volvo fez bem em introduzir os comandos elétricos no 2014.

O banco traseiro tem apoios de cabeça dobráveis para frente, assim como no Volvo XC60. O central é embutido no encosto e tem regulagem. Abaixo, apoio de braço central sem porta-copos. Para bebidas, um compartimento surge na extremidade do assento central, sendo totalmente camuflado quando não há passageiro.

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Um erro – por causa do projeto – é a ausência de difusor de ar traseiro, que seria bem-vindo em dias quentes. O porta-malas tem espaço reduzido, pois os 335 litros parecem menos, visto que o espaço é longo e raso. No assoalho, uma tampa pode ser levantada para divisão de bagagens, sendo que abaixo dela, há porta-trecos acima do estepe, que é do tipo fino.

O painel é dominado por dois espaços muito interessantes. O primeiro é o cluster, onde a instrumentação é projetada em uma tela TFT configurável. Nela temos os modos de condução Eco, Elegance e Performance. Muito semelhante ao do Volvo XC60, já avaliado pelo NA, o diferencial mais perceptível é a cor no tema Elegance, que é marrom (por sinal, o mesmo tom do acabamento), enquanto no SUV é azul.

O Eco continua verde e o Performance em tom vermelho. Devemos lembrar que mudando-se os temas, também altera-se o funcionamento de motor, transmissão, freios, direção, etc. Além disso, ao ligar ou desligar, o Volvo V40 T4 Dynamic apresenta sua forma esculpida como que com laser no display central do cluster. Várias funções estão presentes nesta tela, inclusive aviso de cintos atados de todos os cinco ocupantes. O outro é o display multimídia central.

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Sensus Connected Touch

Mesmo sem o pacote Safety, o Volvo V40 T4 Dynamic é um carro bastante completo. O veículo de teste veio com o pacote High Tech, que sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, leitor de DVD, câmera de ré e sistema de navegação GPS. Mas o grande atrativo a bordo sem dúvida é o Sensus Connected Touch.

O dispositivo não é um opcional, ele é vendido como acessório pela Volvo, que não comercializa os aplicativos e nem se responsabiliza pela funcionalidade de cada um deles. Baseado na plataforma Asteroid do Google, muito semelhante ao Android, ele utiliza alguns app específicos para veículos e tem até um “Market” exclusivo.

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Entre os aplicativos que estavam instalados, destaque para o Browser, que dá acesso direto à web, Spotfy (para músicas, mas que não é funcional no Brasil), navegador iGo, Mapas, Wikango HD, Roadtrip, TuneIn, entre outros. O acesso à internet ocorre apenas com o veículo parado e é possível bater papo nas redes sociais, ler e mandar e-mails, ver vídeos, etc. A interface é intuitiva e com pouco tempo já dá para ter certa intimidade com as funções.

O Volvo V40 T4 Dynamic ainda dispõe de 3 entradas USB, sendo uma abaixo do apoio de braço central e 2 no porta-luvas. Destas duas últimas, uma fica ocupada pelo modem 3G. Há uma entrada para cartão SD, geralmente com mapas do navegador. Por fim, três entradas de áudio e vídeo RCA para aparelhos externos.

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Por ruas e estradas…

O Volvo V40 T4 Dynamic anda bem, muito bem. Mesmo sendo a versão “menos potente”, o hatchback de origem nórdica não decepciona. Comparando rapidamente com carros de mesma potência, o propulsor 2.0 Turbo (B5204T9) com cinco cilindros, 180 cv a 5.000 rpm e 30,5 kgfm entre 2.700 e 4.000 rpm empurra muito bem.

Ao contrário da Europa, onde o Volvo V40 usa o Ford 1.6 GTDi (EcoBoost) de 180 cv, que é o mesmo do S60 T4 vendido aqui, a empresa decidiu usar seu próprio propulsor. No entanto, por ser grande e naturalmente beberrão, a alternativa foi introduzir o Start&Stop, que desliga o motor com o veículo parado.

Este dispositivo só funcionou com nível de combustível baixo, mas devido ao forte calor, o sistema deixa de operar por um determinado tempo, mesmo estando acionado. Poderia permanecer ativo por um período maior, o que ajudaria a reduzir o consumo. O Volvo V40 T4 Dynamic fez 7,3 km/litro na cidade e 11,0 km/litro na estrada. Até que não foi ruim, mas poderia ser melhor, principalmente na estrada.

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De volta ao B5204T9, ele responde muito rapidamente e chega a colar o condutor e os passageiros nos bancos se o pé for muito forte no pedal. O ruído do motor é muito baixo, mas com os vidros abertos, é possível ouvir um som característico dos cinco cilindros e com um suave silvo da turbina. Enfim, um som bastante agradável. Comparado com outros de mesma potência, ele surpreende.

Mas agradável mesmo é sentir a força do bom torque em baixas rotações, compelindo o Volvo V40 T4 Dynamic rapidamente pelo asfalto. Rodando a 110 km/h, o giro no modo Eco fica em 2.100 rpm. As retomadas são pontuais e no modo Performance, dá para fazer os controles de tração e estabilidade trabalharem muito. O giro sobe muito rapidamente e a velocidade cresce na medida que as marchas vão sendo esticadas ao máximo.

Mesmo sendo uma caixa automática de seis marchas – nos motores Ford usa-se a Powershift de dupla embreagem – a transmissão do Volvo V40 T4 Dynamic é muito suave na mudança de velocidade e não apresenta trancos ou demora nos engates. Até parece uma de dupla embreagem, tamanha a eficiência. Isso ajuda muito no desempenho, fazendo o modelo ir de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos com máxima de 220 km/h.

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Com o giro baixo em cruzeiro, o Volvo V40 T4 Dynamic apresenta um bom nível de ruído interno. Ele desliza suavemente em asfalto bom, deixando o condutor bastante confortável. A posição de dirigir é agradável e os comandos estão à mão. O console central (com abertura na parte traseira) tem muitas teclas e precisa-se de algum tempo para se habituar.

O espaço dianteiro é muito bom, com bancos de couro macio, mas firmes e envolventes. Atrás, o espaço é de mediano para baixo. Nessa categoria, poucos são os que oferecem mais espaço para pernas. Nesse ambiente, ouve-se com alguma frequência as reclamações da suspensão. Mais firme por causa do ajuste para melhor desempenho e ainda com rodas aro 18, o Volvo V40 T4 Dynamic sofre com asfalto ruim e buracos de todo tipo.

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Filtra bem ruídos provenientes de bloquetes e paralelepípedos. O aro 17 original deve ser melhor em termos de conforto, que é talvez o principal ponto negativo da versão testada. No entanto, por ser mais duro, a estabilidade melhora. O Volvo V40 T4 Dynamic se sai muito bem em curvas fechadas e mudanças rápidas de trajetória.

Não dá para perder a linha quando se guia de forma esportiva, desde que esteja dentro das limitações do carro e, principalmente, do condutor. A direção é bem direta e responde imediatamente, enquanto os freios modulam de forma perfeita nas frenagens mais bruscas. Apesar do visual interno ser mais elegante, o Volvo V40 T4 Dynamic é em realidade um bom esportivo.

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Por você…

Por R$ 114.950, o Volvo V40 T4 Dynamic não vai oferecer tudo o que testamos, exceto as boas características de performance e alguns dos sistemas tecnológicos de bordo já conhecidos, tais como sete airbags, TCS, ESP, Isofix, ar condicionado automático, City Safety, entre outros. Há também um bom nível de equipamentos de conforto e entretenimento. No entanto, o preço subirá bastante com o conjunto completo. Infelizmente, a Volvo tem de pagar a alíquota maior de IPI, pois não tem planos de fábrica para o Brasil. Com isso, a competitividade de seus produtos é reduzida consideravelmente.

Se a opção for um carro de bom desempenho, estilo sofisticado, ambiente luxuoso e muita tecnologia agregada, o Volvo V40 T4 Dynamic é uma boa alternativa, ainda mais agora que o 2014 apresenta novos itens. A marca reduziu em 80% o tempo dos serviços de oficina da rede Volvo, facilitando mais a vida do cliente e reduzindo custos desnecessários. Os serviços de SOS e assistência remota já conhecidos também podem pesar na hora da escolha. Enfim, este belga de espírito sueco simplesmente vale a pena.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Volvo V40 T4 Dynamic 2013

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 5 em linha, turbo e intercooler
Cilindrada – 1984 cm³
Potência – 180 cv a 5.000 rpm (gasolina)
Torque – 30,5 kgfm a 2.700-4.000 rpm
Transmissão – Automática com seis marchas e mudanças sequenciais

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 8,7 segundos
Velocidade máxima – 220 km/h

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 18 com pneus 225/40 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.369 mm
Largura – 1.783 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.420 mm
Entre-eixos – 2.646 mm
Peso em ordem de marcha – 1.554 kg
Tanque – 62 litros
Porta-malas – 335 litros

Galeria de fotos do Volvo V40 T4 Dynamic 2013:

5.0

  • Rodolpho

    Algúem sabe quando chega o Cross Country?

    • ultimate_rr

      Já falaram de março … e de segundo semestre. Não se sabe se virá com o motor do modelo atual, ou com um 2.5 de 254cv. Acredita-se algo em torno de 125.000,00. Se for 254cv a 125 mil estará razoável… Mas eu, particularmente, prefiro a versão urbana mesmo….

  • M.Dias

    Muito caro para ser um carro de quase 9s.

    • gabriel machado

      2.0 5cc turbo fazendo 0-100 em 8,9 segundos ( segundo o site da volvo ) …

      torque máximo apenas em 3 mil rotações

      não sei onde esse motor é bom como diz a matéria…

      é um motor velho e encalhado que desovaram pro nosso mercado

    • DaysanF

      Meu amigo compre uma ferrari…

      Ele não é um 63AMG… nem um esportivo…

      O Brasileiro compra CIVIC (que é popular em todo canto, por 87mil) e fala que um VOLVO por 125mil é caro pq é quase 9s…

      Dá licença!

      • M.Dias

        Calma jovem, que revolta é essa?

        Eu gosto de carros ágeis, independente de trânsito ou não, e é um fator decisivo de compra pra mim. E existem várias opções nesse preço, ou até inferior, mais rápidos.

        Não te dou licença.

        Abraço.

        • TurboXan

          Concordo com vc M.Dias..

          Por mais que tenha muita segurança, esse motor é atrasado e lá fora tem melhores opções.

          Pelo preço do carro, deveria chegar pelo menos no nivel do Jetta TSI.

      • saosao

        Calma…
        Civic é pequeno apenas em alguns países, como EUA, Canadá e sei lá outro. Nos outros mais de 100 países restantes, ele é o que é para nós também, um carro médio.
        Não confunda, o Brasil não é nem de longe os EUA.

      • gabriel machado

        a3 1.8T 7,2s

        bmw 118i 7,3s

        mini cooper S 6,7s

        a1 S line 6,8s

        golf gti 6,5s

        não, não dou licença também… o volvo é mais caro que esses todos, desemprenho semelhante a um bravo t-jet 1.4t

        • BituMattioli

          BMW 118i em 7.3 s.?? Acho que é 130 que está falando parceiro… a 118i não tem nem 140cv.

          http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?co

          abs!

          • Matias G.

            Bro,essa é a geração anterior, motor 2.0 aspirado. A atual tem 1.6 turbo com 170cv

          • gabriel machado

            o 118i atual é esse número mesmo, deveria se informar melhor antes de criticar alguém…

        • thales_sr

          Gol caixa AP treiskilimei 0-200 8s
          TRUCO!

  • É bonito, ainda não tive a oportunidade de dirigi-lo pois tinha "que marcar o test-drive". Porém, acho que só valeria a pena se já viesse com aqueles equipamentos adicionais de segurança. É um modelo para quem quer status, isso é indiscutível, para casal com no máximo um filho ou nenhum, pois o espaço não é dos melhores. Achei estranho o freio de mão ser manual e não elétrico.Interessante é que por alguns reais a menos, R$114.857,00 (tabela), tem-se o Golf GTI com pacote exclusive.

    • pablobmw

      O freio de mão ali ficou horrível, nada a ver com o carro.

      • "Mas é Volvo, então pode. O que vale é o status E SÓ."

    • Thiago

      Quer comparar um volvo v40 com um VW golf ???
      é isso mesmo ???

      • Gustavo73
        • Que legal o canal do primeiro vídeo! Os caras são bem divertidos. E como disse o amigo do vídeo "The GTI is still the best hot hatch you can buy". Por 115k eu também levaria um GTI DSG.

          • Gustavo73

            Se eu pudesse gastar tal quantia em um hatch, não teria dúvidas. Entendo perfeitamente quem prefira qualquer um dos outros. Mas tentar menosprezar as qualidades do Golf não dá. Não estamos falando de Passat vs Série 3 ou Phantom vs Classe E. Não estou dizendo que a VW está no nível das Premium. Mas nessa categoria específica o Golf dá as cartas. E como sempre há exceções. O A45 AMG é uma delas.

  • zeuslinux

    Esse motor de 5 cilindros e 180 cv deve ser muito bom e lembra bastante o motor do Jetta 2.5 antigo, que também tinha 5 cilindros, por volta de 170 cv e tinha uma aceleração brutal.

    Pena é a Volvo não ter mais concessionárias e presença no Brasil.

    Esse carro tem o preço próximo ao do A3.

    • gabriel machado

      8,9s 0-100 é brutal ?

  • Caro demais, na por menos que isso tem A3 Sport e Mercedes A200, ambos com motores mais modernos e econômicos.

    Ao invés de ficar gastando com essas reportagens, a volvo deveria posicionar o carro a 89k, que é uma faixa de preço mais condizente com o produto.

    E além disso cuidar do pós venda, pois a fama da volvo é péssima.

  • ultimate_rr

    Ainda não vi nenhum Volvo desse na rua… É um belo carro, mas está caro quando comparado com a concorrência. A Volvo não tem tanto prestígio… Se quiser crescer no país, terá que apresentar uma política de preços um pouco mais agressiva.

    • BituMattioli

      Poxa, a Volvo não tem prestígio, ultimate? Quem não reconhece volvo é porque não conhece de carro e nem caminhões… é uma marca com prestígio sim, mesmo que pelo motivo de "Segurança" mas onde você vai e bate um papo com qualquer um "Medio Entendedor" obviamente a Volvo será o veículo quem tem este principal atrativo, além de (Atualmente) serem conhecidos pelo seu lindo Designe.

      • ultimate_rr

        *Design. O fato de "médios entendedores" reconhecerem os altíssimos padrões de segurança dos Volvo não a faz uma marca de prestígio. Admiro muito os carros da Volvo mas, como talvez não deve ter entendido, disse que a marca não possui o mesmo prestígio e status que uma BMW ou Mercedes, principalmente no Brasil. Com preços similares, ou até maiores, fica mais difícil convencer um possível comprador a não levar uma BMW, Mercedes ou Audi para casa e dar preferência ao Volvo o que é justificado, em partes, pelo passado da marca no país: se hoje é relativamente conhecida, há 10, 15 anos atrás era ainda mais distante das alemães em vendas… A Volvo precisa alcançar um número maior de pessoas e, como prestígio é algo que se leva MUITOS anos para conseguir, poderia investir em preços menores e trilhar um bom caminho. Para cada admirador (passivo) da Volvo, existem 10 assinando um cheque para comprarem uma BMW. Entendeu?

        • BituMattioli

          Entendi o que vc quis dizer com "prestígio" :) concordo plenamente com o que disse, perdão pelo mal entendimento. E cara, caminhão da Volvo nem é tão top, então nem precisa entender sobre, mas leia sobre os Scania, hahah é fenomenal! :)

          Abs!

          • ultimate_rr

            Pena que o braço (independente) automotivo da Scania, que era a SAAB, não logrou o mesmo êxito no mercado… Deveriam ter aprendido com os caminhões rsrs

            • BituMattioli

              Nem me fale, aquilo foi uma pena! Infelizmente são grupos diferentes, mas bem que poderiam ter dado certo, porém ouvi boatos no começo do ano que a SAAB (fabrica) estaria sendo aberta novamente na Suécia, por investidores… detalhe que temos carros parados na linha de montagem, no meio do processo, hahaha.

              E sem querer puxar um saco, mas bem que o Saab 9-5 substituiria e muito bem os nossos atuais "Civic" e "Vovorolla"… apesar dele ser um pouco maior, mais pro segmento de médios…

              Mas é lindo! :)

              .

      • ultimate_rr

        Ah, sobre caminhões não entendo nada mesmo. Não os consumo.

    • timbau

      Eu vi um preto, ronco lindo, carro bonito! só… e o Golf eim, o GTI. Esse sim…

    • Gustavo73

      No Rio já vi uns 3. Inclusive um exatamente como esse branco, mas com teto solar. Lindo, tem mais presença que qualquer um dos hatchs premium. Mas sofre com o super IPI. E poderiam ter trazido o motor Ecoboost.

    • Bigodao

      Sou do Rio, tive 2 problemas com minha XC60 T6. O primeiro estava chegando em Trancoso caí num buraco e afetou um sensor na roda. Liguei para a Volvo, mandaram por reboque p/ Vitoria, me mandaram de avião pra casa pagaram passagem taxi etc.. dps de pronto o carro veio no reboque pro Rio. Tratamento espetacular da garantia.
      O segundo foi pior, o carro apresentava frequentes avisos de óleo baixo a cada 2.000 km, entrei em contato e viram que era um problema de série desse motor, mandaram vir um motor novo, e trocaram em menos de 30 dias. Ainda me deram mais 1 ano de garantia para o motor. Eu já imaginava que teria que entrar na justiça etc.. NÃO, resolveram tudo e me surpreenderam novamente. 1 ano dps ainda estou com o carro e tudo funciona perfeitamente. Problemas todas as marcas tem (vide Fred x BMW), mas, como elas te atendem é o que faz a fidelidade à marca. E o pós venda da Volvo, comigo, foi correto e justo, padrão EUA e Europa.
      Tenho um i30 com 100mil km e nunca tive problemas em qualquer reclamação que fiz na cc, sempre me atenderam bem, apesar de eu não ter tido quase nenhum problema. Já meu antigo polo tinha todo tipo de problema elétrico, abria o vidro sozinho quando eu trancava o carro, os 2 faróis queimaram 4 vezes, tudo dentro da garantia.. e a porrada comia na VW, porque os caras não aceitavam que o carro tinha problema..e ainda queriam me cobrar as lampadas novas.
      Então, acredito que o Golf seja um baita carro, mas como já falou o amigo, numa avaliação publicada aqui no NA, que comprou um GTI e precisou usar a ass. téc., não adianta o carro ser muito bom, quase uma unanimidade, alardeado por todos, tem que ter pós venda no mesmo padrão.

      • MarcosBittencourt

        Isso sim é um pos venda. De deixar muita marca com inveja!
        Deu até vontade de ter um Volvo e dar problema, rs…

        • A VW tem esse serviço também, agora saber se funciona são outros quinhentos. É apenas no primeiro ano e se chama VW Service.

          • MarcosBittencourt

            Esse serviço é apenas para a linha Premium da VW, né?

      • ultimate_rr

        Falou tudo. É por isso que uma vez dentro de uma marca premium, o sujeito dificilmente voltará para outra das 4 grandes. Não sabia que o pós-venda da Volvo era tão eficiente, mas já ouvi "maravilhas" da Mercedes-Benz e Jaguar.

  • Halph Dos Santos Pires

    A volvo faz carros maravilhosos, mas que na rua não tem o mesmo glamour de BMW´s e Mercedes Benz, ótimo para quem quer desfrutar do melhor sem chamar muita atenção! Gostaria de fazer um Teste Drive, pois seria uma opção de compra em breve!

    • Mandabala

      Verdade, esse eu teria mas pra ficar uns 10 anos com ele, quero ver o usado dele qto deve ficar, seria uma boa tb.

  • Motorista1979

    Esse carro é bonito de doer….

  • Fabricio

    Por favor, sem comparações com o Golf, qualquer que seja o modelo. Já deu…

  • O interior é bacana, tem muitos recursos interessantes, é de um nível nitidamente superior.
    Massss, por 115 mil, 2.0 turbo com 180cv e com esses dados de desempenho e principalmente de consumo. Acho que o Golf GTI ofusca muito esse modelo.

  • Journeyer

    Sonho de carro, mas muito caro, fora que é o mesmo que comprar bmw ou audi, na hora de manutenção….

  • Digao250

    Faltou potencia nesse motor…

    • Não… acho que faltou eficiência.

      • Digao250

        pode ser, relação litro/cv esta baixa demais.

  • ANDRE

    Cada comentário que eu vejo aqui neste site , é de lascar. Comparar um Golf que é um comum, com um VOLVO, k k k k, é como comparar um terno Armani com um terno da 25 de março, um Rolex com um Casio ou um Orient. Ou um Porsche Cayenne com um VW Touareg, olhe que são da mesma marca ,plataforma, mecânica em comum etc… Aliás como eu vejo compararem este Golf (carrinho insosso por sinal) com A3 , MB classe A , BMW série 1, etc… Quem compra carro acima de 100 mil QUER ANTES DE TUDO PRESTÍGIO , STATUS, não se compra pela razão e sim pela EMOÇÃO. Gozado é que estes camaradas na hora de comprar um tênis optam por um NIKE que custa e tem a mesma qualidade de um Olympikus e custa BEM mais , e que são muitas vezes fabricados pelo mesmo grupo ( Alpargatas), no interior doo Ceará (em Sobral) . Deu pra entender a comparação??? Aliás , quando estes comentaristas se um dia tiverem um carro ZERO KM de uma marca como Jaguar, BMW, AUDI, MB,VOLVO, …, vão ver se vão querer voltar ter carro de VW, Ford, GM, etc…..

    • Alessandro

      Concordo em tudo

    • gabriel machado

      volvo é abaixo da bmw e mb …

      • saosao

        Explique-se.

        • gabriel machado

          pesquise

          • vaiselascar

            sem argumentos.

    • gcarlos

      Vão atirar pedras. Sugiro que ative o Escudo Protetor Tabajara! rsrs

    • parabéns…ótimo comentário sobre as comparações absurdas!!! e sobre o motor entao…nossa…rezaram uma missa pq queriam um canhao na versao basica do carro, versao esta q pode ser comparada a bmw118, classe A, DS5 ou DS4 onde todos tem motores de 180cv ou abaixo…a versao de 300cv ninguem lembrou…toda a tecnologia embarcada e a segurança a frente d todas as outras montadoras…e para os entusiastas, desculpem, mas o golf basico é bem completo mas nao chega perto deste nem na versao completa…

    • Gustavo73
      • MarcosBittencourt

        No resto do mundo pode até ser que o Golf seja comparado com os demais, porém AQUI NO BRASIL, quem compra A3, Serie 1, Classe A e V40, quer antes de mais nada status e ponto final. Depois vem conforto, luxo, desempenho. Não precisa de nenhuma estatística para saber disso.

        • Gustavo73

          Concordo com você. Mas não foi isso que foi dito acima. As comparações feitas na minha opinião foram bem desproporcionais. Em momento algum é feita por mim ou nos vídeos afirmações de que a VW está no mesmo nível das Alemães. Mas quando se fala de hatchs o Golf VII é sim a referência. Não estamos comparando o Passat ou Phantom com o Classe E ou Série 3. Mas no caso dos hatchs o Golf oferece mais por menos. Se o comprador espera outras coisas ao adquirir um carro dessa categoria. É um direito dele e deve ser respeitado. Mas isso não significa menosprezar um concorrente só porque ele não tem brasão da "monarquia".
          E vou até falar mais. O comentário acima poderia ser muito bem relacionado ao tal "Rei do Camarote"

          • MarcosBittencourt

            Exatamente.
            Mas continuando com o discurso que iniciou esse post. Se o cara tem 120mil para comprar um carro ele vai primeiro ver os alemães, depois um Golf GTI, e aqui no Brasil terra do "Rei do Camarote" a maioria da população vai pensar assim.
            Golf é sim um excelente carro, um dos melhores custo benefício do mercado(na faixa de preço) diga-se de passagem, gostaria do meu carro ter todos os opcionais de série que ele tem, mas aqui o pessoal o eleva a um nível que ele pode não ter, se é que me intende. O GTI é comparado até ao WRX 2015!!! Isso para mim é impossível e impensável.
            Espera que tenha entendido o meu questionamento acerca do Golf. Não sou hater de Golf muito mais da VW, tanto é que meu próximo carro vai ser um Golf Variant, se a VW o trouxer.

            • Gustavo73

              Entendo bem o seu ponto de vista. E quando o assunto é Golf e VW, existe um exagero de ambas as partes. Haters e fan boys. E quanto ao WRX e o GTI não dá para comparar. Até porque são filosofias diferentes. E teria que ser o Golf R e mesmo assim o Subaru seria superior.

    • Primeiro aprenda a escrever direito. Depois, exponha seus porquês porque você falou, falou mas não disse nada.

    • MarcosBittencourt

      Sabias palavras.
      Volto e meia faço das suas palavras as minhas.

    • ultimate_rr

      Concordo em partes. Que os modelos de marcas premium têm mais status e prestígio, sim. O pós-venda também é bem melhor. Mas comparar um Golf GTI, por exemplo, a um Volvo V40 e dizer que é o mesmo que comprar um Rolex com um Casio… Deu uma boa exagerada aí… Se um Volvo é um Rolex ou um Armani, o que seria uma Lamborghini e um Rolls-Royce? Só lembrando que aqui no Brasil qualquer coisa é ultra-premium. Volvo só não faz populares, mas não usa champagne Cristal como líquido de arrefecimento vai…

    • Amaury_DusBois

      Cala a boca, burro!

      Golf é originalmente carro de povão, mas superestimado pra caray aqui no Brasil. É um carro que deve, sim, ser comparado aos hatches de Audi, BMW, Volvo e Mercedes, pois essas também são marcas de povão. Produção em larga escala, manja?

      "Rolex", nesse caso, seria Bentley, Cadillac, Bugatti, Rolls Royce, Koenigsegg, Jaguar, Lotus, etc.

  • cezar

    Opa, fizeram amatéria aqui no centro de Santos! Olha, é um carrão, compraria fácil! Sou fã de Volvo, e pra mim, são tão ou mais bonitos e marcantes quanto BM´s e Audis

  • saosao

    O carro eu definiria como a atriz Katherine Heigl: é linda, alta, perfeita… à primeira vista não tem aquela sedução como uma loira de vestido curto como uma Mercedes, mas vc olha e sabe que é coisa boa em todos os aspectos…
    Mas Katherine Heigl tentou, tentou, mas não conseguiu o mesmo sucesso de crítica que a estreante Jennifer Lawrence (Tesla). Talvez nunca consiga pois sua fama de mocinha de comédias românticas impregnou de vez.

    Não me importa, eu fico mesmo assim com a Katherine, que é bem melhor que qualquer piriguete por aí (marcas "comuns").

  • rufus, o lenhador

    – pra começar o carro é feio;
    – desvaloriza q é uma enormidade, um chute no @%*@#;
    – interior enjoativo, e bate q nem uma escola de samba;
    – volvo tem motores medianos, é um fato!
    – volvo não é premium comparável à BMW e MB, assim como Audi pra mim tb não é. MB e BM estão em outro patamar;
    – o golf é um excelente produto sim, sempre foi, mas essa mania de dono de golf em achar q tá montado numa porsche, é uma comédia, rsrsrs

    • MarcosBittencourt

      -não
      -talvez
      -não, nem pensar
      -não
      -talvez
      -com certeza

  • CanalhaRS

    Maravilhoso, acho que eu abriria mão de um mercedes por ele.

    • Winri

      Opa, eu tbm, e fácil.

  • RamonSS

    Se eu tiver mais de 110mil para gastar JAMAIS eu levo um vw pra casa!
    E outra tão puxando muito o saco do Golf ano que vem ele passa a ser nacional cai a qualidade la no chão dai eu quero ve!

  • Sido Rodrigues

    esse volvo 40 ja me interessou, carro sofisticado e de alto padrão… agora falar de Golf e Focus coisa de pobre de 3º Mundo… O design conta muito e eleva a alto estima… Pra mim Golf e Focus iriam cair a minha alto estima ficaria com a pressão baixa atacada … kkkk …. Os carros mais feios do Brasil são da Volks, Fiat e Ford… Claro tem as exceções o Ford Mustang e outros… Os melhores carros são com certeza os Turbos e Bi turbos, mas os V6 beberrões também são interessantes…

  • Piazote

    Eu possuo um V40 R-design preto, que é a versão 2014 desse modelo aí da reportagem. Tem como diferenciais o xenon ativo, camera de ré, park assist, motor T 5 de 210cv com 30 kgmf de torque e o preco. O que posso acrescentar sobre os comentarios ja feitos é o seguinte:
    – Sim, o v40 é um carro premium. Fiz test drive no a200 e no volvo e nao percebi diferenca de qualidade entre eles. Como nem tudo é perfeito, ele faz barulho no banco traseiro em pista irregular, por causa dos pneus baixos.
    – Volvos antigos são sem sal, mas a nova linha está linda. Impossivel passar despercebido em um V40 R Design pelas ruas da cidade.
    – Com TCS e ESP no minimo e modo sport manual, crava 6,8s de 0-100, isso sem falar do ronco do 2.0 5 cilindros. Jetta tsi nao acompanha, testado e comprovado :)
    – Gostei do Golf, mas nao se equipara com o V40. Quem acha o contrario tem que ir nas 2 concessionarias e sentir por si mesmo.
    – a200: 115.000 156cv com ar manual e sem camera ou sensor de ré
    118: 125.000 172 cv com ar manual, banco manual e sem piloto automatico(!)
    A3: 180cv, nem olhei, perdeu a graca perto dos outros
    Golf gti : 236cv com todos os mimos, mas é um VW de 156.000
    V40 : 210cv com ar digital, banco eletrico com memoria, piloto automatico, city safety, xenon ativo, park assist, camera e sensor de ré, teto panoramico por 140.000.
    A decisao ficou entre ele e o a200. Volvo levou por ser o mais equipado e o mais bonito :)

    Todos esses carros sao muito top, o que varia é o que vc espera receber pelo seu dinheiro. Comprei o V40 pela performance, beleza e tecnologia, e estou muito satisfeito.

    • Renato

      Tudo bem, aí vc está comparando a versão t5 do v40. Mas o que eu não entendo é como o v60 t5 é o irmão maior dele com um motor mais potente 240cv e ainda um pouco mais barato (135 no v40 t5 e 130 no v60 t5).

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